A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, conhecida como Abrafarma, é uma entidade que pode contribuir imensamente para o seu empreendimento no setor.
Essa importante associação de farmácias conta atualmente com 30 redes associadas, que ocupam o topo do ranking de maiores grupos farmacêuticos do país.
Desse modo, em 2022, a associação respondeu por 43,7% do faturamento do setor no Brasil, tendo faturado cerca de 80 bilhões de reais.
Além de inúmeros benefícios que oferece aos seus associados, a Abrafarma conta também com cursos de capacitação em farmácia, na área de serviços farmacêuticos
Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre essa importante entidade e saber como ela pode ajudar no fortalecimento de sua farmácia.
Porém, se o que você procura é um curso de gestão de drogaria, não vai encontrar nada nesse sentido oferecido pela Abrafarma.
Para obter um conhecimento relevante nesse campo, você pode contar com nosso livro sobre marketing farmacêutico que já soma mais de 5 mil downloads!
Preencha o formulário abaixo e receba gratuitamente em seu e-mail nosso Guia de Marketing para pequenas e médias farmácias!
O que é a Abrafarma
A Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) é uma associação fundada em 21 de outubro de 1991 por redes de farmácias paulistanas.
Na época, o segmento farma não contava com uma entidade própria que defendesse seus interesses e posições e, por isso, sentiu necessidade de se organizar.
Assim, com o intuito de mudar essa realidade do mercado farmacêutico brasileiro, 7 das principais redes de São Paulo criaram a Abrafarma.
Já no início de suas atividades, a associação contava com a participação de algumas das maiores redes de drogarias do país.
Afinal, a necessidade de criar uma entidade representativa própria era uma demanda de todo o setor, em todo o país.
Ao longo de sua história, contribuiu para diversas conquistas e avanços do mercado farmacêutico, participando ativamente, por exemplo, na popularização do uso de medicamentos genéricos.
Atualmente, a Abrafarma está presente em 911 municípios brasileiros, nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, atendendo mais de 70% da população brasileira.
Quais benefícios a Abrafarma oferece aos associados?
Hoje, um sócio-contribuinte da Abrafarma conta com as seguintes vantagens:
- Benefícios relativos a decisões judiciais movidas pela entidade no interesse de seus associados
- Participação em missões técnicas e outros eventos promovidos pela entidade
- Recebimento dos informes, como por exemplo: Hoje na Imprensa (diário), Boletim Radar, além de Informes Importantes da Presidência Executiva
- Participação nas reuniões da entidade com a presença dos presidentes e diretores das redes associadas, propiciando relacionamento e decisões conjuntas
- Representação dos interesses coletivos junto a órgãos como, por exemplo, ANVISA, VISAs, Ministério da Saúde, Congresso Nacional e Poder Judiciário
- Participação e acesso ao Banco de Dados Abrafarma
- Participação e recebimento de estudos como, por exemplo:
- Relatórios especiais IMS com Ranking Abrafarma (trimestral)
- Pesquisa de perdas (semestral)
- Demonstrativo de Resultados com indicação de lucro médio (anual)
- Ranking Abrafarma (anual)
- Relatórios especiais NIELSEN sobre mercado de higiene e beleza
Contribuições da Abrafarma ao mercado farmacêutico brasileiro
A Abrafarma reúne um grande número de parceiros em seu Business Club, formando um prestigiado networking e promovendo conceituados eventos para o segmento.
Um deles é o Abrafarma Future Trends, que em 2022 reuniu 4.500 pessoas para discutir e apresentar novos rumos para o setor no país.
Porém, embora isso impacte significativamente no mercado brasileiro, não se trata de um congresso aberto à participação de qualquer interessado, envolvendo somente parceiros e associados.
E é principalmente dessa maneira que a associação gera transformações no mercado: promovendo ações que acabam impactando no setor como um todo.
Um exemplo disso são as medidas que a entidade tem tomado para revitalizar o Programa Farmácia Popular, que vinha enfrentando um esvaziamento desde 2015.
A Abrafarma foi uma das responsáveis pela criação do programa, em 2006, e recentemente apresentou oito medidas para promover a sua revitalização.
Em 2022, a entidade lutou pela aprovação de uma lei que permite a instalação de câmeras em farmácias, garantindo mais segurança aos lojistas.
Também em 2022, quando completou 30 anos, a associação lançou em seu canal do YouTube uma série de entrevistas, trazendo discussões relevantes para o setor.
O Abrafarma Talks está em sua 2a temporada, e no vídeo abaixo, você confere os melhores momentos de sua temporada de estreia.
Banco de dados da Abrafarma
Uma das principais ferramentas disponibilizadas pela associação aos seus colaboradores é o Banco de Dados da Abrafarma.
Ele apresenta índices de evolução dos associados mês a mês, além de informações como faturamento, número de lojas, de check-outs e de funcionários, desconto médio, gastos com marketing e aluguel etc.
As informações são restritas aos associados, mas eventualmente, alguns dados são compartilhados publicamente, oferecendo um panorama relevante do mercado.Atualmente, o banco é mantido pela FIA-USP, em contrato que garante o sigilo de informações e pode ser acessado pelos associados através deste link.
Projeto Assistência Farmacêutica Avançada
Em 2014, a publicação da Lei no. 13.021 estabeleceu um novo marco para a saúde, tornando as farmácias estabelecimentos prestadores de serviços.
O conceito de assistência farmacêutica foi oficializado, obrigando estabelecimentos do setor a prestar assistência e orientação em saúde.
A lei obriga o farmacêutico a prestar acompanhamento farmacoterapêutico e proceder com a orientação sanitária e com a manutenção do perfil farmacoterapêutico dos pacientes.
Como parte dessa nova realidade, a Abrafarma deu início ao projeto “Assistência Farmacêutica Avançada”.
O programa dá suporte às empresas e profissionais para implementação de serviços farmacêuticos viáveis e atualizados.
Além disso, promove a atenção às necessidades de saúde da população e contribui com a transformação do papel das farmácias no sistema de saúde.
Atualmente, o Assistência Farmacêutica Avançada conta com oito serviços que visam atender aos objetivos mencionados acima. São eles:
- Autocuidado
- Hipertensão em Dia
- Perda de Peso
- Colesterol em Dia
- Imunização
- Revisão da Medicação
- Diabetes em Dia
- Parar de Fumar
Para dar base ao projeto, a Abrafarma lançou também o Programa de Certificação Profissional.
Através dele, oferece uma série de cursos livres e pós-graduação em farmácia clínica e serviços farmacêuticos aos profissionais das empresas associadas.
Abrafarma: cursos abertos a todos os interessados
O Programa de Certificação Profissional oferece educação continuada na área dos serviços farmacêuticos, com cursos produzidos e certificados com a chancela da Abrafarma.
O público-alvo desses programas são estudantes e profissionais formados no curso de Farmácia.
Eles são gratuitos para farmacêuticos de redes associadas, mas podem ser acessados por todos os interessados a diferentes custos.
Atualmente, são 9 opções de cursos divididos em 3 áreas: “Fundamentos de Farmácia Clínica”, “Prevenção e Saúde Pública” e “Manejo de Condições Crônicas”.
É possível adquirir cada um dos cursos isoladamente, havendo também um pacote para compra do programa completo.
Também existem pacotes para combinações dois ou mais cursos, como você pode conferir na imagem abaixo:
Todos os cursos são oferecidos na modalidade à distância.
Os inscritos contam com suporte de tutores online, responsáveis por tirar dúvidas e supervisionar o andamento das aulas.
Para ser considerado aprovado e obter certificado, o aluno precisa concluir a avaliação alcançando no mínimo 70% de acertos (nota 7.0).
Se aprovado, o profissional receberá automaticamente o certificado online de conclusão, podendo também solicitar a versão impressa, sob pagamento de taxa.
Conheça agora os 9 cursos oferecidos pela Abrafarma!
1. Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos
Pré-requisito obrigatório para acessar os demais cursos do programa, este curso pertence à categoria dos Fundamentos de Farmácia Clínica.
Com duração de 20 horas, aborda o desenvolvimento atual da farmácia clínica e dos serviços farmacêuticos.
Mostra como criar novas formas de receita, encantando os pacientes e obtendo sucesso no atendimento em farmácias ou consultórios.
Traz também uma visão sobre mudanças demográficas, envelhecimento, problemas da farmacoterapia e adesão ao tratamento, e como esses se relacionam ao trabalho do farmacêutico clínico.
Ideal para quem está começando na área, o curso pode ser acessado por não afiliados à Abrafarma pelo valor de R$ 119.
2. Semiologia e Consulta Farmacêutica
Com foco na prescrição farmacêutica, este curso também se insere na área dos Fundamentos de Farmácia Clínica.
O curso apresenta os princípios da semiologia e consulta farmacêutica, com uma duração de 40 horas.
Apresenta as principais técnicas de atendimento e a postura profissional esperada pelos pacientes.
Ensina também como orientar os pacientes sobre o autocuidado em relação a alguns problemas específicos de saúde.
São eles: cefaleia e outros quadros de dor, além de distúrbios do sono, do trato digestório, do trato respiratório e da pele.
O custo para não associados é de R$ 239.
3. Revisão da Farmacoterapia e Acompanhamento do Paciente
O último curso da área de Fundamentos de Farmácia Clínica se refere ao serviço avançado mais prestado no mundo todo, segundo a Federação Internacional Farmacêutica.
A revisão de medicamentos e acompanhamento é direcionada a pacientes crônicos, que utilizam 5 medicamentos ou mais, sendo assim chamados de polimedicados.
O curso tem uma duração de 40 horas e prepara para este tipo de atuação, que tem uma perspectiva de grande crescimento nos próximos anos.
Os conteúdos tratam da abordagem ao paciente e avaliação da adesão, efetividade e segurança dos medicamentos.
Ensina também como melhorar a adesão dos pacientes à medicação e como simplificar seu regime terapêutico e elaborar sua lista de medicamentos.
Para os não associados à Abrafarma, o valor deste curso é de R$ 239.
4. Imunização e Administração de Vacinas
Primeiro curso da categoria da Prevenção e Saúde Pública, serve como complemento ao curso presencial obrigatório para administração de vacinas.
O curso presencial obrigatório é exigido pela RDC 654/2018, em que se estabelecem as diretrizes para administração de vacinas pelo farmacêutico.
Já o curso da Abrafarma oferece todo o embasamento teórico necessário para se tornar um farmacêutico vacinador, tendo duração de 40 horas.
Aborda os fundamentos da imunização, calendários vacinais, diferenças de vacinas no setor público e privado, legislação e algumas das principais vacinas, como HPV e influenza.
Este curso vem sendo disponibilizado gratuitamente a todos os profissionais interessados durante o período de epidemia do Coronavírus.
5. Cessação Tabágica
O curso de Cuidados Farmacêuticos em Cessação do Tabagismo também pertence à área da Prevenção e Saúde Pública.
O curso traz conhecimentos sobre tabagismo e apresenta técnicas e estratégias para ajudar o paciente a abandonar o vício.
Com duração de 40 horas, aborda as complicações do tabagismo e a importância da cessação, ensinando a avaliar a dependência nicotínica do paciente.
Inclui módulos sobre fitoterapia e terapias complementares, técnicas de aconselhamento comportamental e sobre a prescrição de tratamentos.
A inscrição de não associados pode ser feita a um custo de R$ 239.
6. Hipertensão Arterial
Primeiro dos 4 cursos de Manejo de Condições Crônicas, este curso trata do rastreamento e acompanhamento de pacientes com a famosa “pressão alta”.
Nas 40 horas do curso, você aprende a manejar os casos de hipertensão e a produzir resultados positivos de saúde.
Aborda desde os casos mais simples até os mais complexos, incluindo o tratamento em grupos especiais.
Tem módulos tanto sobre medicamentos para hipertensão arterial quanto de medidas não-farmacológicas para abordagem do problema.
Para os não associados, o curso tem um valor de R$ 239.
7. Obesidade e Gestão do Peso
Dentro da área de Manejo de Condições Crônicas, este curso tem ênfase em prescrição farmacêutica para pacientes que desejam controlar seu peso.
A duração do curso é de 40 horas, em que são abordados problemas como sobrepeso e obesidade, presentes em mais de 50% dos brasileiros.
Ensina a avaliar as necessidades do paciente e a recomendar tratamentos, além de oferecer aconselhamento nutricional e comportamental.
Mostra como estabelecer metas para perda de peso, incluindo informações sobre suplementação alimentar e prática de exercícios físicos.
O custo para não associados é de R$ 239.
8. Diabetes Mellitus
Também da categoria do Manejo de Condições Crônicas, o curso pretende aprofundar os conhecimentos sobre este problema complexo que é o diabetes.
Pacientes com esse problemas costumam ser os clientes mais assíduos de farmácia e alguns dos maiores consumidores de medicamentos.
Mas o assunto merece atenção redobrada, por isso a importância de saber mais sobre ele com este curso de 40 horas.
Ele apresenta a doença em detalhes e trata de questões como diagnóstico, avaliação, complicações e abordagens terapêuticas, incluindo medidas não farmacológicas.
Apresenta esquemas de tratamento com insulina e monitorização e controle de glicemia.
O custo para não associados é de R$ 239.
9. Dislipidemias e Risco Cardiovascular
O último curso desta lista também se insere na área de Manejo de Condições Crônicas e se refere principalmente à questão da dislipidemia.
Neste quadro, ocorrem alterações nos níveis de colesterol ou triglicerídios no sangue, levando a riscos de problemas cardiovasculares.
O curso de 40 horas ensina sobre a estratificação dos riscos e apresenta os diferentes escores de risco das dislipidemias.
Discute ainda questões de diagnóstico e classificação, além de abordagens terapêuticas e tratamentos farmacológicos, não farmacológicos e inovadores.
Também está disponível para os não associados à Abrafarma a um custo de R$ 239.
Você também pode se interessar por: Os principais congressos e publicações do setor farmacêutico
Conclusão: fortalecendo sua farmácia com a Abrafarma
Como você viu, a Abrafarma oferece diversos recursos que podem contribuir para o seu negócio e fazê-lo crescer.
Com os cursos de Assistência Farmacêutica da Abrafarma, os profissionais de farmácia podem se capacitar para oferecer um serviço de qualidade, destacando-os entre a concorrência.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o conhecimento e a capacitação são as ferramentas mais eficazes para garantir a sobrevivência da sua empresa.
Independentemente de fazer ou não parte de uma associação, é indispensável estar sempre em busca de referências e alternativas para fortalecer a sua marca.
E no cenário atual, uma das melhores formas de fazer isso é através da presença em meios online e aplicação do chamado marketing digital.
Para saber como elevar o nível do seu marketing, clique na imagem a seguir e baixe o nosso Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias!
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!