Donos e gestores estão continuamente em busca de expansão e de aprender como aumentar vendas em farmácia.
Afinal, vender mais é o que garante um bom movimento de estoque e aquele resultado positivo nas finanças que é o objetivo de qualquer negócio.
Nesse sentido, é fundamental conhecer estratégias e saber quais ações promocionais e campanhas para farmácia realmente funcionam.
A boa notícia é que, tanto para as lojas físicas quanto no varejo online, há diversas estratégias com eficiência comprovada pela prática.
Portanto, confira agora 12 ideias para aumentar as vendas em sua farmácia ou drogaria, coloque-as em prática e ateste você mesmo os resultados positivos!
Como aumentar vendas em farmácia?
O primeiro passo de como aumentar vendas em farmácia é entender que marketing é fundamental!
Certamente, há vários outros pontos em sua drogaria que precisam de atenção, como questões ligadas à aparência de sua fachada e interior da loja.
Aspectos práticos como organização do estoque e atenção à sazonalidade também entram em jogo, podendo impactar significativamente nas vendas.
Também a relação estabelecida com os clientes e a qualidade do atendimento, produtos e serviços oferecidos influenciam seus resultados.
Mas em geral, até mesmo esses pontos possuem relação com o marketing, que além disso, abarca ainda muitas outras questões relevantes.
Principalmente, o fato de, hoje, não se pode esperar os melhores resultados em vendas sem estar presente nos meios digitais e aplicando aí estratégias eficientes.
Portanto, confira a seguir algumas medidas que você pode tomar para destacar o seu negócio e as melhores ideias de como aumentar as vendas!
1. Trace metas precisas e bem definidas
Qualquer estratégia de como aumentar vendas em farmácia começa no planejamento.
Criar metas bem fundamentadas tanto nas possibilidades financeiras e estruturais do seu negócio quanto em um bom conhecimento das estratégias adotadas pode garantir melhores resultados.
O plano geral de simplesmente aumentar vendas ou as metas impossíveis ou fantasiosas podem mais atrapalhar do que trazer bons resultados.
Portanto, parta de conhecimentos sólidos que incluam pesquisas de mercado e de público-alvo, além de considerar os gastos envolvidos em cada estratégia.
A partir daí, você poderá definir metas possíveis e capazes de motivar sua equipe, despertando nela o desejo necessário de alcançar os objetivos.
2. Acerte em seu mix de produtos
Para acertar em seu mix de produtos, é preciso conhecer bem o que há disponível no mercado e aquilo que tem o maior potencial de vendas.
E implica investir não só em qualidade como também na diversidade dos produtos, adequando-se às necessidades de sua clientela.
Nesse sentido, é fundamental conhecer os medicamentos mais vendidos no país, bem como os não-medicamentos autorizados à venda em farmácias e drogarias.
Os chamados produtos correlatos, ou também itens de perfumaria, têm um grande impacto nas vendas desse tipo de estabelecimento, e não podem faltar nas prateleiras.
Já em relação aos medicamentos, é essencial, ainda, que o estabelecimento conte com a presença de um farmacêutico capacitado e competente.
Sua maior qualidade para promover o aumento das vendas será a capacidade de transmitir autoridade e confiança aos clientes em relação à medicação que comercializa.
Aliando isso à variedade e à qualidade dos produtos em sua loja, fica muito mais fácil atrair, reter e até mesmo fidelizar clientes.
3. Tenha a melhor apresentação visual
A questão visual tem um grande impacto sobre o público e é uma das principais soluções em relação a como aumentar vendas em farmácia.
Isso parte de uma boa definição de identidade visual e sua aplicação tanto na estrutura e decoração da loja física quanto em materiais de divulgação.
Mas além disso, inclui alguns cuidados de comunicação visual na hora de pensar em seu layout e na experiência do cliente no interior da loja.
Para se destacar, chamar a atenção e atrair potenciais clientes que passam pela rua, todos esses cuidados devem ser considerados desde a escolha da fachada.
Já no interior da loja, é indispensável apresentar um ambiente acolhedor, limpo e devidamente organizado.
Da mesma forma, seu site e loja virtual, bem como elementos visuais em redes sociais e canais de atendimento exigem atenção e cuidado.
4. Invista em marketing digital
Se tem um investimento que vale muito a pena ser feito, atualmente, em qualquer setor do varejo, é o investimento em marketing digital.
Estar nas redes é indispensável para ser visto e lembrado, mas ter uma conta da sua farmácia registrada no Facebook e Instagram não é suficiente.
É importante esmiuçar as ferramentas disponíveis e aproveitar todos os benefícios que as mídias sociais oferecem a quem passa a investir no marketing digital.
O Facebook, por exemplo, possui uma ferramenta de rastreamento chamada pixel que pode ser bem útil para acompanhar os resultados de estratégias aplicadas.
O pixel permite conhecer as ações que os visitantes tomam em seu site e medir os resultados de anúncios.
Ele também permite filtrar um público-alvo mais específico, gerando maior conversão e venda.
Saber usar o Google é outro meio poderoso de fortalecer o marketing digital.
O Google dispõe de várias ferramentas para o planejamento de campanhas, possibilitando estratégias voltadas aos termos de busca do seu público-alvo e emitindo relatórios específicos.
Mas em termos de estratégia digital, nada se compara à eficiência de um bom site institucional ou de delivery online.
Através do website, é possível potencializar sua presença na web, promovendo benefícios como o alcance de maior público e aumento nas vendas e no ticket-médio.
Para conhecer mais sobre como o marketing digital pode te ajudar a vender mais em farmácias e drogarias, assista ao bate-papo no vídeo a seguir:
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5. Aprenda a usar CTAs nas campanhas
Uma boa forma de otimizar as suas promoções e campanhas é fazer uso de CTAs.
A “Call to Action” (que traduzido ao português significa “chamada para a ação“), é aquilo que incita o usuário a uma ação predeterminada.
Bastante frequente em anúncios e sites, geralmente aparece em forma de link ou botão em destaque, incluindo palavras como: “clique”, “saiba mais” ou “acesse”.
Exemplos de CTAs
Através das CTAs, é possível conduzir seu cliente até a ação que você deseja que ele realize, sempre instruindo ou indicando o próximo passo.
Um aspecto importante é que a CTA encaminhe o cliente a algum espaço próprio — um site ou plataforma da web, próprios da farmácia.
Especialmente se forem utilizados no Facebook ou no Instagram. Nesse caso, é preciso direcionar o usuário a um local que possibilite a conclusão de seu objetivo.
Sua intenção com a CTA também deve ser bem definida, conforme seu interesse: você pretende gerar conversão? Capturar um lead?
Neste último caso, o padrão é disponibilizar um formulário que será preenchido pelo cliente com as informações de que você precisa para capturá-lo.
A captura de lead é importante, pois através desse registro, você poderá alcançar a conversão da venda em um momento futuro.
Para isso, há ferramentas online como o Google Forms e o JotForm que geram formulários de modo prático e fácil.
6. Garanta um bom ranqueamento no Google (SEO)
Ainda para saber como aumentar vendas em farmácia a partir do digital, é muito importante entender e colocar em prática estratégias de SEO.
A todo momento, milhares de buscas por farmácias são realizadas no Google.
Geralmente, o motivo dessas pesquisas está ligado à necessidade de informações básicas como: endereço, contato ou preço de medicamentos e outros produtos.
Estudos do Advanced Web Ranking apontam que mais de 80% das pessoas que buscam informação na internet não passam à segunda página disponibilizada pelo Google.
Ou seja, estar no topo das pesquisas é muito importante — e o SEO existe exatamente para isso!
Do inglês Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), o SEO é hoje um dos principais conceitos do Marketing Digital.
Ele propõe estratégias e técnicas para que um site fique bem posicionado em buscas na web.
E existem vários meios para isso, mas uma das principais formas, além de ter um site próprio de qualidade, é através das keywords (palavras-chave).
Não existe um padrão nos termos mais buscados na internet, mas, em cada assunto de interesse, algumas palavrinhas costumam aparecer mais.
Então, digamos que você esteja gripado e queira pesquisar tratamentos.
Neste caso, as palavras-chave da pesquisa seriam “gripe” e “tratamento”, e sites ou textos focados nesses termos seriam melhor posicionados nos resultados.
Para saber quais keywords utilizar em seu site, blog ou conteúdo, indicamos a ferramenta gratuita Ubersuggest.
Além de fornecer importantes dados para o SEO, a ferramenta sugere quais são os termos que mais aparecem nas consultas de cada palavra-chave.
7. Gere conteúdo em blog
Disponibilizando materiais informativos em espaços online, mais do que vender seus produtos, você estará oferecendo algo que supre e cativa os interesses do público.
Para compreender melhor como aumentar vendas em farmácia usando blogs, lembre-se que mencionamos acima que o SEO possui a estratégia das keywords.
Pois o conceito de palavras-chave cabe perfeitamente aqui.
Afinal, apresentar informações de qualidade envolvendo palavras-chave do interesse dos seus clientes é uma forma eficiente de atraí-los.
Confira algumas vantagens de um blog:
- produz conteúdo de interesse do cliente
- aplica keywords que levarão seu site, blog ou plataforma online ao topo das pesquisas do google
- utiliza call to action para encaminhar o cliente ao passo de compra — ou ao passo desejado por você
- captura o interesse do cliente, criando laços e credibilidade e expandindo sua marca
- vende o produto
- fideliza o cliente
É um ciclo intenso no qual ambas as partes — farmácia e cliente — são beneficiadas.
Mas é importante ter em mente que a geração de conteúdos é um trabalho estratégico e demanda a contratação de um profissional especializado.
Nesse caso, indicamos que busque um bom redator, experiente em marketing e comprometido com a qualidade dos artigos para que os resultados sejam sempre positivos.
8. Aplique as melhores estratégias para seduzir o cliente
Além de ter um bom conhecimento individual de seus clientes, é importante conhecer algumas características gerais que podem levar pessoas a realizar uma compra.
Basicamente, há dois sentimentos principais que podem ser explorados como gatilhos para compras, que são o sentimento de escassez e o de urgência.
Nesse sentido, promoções do tipo “últimas unidades” ou mesmo a exposição de poucas unidades de cada produto nas prateleiras são estratégias bem eficientes.
Da mesma forma, promoções dirigidas a um número limitado de clientes ou com um prazo específico e curto costumam surtir bastante efeito.
Outra boa estratégia é apostar numa relação mais próxima e de confiança com os clientes, oferecendo acompanhamento e aconselhamento como na atenção farmacêutica.
Já uma forma de chamar a atenção para produtos específicos é usar a chamada prova social, como estatísticas de vendas ou de eficiência do produto.
Também a distribuição dos itens e prateleiras pode ser explorada, usando-se os pontos que mais atraem o olhar de quem circula pela loja.
E nesse sentido, vale a pena aprofundar-se em estratégias relacionadas ao checkout e como utilizá-lo para promover mais vendas.
9. Saiba agregar vendas
O próprio checkout é um bom exemplo de estratégia para agregar vendas, mas existem muitos outros igualmente eficientes.
Promoções que envolvem cupons de desconto ou “cashback” chamam bastante a atenção e impulsionam as compras dos clientes.
Mas uma das melhores formas de agregar vendas é a venda cruzada, em que são oferecidos produtos relacionados ao que está sendo comprado pelo cliente.
Assim, por exemplo, quando aparece um cliente comprando medicação para a gripe, é uma ótima oportunidade para oferecer lenços de papel ou balas de própolis.
Mas é preciso cuidar para que essa prática não se torne desagradável, como quando se “empurram” produtos para muito além das necessidades do cliente.
Outra questão importante é a proibição da indução ao uso de medicamentos, o que deixa esses produtos de fora das vendas cruzadas ou kits promocionais.
10. Crie ações promocionais envolventes
Seguindo com nossas dicas de como aumentar vendas em farmácia, destacamos alguns aspectos sobre ações promocionais que irão auxiliar você!
O calendário promocional é amplamente utilizado no varejo, pois em períodos específicos, o setor atinge picos de venda muito acima da média anual.
Assim, dentro das ações promocionais em farmácia, o calendário visa estimular o consumo por meio de datas comemorativas.
Para aplicá-lo, comece elencando algumas datas-chave. Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por exemplo, são bem importantes e geram muita rentabilidade.
A seguir, use a criatividade ou pesquisas com seus consumidores para definir as melhores ações.
E prepare promoções com valores imperdíveis, combos ou mix de produtos ligados à data que facilite a tarefa de presentear, por exemplo.
Para a divulgação, vale investir em anúncios em rádios e canais de televisão da cidade.
Utilizar as mídias sociais e realizar o envio de e-mail marketing para clientes já cadastrados auxilia muito o sucesso da ação.
Dentro do ponto de venda (PDV), a sugestão é encomendar a confecção de banners, faixas e folhetos para anunciar as promoções.
Além disso, pense em artes legais, pois todas as boas ações promocionais em farmácia passam pelo aspecto estético.
Mas atenção! Não tente criar artes “improvisadas” ou “caseiras” com a logo da farmácia, e evite as publicações com artes amadoras.
Neste tópico, é importante salientar que a escolha de um profissional especializado em criação e designer é indispensável.
Abaixo, linkamos alguns sites de contratação de designers e profissionais de marketing, com baixo custo e serviços de qualidade:
11. Priorize o bom atendimento nas vendas online e presencial
Qualidade no atendimento é fundamental para a conversão de vendas.
Isso exige uma boa preparação da equipe tanto em termos de comunicação quanto de conhecimento de produtos e procedimentos da farmácia.
E aqui, mais uma vez, vale lembrar os pontos já mencionados em relação à proximidade com os clientes, atenção e cuidados com suas demandas e interesses.
E isso vale tanto para o atendimento presencial quanto para o atendimento online.
A internet possibilita diversos meios de atendimento, como sites de vendas, redes sociais, chats online e, em destaque, o delivery.
Além de saber trabalhar com todos eles individualmente, é interessante também pensar maneiras de integrá-los para oferecer ao cliente uma experiência única de compra.
Esse tipo de estratégia é conhecida como atendimento omnicanal, uma tendência que tem cada vez mais adeptos entre as empresas, devido aos ótimos resultados.
12. Invista em estratégias de fidelização
O maior progresso que se pode alcançar na relação do cliente com o seu negócio é quando ele se torna um cliente fidelizado.
Assim, nada melhor que conhecer algumas maneiras de induzir seus clientes a passarem para essa categoria.
E para isso, é bom conhecer alguns conceitos de marketing como funil de vendas e jornada do consumidor.
Entre as principais estratégias de fidelização, está a implantação de programas do tipo cartão fidelidade.
Mas seja como for, nada disso será possível sem uma relação de proximidade com seus clientes e a formação de um bom banco de dados a respeito deles.
E nesse aspecto, mais uma vez, a presença em redes sociais e a aplicação do marketing digital podem ser valiosos aliados.
Conclusão de como aumentar vendas em farmácia
Agora você reuniu várias soluções de como aumentar vendas em farmácia e pode colocar em prática o conhecimento adquirido.
Como você viu, muitas dessas soluções passam hoje pela presença em meios digitais e estratégias específicas para esses ambientes.
Assim, é importante aprofundar-se no tema e conhecer também como a oferta de um bom serviço de delivery pode contribuir para o aumento dos lucros.
De qualquer forma, tudo o que vimos aqui está associado ao marketing e estratégias amplamente conhecidas e aplicadas no varejo como um todo.
Para saber mais sobre marketing com aplicações específicas em farmácias de pequeno e médio porte, você pode baixar um material exclusivo e gratuito da MyPharma!
Clique na imagem a seguir e faça o download do Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias!
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