Nada melhor para incrementar estratégias de marketing e elevar o faturamento que reunir boas dicas de como atrair clientes para a farmácia!
Esteja você começando no varejo farmacêutico ou já tenha experiência, ou ainda, se estiver enfrentando alguma crise nos negócios, acaba de chegar ao lugar certo!
O varejo é um jogo competitivo, e quem não se mexe para destacar-se entre a concorrência e despertar o interesse do público, está jogando errado.
O mercado de farmácias no Brasil é muito próspero, e utilizando de estratégia, criatividade e dedicação, você pode realmente alcançar sucesso em seu empreendimento.
Então, a atitude correta é a que você está tomando agora, ao ler este artigo, mirando naquilo que é a essência desse sucesso: seus clientes!
Confira as nossas 13 dicas e tenha a certeza de que, ao colocá-las em prática, dará um grande passo para conquistar seu público!
Como atrair clientes para a farmácia?
Não há gestores ou proprietários de sucesso que nunca tenham se perguntado como atrair clientes para a farmácia.
As respostas são muitas, e todas exigem uma boa dose de estudo, investimento ou, no mínimo, de atitude para darem certo.
Algumas soluções são básicas e práticas, envolvendo ajustes no espaço físico ou atenção especial a parceiros ou colaboradores.
Outras, exigem aprofundamento em assuntos mais técnicos de marketing, tecnologias ou do próprio meio em que se trabalha, que é o do varejo farmacêutico.
Mas em geral, as respostas são bem úteis não só para atrair mais clientes, mas também para retê-los e mesmo para garantir a sua fidelização.
Não há nenhuma obrigação de aplicar todas as estratégias que apresentaremos aqui, mas certamente, essa decisão representará um grande salto na evolução do seu negócio.
Quanto ao investimento, ele será pago quando as estratégias começarem a apresentar resultados.
Portanto, se quiser aplicar uma dica por vez, estabeleça a sua progressão, mas mantenha o foco em ampliar suas ações para atingir a excelência máxima!
1. Conheça o mercado farmacêutico
O primeiro passo para resolver a questão de como atrair clientes para a farmácia é ter um bom conhecimento do mercado e do seu público.
Em vez de quebrar a cabeça tentando inventar maneiras de aumentar as vendas, busque informações com quem entende do assunto e observe inclusive a concorrência.
Inovações podem ser muito eficazes para se destacar no mercado, mas sem esses conhecimento prévio, não dá nem para saber o que é realmente novo!
Então, aprofunde-se ao máximo em detalhes do seu negócio, não deixe passar nada — isso lhe dará muita consistência em suas ações.
Junto a isso tudo, também a escolha do farmacêutico certo é um detalhe que fará toda a diferença!
Outro conhecimento fundamental para o crescimento é ter uma noção exata de qual é o seu público-alvo e com que tipos de consumidores está trabalhando.
As últimas décadas marcaram mudanças significativas nos hábitos de consumo da população em geral, especialmente por conta da evolução da internet.
Sendo assim, não deixe de reunir toda a informação possível a respeito do seu público se quiser realmente reter e fidelizar clientes.
2. Tenha um visual atraente
Este é um dos pontos mais básicos quando o assunto é reter clientes.
A fachada da farmácia é a cara do seu negócio, e precisa ser atraente tanto para as visitas planejadas quanto para atrair quem está passando pela rua.
Isto pode estimular compras não planejadas e captar novos clientes para a sua farmácia!
Por exemplo, entre os muitos cuidados possíveis nesse aspecto, é preciso deixar claro para quem olha de longe que seu estabelecimento é uma farmácia.
Quem passa de carro precisa ver a pelo menos 50 metros para ter tempo de pensar: “Olha, uma farmácia, lembrei que preciso de tal produto”.
Então, prefira fontes grandes na escrita, tomando o máximo de cuidado com os detalhes e garanta uma estética impecável.
Além disso, cuide para que o interior da loja também seja atraente, bem iluminado, organizado e, principalmente, limpo.
Procure móveis adequados ao seu negócio e ao seu espaço físico — móveis que sejam bonitos, práticos e modernos.
3. Invista em atendimento
Lembre-se que para muitos clientes, a qualidade do atendimento é mais importante que a dos produtos na hora de definir seus estabelecimentos preferidos.
É por isso que, atualmente, um dos pilares de estratégias de marketing no comércio é o foco na experiência de compra do cliente.
É a satisfação geral dos clientes nessa experiência que fará com que eles falem bem da sua farmácia entre amigos e conhecidos.
Assim, novos clientes surgirão a partir desse boca a boca, também chamado de Buzz Marketing ou Marketing de Indicação.
Para garantir a qualidade do atendimento e a eficiência geral dos atendentes e colaboradores, é indispensável fazer algum investimento em treinamentos.
O ideal é evitar os treinamentos muito genéricos e oferecer capacitações focadas nas competências profissionais e procedimentos específicos de sua farmácia.
E nesse contexto, também é importante preparar sua equipe e o estabelecimento para prestar serviços de atenção farmacêutica.
4. Invista em serviços farmacêuticos
Serviços farmacêuticos são todos aqueles que apresentam algum caráter clínico, como a realização de testes laboratoriais.
Nesse sentido, alguns testes que você pode oferecer aos seus clientes são os testes de glicemia e perfil lipídico, dengue e influenza, HIV e sífilis.
Mas aqui também o conceito de atenção farmacêutica tem um papel relevante, fortalecendo a imagem de sua farmácia como um estabelecimento de saúde.
A atenção farmacêutica estreita os laços entre a farmácia e os clientes, oferecendo um acompanhamento farmacoterápico que pode incluir eventuais intervenções nos tratamentos realizados.
Isso significa dar atenção aos problemas dos clientes, avaliando os medicamentos de que fazem uso mesmo quando indicados por um(a) médico(a).
Naturalmente, nesse processo, é importante manter o diálogo com outros profissionais de saúde, podendo fazer também o encaminhamento para clínicas e laboratórios quando necessário.
Uma boa parceria com profissionais de saúde ainda pode ser aproveitada em ações especiais, eventos de promoção de saúde incluindo palestras e serviços específicos.
Assim, por exemplo, você pode promover um Dia do Combate à Hipertensão, oferecendo exames gratuitos e trazendo profissionais para uma explicação completa sobre o tema.
5. Aposte no inbound marketing
Basicamente, o inbound marketing envolve uma propaganda menos focada na promoção de produtos e serviços e mais voltada à discussão de possíveis problemas e soluções.
Oferecendo uma palestra sobre doenças, por exemplo, você reforça sua imagem de autoridade em saúde e traz conhecimentos aos clientes sobre assuntos de seu interesse.
Nesse processo, pode promover seus serviços e produtos de modo mais sutil, o que muitas vezes pode até ser mais eficiente que na propaganda direta.
Assim, a distribuição de materiais explicativos, por exemplo, pode ser uma excelente solução de como atrair clientes para a farmácia.
Neste caso, é importante usar uma linguagem simples e direta, de modo leve e atrativo, evitando termos muito técnicos ou explicando-os de forma acessível.
Esse tipo de material também pode ser publicado na internet, criando-se um blog exclusivo para a divulgação de conteúdos.
Esta é uma estratégia bem eficiente e está intimamente ligada à nossa próxima dica, que trata de sua presença em meios digitais.
6. Aplique estratégias de marketing digital
Nenhum produto ou serviço hoje em dia consegue ir muito longe sem um bom trabalho de marketing digital.
A internet afetou profundamente os hábitos de consumo, não só por ter se tornado um canal de compras, mas influenciando significativamente as decisões dos consumidores.
Sabemos que montar um time de marketing digital na farmácia pode parecer besteira e demandar investimentos muito altos, mas isso não é verdade.
O marketing digital não só é mais barato como traz melhores resultados que o marketing offline.
Além disso, suas ferramentas possibilitam mensurar com mais precisão as campanhas que deram certo ou errado.
Você até pode se aprofundar no assunto e resolver sozinho(a) muitas coisas, aplicando estratégias de SEO local, por exemplo.
Mas claro, se quiser realmente decolar, precisa de profissionais especializados.
Então, comece contratando ao menos uma pessoa, um freelancer ou estagiário de marketing digital e mídias sociais que se dedique 100% ao seu negócio.
Caso prefira terceirizar o marketing, a melhor alternativa é buscar pessoas/empresas especializadas no setor de farmácias e drogarias.
Para entender melhor como o marketing digital pode ajudar o seu estabelecimento, assista ao nosso bate-papo abaixo:
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7. Não abandone a propaganda offline
Sobretudo em cidades pequenas, recorrer à mídia local e divulgar em jornais, TVs e rádios ainda é, sim, uma boa estratégia!
Para esse tipo de divulgação, recomendamos apenas cautela.
O ideal é testar um tipo de cada vez, em vez de já começar divulgando em vários meios, e somente repetir o que de fato deu certo.
Uma boa forma de medir o marketing offline é fazer aos clientes perguntas como “onde nos conheceu?”, ou “onde ouviu sobre nossas ofertas?”
Assim, você poderá saber de forma mais precisa qual ação de marketing offline mais atraiu clientes para a sua loja.
8. Diversifique e integre seus canais de venda
Oferecer diversas opções de atendimento e de compra aos clientes significa estar onde eles estão, o tempo todo.
Atualmente, depender somente do tráfego de pessoas que entram e saem da sua loja não é suficiente nem o ideal.
Então, procure aplicar uma estratégia multicanal e, na medida do possível, migrar completamente para um tipo de negócio omnicanal.
Para começar a avançar nesse sentido, passe a receber pedidos e atender clientes pelo Facebook (messenger), WhatsApp e Instagram.
Outra estratégia fundamental é criar um site próprio contendo informações básicas de contato, serviços e produtos ofertados, e mesmo que a princípio ele não ofereça a opção de compras.
Para dar esse outro passo e começar a vender através do site, você pode contar com inúmeras plataformas de delivery online.
A MyPharma é a única plataforma de delivery totalmente focada em farmácias, com processos automatizados e mais fáceis do que as ferramentas de chat das redes sociais.
9. Escolha os melhores parceiros comerciais
Para garantir a qualidade dos seus serviços e produtos, é indispensável ter cuidado na hora de escolher os fornecedores e parceiros comerciais.
E isso se refere não somente às distribuidoras de medicamentos, mas a muitas outras coisas, como os fornecedores de ferramentas tecnológicas ou materiais impressos.
Garantir um bom sistema para farmácias, por exemplo, exige uma boa pesquisa de mercado e conhecimento sobre suas próprias necessidades e funcionalidades disponíveis.
Quanto a plataformas de delivery online, a questão ganha ainda mais importância, pois envolve a inserção do seu negócio em meios digitais — um dos aspectos abordados nestas dicas.
Portanto, neste aspecto, é essencial garantir confiabilidade do serviço e uma boa relação de custo-benefício.
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10. Tenha o melhor mix de produtos
Naturalmente, garantir a qualidade dos produtos que você comercializa também é essencial na questão de como atrair clientes para a farmácia.
Assim, desde a formação do seu mix inicial, é bom conhecer os principais fabricantes de medicamentos e quais produtos são os melhores e mais confiáveis.
A questão da segurança é fundamental quando se trata de medicamentos, afinal, é a saúde e a vida das pessoas que está em jogo!
Uma estratégia que pode ajudar bastante no quesito qualidade é conhecer a lista de medicamentos mais vendidos no Brasil.
Mas também é importante oferecer variedade, trazendo não só alternativas para intercambialidade de medicamentos como também outros tipos de produtos autorizados à venda em farmácias.
Inclusive, é com esse outro tipo de produtos que você tem mais possibilidades de aplicar estratégias para aumentar suas vendas, conforme demonstraremos a seguir.
11. Promova seus produtos de perfumaria
Os chamados produtos correlatos autorizados para comercialização em farmácias e drogarias são uma excelente solução de como atrair clientes para a farmácia.
Além disso, diante das restrições legais para a propaganda de produtos medicamentosos ou seu uso em estratégias promocionais, serão os correlatos que cumprirão esse papel.
Isso significa que através deles você poderá agregar vendas explorando mais livremente estratégias como a venda cruzada.
É também esse tipo de produto o único que pode ser usado para pontuação ou brindes de programas de fidelidade.
Mas diante do seu potencial para atrair clientes e aumentar o faturamento de sua farmácia, também é essencial investir em qualidade e variedade desses produtos.
E aqui, mais uma vez, é bastante útil conhecer a lista de correlatos mais vendidos em farmácias no Brasil.
A seguir, o consultor Fábio Centeno traz dicas para atrair para a farmácia os clientes que costumam comprar produtos de perfumaria em supermercados:
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12. Aposte na estratégia do marketing verde
A questão ambiental vem ganhando cada vez mais relevância nas últimas décadas, refletindo-se diretamente nos hábitos de consumo da população.
Uma pesquisa da agência Union + Webmaster revelou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos de empresas que sejam sustentáveis!
Diante disso, desenvolveu-se o conceito de marketing verde, em que as empresas divulgam para o público ações aplicadas por ela em defesa ao meio ambiente.
Assim, torna-se uma excelente estratégia para conquistar a simpatia do público, ganhar credibilidade e destacar-se em meio à concorrência.
Entre as ações mais básicas de marketing verde estão a separação do lixo reciclável e a redução do uso de papéis, plásticos e energia elétrica.
Também é interessante engajar-se em campanhas locais de preservação do ambiente e dos espaços públicos.
Outra medida fundamental nesse sentido é promover o descarte adequado de medicamentos — o que, além de preservar o meio ambiente, garante mais saúde à população.
13. Capriche nas promoções
Quando feitas de forma inteligente, as promoções são excelentes estratégias de como atrair clientes para a farmácia.
Nesse sentido, há um grande número de ações promocionais que podem ser postas em prática e que possuem um grande potencial e apelo junto ao público.
Além disso, elas podem acabar servindo para outros propósitos, por exemplo, para zerar o estoque de uma linha de produtos próxima ao vencimento.
Em geral, o primeiro passo para uma promoção eficiente é identificar os itens de farmácia mais pesquisados em sua cidade no momento.
A questão da sazonalidade tem grande importância quando se trata de promoções, e explorar datas comemorativas gera bastante movimento no varejo.
E nesse sentido, o simples ato de decorar a loja ou fachada conforme a festividade ou tema do momento já pode trazer bons resultados.
Outra dica interessante na hora de realizar promoções é praticar a percepção de valor.
Para isso, mostre o valor cheio comparado com o valor promocional, por exemplo: “De R$120,00 por R$97,00”.
Conclusão sobre como atrair clientes para a farmácia
A combinação entre o mundo offline e online é a chave de virada do seu negócio e a principal estratégia de como atrair clientes para a farmácia.
Portanto, siga buscando conhecimento sobre esses temas, fale com especialistas no assunto e estude ferramentas que ajudem a aplicar esses conhecimentos.
A síntese de como atrair clientes para a farmácia é estudar, persistir e tomar iniciativas sem medo de errar.
Em geral, tudo o que você viu aqui está relacionado a conhecimentos de marketing e tem ampla comprovação na prática do comércio.
Assim, vale a pena aprofundar-se em conhecimentos gerais de marketing e, na medida do possível, do marketing especificamente aplicado para farmácias e drogarias.
Para facilitar, a MyPharma reuniu ótimos conhecimentos baseados inclusive em sua experiência no mercado e preparou um Guia de Marketing para pequenas e médias farmácias.
E o que é melhor: estamos disponibilizando esse material gratuitamente para você!
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