Ponto comercial para farmácia: 18 dicas para não errar na escolha!

Localização e concorrência não são os únicos pontos que precisam ser considerados na hora de escolher um ponto comercial para farmácia, afinal, esse mercado é um pouco competitivo. 

Mas, ainda que competitivo, a taxa de crescimento do mercado farmacêutico acompanha o crescimento da população idosa no Brasil. 

Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (SINDUSFARMA), esse mercado deve ter um crescimento superior a 8% em 2021. Enquanto isso, o IBGE aponta que, até 2018, 13% da população brasileira (cerca de 30 milhões de pessoas) já era idosa, e a perspectiva é que esse cenário dobre nas próximas décadas. 

Gráfico - A imagem mostra a projeção da inversão da pirâmide etária brasileira entre 1940 e 2060.

O movimento que estamos acompanhando é o de inversão da nossa pirâmide etária, que até 2060 deve ter, pelo menos, um quarto da população com 60 anos ou mais

Considerando que a população idosa é mais propensa a desenvolver doenças crônicas e a utilizar medicamentos correspondentes aos tratamentos, a aposta neste setor é muito bem-vista.

Mas se você está pensando em investir no mercado farmacêutico, aqui está o que você precisa saber na hora de escolher o ponto comercial para a sua farmácia. 

Como escolher um ponto comercial para farmácia?

Alguns fatores precisam ser considerados na hora de escolher o melhor ponto comercial para farmácias ou drogarias. Essa escolha começa com o tipo de farmácia que se pretende abrir, seja ela tradicional, de conveniência ou de rede, e isso tem relação com o tipo de público que se espera. 

Mas entre os fatores que definem a escolha do ponto comercial estão: localização, concorrência, visibilidade, circulação de pessoas, viabilidade financeira etc. 

Confira, abaixo, os 18 pontos que precisam ser considerados para não errar na hora de escolher um ponto comercial para farmácia!

1. Layout de farmácias

Pode até parecer estranho começar a escolha pelo tipo de layout que você deseja, mas saber isso delimita bastante a busca por indicações de ponto comercial

Os melhores modelos de farmácia têm uma proporção de 3:2, ou seja, são retangulares. Isso ajuda a distribuir os balcões, estantes e gôndolas de forma mais ordenada e provê um melhor espaço de circulação para os clientes.

Nesse formato, ainda é possível organizar a farmácia para melhorar a divisão entre a área de atendimento dos farmacêuticos (20%) e o autosserviço (80%). 

Mas esses números podem variar de acordo com o seu tipo de farmácia. Ou seja, se ela tem alto número de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) no autoatendimento. 

 


A partir da ideia de layout do seu estabelecimento (que parte do tipo de farmácia que pretende abrir), é possível pensar no tamanho que o imóvel deve ter.

2. Tamanho do ponto comercial da farmácia

Como especificado, o tipo de farmácia ou drogaria que se pretende abrir impacta no tamanho do imóvel. Mas existem medidas pré-fixadas pelos estados brasileiros que costumam estabelecer o tamanho mínimo de uma farmácia em 60m²

Entretanto, na hora de montar uma farmácia ou drogaria, pode-se ter a necessidade de imóveis com mais de 100m², pois farmácias de rede contam com amplas áreas de autoatendimento. Mas, consequentemente, essa área impacta positivamente o ticket médio do estabelecimento farmacêutico.

Os tamanhos mínimos considerados por vários estados brasileiros são os seguintes:

  • Sala de injetáveis: 3m²;
  • Sala de atenção farmacêutica: 6m²;
  • Área de dispensação: 30m²;
  • Área de medicamentos: 120m lineares (considera estantes e gôndolas de MIPs);
  • Corredores: 90cm de largura;
  • Áreas de HPC: variam de acordo com a estratégia de cada farmácia ou drogaria. 
  • Banheiro com acessibilidade PCR: 1,5m x 1,7m (NBR9050);
  • Banheiro comum (funcionários): 1,1m x 2,3m;
  • Guarda-volumes (funcionários): 6m²;

Ao buscar opções de imóveis para compra ou aluguel de ponto comercial para farmácia, é importante ter todas essas medidas anotadas. 

3. Escritura pública de pontos comerciais para farmácias

Na missão de descobrir como alugar um ponto comercial, há quem esqueça de conferir se o imóvel tem escritura pública

É importante verificar com a prefeitura do seu município se o imóvel está regularizado para evitar qualquer dor de cabeça futura. Afinal, nenhum paracetamol resolve esse problema!

Esse passo se torna ainda mais importante se você pensa em comprar uma farmácia!

4. Localização 

Neste ponto nos referimos à posição que a farmácia ou drogaria vai ocupar na quadra. Se for uma esquina, a farmácia poderia ter 2 vitrines para utilizar em seu marketing, mas em qualquer outra posição teria apenas 1 fachada. 

A imagem mostra um ponto comercial para farmácia numa esquina da Espanha.

Essa necessidade varia de acordo com o tamanho da farmácia. Então, nem sempre, o melhor é ter uma farmácia de esquina, pois esse fator precisa ser associado aos próximos.

5. Acessibilidade

Nenhum novo edifício pode ser construído sem que leve em consideração aspectos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE) e pessoas em cadeiras de rodas (PCR). Mas ainda é comum vermos edifícios antigos que não oferecem essas condições.

Por isso, é importante que, ao buscar um ponto comercial de farmácia, você sempre verifique se ele já possui acessibilidade ou se vai precisar construir rampas de acesso

Caso seja necessário construí-las, você pode conversar com o dono do ponto comercial para abater esse valor do seu investimento ou para que as construa de acordo com as normas vigentes.

6. Fluxo de pessoas

Seja a pé ou de carro, é importante que a localização do ponto comercial de farmácia tenha um ótimo fluxo de pessoas

Não se pode contar com a possibilidade de os clientes descobrirem a sua farmácia, você precisa mostrá-la a eles todos os dias

Ainda que um bom marketing possa ajudar nisso, estar num local bem-movimentado já promove seu negócio naturalmente.

7. Visibilidade da rua

Não basta ter uma boa localização com um ótimo fluxo de pessoas se sua farmácia fica escondida por placas, paradas de ônibus ou no fundo de um terreno amplo com prédios vizinhos a escondendo. 

A visibilidade é um ponto-chave quando se pensa no ponto comercial da farmácia!

As fachadas precisam estar livres de bloqueios visuais para que seus clientes possam ver o que está posto nas vitrines. 

A iluminação da farmácia pode ajudar ainda mais nesse fator, pois uma loja bem-iluminada chama a atenção de quem passa. Já ambientes escuros afastam potenciais clientes. 

Então, invista em uma boa iluminação com uma vitrine bem-construída. 

8. Estacionamento e placa

Sempre verifique a disponibilidade de estacionamento no local ou próximos

Ainda que o imóvel não possua um estacionamento amplo, é possível fazer uma parceria com imóveis vizinhos para que seus clientes usem seus estacionamentos durante as compras. 

Se a sua cidade não conta com um sistema rotativo que cobre pelo estacionamento das ruas, ainda é possível utilizá-los. Mas ter um próprio sempre é a solução mais bem-vista pelos clientes.

O espaço de estacionamento ainda por ser utilizado para a fixação de uma placa da sua farmácia ou drogaria. Mas, antes de solicitar a fabricação de uma, verifique com o dono do imóvel a possibilidade da instalação, pois, geralmente, elas diminuem o estacionamento em alguns metros quadrados. 

Ter uma placa à parte daquela fixada à parede do imóvel é sempre uma ótima forma de atrair a atenção de quem passa pelo local. Muitas vezes, é possível chamar a atenção mesmo de pessoas que estão longe da farmácia.

9. Posição solar em um ponto comercial para farmácia

São tantos fatores para considerar quando se pensa em como alugar uma farmácia que é comum esquecer-se deste. 

A posição do sol é um fator muito considerado na hora de construir um imóvel, mas nem sempre na hora de alugar ou montar uma farmácia. 

Pode-se pensar que isso não influencia muito na escolha, mas quando tem-se dúvidas entre 2 estabelecimentos, este pode ser um critério de desempate.

A imagem mostra a incidência de sol sobre um edifício em diferentes estações.

A posição do sol reflete na quantidade de luz que suas vitrines (ou paredes) receberão durante o dia. E, normalmente, pensa-se que quanto mais melhor. Mas, durante o verão, ou inverno dependendo da região, isso pode ser um problema.

Se o sol aumentar a temperatura da sua farmácia, pode ser necessário diminuir a temperatura do ar-condicionado. E, talvez, seja necessário utilizar as portas em modo automático – o que pode espantar alguns clientes. 

Existem aqueles que não gostam muito de entrar em estabelecimentos “de portas fechadas”, enquanto outros os veem como um local “mais reservado” e, por isso, melhores.

Mas ambos os públicos podem sentir-se à vontade em entrar na sua farmácia ou drogaria se ela tiver um bom marketing que chame a atenção dos dois.

10. Perfil do público do ponto comercial para farmácia

Já que citamos diferentes tipos de público, é importante levar em consideração qual deles você pretende atender.

O perfil buscado, impacta diretamente no tipo de farmácia que você precisa (tradicional, conveniência ou rede) e, consequentemente, em todos os outros fatores citados até agora. 

Saber os perfis que pretende atender já direciona se sua farmácia precisa ter preços muito competitivos ou um alto volume de produtos de HPC. Se precisa de amplo estacionamento ou se pode contar com poucas vagas. 

Esse é um fator que precisa ser considerado também na hora de pensar o layout da sua farmácia ou drogaria, pois determina o tamanho do imóvel necessário.

11. Área residencial ou área comercial

A montagem de farmácia ou drogaria precisa considerar o tipo de área que atenderá. 

Com o alto crescimento da população idosa brasileira, é necessário considerar que muitos idosos precisam se locomover até a sua farmácia. Por isso, estar perto deles pode alavancar o seu faturamento. 

Nem sempre, o alto fluxo de pessoas acontece apenas em áreas comerciais. Existem áreas residenciais que, por estarem próximas ou porque são caminho, comportam a passagem de muitas pessoas durante o dia. 

Além disso, estar muito longe dos clientes faz com que você precise investir mais em marketing e no treinamento dos seus funcionários. 

Se seus funcionários tiverem bons relacionamentos com seus clientes, a chance deles se locomoverem longas distâncias para comprar na sua farmácia é muito maior. Mas vale a pena apostar em estar mais próximo deles ou, pelo menos, ofertar um serviço de delivery

12. Tendência de crescimento populacional

Todo investimento precisa ser pensado a longo prazo. Por isso, na hora de escolher um ponto comercial para farmácia é necessário saber se a região tem tendência em aumentar ou diminuir sua população

À parte do número de pessoas, é interessante saber também qual tipo de público opta por residir na região. Existem regiões que são mais buscadas por estudantes, outras por idosos, por classes sociais diferentes etc. 

Estar na região X, significa que você vai atender mais ao público Y e, nem sempre, a todos os tipos de públicos. O tipo de farmácia ou drogaria também é impactado por este fator.

13. Segurança da região

Independentemente se você pretende ter uma farmácia 24h ou não, é importante saber como é a segurança da região!

Este fator impacta diretamente sobre o tipo de farmácia que você pode abrir e nas ações de marketing que pode fazer. Existem algumas que podem ser direcionadas a regiões com problemas de segurança visando diminuir, e até eliminar, os riscos do negócio

Para saber se uma região é um bom ponto comercial para farmácia, você pode consultar a prefeitura ou solicitar uma pesquisa local sobre as necessidades do bairro. 

Muitas vezes, essas pesquisas são suficientes para você entender o perfil dos consumidores do lugar e qual o melhor tipo de farmácia ou drogaria para investir. 

14. Negócios vizinhos

Estar em uma região demasiado barulhenta ou com fortes odores nem sempre é a melhor opção para um negócio. E, definitivamente, não é a melhor opção para uma farmácia. 

Se os clientes já buscam farmácias quando estão doentes, elas precisam representar um lugar alegre e tranquilo. O cliente não deve sentir incômodos provenientes de negócios vizinhos à sua farmácia. 

Por isso, avaliar que tipos de negócios estarão perto e o que eles podem causar aos seus clientes é sempre necessário. 

15. Concorrência direta 

Avaliar a concorrência também é um ponto-chave na hora de montar uma farmácia ou drogaria.

Existem regiões saturadas pelo mercado farmacêutico enquanto outras carecem dessa oferta.

Mas vale lembrar que nem toda farmácia é concorrência! Se você pretende abrir uma farmácia de rede, aquela tradicional não compete diretamente com você. Ela atende outro tipo de público, tem outros tipos de produtos e, geralmente, consegue conviver com outros tipos de negócios. 

Saber avaliar se outra farmácia vai impactar ou não no seu negócio é necessário. E, sempre, cabe pensar alternativas que façam a sua farmácia crescer, independentemente da concorrência ao redor. Loja online e delivery são algumas dessas opções!

16. Viabilidade financeira para um ponto comercial de farmácia

A sua viabilidade financeira é o principal fator na hora de escolher um ponto comercial para farmácia

Nem sempre é possível começar no local ideal, mas sempre é possível atuar com a estratégia de ampliação. Você pode começar com uma farmácia tradicional pequena e ampliá-la quando o ticket médio permitir uma nova filial ou a mudança a um novo tipo de formato. 

Cabe ressaltar que, dependendo da região, farmácias muito grandes não chamam a atenção do público, pois eles têm necessidades diferentes. 

Por isso, independentemente de a viabilidade financeira ser muita alta ou não, sempre é possível começar a investir na montagem de uma farmácia ou drogaria e começar a faturar nesse mercado em ampla expansão. 

17. Dados concretos

Este é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um ponto comercial para farmácias.

Nunca deve-se investir em um ponto comercial sem ter dados concretos sobre ele!

Isso significa que não se deve considerar vínculos emocionais com o prédio X, ou se o prédio Y tem características que você gosta. Esses dados não representam a prosperidade da sua farmácia. 

Apenas aspectos técnicos conseguem determinar a viabilidade de um negócio em determinado local.

É muito importante que você verifique o imóvel in loco (no local). Por isso, considere:

  • ir algumas vezes durante o dia e durante a noite saber como é o fluxo de pessoas;
  • verificar a posição do sol;
  • acompanhar que tipo de público costuma passar pelo local;
  • ver você mesmo se o imóvel comporta o projeto que você deseja;
  • verificar os negócios vizinhos;
  • avaliar a concorrência e as estratégias de marketing que utilizam;
  • solicitar estudos ou pesquisas sobre a região etc.

Faça todo o necessário para ter certeza de que seu negócio pode prosperar no ponto comercial escolhido!

18. Ponto comercial de farmácia online

Depois de verificar todos os fatores e aspectos técnicos que possibilitam a abertura de um ponto comercial para farmácia, você pode abrir um ponto comercial na internet.

A imagem mostra um celular com um aplicativo de farmácia e um toldo de porta saindo da tela. Representa um ponto comercial para farmácia online.

Um site bem formulado com um sistema de delivery tende a aumentar muito o ticket médio de farmácias e drogarias, já que, de acordo com a revista Exame, mais de 77% das pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma compra. 

Outro estudo, realizado pela Deloitt, mostrou que 56% das vendas realizadas no varejo sofrem influências de canais digitais, ou seja, todo negócio físico é impactado pela internet atualmente.

Por isso, investir em um ponto comercial online para farmácias é uma ótima opção para quem deseja aumentar seu ticket médio e expandir seu negócio

Quer saber mais sobre como montar um ponto comercial para farmácia ou drogaria? 

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