Quem resiste a levar seu comércio para o meio digital, está perdendo uma grande chance de aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais.
Afinal, a competitividade aumenta mais a cada dia, enquanto o setor farmacêutico brasileiro vive um momento de amplo crescimento.
Segundo estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP), o faturamento do setor chegou a R$ 66,07 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021.
Todo esse crescimento se deve ao alto número de farmácias no país. Conforme o Conselho Federal de Farmácia, atualmente no Brasil há cerca de 90 mil estabelecimentos em funcionamento.
Por causa dessa enorme concorrência, muitas farmácias buscam novas maneiras de aumentar suas vendas e se destacar no mercado.
E uma das melhores formas de alcançar esses objetivos é pelo uso das redes sociais da farmácia.
Afinal, conforme estudo divulgado pela CupomValido, reunindo dados da Hootsuite e WeAreSocial, mais de 70% dos brasileiros usam as redes.
Por isso, hoje, reunimos dicas e informações de como aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais.
Confira!
Por que investir nas redes sociais?
As redes sociais são espaços virtuais onde pessoas compartilham informações e experiências entre si. Mas também podem ser usadas para relacionar pessoas e empresas.
Nesse sentido, as redes sociais de farmácia se tornam instrumentos fundamentais de marketing, podendo aumentar a retenção e fidelização dos clientes.
Por outro lado, você pode acabar se frustrando um pouco se tentar vender pelas redes sociais através dos marketplaces que elas disponibilizam.
Portanto, não desperdice seu tempo cadastrando item a item seus produtos em um desses marketplaces.
Em vez disso, mantenha o foco apenas no marketing digital. A seguir, explicaremos com mais detalhes como utilizar as redes para isso.
Mas, antes, vale mencionar um recurso que simplifica muita coisa, que é o calendário editorial da MyPharma para redes sociais de farmácias.
Com ele, você garante facilmente um maior engajamento em suas redes.
Portanto, se quiser saltar a explicação e garantir agora mesmo posts prontos para a sua farmácia, clique no botão abaixo:
Agora, vejamos como é possível aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais.
Para começar, apresentamos alguns benefícios de se ter uma presença consistente nas mídias sociais.
Divulgação dos produtos
Como você deve saber, existem algumas restrições em relação à divulgação de remédios nas redes sociais e em outros canais exclusivos de divulgação.
Uma delas é que a publicidade e as vendas têm que ser feitas pelo site próprio da farmácia. Isso porque o domínio contém os dados da empresa, incluindo autorização dos órgãos competentes de vigilância para comercializar medicamentos.
A restrição vale para medicamentos sujeitos ao controle especial, como os utilizados para especializações da odontologia, por exemplo.
Produtos de beleza e medicamentos sem prescrição, porém, podem ser promovidos nas redes sociais sem muita burocracia.
Assim, você pode divulgar os produtos nos quais a sua farmácia tem mais foco.
De qualquer maneira, para evitar problemas, recomendamos que você conheça em mais detalhes a regulamentação da Anvisa para divulgação de medicamentos, a RDC 96/2008, ou acompanhe a nossa discussão: Propaganda de Farmácia: legislação e dicas.
Redução do custo de aquisição
O chamado custo de aquisição do cliente é uma métrica usada para saber quanto custa adquirir um novo cliente para sua farmácia.
Ele é utilizado para avaliar se determinado modelo de negócio é lucrativo e o que fazer para que a resposta a essa questão seja afirmativa.
A vantagem das redes sociais é que um cliente interessado, que gostou da sua farmácia, pode divulgar a loja para outras pessoas, recomendando-a como a melhor do mercado.
Isso acaba gerando uma redução no custo de aquisição dos clientes e também evitando que você os perca. Afinal, deixar um cliente satisfeito vai aumentar as chances dele se fidelizar ao seu negócio e “contagiar” outros clientes em potencial.
Dicas para aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais
Antes de divulgar medicamentos e outros produtos em redes sociais de farmácia, uma das principais etapas a serem cumpridas é a de planejamento.
Com um planejamento estratégico, será possível definir o posicionamento da sua farmácia no mercado.
A posição no mercado é a forma como o público enxerga sua farmácia. Ou seja, quanto melhor a imagem dela, melhor avaliada ela será.
Uma boa dica é definir o seu nicho de atuação. Assim, será muito mais fácil conquistar bons resultados, simplesmente por ter um público mais segmentado.
Trabalhando a segmentação do público, será possível construir melhor a imagem da empresa, bem como seu posicionamento.
Outro aspecto importante a se manter em mente é que você não vai vender pelas redes sociais propriamente, mas impulsionar suas vendas pela publicidade.
Nesse sentido, há várias ações que podem ser tomadas para se destacar nas redes sociais.
A seguir, apresentaremos algumas dicas que certamente irão ajudá-lo. Mas se quiser se aprofundar ainda mais sobre o tema, pode baixar gratuitamente o nosso Guia de Marketing clicando na imagem abaixo:
1. Invista em conteúdo de alta qualidade
Com o público-alvo em mente, a farmácia pode desenvolver conteúdos de alta relevância para agregar ao seu cliente. Afinal, não se trata apenas de postar um conteúdo, mas que ele seja interessante para quem o lê, assiste ou vê.
Uma boa opção, por exemplo, é produzir textos e vídeos com dicas sobre medicamentos e outras questões relacionadas ao tema.
Outra maneira de gerar engajamento é produzir imagens com pequenas dicas e informações relevantes.
Dessa forma, você certamente atrairá mais clientes.
Desde um público mais específico até consumidores mais gerais, todos vão considerar sua farmácia uma autoridade no assunto.
E isso será determinante para a decisão de compra.
Cada rede social tem suas características e limitações e nem todas geram os mesmos resultados.
Existem mídias sociais que dão resultados melhores que outras, e para definir o canal ideal para a publicação de textos, a dica é testar o desempenho do conteúdo em cada rede.
Assim, será possível reavaliar as estratégias de publicação, definir aquilo que dá resultado ou não e reestruturar suas ações a partir disso.
3. Escolha a data de publicação
Na hora de publicar algo em redes sociais de farmácia, é necessário definir uma estratégia clara.
Em primeiro lugar, analise a quantidade de pessoas que se engajaram com a publicação, seja vendo, avaliando ou comentando.
Observe também a data e o horário de maior engajamento do seu público. Então, a partir dos resultados, publique os conteúdos e divulgue seus produtos no período de maior engajamento dos seguidores.
Dessa forma, ficará mais fácil para sua página encontrar o público na hora certa, aumentando suas chances de engajamento e de conversão em vendas.
4. Invista em ferramentas para mídias sociais
Investir em ferramentas de gestão de mídias sociais ajuda na divulgação do negócio. Através desse mercado, você manterá contato com o público e acompanhará as publicações em todos os canais em que a sua farmácia estiver presente.
Com essas ferramentas, você consegue programar as publicações na data exata, poupando tempo e evitando que você se esqueça de publicar nas redes.
Além disso, usando essas ferramentas, você também terá mais tempo para responder comentários e dar mais engajamento às suas páginas.
Enfim, qual o melhor uso das redes sociais para o mercado farmacêutico?
Um bom uso das redes sociais no mercado farmacêutico impacta diretamente em resultados de SEO e, consequentemente, aumenta suas chances de atrair e fidelizar clientes.
Porém, como é de se esperar, algumas estratégias garantem mais e melhores resultados que outras. Assim, é bom ficar atento para não se desgastar demais em caminhos que não podem levá-lo muito longe.
Nesse sentido, o uso de marketplaces com a intenção de vender pelas redes sociais não configura a melhor estratégia para farmácias.
Além de obrigar o cadastro de seus produtos item a item, os marketplaces apresentam diversas limitações e desvantagens se comparados à alternativa do e-commerce.
Para começar, o e-commerce corresponde a um site próprio do seu negócio. Apenas isso, por si só, já impacta positivamente as análises de SEO e melhora o seu ranqueamento em sites de pesquisa.
Assim, investir em uma plataforma como a MyPharma, por exemplo, que é a única 100% voltada às farmácias e drogarias, pode lhe trazer inúmeros benefícios.
Se você quiser entender melhor e conhecer mais detalhes sobre nossos serviços e tecnologias, você pode começar assistindo à nossa demonstração:
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MyPharma e redes sociais: a combinação perfeita
Para começar, o link para um e-commerce em redes sociais deve ficar bem visível no perfil. Dessa forma, você garante mais visibilidade e fluxo de visitantes para o seu site.
Porém, a melhor maneira de aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais é simplesmente investindo em um relacionamento mais próximo com os seus clientes/seguidores.
Para isso, é necessário focar não só na qualidade das publicações como também manter uma certa frequência de postagens.
Desse modo, você aumenta a visibilidade do seu negócio, alcançando novos potenciais clientes e favorecendo seu engajamento.
Como resultado, acabará atraindo mais compradores tanto para a loja física quanto para o e-commerce, aumentando igualmente as vendas de balcão e da loja virtual.
Mas antes de se desesperar diante do desafio de manter a qualidade e a frequência em suas postagens, conheça o nosso calendário editorial para farmácias.
Com ele, você elimina as preocupações e pode se concentrar apenas em colher os frutos de um trabalho bem realizado.
Conclusão: é muito fácil aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais
Se você acompanhou tudo até aqui, provavelmente não lhe restam mais dúvidas, mas ainda assim, resumimos tudo para facilitar as coisas.
Então, de uma vez por todas, como aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais?
Antes de tudo, você precisa de um conhecimento básico sobre marketing e de um bom planejamento na área.
Nesse sentido, também é interessante entender o conceito de SEO, suas implicações e aplicações em marketing digital.
Por fim, é sempre bom poder contar com alternativas para driblar as dificuldades técnicas ao se colocar tudo isso em prática.
Nesse sentido, como você viu, a MyPharma pode ser a sua melhor companheira.
Afinal, outra questão que você aprendeu aqui é que não adianta se esforçar demais para vender pelas redes sociais, diretamente.
Em vez dos marketplaces das redes, o investimento no e-commerce propriamente dito é muito mais vantajoso sob vários aspectos.
E agora que você conhece melhor a MyPharma e nossos serviços, já sabe também como é fácil se inserir no mercado digital.
Basta confiar em nossas ferramentas e tecnologias, então tudo será feito sem demandar maiores esforços da sua parte e com resultados comprovados.
Portanto, não espere mais! Garanta hoje mesmo a parceria que pode alavancar o seu negócio agendando uma conversa com um dos nossos consultores!
*Esse artigo foi escrito em parceria por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal e Roger Augusto Marquart Dorl, redator parceiro da MyPharma.
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