Calendário sazonal para farmácias: entenda como vender mais em 2022 usando estratégias adequadas para o momento dos seus clientes

O calendário sazonal para farmácias tem tudo a ver com planejamento de marketing, e mapear as principais datas comemorativas do calendário é apenas o primeiro passo de um grande plano. 

Os primeiros meses de 2022 significam iniciar um novo ciclo.

Mas, além disso, eles reforçam a necessidade de pensar estrategicamente no caminho que seu negócio quer traçar, nos recursos em que você precisa alocar e no reconhecimento de oportunidades ao longo de todo o ano. 

Existem várias datas importantes para a sua farmácia quando se trata de planejar seu calendário anual.

Por isso, neste artigo abordamos uma visão geral do calendário sazonal para farmácias em  2022 e o que você precisa planejar para alavancar suas vendas.

Projeções de mercado 

Para aproveitar as tendências sazonais, temos que nos basear em análises de mercado. Por isso, traremos alguns dados e projeções interessantes, tanto do ano passado como de 2022, para ficarmos de olho.

Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a perspectiva de faturamento para o comércio varejista em 2022 é positiva.

A confederação revisou a expectativa do volume de vendas no comércio varejista para este ano, que antes era de +3,6% e passou para +3,1%. Agora, projetam um avanço de 1,2% para o setor neste ano. 

Segundo dados do IBGE, ainda em 2021, o volume de vendas no varejo voltou a se situar acima do nível observado em fevereiro de 2020 (+1,2%). 

No entanto, com exceção das vendas em segmentos essenciais como supermercados (+0,9%), produtos farmacêuticos (+1,2%) e artigos de uso pessoal e doméstico (+2,2%), os demais ramos pesquisados revelaram contrações nas vendas.

   

O que é o calendário sazonal para farmácias?

O calendário sazonal (também conhecido como calendário promocional) é uma ferramenta de suma importância para analisar desde futuras datas especiais até o mapeamento de eventos, sejam eles pontuais ou sazonais (referentes às estações do ano). 

Quando falamos no calendário sazonal para farmácias, queremos dizer que a chave para o sucesso é mapear tanto as datas que sejam relevantes apenas para o segmento da saúde, mas também como o mercado em geral e que façam sentido para o seu negócio

Assim, elas podem ajudar a trazer o diferencial que a sua farmácia precisa diante da competitividade do mercado. 

 

Falar sobre calendário sazonal também é falar sobre posicionamento de marca, uma vez que a maioria das datas relacionadas à área da saúde tem como principal objetivo:

  • fomentar campanhas de conscientização a respeito da prevenção e identificação de sintomas de diversas enfermidades.
 

Em datas especiais, como o Dia Mundial da Obesidade ou o Dia Nacional do Diabetes, por exemplo, a farmácia pode:

  • aproveitar para criar e distribuir materiais com informações a respeito dos sintomas das doenças;
  • explicar como identificá-los;
  • falar das formas e dos exames de prevenção;
  • criar campanhas nas redes sociais;
  • chamar especialistas para discutir o tema (aproveitando para fazer “collab”)
  • entre muitas outras ações.
 

Tudo isso com o intuito de não só informar seus clientes, mas para entregar valor à experiência deles com sua marca

Adotar essa estratégia de trabalhar o calendário promocional em datas-chave é um modo eficaz de se posicionar como referência no cuidado com a saúde e também de se solidificar no mercado.

 

Datas comemorativas no calendário sazonal para farmácias

Analisar as datas que se relacionam com o varejo em geral (como o Dia das Mães, Natal, semana do consumidor, black friday, entre outros), também é uma ótima ideia para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas nesses períodos. 

Isso porque sua equipe pode utilizar essas datas como oportunidades para oferecer descontos ou brindes para os clientes e, assim, ter um atrativo para que comprem na sua farmácia.

 

Para construir um melhor relacionamento com o seu público, também é imprescindível conhecê-lo. 

 

Entender quem são os principais perfis de clientes que você atende, quais são seus hábitos, comportamentos de compra, gênero, localização, ticket médio, entre outros aspectos que delineiam o perfil demográfico e psicográfico.

Tudo isso te ajudará a construir uma estratégia mais assertiva.

Caso sua farmácia esteja voltada a um nicho específico, será muito mais fácil e assertivo desenhar uma campanha para ela. 

De todo modo, considere que todos esses fatores que elencamos anteriormente ajudam a construir um poderoso calendário de datas especiais para farmácias.

   

A sazonalidade no varejo farmacêutico 

Para ficar mais fácil de avaliar as datas e sazonalidades (além de estações e datas especiais), podemos dividir o ano entre 4 quarters ou trimestres. 

Assim, podemos fazer o seguinte levantamento do que pode ser trabalhado para 2022.

Confira abaixo:

 

Primeiro trimestre: de janeiro a março 

  • 20/01: Dia do Farmacêutico
  • 24/01: Dia dos Aposentados
  • 04/02: Dia Mundial do Câncer
  • 05/02: Dia do Dermatologista
  • 10/02: Dia do Atleta 
  • 01/03: Carnaval
  • 08/03: Dia Internacional da Mulher
  • 21/03: Início do outono
  • 31/03: Dia da Saúde e Nutrição
 

Segundo trimestre: abril a junho

  • 07/04: Dia Mundial da Saúde
  • 08/04: Dia Mundial do Combate ao Câncer
  • 26/04: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
  • 30/04: Dia Nacional da Mulher
  • 07/05: Dia do Oftalmologista
  • 08/05: Dia das Mães
  • 17/05: Dia Mundial da Hipertensão
  • 03/06: Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil
  • 09/06: Dia da Imunização
  • 12/06: Dia dos Namorados
  • 14/06: Dia Mundial do Doador de Sangue
 

Terceiro trimestre: julho a setembro

  • 01/08: ​​Dia Mundial da Amamentação
  • 15/08: Dia dos Solteiros
  • 29/08: Dia Nacional de Combate ao Fumo
  • 31/08: Dia do Nutricionista
  • 06/09: Dia do Sexo
  • 08/09: Dia Nacional de Luta por Medicamento
  • 08/09: Dia Mundial da Fisioterapia
  • 14/09: Dia dos Pais
  • 23/09: Dia de Combate ao Estresse
 

Quarto trimestre: outubro a dezembro

  • 01/10: Dia Internacional das Pessoas Idosas
  • 03/10: Dia Mundial do Dentista
  • 11/10: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
  • 12/10: Dia das Crianças
  • 01/11: ​​Dia Mundial do Veganismo
  • 14/11: Dia Mundial do Diabetes
  • 21/11: Dia Nacional da Homeopatia
  • 01/12: Dia Internacional da Luta contra a AIDS
  • 25/12: Natal
 

Outras sazonalidades importantes: estações do ano 

  • Inverno: aqui pode ser trabalhada a venda de antigripais, antitérmicos, hidratantes e protetores labiais e corporais, inaladores e nebulizadores.
  • Primavera: nesse período, devido a interferências, como do aumento de pólen na atmosfera, por exemplo, pode ser uma boa ideia trabalhar medicamentos para alergias.
  • Verão: nessa época do ano, ganham mais destaque protetores solares, maquiagem com fator de proteção solar, protetores e hidratantes labiais, cremes para aliviar insolação entre outros. 
 

Meses e suas cores: como ir além das datas especiais

Ainda não existe um calendário oficial sobre as cores destinadas às comemorações que duram todo um mês.

No entanto, podemos afirmar que já há um consenso social maior sobre associar uma cor a um determinado mês. 

Essa estratégia tem se mostrado uma excelente ferramenta de marketing para chamar a atenção da população e conscientizar sobre a importância de cuidarmos da saúde. 

Além de trazer um holofote para alguns temas considerados “tabus”, mas que ainda precisam ser muito discutidos. 

 

Por isso, acreditamos que as simbologias dos meses e suas cores podem contemplar o calendário sazonal para farmácias. Confira-as abaixo:

  • Janeiro branco: saúde mental
  • Fevereiro roxo e laranja: Alzheimer e leucemia
  • Março lilás e azul-marinho: câncer do colo do útero e câncer colorretal
  • Abril azul e verde: autismo e prevenção de acidentes em ambientes de trabalho
  • Maio roxo e amarelo: doenças inflamatórias intestinais e acidentes de trânsito
  • Junho vermelho: incentivo à doação de sangue
  • Julho amarelo: hepatites virais
  • Agosto laranja e dourado: Esclerose múltipla e aleitamento materno
  • Setembro amarelo, verde e vermelho: combate ao suicídio, incentivo à doação de órgãos e doenças cardiovasculares
  • Outubro rosa: câncer de mama
  • Novembro azul: câncer de próstata
  • Dezembro vermelho e laranja: HIV e prevenção do câncer de pele
 

Tem dúvidas sobre como criar seu calendário sazonal com datas especiais para farmácias? 

O segredo é trabalhar a sazonalidade na farmácia com antecipação e olhar para o futuro com muita atenção.

Comece verificando os dias, semanas, meses e temporalidades voltados para várias observâncias da área da saúde. 

Você pode encontrar algo para comemorar e promover todos os meses, desde o Carnaval até o Natal, passando pelo Outubro Rosa, Novembro Azul entre outros.

Em seguida, use essa análise de saúde que você escolheu para gerar um tema promocional relacionado que a sua farmácia implementará. 

Para o Dia dos Namorados, por exemplo, você pode pensar em que tipo de atividades e produtos pode oferecer para incentivar a compra de presentes de farmácias para atrair mais clientes em suas portas e aumentar suas compras.

 

Vamos tomar outro exemplo com o Setembro Vermelho. 

O evento foi criado pela Federação Mundial do Coração e a campanha tem como objetivo conscientizar a população com ações que promovem a informação sobre prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. 

Pensando em uma estratégia 360 para esse período, é possível criar ações de conteúdo e vendas dedicadas à saúde do coração.

Uma ideia inicial seria identificar os itens de venda livre que se encaixam neste tema promocional, como suplementos de Ômega 3, alimentos com baixo teor de gordura e aparelhos de aferição da pressão arterial, por exemplo.

É importante determinar quais serviços você poderia promover para marcar a data e mostrar um diferencial da sua farmácia, seja oferecer um exame de aferição de pressão arterial gratuitamente ou entregar um livreto sobre práticas que ajudam a fortalecer a saúde do coração.

Também é possível organizar eventos especiais, como ajudar a patrocinar (ou apoiar) uma atividade em sua comunidade, como uma caminhada para toda a família com um(a) cardiologista tendo uma conversa mais próxima com os participantes.

Pensando em complementar a ação do Setembro Vermelho, você pode oferecer brindes diferenciados com a marca da sua loja, como bolas antiestresse em forma de coração ou garrafas de água com seu nome e logotipo. 

Partindo desses exemplos, você pode pensar ações promocionais para qualquer data especial ou sazonalidade.

 

Elevando sua estratégia

No geral, o importante é escolher as melhores ferramentas de comunicação para ajudá-lo a divulgar o que sua farmácia está fazendo, seja por:

  • e-mails para sua base de clientes;
  • postagens em seu site e rede sociais;
  • banner na frente de sua loja;
  • distribuição de folhetos em locais específicos;
  • entre outros.
 

Juntos a essas datas, seus esforços de marketing somam-se a uma grande atividade de promoção da saúde comunitária, que pode ser uma excelente oportunidade para alcançar a vantagem competitiva que se espera. 

Seguindo as dicas anteriores, promovendo ações que excedam apenas as postagens nas redes sociais, o valor agregado à sua marca será muito superior ao que as redes de farmácias conseguem através de vitrines.

O segredo da atração, retenção e fidelização de clientes é agregar valor ou seu produto e serviço.

Com um calendário sazonal para farmácias, com ações bem planejadas e eventos especiais (ainda que apenas em datas que realmente valham a pena ter um evento físico), você levará sua farmácia a um nível de reconhecimento regional que muitos concorrentes levaram anos de tradição local para alcançar.

   

Conclusão

Retomando o que aprendemos, mapear o calendário sazonal também passa pela conscientização sobre saúde e é uma ótima maneira de divulgar sua farmácia e promover a saúde dos seus clientes.

Todos os anos, organizações nacionais e internacionais se reúnem para compartilhar conteúdos educacionais e promover serviços que apoiam condições específicas de saúde. 

Seja da prevenção do câncer à conscientização sobre o diabetes, essas datas ajudam a informar e unir as comunidades.

Eles também são uma ótima ideia de complemento para a estratégia de marketing da sua farmácia, permitindo que você desenvolva relacionamentos com seu público enquanto anuncia produtos e serviços relevantes. 

Ao destacar diferentes datas a cada mês e fornecer incentivos temáticos, você pode manter os clientes envolvidos e dar-lhes um motivo para continuar comprando em sua farmácia.

Cada mês oferece uma série de oportunidades, e sabemos que pode ser complicado pensar em todas elas.

 

Para ajudar você a se preparar para o ano de 2022 com muito planejamento, preparamos um calendário sazonal para farmácias para você ir mais longe. 

Se você não quer mais perder tempo e iniciar o seu planejamento, não deixe de conferir o nosso material exclusivo e gratuito sobre o tema. 

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