Tudo o que você precisa saber antes de decidir trabalhar com a Vidalink na sua farmácia

Entre os diversos autorizadores de PBMs que temos no Brasil, a Vidalink é um dos que está mais voltado ao setor corporativo.

Por isso, uma dúvida muito comum é se farmácias e drogarias devem ou não se credenciar ao Programa.

Desde de agora, podemos adiantar que “depende”. 

Antes de tomar uma resposta como definitiva, é importante que você entenda como o programa funciona quais as vantagens e desvantagens.

Afinal, ainda que não faça sentido para você, pode fazer sentido para o seu concorrente ao lado. 

E se faz sentido para a concorrência direta, é preciso avaliar por que na sua farmácia a realidade é diferente.

Hoje, explicamos as principais dúvidas sobre a Vidalink, te mostramos como fazer uma autorização de compra e disponibilizamos a lista de medicamentos da Vidalink no final deste artigo. 

Mas, antes, você já deve saber que a Vidalink compõe uma série de autorizadores do PBM em funcionamento no Brasil e deve estar curioso(a) sobre os medicamentos que fazem parte da lista de PBMs.

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O que é a Vidalink? 

Fundada no ano 2000, hoje, a Vidalink é a maior Welltech do Brasil a operar um autorizador de PBM mais voltado ao setor corporativo

Antes, a Vidalink operava como uma Healthtech e tinha como foco 3 pilares: a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças.

Mas, em 2019, com a criação do Plano Bem-Estar, ela evoluiu para a categoria de Welltech, que segue um conceito mais humanizado e mais preocupado com a “filosofia do bem-estar”. 

Assim, a preocupação deixou de estar apenas nas doenças que seus associados tinham, ou poderiam ter, e passou a estar também na qualidade de vida dessas pessoas.

   

Como funciona a Vidalink?

Focada no setor corporativo, a Vidalink funciona através da associação com empresas parceiras que desejam ofertar os benefícios do Plano Bem-Estar aos seus funcionários/colaboradores.

Nesse plano, os colaboradores da empresa conveniadas contam com uma cobertura para cada uma das principais necessidades associadas ao bem-estar:

  • oferta de alimentos saudáveis com preços exclusivos
  • cuidados com a saúde tendo subsídio de, pelo menos, 50% na compra de medicamentos em mais de 23 mil estabelecimentos farmacêuticos associados
  • suporte e monitoramento à adesão dos colaboradores aos tratamentos de saúde mental
 

Nota-se que o objetivo da Vidalink está muito mais próximo do da ePharma, outra autorizadora de PBM. 

Ambas focam muito mais na prevenção do que em apenas tratar enfermidades que poderiam ter sido evitadas com o tratamento adequado.

É perceptível ainda que os Programas de PBM mais voltados ao setor corporativo são aqueles que oferecem programas de prevenção. 

Isso está ligado ao fato que as empresas têm 2 benefícios:

  1. Prevenir é mais barato que tratar
  2. Funcionários com boas condições de saúde geram menos custos de afastamento às empresas

Assim, esses Programas conseguem uma boa adesão das empresas, que acabam criando consciência e valor sobre esse benefício em seus colaboradores.

Por consequência, as farmácias que trabalham com a Vidalink tendem a notar um aumento em suas vendas, já que esses colaboradores tendem a ter um compromisso maior com suas saúdes.

Talvez isso lhe faça pensar: então vale a pena trabalhar com a Vidalink.

Vamos descobrir!

   

Vale a pena ter o autorizador Vidalink na minha farmácia?

Depende!

Ter o máximo de autorizadores de PBM na sua farmácia ou drogaria é uma ótima estratégia para atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento.

Afinal, quanto mais produtos com desconto, mais clientes acabam frequentando o seu ponto comercial.

No entanto, quando o autorizador cobra uma taxa de adesão é importante verificar se existe demanda de mercado na sua região. 

Já falamos isso sobre autorizadores como ePharma e Funcional Card, mas ressaltamos:

Se o autorizador cobra taxa de adesão ou é mais voltado ao corporativismo, a decisão de parceria comercial não pode ser tomada na emoção. 

Você dono(a) e gestor(a) de farmácia ou drogaria precisa conhecer muito bem o seu negócio e a sua região antes de começar um cadastro no Programa.

 

O que saber antes de se cadastrar na Vidalink

Agora, voltamos especificamente ao caso do autorizador Vidalink:

A Vidalink oferece um plano corporativo, ou seja, ela não funciona como outros autorizadores que permitem o cadastro de novos associados pelo(a) atendente, balconista ou farmacêutico(a), como é o caso do Portal da Drogaria, por exemplo.

No caso da Vidalink, os associados precisam ser cadastrados através da empresa que lhe fornece esse benefício empresarial. 

O Plano Bem-Estar funciona como um benefício da empresa que agrega esse serviço aos rendimentos do funcionário.

Por isso, antes de se associar à Vidalink é importante saber quais empresas da sua região ofertam o Plano Bem-Estar aos seus colaboradores, já que a Vidalink cobra uma taxa de adesão que supera os R$ 500,00*.

*Esse foi o último valor da taxa de adesão que tivemos notícia. Portanto, ele pode sofrer variações. 

Se existirem empresas associadas à Vidalink na sua região, isso pode gerar demanda suficientemente alta para valer o investimento necessário à adesão ao programa.

Se for a realidade da sua farmácia, vale a pena agregar esse autorizador de PBM nos seus serviços farmacêuticos.

Em outro cenário, poucas empresas associadas ou um número baixo de colaboradores vinculados ao plano representam que você precisa pensar bem antes de tomar a decisão.

Em resumo: avalie o cenário da Vidalink na sua região!

 

Fazer isso é simples:

Solicite a lista de empresas da sua região que ofertam esse benefício aos seus colaboradores a um(a) consultor(a) da Vidalink. 

Com o número de empresas e de funcionários, você saberá se há potencial de demanda que possa justificar a oferta do programa.

 

Como vender muito com a Vidalink

Se decidiu se cadastrar na Vidalink, tenha em mente uma estratégia:

Contacte todas as empresas da sua região que oferecem esse benefício.

Nesses contatos, informe que você está planejando trabalhar com Vidalink na sua farmácia e que você sabe que essa empresa oferta esse benefício aos seus colaboradores.

Informe que a sua adesão traria muito mais valor ao benefício da empresa, pois seus funcionários entenderiam que encontram parceiros conveniados na região.

Por fim, questione se a empresa poderia informar aos seus colaboradores que a sua farmácia aceita Vidalink.

Apresentando valor ao serviço que a empresa disponibiliza e que a sua farmácia quer colaborar com ele, com certeza você terá publicidade gratuita para os funcionários dessas empresas. 

   

Como cadastrar farmácia nesse autorizador?

Cadastrar sua farmácia na Vidalink é fácil!

Você só precisa seguir esse passo a passo:

  • acesse o site da Vidalink, clicando aqui
  • no topo da página, clique na aba “parceiros”
  • nessa aba, preencha os dados solicitados, concorde com os termos de privacidade e clique em “enviar”

Após essa solicitação, um(a) consultor(a) da Vidalink entrará em contato com você pelos telefones ou e-mail corporativo informados.

 

Documentos necessários

Antes de se cadastrar num autorizador de PBM como a Vidalink, é necessário possuir e estar com os seguintes documentos em dia:

  • contrato social
  • alvará de funcionamento municipal
  • alvará sanitário municipal
  • autorização de funcionamento de empresa (AFE Anvisa)
  • certidão de regularidade técnica do farmacêutico
  • comprovante bancário em nome do estabelecimento
  • documento com foto do responsável técnico legal 
  • código de compra da farmácia em distribuidoras
  • e uma lista com 4 distribuidoras de preferência para a reposição de produtos
 

Um detalhe importante é que, dependendo do autorizador, pode ser cobrado uma taxa de adesão e/ou de comissão sobre as vendas.

Vale ressaltar ainda que é importante ter esses documentos em mãos antes de mesmo de contactar o autorizador. 

Isso garante que, se sua solicitação for aceita, toda a tratativa ocorrerá muito mais rápido. E os tempos de resposta podem garantir que sua farmácia permaneça apta a participar do PBM.

Se preferir, você também pode realizar esse cadastro com a ajuda de uma assessoria ou de uma consultoria farmacêutica

   

Como falar com a Vidalink?

Existem 3 formas de entrar em contato com a Vidalink para tirar dúvidas gerais sobre o programa ou até mesmo taxas de adesão e comissão: 

Você pode fazer isso de três formas: 

  1. acessando a aba contatos no site da Vidalink. Selecione seu perfil de contato e preencha as informações solicitadas.
  1. enviando um e-mail para saibamais@vidalink.com.br
  1. ou pelos seguintes telefones:

11 4225-9090 se você estiver no estado de São Paulo

0800-774-0000 se você estiver em outras regiões do Brasil

Como instalar e vender com Vidalink?

O autorizador Vidalink precisa ser instalado no computador da sua farmácia por um especialista da Vidalink. 

Após essa instalação, você precisará integrar o autorizador com seu sistema de farmácia.

Tanto os especialistas da Vidalink quanto os do seu sistema podem (e devem) te ajudar com isso, já que cada sistema terá configurações diferentes — impossibilitando a criação de um manual único.

Após a instalação adequada, as vendas do Vidalink são feitas na tela de vendas do autorizador com a leitura do item pelo leitor de códigos de barras e da carteirinha ou CPF do cliente.

Para otimizar as vendas, se seu estabelecimento for associado ao Portal da Drogaria, você pode apenas bipar o item na tela do portal que ele mostrará à qual autorizador ele está vinculado e o desconto ofertado.

Assim, você não precisa descobrir manualmente se o item desejado faz parte dos programas da Vidalink ou de outros autorizadores.

 

Autorizando uma compra no autorizador Vidalink

No vídeo abaixo, a Sysfar explica como fazer uma autorização de compra no autorizador da Vidalink.

O processo é bem simples e acontece em poucos segundos.

O vídeo tem quase 9 minutos porque é explicativo, mas a execução do processo é muito mais ágil que isso.

Confira:

.

É importante notar que, a partir de 6:36, a explicação começa a mostrar como importar a autorização da Vidalink para o sistema da farmácia.

A Sysfar tem um dos sistemas para farmácias que se integra com Programas de PBM e com plataformas de e-commerce. 

Mas você já sabe que só isso não configura indicação nossa.

Decidir qual sistema de farmácia utilizar é mais complexo que decidir trabalhar com um autorizador de PBM ou não. 

Por isso, temos uma discussão inteira direcionada às perguntas que você precisa fazer, às análises do seu empreendimento, das suas demandas e desejos.

Você pode descobrir agora mesmo como escolher o melhor sistema de farmácia e receber nossa lista completa de sistemas compatíveis com PBMs e e-commerce.

Clique no botão abaixo e descubra:

     

Como ocorre a reposição de produtos? É pelo banco!

Após verificar se há demanda de mercado na sua região para decidir se você cadastra a sua farmácia ou drogaria na Vidalink, é preciso entender como funciona a reposição desse autorizador.

A Vidalink não realiza a reposição de produtos ou medicamentos às farmácias e drogarias conveniadas. 

Ela é a única autorizadora de PBM que faz o repasse financeiro das vendas corporativas realizadas diretamente na conta bancária do estabelecimento. 

É por fazer esse repasse financeiro no lugar da reposição de produtos e medicamentos que é preciso ter o comprovante bancário no nome do estabelecimento na hora do cadastro.

 

Nos outros autorizadores de PBM, a reposição de produtos e mercadorias é o procedimento operacional padrão. 

Quando você realiza uma venda através de outros autorizadores, é gerado uma autorização que informa a uma distribuidora de medicamentos vinculada ao programa a necessidade de reposição.

Normalmente, a reposição é realizada em até 2 dias úteis caso a primeira distribuidora de sua preferência (da lista de distribuidoras no cadastro) tenha o produto ou medicamento.

Caso ela não tenha e a reposição precise passar a outras distribuidoras, o prazo pode se estender em mais alguns dias.

 

Como comprar com Vidalink?

Já para o usuário o processo é ainda mais simples.

Com o aplicativo da Vidalink, desenvolvido em parceria com a IBM Interactive Experience, o usuário pode:

  • identificar as farmácias com os melhores preços, com base no histórico de compras da comunidade de usuários
  • visualizar uma estimativa do preço final que pagará em cada loja com base em seu nível de subsídio
  • localizar a farmácia mais próxima via geolocalização
  • descobrir as lojas com a melhor experiência conforme a avaliação de outros usuários
  • conferir saldos e limites de seu plano de um jeito rápido e fácil
  • e contar com mais segurança, por meio do exclusivo token antifraude da Vidalink

Você pode baixar o aplicativo da Vidalink abaixo:

Baixe aqui o app da Vidalink no Google Play

Baixe aqui o app da Vidalink na App Store

   

Confira outros autorizadores de PBM

Como informamos anteriormente, este artigo faz parte de uma série sobre autorizadores de PBM, e você pode conferi-la nos links abaixo.

Portal da Drogaria

Portal do PBM

Vidalink

ePharma

Funcional Card

   

Baixe a lista de medicamentos que fazem parte do PBM Vidalink

Agora que você já conhece melhor sobre a Vidalink, que tal baixar a lista de medicamentos que compõe esse programa?

São mais de 13.900 itens que podem ajudar a aumentar o faturamento e o ticket médio da sua farmácia quando vendidos através desse autorizador. 

Com essa lista, será muito mais simples descobrir se você quer iniciar a conversa com esse autorizador!

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