Quem acha que não precisa de planejamento e estudo para saber como contratar atendentes de farmácia pode estar prestes a causar problemas à própria empresa.
Além da má qualidade dos serviços, um recrutamento ineficiente pode trazer várias outras consequências negativas. Entre elas, uma alta taxa de rotatividade (turnover) na farmácia.
Um artigo publicado pelo Centro Universitário Fametro que associa processos de recrutamento a taxas de turnover aponta algumas vantagens de reduzir a rotatividade de funcionários.
Conforme os autores, a retenção de funcionários contribui para a qualidade dos serviços, imagem da marca perante o público e redução de gastos com pessoal.
Embora a retenção excessiva passe a impressão de que a empresa não se renova (não avança), a alta rotatividade transmite uma imagem negativa de problemas na empresa.
De fato, há diversos problemas possíveis em empresas com altas taxas de turnover, inclusive, justamente, um processo falho de recrutamento e seleção de funcionários.
Assim, uma gestão eficaz busca um certo equilíbrio nas taxas de turnover, o que passa por um ajuste na forma como você realiza as contratações.
Por isso, preparamos este artigo reunindo dicas e informações úteis de como contratar atendentes de farmácia, incluindo aspectos fundamentais sobre as maneiras de entrevistar os candidatos.
Para acertar nos processos de recrutamento e, assim, formar a equipe ideal para otimizar seus resultados na farmácia, acompanhe a leitura e siga nossas dicas!
Os fundamentos de como contratar atendente de farmácia
O processo de como contratar atendente de farmácia começa com uma boa organização interna e planejamento, conhecendo-se bem as suas próprias demandas e possibilidades.
Depois, é importante também conhecer detalhes da profissão, entendendo o que pode e o que não pode fazer parte das funções do atendente de farmácia.
Tudo isso trará objetividade ao processo de escolha, delimitando as habilidades e conhecimentos que você espera dos futuros funcionários.
Nesse sentido, é fundamental, ainda, discernir entre o que são características e valores pessoais que você procura e o que são conhecimentos que podem ser adquiridos.
E em relação aos conhecimentos e habilidades, estabeleça o mínimo que espera encontrar previamente nos candidatos e o que pode oferecer em formações e treinamentos.
Detalhes da função: carga horária e salários
A carga horária de atendentes de farmácia fica entre 40 e 50 horas semanais, podendo variar o regime (se em horário comercial ou em plantão).
Também é possível estabelecer revezamentos em feriados e folgas em fins de semana entre os responsáveis pelo atendimento.
Já o número de atendentes necessários varia conforme o tamanho da estrutura física da sua farmácia e o horário de atendimento.
Atualmente, a média de salário de atendente de farmácia é de R$1.552,73, segundo dados do site Salario.com.br,
O site também aponta os valores de piso e teto salarial em cada estado do país, referindo-se a valores correspondentes ao nível do profissional.
Nesse contexto, é importante saber em que momento deve-se oferecer aumentos de salário aos funcionários.
Mais adiante, abordaremos essa questão com mais detalhes ao tratar sobre o benefício do plano de carreira.
Dicas para a hora de contratar atendente de farmácia
Após anunciar vagas para atendente/auxiliar de farmácia, é importante verificar se os candidatos preenchem os requisitos e habilidades (skills) necessários para a função.
Por isso, separamos estas dicas que podem facilitar seu processo de contratação, incluindo como planejar uma entrevista para obter dados úteis para a sua análise.
1. Avalie a formação do atendente
Ainda que a formação exigida para a vaga de atendente de farmácia seja apenas o ensino médio completo, existem cursos livres que formam profissionais mais capacitados.
Geralmente, esses cursos de Atendente de Farmácia ou Balconista têm menos de 100 horas de duração e podem ser feitos online e em poucas semanas.
Embora eles sejam curtos, é bem nítida a diferença entre quem os realizou e quem tem apenas o ensino médio.
Como esses cursos colocam seus alunos na mira de quem está contratando, em um mercado tão concorrido, pode ser difícil atraí-los para a sua empresa.
Se você estiver tendo dificuldades para encontrar um atendente especializado (com experiência e formação), pode pensar na possibilidade de ofertar esse curso ao novo funcionário.
A oferta de curso profissionalizante pode ser colocada como um benefício da vaga e, ao mesmo tempo, você soluciona um problema no processo seletivo.
2. Verifique se o candidato tem as habilidades necessárias
Um atendente de farmácia precisa ter algumas habilidades e conhecimentos básicos para executar bem a sua função.
Entre as habilidades gerais estão o carisma e a empatia pelo próximo, além da capacidade de organização e a facilidade para lidar com burocracias.
Já os conhecimentos necessários são o que tornam esse mercado tão exigente e competitivo, sendo eles:
- disposição de medicamentos e produtos de HPC;
- organização de estoque;
- técnicas de vendas e serviços farmacêuticos;
- conhecimentos de biossegurança;
- noções sobre anatomia humana e farmacologia;
- conhecimentos sobre medicamentos;
- e capacidade de leitura e interpretação de bulas e receitas.
Nem sempre os(as) candidatos(as) preenchem todos os requisitos da vaga, podendo apresentar as habilidades gerais, mas não os conhecimentos, ou vice-versa.
Nesses casos, vale lembrar que os conhecimentos específicos podem ser aprendidos em um curso de atendente de farmácia e, até mesmo, em cursos grátis.
Entretanto, habilidades como empatia e carisma são muito difíceis de serem ensinadas, quando não impossíveis, pois têm muita ligação com o perfil da pessoa.
3. Faça uma entrevista bem direcionada
Por mais comodidade que isso possa trazer ao seu negócio, a terceirização dos processos de recrutamento e seleção trazem algumas desvantagens.
Em vários aspectos, é bem mais interessante e econômico realizar por si mesmo esses processos. No entanto, isso representa desafios para muitos gestores(as).
Mas uma vez que você tenha bem definido o que espera do(a) futuro(a) contratado(a), precisará apenas conduzir as entrevistas de um modo objetivo. Assim, será capaz de observar se os(as) candidatos(as) apresentam de fato as qualidades necessárias.
Para saber como conduzir a entrevista de modo a extrair dos(as) candidatos(as) as informações mais úteis para a sua análise, confira o vídeo abaixo!
Ele é apresentado pelo coach Alexandre Fortes e traz dicas certeiras de como planejar e conduzir os processos de entrevista e seleção.
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Quais diferenciais ofertar para um atendente de farmácia?
O mercado farmacêutico é competitivo para os balconistas, mas também é para as empresas que buscam e disputam os profissionais melhor avaliados.
Por isso, ao abrir uma vaga para atendente de farmácia, pense nos diferenciais que sua empresa oferece!
Pergunte-se o que torna a sua vaga mais atrativa que a do concorrente, e considere as diferentes vantagens que você pode ofertar aos funcionários.
Entre elas, estão um plano de saúde ou odontológico (ou os dois) e até mesmo descontos em medicamentos e produtos de HPC.
Lembre-se que os benefícios estipulados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já são encontrados em todos os estabelecimentos, então, oferte algo a mais!
O plano de carreira é um ótimo benefício, que pode estar associado ao tempo de trabalho, metas e conhecimentos adquiridos.
Ele faz o funcionário sair do piso salarial para alcançar o teto, o que é uma vantagem que chama a atenção de qualquer profissional.
Já o auxílio para formação profissionalizante é um benefício que interessa tanto o atendente de farmácia quanto a própria farmácia.
Um profissional qualificado pode representar um aumento do seu ticket médio, e ainda, a possibilidade de alcançar novos clientes, retê-los e fidelizá-los.
Acompanhamento pós-contratação
Após o preenchimento da vaga, começa um período de avaliação, em que você deverá testar as competências do seu auxiliar de farmácia.
Além das skills e conhecimentos necessários, você precisa saber se o funcionário consegue lidar com as responsabilidades da rotina de uma farmácia.
Normalmente, as farmácias têm uma rotina agitada entre atendimentos e manutenção do espaço.
Então, ter um balconista que consiga realizar múltiplas tarefas pode significar um ambiente de trabalho mais ágil.
Estabeleça um tempo predeterminado de contrato de experiência e verifique se o atendente teve progresso durante esse tempo.
É importante lembrar que os conhecimentos necessários podem ser adquiridos, então, caso os atendentes ainda não dominem algo essencial, verifique se eles estão buscando esse conhecimento.
Certifique-se também de oferecer possibilidades de atualização profissional, pois isso fará com que os funcionários ajudem a promover o seu negócio.
Conclusão: para além de como contratar atendente de farmácia
Após entender como contratar um atendente de farmácia, você se coloca mais próximo(a) de alcançar bons resultados a partir do trabalho designado à sua equipe.
Como vimos, o processo parte de uma estruturação correta e objetiva do seu negócio e uma boa definição do que se espera desse profissional.
Nesse sentido, prestar atenção a todos os detalhes físicos e operacionais do seu negócio deve ser a maior preocupação de quem está contratando.
Se você está abrindo uma farmácia ou precisa rever sua estruturação para obter resultados mais positivos em suas lojas, confira nosso artigo a seguir.
Prepare seu negócio para o sucesso com as melhores dicas de como abrir uma farmácia, elaboradas por quem realmente entende do negócio!
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