Estratégias para acertar no marketing e aumentar as vendas da farmácia no Dia do Homem

Data pouco explorada pelo comércio, Dia do Homem traz potencial de vendas às farmácias ao associar a data à saúde masculina.

Desde que foi instituído, o Dia Internacional do Homem é cercado por uma certa polêmica.

Infelizmente, isso ninguém pode negar.

Mas, afinal, os homens precisam de uma data para chamar de sua? E o que deve ser celebrado neste dia? 

Qual é o significado desta data celebrada em diversos países ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil? 

Através deste artigo, desmistificamos os principais pontos em relação a essa data para que você entenda melhor o assunto desde um ponto de vista social e, claro, comercial também. 

Fornecemos sugestões sobre como sua farmácia ou drogaria pode comemorar o Dia do Homem de um modo a dar um holofote para o que mais importa: a saúde masculina. 

Além disso, trazemos insights poderosos de como envolver seu público e atrair potenciais clientes para seu negócio. 

A origem do Dia do Homem

Segundo o portal americano International Men’s Day (“Dia Internacional do Homem” em português), essa data foi instituída ainda no século XX (20), em 1999, por iniciativa do professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago. 

Sua intenção era pôr em destaque a saúde do gênero masculino para a comunidade internacional. 

Por isso, o professor propôs à Organização das Nações Unidas(ONU) a criação de um dia para tal objetivo. 

Assim, para o Dia Internacional do homem, foi escolhido o dia 19 de novembro.

Já no Brasil, a comemoração ganhou outra data: 15 de julho (como o Dia Nacional do Homem), mas novembro continuou sendo importante para outro movimento em prol da saúde masculina: o Novembro Azul

Depois de um começo difícil, o movimento começou a ganhar força nos anos seguintes e tem sido marcado em países, como os Estados Unidos e Grã-Bretanha, de vários modos desde então.

O portal informa que o Dia Internacional do Homem é comemorado atualmente em mais de 80 países em todo o mundo. 

 

É importante salientarmos que o Dia do Homem no Brasil não deve ser colocado em oposição ao Dia da Mulher. 

Na verdade, é preciso ressignificar a data que trata do gênero masculino. 

Ela não deve ser vista como uma luta política ou histórica, pelo simples fato de que não se trata destes temas. 

Isso se deve ao fato de que de ambas surgem conotações sociais totalmente diferentes. 

Para entender todo o cenário da criação do Dia da Mulher, recomendamos a leitura do nosso artigo especial sobre o tema, que está disponível aqui.

Neste caso, o Dia do Homem pode (e deve) ser celebrado em torno do cuidado e da saúde masculina. 

A data pode ser uma verdadeira oportunidade de trazer uma grande reflexão,  acompanhada de iniciativas que estimulem cada vez mais os homens a se cuidarem. 

   

Por que o cuidado masculino deve ser o foco da data?

É fato: os homens dão menos atenção à saúde que as mulheres. 

Não à toa, há uma terrível estatística que paira em nossa população: 

os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. 

Entre as causas de morte prematura estão: a violência e os acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos.

Segundo o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos, a cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens: 

No Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

O estudioso ainda afirma que, dentre os principais motivos pelos quais os homens adoecem, estão:

  • medo de descobrir que estão acometidos por doenças
  • acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam
  • não seguem os tratamentos recomendados

Ele ainda pondera que

Além disso, os homens não procuram os serviços de saúde, estão envolvidos na maioria das situações de violência, não se alimentam adequadamente, não praticam atividade física com regularidade e utilizam com maior frequência álcool e outras drogas.

 

De acordo com um estudo do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, 70% das pessoas do gênero masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou dos filhos.

Essa pesquisa mostra ainda que mais da metade destes pacientes adiaram a procura por um médico e já chegaram com doenças em estágio avançado. 

Assim, podemos concluir que a maioria dessas doenças podem ser cuidadas com um diagnóstico precoce e tratamentos eficazes. 

É por isso que se torna tão pertinente falarmos sobre a importância de cuidar da saúde nesta data. 

Um ótimo exemplo disso é o Novembro Azul: mês onde o foco é o câncer de próstata. 

Neste período, há o reforço sobre a prevenção da doença, prevalecendo a informação e o autocuidado como principais fontes de cura para a enfermidade, que é a causa de morte de 28,6% da população masculina.

Conforme dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Estas foram apenas algumas das principais justificativas para o Dia do Homem existir e ser celebrado. 

Por isso, reforçamos que ele deve ser utilizado como uma poderosa fonte de alerta para os riscos à saúde. 

Há cada vez mais adesão de empresas, instituições e órgãos governamentais em campanhas que estimulam o autocuidado e a promoção da saúde entre os homens.  

Afinal, campanhas e ações nesse sentido nunca são demais e, por esse viés, a data faz ainda mais sentido para que sua farmácia ou drogaria também entre no movimento. 

Por último, deixamos a imagem abaixo que contempla dicas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para que os homens garantam uma vida mais saudável e que você também possa explorar nesta data.

 
dicas para manter a saúde masculina saudável
Foto: Divulgação | Agência Nacional de Saúde Suplementar 
 

A masculinidade e seus efeitos sobre a saúde

A imagem masculina está muito atrelada a aspectos como “ser forte”, viril e que não se deve mostrar como frágil em nenhum aspecto, seja físico ou mental. 

Esse senso ultrapassado, que não já acompanha o século XXI (21), também precisa ser ressignificado. 

Como podemos confirmar através dos dados anteriores, a figura masculina está vinculada à imagem de pouco (ou nenhum) cuidado com o próprio corpo e a sua saúde, tornando o homem vulnerável a uma série de enfermidades de toda ordem.

Essa identidade de gênero, ao ser construída em torno da noção de invulnerabilidade e de negar o próprio cuidado, afasta dos homens o reconhecimento de suas necessidades de cuidado para com a saúde.

Por isso, trouxemos também um estudo intitulado “Dossiê Brandlab: A Nova Masculinidade e os Homens Brasileiros“, realizado pelo Google.

Esse estudo mostra dados muito relevantes e, entre eles, um novo ângulo sobre o tema:

A Nova Masculinidade está nascendo com o propósito de abranger todas as formas de ser homem, aceitando e acolhendo masculinidades possíveis, livres de estereótipos opressores. Esse movimento garante condições mais igualitárias e saudáveis, onde os homens têm espaço para serem mais humanos e se expressarem sem a ameaça de colocar qualquer coisa em risco, seja sua imagem, seja seu bem-estar psicológico.

 

3 dicas para aproveitar esse novo olhar para sua campanha

Através do Dossiê Brandlab, são apresentados 3 novos pilares de uma reconstrução sobre a masculinidade, que aqui aproveitamos o gancho para você utilizar na sua campanha para o Dia do Homem. São eles: 

 

1. Retrate homens sem recorrer a estereótipos

Aqui, vale se posicionar enquanto marca que não reforça a masculinidade tóxica no sentido de representar o homem em cima de perfis de padrões irreais de beleza ou até mesmo de força física. 

Deixe o super-homem apenas nos filmes e aproxime-se dos homens reais. 

Analise seus clientes:

  • Quem são eles? 
  • Quais são os perfis de compra de cada um? 

Segundo pesquisa realizada pela Toolbox, as empresas têm seis principais perfis comportamentais masculinos com que podem trabalhar: 

  • Experts
  • Executor de Tarefas
  • Selfie
  • Dono de Casa
  • Caçador de Especialidade 
  • Iniciador  

Estude as representatividades dos seus clientes para diversificar sua comunicação e seja inclusivo para os diversos perfis masculinos.

 

2. Crie iniciativas que promovam a troca de experiência entre homens

Sempre que possível, incentive os homens a conversarem entre si, a falar sobre os seus problemas. 

Só assim é possível desmistificar tabus sociais — e pessoais. 

Nesse ponto tão sensível, há espaço para trabalhar diversas frentes, seja do seu time interno (endomarketing) ou até mesmo ampliando essas conversas para o seu público como um todo. 

Ao promover ações especiais para o Dia do Homem, isso pode ser um fator fundamental para aumentar o engajamento dos colaboradores da sua farmácia. 

A data pode ser uma ótima oportunidade para promovermos aos colaboradores uma forma diferente de interagir com leveza e descontração.

Para ativar ações dessa ordem, pode ser convidado um especialista (ou vários) da área da saúde para palestrar aos seus colaboradores ou trazer um especialista em dinâmicas para fortalecer a (nova) cultura da sua empresa. 

O mesmo vale para seu público. 

Aqui, lives nas redes sociais como espaços que possam debater e trazer informação para seus clientes também são super válidos.

 

3. Repense o link entre categorias de produtos e gênero

Como relata o próprio dossiê:

Mulheres na cozinha para vender eletrodomésticos, homens no poder para falar de investimentos. Pode parecer que não, mas este tipo de associação entre categorias e gênero só reproduz o que a gente precisa desconstruir.

Aqui, podemos traçar um paralelo para os produtos comercializados em farmácias e drogarias. 

Sabonetes e dermocosméticos são exemplos desses produtos. 

 
sabonete Phebo
Foto: Divulgação Sabonetes Phebo | Beleza na web

Naturalizar a procura desses produtos (que no imaginário social são ligados apenas ao cuidado feminino) promove a inclusão e explora a desconstrução dessas percepções.

A marca Sallve, que agora ampliou a oferta de seus produtos para farmácias e drogarias de todo o país, promove toda a sua linha de forma inclusiva para ambos os gêneros.

 
hidratante facial para presentear no dia do homem
Foto: Divulgação do hidratante facial Sallve | Raia Drogasil

Agora, um exemplo de campanha sensível e que recalcula a rota masculina foi a realizada pela Bepantol. 

Intitulada como “Papai manda bem”, a ativação contemplou diversas ações, dentre a mais significativa delas foi a entrega de mil trocadores de fraldas para banheiros masculinos (ou que tenham áreas comuns para ambos os sexos) em estabelecimentos públicos de todo o território Brasileiro.

Sabe-se que a troca higiênica o bebê é realizada, na maioria das vezes, no banheiro feminino. 

A ideia era incentivar a paternidade ativa e promover que os pais também trocam fraldas.

   

Dados importantes sobre o mercado masculino

Ainda sobre produtos de cuidados pessoais para homens, há dados extremamente relevantes a serem considerados não só para o Dia do Homem, mas para o ano inteiro.

Conforme o Euromonitor International, o mercado brasileiro destes produtos ligados ao autocuidado representa 13% das vendas globais. 

A previsão do instituto de pesquisa é que a América Latina seja a líder do crescimento mundial — com o Brasil acima da média do continente. 

Já o relatório da Research & Markets é ainda mais surpreendente. 

A previsão da consultoria é de que o mercado de beleza voltado para o público masculino deva alcançar 78,6 bilhões de dólares em 2023.

O mercado brasileiro é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Maurício Morgado, coordenador de varejo da FGV, afirma que

Quando se fala em cosméticos, o Brasil está sempre nas primeiras colocações dos rankings [e] o consumidor brasileiro se preocupa bastante com a aparência e valoriza os produtos de beleza. 

   

Ideias de ações para o Dia do Homem

Como já apresentamos, antes de definir ações promocionais para o Dia do Homem é importante avaliar o público da sua farmácia. 

Isso é fundamental para você ter boas ideias de ações, sejam elas comerciais ou apenas de construção de marca.

Confira alguns aspectos que você pode observar:

  • Seu público masculino é formado principalmente por idosos ou pessoas acima de 40 anos?
    Considere oferecer promoções para o Dia do Homem com produtos voltados para fortalecer a imunidade, como vitaminas e suplementos alimentares. 

  • Há um público masculino jovem de tamanho considerável?
    Muitos homens deste perfil frequentam a farmácia em busca de produtos de beleza.
    Considere promover a ação envolvendo brindes para experimentarem novos produtos de cuidados para a pele, como um hidratante facial, por exemplo.
    Se sua farmácia está localizada próxima a uma escola do ensino médio, você pode fazer alguma ação para meninos que sofrem com a acne e procuram produtos para o cuidado com essa condição da pele.

  • Você tem muitos clientes diabéticos?
    Que tal oferecer testes rápidos de glicemia para acompanharem a doença na sua farmácia?
    Para arrematar a ideia, vale desenvolver materiais como ebooks ou pequenas revistas para que eles continuem se informando no conforto de casa.
    Os produtos com baixas (ou zero) taxas de açúcar podem também ser oferecidos com descontos especiais.
   

Kits presenteáveis para o Dia do Homem

Os kits de presentes de farmácia são, sem dúvida, a melhor estratégias para aumentar as vendas nessa data. 

Confira abaixo como montar esses kits, e se quiser outras opções, clique no botão abaixo:

   

Produtos de Beleza 

Trabalhar a beleza masculina pode ser uma ótima estratégia para promover a autoestima dos seus clientes. 

Isso é possível com uma dose de bom humor e atitudes associadas de quem deseja alcançar mais saúde e bem-estar. 

Nesse setor, você pode incluir itens de perfumaria, cuidados pessoais e linhas especiais masculinas. 

Você pode fazer o lançamento de um kit com diversos itens de cuidados pessoais, como:

  • loção hidratante
  • sabonetes (líquido e em barra)
  • creme ou gel para barbear
  • óleo para barbabalm pós-barba
  • shampoo e condicionador

Para deixar o presente ainda mais completo, acrescente um nécessaire funcional para acompanhar em viagens, no trabalho ou até mesmo para organizar os produtos em casa.  

 

Dermocosméticos

Através de ações cotidianas como o barbear ou a depilação e, até mesmo, agressões naturais como a poluição, a pele pode sofrer com irritações e pequenas lesões. 

Com isso, há uma grande oportunidade de oferecer um kit voltado a esses cuidados para regenerar a pele e ajudar a minimizar esses sintomas.

Então, você pode oferecer produtos que ajudem a evitar ou cuidar de irritações do pós-barbear. 

Também vale ofertar itens que contenham extratos calmantes, como o aloe vera, e que suavizam a pele. 

Outra opção é disponibilizar produtos que deixem uma sensação refrescante após o uso, mas sem deixar a pele oleosa. 

Homens geralmente têm uma rotina mais prática e simples de autocuidado.

Por isso, é interessante investir em dermocosméticos multifuncionais e tecnológicos, que trazem conforto, bem-estar e um tratamento com poucos passos (ou até mesmo único). 

Lembre-se que menos é mais nesse quesito.

 

Produtos para o cuidado masculino diário

O autocuidado também começa com pequenas atitudes em casa — seja no momento de fazer a barba ou tomar banho. 

Por isso, aparelhos tradicionais como barbeadores elétricos, aparadores de pelos, cortadores de cabelo e até secadores podem compor mais um kit diferenciado da sua farmácia ou drogaria. 

 

Dicas extras de presentes para o Dia do Homem

  • Aposte também em presentes para homens presentearem outros homens, como pais, tios, avôs etc.

  • Estabeleça novas formas de diálogo com os homens que compram em sua loja.
    Incentive-os a responder pesquisas, e pergunte quais marcas e produtos novos gostariam de encontrar na sua farmácia.
    Essa pode ser uma oportunidade para você aumentar as suas vendas no período.

  • Os kits não podem configurar a venda casada!
    Para não se enquadrar nesta prática, é preciso que todos os itens sejam vendidos separadamente, ou seja, é necessário que eles existam na prateleira, independentemente do kit.

  • Se for possível, estenda o Dia do Homem e promova a Semana do Homem ou até mesmo o Mês do Homem.
    Assim, você pode diversificar suas ações e descontos para o período, como a campanha “Blue Week” realizada em 2016 pela empresa O Boticário especialmente para a data.
 
Campanha de dia do homem no o Boticário
Foto: Divulgação | O Boticário
   

Organizando a farmácia para o Dia do Homem

Como a data ainda é pouco explorada pelo varejo, há bastante espaço para ser criativo no quesito organização e decoração para o Dia do Homem.

Os tons de azul também são campeões quando o assunto é reforço da masculinidade, mas você pode inovar e utilizar outras cores como o preto e dourado para remeter a uma ideia mais exclusiva e diferenciada. 

Como mencionamos anteriormente, essa é uma oportunidade para quebrar padrões e fugir das regras, claro, ressignificando o Dia do Homem positivamente.

Por último, não esqueça que o checkout pode trazer muitos ganhos para sua farmácia.

Afinal, quando essas áreas do ponto de venda estão bem organizadas, são capazes de aumentar os itens na cesta de compra e, consequentemente, há o aumento de ticket médio e do faturamento. 

Pense em estratégias para melhorar a experiência de seus clientes, facilitando a jornada dentro do PDV e apostado no treinamento da sua equipe para potencializar suas ações para a data.

Para entender como otimizar o checkout da sua farmácia para aumentar as vendas, clique aqui.

   

Conclusão

Neste artigo, foi possível compreender o Dia do Homem e o seu potencial de trazer destaque para o autocuidado masculino. 

Apesar de ainda pouco explorada pelo varejo brasileiro, a data vai, pouco a pouco, conquistando o seu lugar no mercado. 

O foco deste dia deve ser a saúde e trazer muita informação para o público masculino.

Assim, o Dia do Homem pode trazer muitos ganhos para a sua farmácia.  

Através do entendimento do mercado sobre a data, evoluímos para projeções de vendas e o aumento da participação brasileira para o mercado de beleza masculina para o futuro. 

Falando em futuro, é necessário estar atento sempre às tendências de mercado e, por isso, recomendamos fortemente que você não deixe a decisão de trabalhar outras grandes datas do mercado para a última hora. 

Para ficar preparado(a) para as principais datas comemorativas e sazonalidades do mercado farmacêutico, nós criamos um calendário de datas especiais para farmácias. 

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