Oferecer um convênio de farmácia pode ser uma excelente estratégia para destacar seu negócio em meio à concorrência e garantir um volume de vendas mensal.
Basicamente, os convênios vêm atender a uma preocupação dos consumidores em relação aos gastos com medicamentos, tendo assim um grande potencial para atrair clientes.
Uma pesquisa do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) revelou que 75,4% dos brasileiros escolhem uma farmácia por causa dos preços.
Esses dados são particularmente importantes nesta época, em que a pandemia de Covid-19 colocou as questões de saúde em primeiro lugar nas preocupações das famílias.
Mas como as pequenas e médias farmácias nem sempre conseguem competir em preços com as grandes redes, é preciso buscar alternativas para conseguir se destacar.
É nesse sentido que a oferta de convênios pode se tornar a mais inteligente jogada de marketing que você pode fazer.
E antes de se aprofundar no assunto, conheça outras estratégias que podem ajudar a promover o seu negócio!
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O que é um convênio de farmácia
Um convênio de farmácia é uma parceria comercial que sua empresa faz com outras empresas ou pessoas em que todas as partes envolvidas são beneficiadas.
O conceito de “convênio” indica esse acordo entre partes movidas por interesses comuns, promovendo uma colaboração entre elas para atingir, cada uma, seus próprios fins.
No varejo farmacêutico, o efeito dessas parcerias é geralmente a oferta de descontos em medicamentos para os consumidores finais.
Para obter esses descontos, o cliente precisa associar-se formalmente a esse convênio, tornando-se uma das partes beneficiadas por ele.
Assim, basicamente, as farmácias e os consumidores são as duas partes envolvidas em qualquer tipo de convênio que sua empresa possa promover.
E isso pode parar por aí!
Mas normalmente, os convênios envolvem ainda outras partes interessadas, que também se beneficiam e ampliam os benefícios dessa parceria entre farmácia e consumidor.
É essa terceira parte envolvida que vai determinar os tipos de convênio para farmácias e drogarias.
Tipos de convênio e suas vantagens
Para as farmácias, formar parcerias com outras empresas e instituições pode representar uma economia, além de ampliar o público atingido.
Embora não costume se apresentar como um convênio propriamente dito, o PBM é um bom exemplo de parceria que facilita a precificação promocional.
Já os outros convênios apresentados abaixo (o médico, o empresarial e o próprio) têm como principal vantagem trazer mais clientes para a sua farmácia.
Todos eles representam oportunidades interessantes de promover o seu estabelecimento e aumentar os índices de fidelização.
Você pode oferecer todos eles em sua farmácia, mas é importante analisá-los separadamente e avaliar com cuidado em quais produtos oferecerá desconto.
Em alguns casos, o baixo giro desses produtos ou outros aspectos envolvendo custos e margens de lucro podem até tornar inviável aplicar descontos sobre eles.
Conheça agora os modelos mais comuns e vantajosos de convênio ou parceria comercial para farmácias e drogarias.
PBM
PBM é a sigla para “Programa de Benefício em Medicamentos”, um tipo de parceria que envolve laboratórios e distribuidoras para oferecer descontos ao consumidor final.
Com isso, os laboratórios e distribuidoras conseguem aumentar a competitividade dos produtos que selecionam para participar de um programa.
E assim, há vários programas envolvendo diferentes laboratórios ou tipos de medicamentos, cada um direcionado a um público-alvo específico.
Para participar de um programa de benefícios, sua farmácia precisa cadastrar-se junto aos autorizadores, que intermediam as negociações entre empresas, varejistas e consumidores.
São os autorizadores que realizam o cadastro dos clientes nos diferentes programas, autorizando os descontos e repassando parte deles às farmácias.
Dessa forma, o PBM torna-se um modelo interessante na medida em que o desconto oferecido ao consumidor final não será abatido integralmente dos seus lucros.
Para saber mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e leia o nosso artigo específico sobre o tema!
Convênio médico
Os convênios médicos são normalmente confundidos com planos de saúde pelo fato de abrangerem diversos tipos de serviços médicos.
Assim, o convênio oferece descontos em consultas médicas e exames laboratoriais, podendo, portanto, estender-se também à compra de medicamentos.
O que difere convênio e plano de saúde é que os planos são mais caros, mais burocráticos e oferecem cobertura total aos serviços contemplados.
O convênio, por sua vez, é mais barato, com adesão simplificada e oferece apenas descontos em determinados serviços.
Convênios médicos podem ser oferecidos pelas mesmas empresas que oferecem planos, mas também por outras empresas e até instituições financeiras, como no caso do Bradesco.
Já as empresas podem incluir convênios médicos como parte dos benefícios oferecidos aos seus colaboradores.
Para participar de algum desses convênios, você precisa entrar em contato com a empresa ou seguradora que o oferece e solicitar seu credenciamento.
Convênio empresarial
O convênio de farmácia para empresas é normalmente parte dos benefícios que essa empresa oferece aos seus colaboradores, junto ao plano de saúde e odontológico.
A farmácia recebe mensalmente da empresa o valor das compras de seus colaboradores, que por sua vez têm esse valor descontado da folha de pagamento.
Com isso, a empresa oferece economia ao colaborador e garante seu cuidado com a saúde, qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
Isso proporciona maior satisfação dos colaboradores e a retenção de talentos, em um processo que em geral é simples e não envolve custos à empresa.
Para os colaboradores, isso representa não somente acesso a medicação mais barata, mas também a possibilidade de comprar sem ter que esperar pelo próximo salário.
Vale destacar aqui que o convênio pode estender descontos inclusive aos produtos correlatos, além de oferecer o conforto das compras através do delivery de farmácia.
Para você, isso traz o benefício de promover uma maior fidelização de clientes, que passarão a comprar exclusivamente em sua farmácia ou rede.
E como consequência da fidelização, terá clientes promovendo seu estabelecimento através do boca a boca — o que atrairá ainda mais clientes!
Além disso, de modo geral, você estará gerando valor para a sua marca, que passará a imagem de maior preocupação com a saúde de todos.
Convênio próprio
Basicamente, o convênio próprio equivale a oferecer qualquer tipo de programa de fidelidade que gere benefícios a clientes assíduos.
Outra vez, uma das maiores vantagens dessa estratégia é gerar valor para a sua marca, que será vista como uma farmácia preocupada com seus clientes.
Mas é importante destacar que, mais do que oferecer descontos, programas de fidelidade são, na verdade, ações de marketing e programas de estímulos de compra.
Programas de fidelidade são ótimas oportunidades para promover sua marca e explicar aos clientes por que eles devem preferir sua farmácia à concorrência.
Eles permitem uma aproximação maior com seus clientes e constituem uma estratégia para fazer com que eles se sintam satisfeitos e recompensados.
E ao estimular as compras, tornam-se também uma ferramenta para aumentar o ticket-médio do seu estabelecimento.
E assim, independentemente de você oferecer quaisquer outros tipos de convênio aos seus clientes, sugerimos que desenvolva também (ou ao menos) um convênio próprio!
Como montar um convênio de farmácia para colaboradores
As empresas interessadas em oferecer um convênio de farmácia para seus colaboradores devem entrar em contato com farmácias e discutir os termos da parceria.
Eventualmente, a empresa pode estar interessada em benefícios específicos, e assim, garantir que seus colaboradores terão todas as vantagens que pretende oferecer.
Para encontrar os parceiros ideais, as redes sociais, como o LinkedIn, ou mesmo o Facebook e o Instagram, podem ser de grande ajuda.
Também é importante pensar em termos de localização e observar outros serviços que a farmácia oferece — ou se ela trabalha com delivery, por exemplo.
Uma vez estabelecida a parceria, deve-se preparar o RH para a operação, listar os funcionários conveniados e definir datas para lançamentos e fechamentos de vendas.
A farmácia irá comunicar mensalmente os gastos de seus colaboradores, e a empresa, por sua vez, cobrirá esses gastos, descontando-os das folhas de pagamento.
Como criar um convênio de farmácia para empresas
As farmácias interessadas em oferecer um convênio empresarial devem entrar em contato com empresas e discutir os termos da parceria.
É importante, sobretudo, buscar empresas com valores semelhantes ao de sua própria empresa, para estabelecer parcerias realmente sólidas e confiáveis.
O que você deverá ter claro é quais produtos participarão desse convênio, como serão feitas as transações financeiras e as datas e prazos de fechamento.
Lembrando sempre que é preciso avaliar questões de giro e lucratividade para garantir que não promoverá qualquer situação que possa acarretar prejuízos.
Também precisa identificar e estabelecer as operações internas envolvidas na parceria e incluí-las em seu POP de farmácia.
Por exemplo: como será feita a identificação e cadastro dos colaboradores da empresa conveniada.
As regras e obrigações entre as empresas devem ser detalhadas em um contrato a ser firmado por ambas as partes.
Como montar o seu convênio de farmácia para clientes
Antes de criar um convênio próprio ou um programa de fidelidade, você deve garantir que sua farmácia ofereça o ambiente ideal para esse tipo de ação.
Além disso, precisa conhecer bem o seu público-alvo e entender o melhor possível seus interesses e motivações.
A partir daí, deverá desenvolver um regulamento detalhado com todos os termos do programa, e disponibilizá-lo aos seus clientes.
Isso evitará mal entendidos e garantirá um bom funcionamento do programa.
O regulamento deve informar os produtos participantes, formas de pagamento aceitas e quais os benefícios oferecidos aos clientes cadastrados.
Pode ser interessante oferecer aos clientes um cartão físico que irá identificá-lo como participante do programa, mas também não se trata de um recurso indispensável.
Um aspecto importante em relação aos programas de fidelidade é que tudo o que envolve estímulo ao consumo de medicamentos é proibido por lei.
Portanto, é bom tomar alguns cuidados em relação a isso!
Conclusão: aproveite os benefícios do convênio de farmácia
Oferecer um bom convênio de farmácia para seus clientes é demonstrar uma preocupação com sua saúde (e o seu bolso) capaz de conquistá-los definitivamente!
Conforme discutimos, o convênio próprio (ou o programa de fidelidade) é a que tem maior potencial para promover seu estabelecimento e conquistar sua própria clientela.
Afinal, os clientes de convênio médico ou empresarial estão atrelados a essas empresas e não necessariamente estabelecem uma relação única e pessoal com sua farmácia.
Ainda assim, todas essas possibilidades de convênio apresentadas aqui, incluindo os PBMs, representam ótimas formas de aumentar as vendas e fidelizar clientes!
Portanto, não deixe de considerar essas possibilidades e avaliar quais delas podem trazer maiores benefícios à sua farmácia.
Mas foque em desenvolver seu próprio convênio, que além de tudo lhe dará maior autonomia para estabelecer todos os termos da parceria com os clientes!
Para criar um programa de fidelidade atraente e com bons resultados, clique no botão abaixo e leia o nosso artigo específico sobre o tema.
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