Um recurso que pode contribuir bastante para o crescimento de sua farmácia ou drogaria é oferecer aos clientes um cartão fidelidade.
Os programas de fidelidade vêm se popularizando cada vez mais desde a década de 1980, quando foram criados por companhias aéreas norte-americanas para aproximar clientes.
Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) em anos recentes mostram crescimentos consecutivos no número de brasileiros cadastrados em programas desse tipo.
Para se ter uma ideia, enquanto havia cerca de 90 milhões de cadastrados em 2017, o número passou a 161,6 milhões em 2020.
Os mesmos dados apontam para um aumento no faturamento das empresas que adotaram algum tipo de programa de fidelidade.
Diante desses números, torna-se evidente a razão pela qual cada vez mais empresas têm oferecido cartões fidelidade aos seus clientes.
A seguir, você entenderá exatamente o que é um cartão fidelidade e do que você precisa para criar um em sua farmácia ou drogaria.
O que é um cartão fidelidade?
O cartão fidelidade é um tipo de programa adotado por empresas que consiste em oferecer recompensas aos clientes assíduos.
Há bastante liberdade para se estabelecer as condições de premiação e os tipos de recompensa, bem como no modo de registrar a assiduidade do cliente.
O mais comum, quando se fala em cartões fidelidade, é utilizar, de fato, um cartão físico, registrando-se o número de compras através de um carimbo.
Outro sistema bastante usado é a contagem de pontos conforme quantidade ou valores de compras, realizando-se a premiação quando o cliente atinge uma determinada pontuação.
Mas há muitas empresas que adotam o nome “cartão fidelidade” para designar programas de fidelização que não necessariamente utilizam cartões, ou então, usam cartões virtuais.
De modo que, reduzindo o termo aos seus elementos básicos, na prática, o que interessa mesmo é simplesmente oferecer um sistema de pontuação e recompensa.
Confira agora os tipos de recompensa que você pode oferecer e quais as vantagens de adotar esse sistema em seu negócio.
Quais benefícios podem ser oferecidos em um cartão
Há diversas formas de recompensar o cliente que alcança a pontuação necessária, sendo uma das mais comuns a oferta de brindes.
Esses brindes podem ser produtos da própria loja ou, ainda, serviços associados a eles, o que é uma forma de agregar valor aos seus clientes.
Assim, por exemplo, você pode oferecer um curso de manicure a compradores recorrentes de produtos relacionados à atividade.
Mas você também pode oferecer produtos que não são comercializados em seu estabelecimento, ou até mesmo dinheiro.
Se optar por uma premiação de valor significativo, pode entregar cupons de sorteio aos clientes em vez de usar pontuação.
Também é possível oferecer descontos em novas compras, promoções exclusivas ou mesmo descontos progressivos conforme a pontuação aumenta.
Nesse sentido, outra possibilidade é criar um ranking de melhores clientes ou estabelecer um sistema de “níveis de fidelidade” com diferentes tipos de vantagens.
Como isso ajuda a minha farmácia?
Oferecer um cartão fidelidade gera valor à sua empresa e ajuda a destacá-la em meio à concorrência.
Assim, antes mesmo de efetivamente fidelizar clientes, o cartão pode ser uma boa ferramenta para atrair, reter e envolver a clientela, aumentando também sua satisfação.
Os próprios clientes, ao se sentirem valorizados, estimulados e recompensados, acabarão servindo como divulgadores da sua marca.
Você deve aproveitar essa aproximação dos clientes para divulgar produtos e serviços e apresentar outros reais motivos para que eles prefiram sua loja à concorrência.
Nesse sentido, o programa de fidelidade funciona tanto como uma estratégia de marketing em si mesmo quanto como pretexto para divulgação.
Outra vantagem que um sistema assim pode trazer à sua empresa é um aumento nas vendas e no valor do ticket médio.
Afinal, é um programa de estímulo de compras, fazendo com que os clientes aumentem seu consumo individualmente.
Como criar um cartão fidelidade?
Da mesma forma que qualquer programa novo que se implante em uma empresa, o primeiro passo para criar um cartão fidelidade é o planejamento.
Embora não exista um tamanho mínimo da empresa para se aplicar um programa de fidelidade, é indispensável calcular com cuidado os investimentos com ele e com as premiações.
Apresentar propostas criativas, tanto no conceito quanto no visual do cartão, pode ser um diferencial na hora de se definir o sucesso do programa.
Também é preciso preparar o ambiente da empresa, além, claro, de fazer um bom treinamento das equipes envolvidas.
Depois de concluídas as etapas abaixo, chegará o momento de divulgar o seu programa, o que demandará investimento e estratégia.
Outro aspecto importante do cartão fidelidade é ter um sistema eficiente para organizar e gerir a etapa de execução.
Mas vejamos agora em mais detalhes as etapas iniciais de como fazer cartão fidelidade.
Preparando o ambiente ideal
Esta etapa se refere a um conjunto de práticas que é preciso estabelecer antes de se aplicar um programa de fidelidade.
Sobretudo, você precisa ter um bom conhecimento do seu público-alvo e dos hábitos de consumo dos seus clientes.
Neste aspecto, volta-se à questão de ter um sistema capaz de analisar os processos de compra e gerar métricas sobre o perfil de cada comprador.
É importante reunir o máximo de informações a respeito desses compradores, porque somente uma percepção correta de quem são eles trará sucesso à sua operação.
A partir daí, será possível definir quais produtos podem gerar pontos e que tipo de recompensa será mais interessante para o seu público.
Além disso, um cartão não é suficiente para gerar fidelidade.
A política de empatia e do bom relacionamento com o cliente precisa ser uma constante em seus serviços, ou de nada adiantará oferecer benefícios financeiros.
Isso passa tanto pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos quanto pelos cuidados com o espaço físico, como no caso da fachada da farmácia.
Escrevendo o regulamento
Quanto mais detalhado for o regulamento do seu programa, menos chances terá de enfrentar problemas com má-interpretação ou desagrado por parte dos clientes.
Inclusive, o ideal é tornar o regulamento acessível a todos, seja em meios virtuais ou através de versões impressas na própria loja.
Uma das principais definições que você deverá fazer é em relação a quais produtos farão parte do seu programa.
Você pode segmentar o programa em diferentes linhas de produto, tanto na pontuação quanto na premiação, quando ela for feita através de brindes.
Por exemplo, determinando que produtos da linha infantil geram uma pontuação diferente dos produtos da linha de cosméticos.
Ou ainda, estabelecendo que, ao atingir a pontuação X, o cliente recebe um produto da linha infantil, e ao atingir a pontuação Y, recebe um produto da linha de cosméticos.
Os valores de pontuações e os brindes correspondentes a cada quantidade de pontos devem estar bem visíveis, organizados preferencialmente em tabelas.
Outra coisa que você precisa definir é que tipo de compras contará para pontuar, se somente em dinheiro, em cartões de débito e crédito, etc.
Criando o cartão físico
O primeiro passo para a criação do cartão físico é a elaboração do design.
Assim como qualquer trabalho de construção de identidade visual, o ideal é que essa elaboração seja feita por um profissional especializado, no caso, um designer.
Mas também é possível criar por conta própria, utilizando recursos acessíveis e práticos encontrados na internet.
Sites como o Pinterest e o Canva, por exemplo, apresentam diversos modelos de cartão que podem ser usados como inspiração.
O Canva, inclusive, oferece vários recursos para a criação de um layout personalizado.
Um dos aspectos fundamentais desse processo é procurar alinhar o visual do cartão à identidade visual da sua marca ou, eventualmente, do conceito do programa.
Afinal, se você direcionar o programa a um determinado perfil de clientes ou produtos, isso pode se refletir em desenhos ou no estilo do cartão.
O mesmo cuidado com a criação visual pode ser aplicado na hora de se criar um carimbo para cartão fidelidade.
E ainda, você pode imprimir diversas informações no cartão, para além das regras de pontuação e do prazo de validade do programa.
O cartão é um bom espaço para incluir informações de contato, slogans e outras frases para propaganda da farmácia.
Alguns cuidados importantes
É muito importante lembrar que o cartão fidelidade para farmácia sofre restrições que não existem em outros estabelecimentos comerciais, porque não pode envolver medicamentos.
Inclusive, toda propaganda de farmácia atende a uma legislação específica que a proíbe de induzir a compra e o uso de medicamentos.
O efeito prático disso em relação aos programas de fidelidade é que medicamentos não podem ser usados nem para pontuação, nem como brindes.
Tanto para essas finalidades quanto para promover qualquer tipo de venda cruzada, somente podem ser usados produtos correlatos e de conveniência.
A venda cruzada é uma estratégia bem útil e que aumenta em interesse para os clientes quando eles estão participando de um programa de pontuação.
E nesse sentido, o próprio programa acaba estimulando a compra cruzada, que acrescenta à compra itens relacionados ao que já se está comprando.
Isso é bem diferente da venda casada, que acontece nos kits de produtos, ou da “empurroterapia”, quando se insiste para o cliente levar produtos diversos.
Estas últimas são práticas desagradáveis para quem está comprando e podem acabar afastando mais clientes do que gerando lucros, além de autuações e multas por parte dos órgãos reguladores.
Conclusão: promova seu negócio com um cartão fidelidade
Como vimos, o cartão fidelidade é um recurso bastante eficaz para aumentar o ticket médio e atrair novos clientes para a farmácia ou drogaria.
Porém, ele depende de toda uma filosofia de negócios que valorize a experiência do cliente e ofereça um ambiente convidativo à fidelização.
Programas de fidelidade não resolvem a falta de investimento na qualidade dos produtos, bom atendimento e cuidados com a higiene e apresentação da farmácia.
Mas no ambiente certo, e conhecendo a clientela o suficiente para saber quais compras e recompensas interessam mais, o cartão fidelidade pode representar mais lucros.
A partir daí, é só caprichar no regulamento do seu programa e criar um visual atraente para o cartão para aumentar as chances de sucesso!
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