Uma das ferramentas mais práticas e importantes que você pode usar na gestão da sua farmácia ou drogaria é a análise SWOT.
Ela influencia positivamente seu plano de ação e a administração da farmácia, direcionando as mudanças necessárias e o desenvolvimento do que já está dando certo.
O conceito foi criado por Albert Humphrey, líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados de grandes corporações.
Em artigo publicado na Academia.edu, pesquisadores da área de Administração apontam a análise SWOT como uma ferramenta imprescindível para gerar um diferencial competitivo.
Em sua avaliação, a ferramenta permite às empresas identificar sua posição real no mercado, o que é fundamental para a sua sobrevivência nele.
Por isso, hoje, ela é usada por milhares de empresas ao redor do mundo, e pode ser a ferramenta que faltava para o seu negócio.
Entenda o que é análise SWOT e confira exemplos e dicas de como aplicá-la em sua farmácia para que ela se destaque no mercado farmacêutico.
O que é análise SWOT ou FOFA?
A Análise Swot é um modo prático de fazer uma auto-avaliação que auxilia no plano de negócio e planos de ação mais específicos da farmácia.
A sigla SWOT vem das iniciais em inglês de:
- Strenghts (Forças)
- Weaknesses (Fraquezas)
- Opportunities (Oportunidades)
- Threats (Ameaças)
Considerando-se as iniciais dessas palavras em português, a análise SWOT, no Brasil, também é conhecida como análise FOFA.
Analisar estes 4 aspectos do seu negócio permite saber onde ele está e para onde ir, sobretudo em um momento tão competitivo como o atual.
Segundo a Rock Content, especializada em marketing, são muitas as vantagens de se aplicar essa ferramenta, entre elas:
- Ajuda a melhorar produtos e serviços
- Traz ideias para a solução de problemas
- Orienta a formação de parcerias
- Identifica prioridades
Portanto, a seguir, você entende melhor o que deve ser avaliado em cada um desses pontos ao utilizar a análise SWOT para farmácias.
Análise Swot: O que são pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma farmácia?
A análise SWOT para drogarias não é diferente da aplicada em qualquer outra empresa, e até mesmo das aplicações pessoais que muitos fazem desse modelo.
Naturalmente, aqui, ao abordar os 4 aspectos da matriz SWOT, aproveitamos nossa experiência no nicho farmacêutico para contribuir com os profissionais do setor.
A matriz SWOT é o diagrama usado para listar os pontos da análise, e por padrão, é feita dividindo-se a folha/tela em 4 retângulos.
Feito assim, o diagrama permite, ainda, classificar os 4 fatores em grupos opostos — quadros da esquerda X da direita; quadros de cima X de baixo.
Essas classificações ajudam bastante a orientar o preenchimento de cada quadrante.
A oposição entre fatores positivos X negativos é de simples compreensão, mas é bem importante destacar a oposição entre ambiente interno X ambiente externo.
Como explica o portal de marketing Resultados Digitais, a análise de forças e fraquezas tem como foco a própria empresa e aspectos que ela controla.
Por outro lado, as oportunidades e ameaças se referem à realidade externa do mercado, ou fatos ou circunstâncias que não estão sob controle da empresa.
Abaixo, apresentamos em mais detalhes o que é cada um dos 4 aspectos da análise, apresentando exemplos do nicho farmacêutico.
O que são minhas forças?
É preciso uma boa dose de sinceridade e conhecimento da concorrência na hora de preencher o quadro “forças” da sua análise SWOT.
O que temos visto em nossas consultorias e pesquisas no setor é que, a princípio, muitos gestores listam como “forças” aspectos elementares do seu negócio.
Eles(as) enxergam como suas forças e diferenciais de mercado coisas que muitos concorrentes já fazem, e muitas vezes até de forma mais estruturada.
Assim, alguns “diferenciais” muito relatados são a proximidade da comunidade, um bom atendimento de balcão e o fato de ter tele-entrega.
Mas se tantas farmácias oferecem isso, já não se trata de um diferencial!
Então o que você realmente possui de diferencial?
Veja algumas características que podem responder a essa pergunta:
- Alguma ferramenta ou tecnologia utilizada
- Funcionários bem treinados e capacitados
- Horário de atendimento diferenciado
- Canal de vendas diferenciado, como site próprio ou aplicativo
- Linha de produto exclusiva
- Estratégia inteligente de precificação e descontos
- Programa de fidelização de clientes
A lista de possibilidades vai bem além dessas, mas o mais importante é identificar pontos realmente fortes e que não sejam facilmente encontrados na concorrência.
O que são minhas fraquezas?
Mais uma vez, é preciso muita honestidade para reconhecer as fraquezas do seu negócio e listá-las na matriz.
Respondendo às seguintes perguntas, você tem um bom exemplo de aspectos que deve analisar neste ponto e pode preencher mais facilmente este quadro:
- Minha loja está em uma boa localização? Existem grandes concorrentes ao meu redor?
- Como é a aparência/experiência do meu PDV hoje? É moderno? É atrativo em relação aos concorrentes?
- Meus horários de atendimento são atrativos?
- Meu atendimento é bom? Meus funcionários estão suficientemente motivados e treinados para atender bem o consumidor?
- Quais são meus canais de venda? Somente balcão? Tele-entrega convencional?
- Meus preços são atrativos e moldados de forma inteligente? Como está em relação à concorrência?
Estes são somente alguns pontos que você deve se perguntar, sendo igualmente importante saber analisá-los em comparação à concorrência.
O que são minhas ameaças?
Conforme vimos anteriormente, a análise de ameaças diz respeito a aspectos exteriores ao negócio, podendo ser circunstâncias sociais ou do mercado, entre outros fatores.
Muitos(as) gestores de pequenas e médias farmácias, por exemplo, identificam como ameaças a presença de grandes redes nas proximidades de suas lojas.
Embora já tenhamos visto muitos empreendimentos independentes prosperarem mesmo nessas circunstâncias, este é um bom exemplo de ameaça.
Mas está bem longe de ser o único!
A questão é que, para identificar ameaças de maneira mais eficaz, é preciso prestar atenção às notícias e atualidades do setor farmacêutico.
Nesse sentido, a Farmarcas destaca como possíveis ameaças ao um negócio eventuais mudanças em políticas econômicas no Brasil e no mundo.
Da mesma forma, podem-se considerar ameaças quaisquer alterações em programas do governo destinados às farmácias e até mesmo a descontinuação de determinados medicamentos.
Portanto, uma boa análise de ameaças para o seu negócio leva em conta um contexto bem mais amplo e exige pesquisa e informação!
O que são minhas oportunidades?
Assim como as ameaças, as oportunidades se referem à realidade exterior ao seu negócio e demandam a mesma atenção em relação a ela.
Uma oportunidade pode ser o surgimento de novas tecnologias e ferramentas para os serviços de vendas online, por exemplo.
Também é importante avaliar constantemente as possibilidades de formar parcerias com instituições e profissionais da saúde ou mesmo com laboratórios e distribuidoras de medicamentos.
Temas de saúde que se tornam assunto em redes sociais ou na mídia podem abrir espaço para explorar sua autoridade e oferecer serviços e conhecimentos.
Neste ponto, é interessante conhecer o conceito de inbound marketing para aplicar de modo eficaz uma estratégia baseada na produção de conteúdo.
Isso também nos leva a outra forma de identificar oportunidades, que é conhecer as tendências de tudo relacionado ao nicho e à gestão de empresas.
Especialmente quando se conhece bem seus pontos fortes, pode-se encontrar entre as tendências excelentes oportunidades de chamar a atenção do consumidor para sua marca!
Exemplo de análise SWOT
Abaixo, você confere um exemplo de análise SWOT referente a uma farmácia não identificada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte.
Ela faz parte de um estudo acadêmico publicado pela ABEPRO sobre a matriz SWOT como ferramenta estratégica para o setor farmacêutico no referido município.
Forças | Fraquezas |
Atendentes qualificadosPresença de farmacêutico no estabelecimentoAlta diversidade de produtosFacilidade de pagamentoLocal próprio para armazenagem de produtos | Área de marketingFalta de estacionamentoFalta do controle de estoqueEntrega em domicílio |
Oportunidades | Ameaças |
Parceria com fornecedoresCrescimento do mercado de medicamentos genéricosFidelização de clientes | Entrada de novos concorrentesGuerra de preços da concorrênciaAumento da competição com empresas de outro segmento |
Dicas de construção e aplicação da matriz SWOT
Como vimos, uma boa análise SWOT depende em grande parte do conhecimento sobre a concorrência e sobre circunstâncias sociais, políticas e de mercado.
Por isso, é indispensável pesquisar constantemente a respeito de todos esses fatores e manter-se o mais bem informado(a) possível.
Mas também é bastante eficaz abrir a construção de sua matriz SWOT aos funcionários e colaboradores de sua empresa.
A realização de um brainstorming com a participação de todos é uma excelente maneira de levantar pontos importantes que você poderia deixar passar despercebidos.
Também é importante lembrar-se de avaliar todos os setores e aspectos da empresa, incluindo estrutura física e pessoal, e mesmo questões como marketing e serviços.
Uma vez que tenha preenchido sua matriz, é imensamente útil cruzar as informações de cada quadrante com as dos outros, buscando semelhanças e complementaridades.
A chamada matriz cruzada é um desenvolvimento da análise SWOT que revela as relações entre as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da sua empresa.
Como explica a Zendesk, a matriz cruzada tem como foco elaborar um plano de ação personalizado, inteiramente baseado em fatos internos e do mercado.
Afinal, a análise SWOT só tem utilidade na medida em que se transforma em estratégia e planejamento, criando metas reais e acompanhando atenciosamente os resultados.
No vídeo abaixo, do canal de gestão e empreendedorismo Resultar Gestão, você confere outras dicas de como fazer uma análise SWOT.
O vídeo também aborda os benefícios dessa ferramenta e demonstra como é possível utilizá-la para melhorar o planejamento estratégico de sua empresa.
O próximo passo: elaborando um plano de negócios e um plano de ação
As informações levantadas em sua análise SWOT contribuem para a elaboração do plano de negócios de sua empresa e devem gerar um plano de ação.
Este planejamento de passos futuros deve explorar seus aspectos positivos e corrigir os negativos identificados na análise.
Já o modelo que indicamos para elaboração do plano de negócios para sua farmácia e drogaria é o Business Model Canvas.
O modelo visa simplificar o planejamento indicando itens e aspectos que podem se referir a qualquer tipo de negócio.
Concentrado em elementos básicos, mas com uma boa abrangência, o modelo pode poupá-lo(a) de montar diversas planilhas.
Confira o modelo de plano de negócio Canvas pronto para Farmácias e Drogarias:
Plano de Negócios – Farmácia
Conclusão: aplicando a análise SWOT com o máximo de eficiência
De posse desses conhecimentos, você está apto(a) a realizar uma boa análise SWOT em seu empreendimento e fazer um bom uso de seus resultados.
Utilizar essa ferramenta pode ser o diferencial entre a sobrevivência ou o fracasso do seu negócio, daí a importância de aplicá-la da maneira adequada.
E por melhor que seja sua análise, ou mais detalhadas suas listas em cada ponto do SWOT, de nada isso servirá sem transformar-se em ações.
No sentido inverso, nenhuma ação será eficaz o suficiente sem uma análise cuidadosa e que aborde os pontos corretos.
Portanto, garanta que sua análise fará um retrato honesto e preciso do seu negócio, identificando pontos realmente relevantes.
Preencha o formulário a seguir para baixar nosso exemplo de análise SWOT para farmácias e evite erros ao utilizar essa importante ferramenta!
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