Saiba como organizar uma farmácia desde o PDV e layout até o Financeiro

Saber como organizar uma farmácia é um importante passo para melhorar o ambiente e facilitar a administração do seu negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo, você só tem a ganhar promovendo o bem-estar dos clientes dentro do seu ponto de venda (PDV).

Afinal, junto à ordem, estão os conceitos de qualidade, credibilidade e praticidade — essenciais para o bom andamento de qualquer negócio.

Mas entender como organizar uma farmácia pode ser uma tarefa complexa, exigindo dedicação e uma boa orientação de quem entende do assunto.

Aqui, você vai descobrir como arrumar sua farmácia ou drogaria e deixar tudo em ordem, desde a frente de caixa até a gestão! 

Inclusive, conhecerá estratégias para vender mais a partir da organização do seu ambiente!

Então, acompanhe a leitura e otimize o seu negócio com as nossas dicas!

5 dicas para organizar uma farmácia

Semelhante ao que se vê na arrumação de qualquer ambiente, é preciso colocar cada objeto em seu devido lugar.

Isso significa planejar a disposição dos produtos da melhor maneira possível, cuidando para que eles estejam em um ambiente atraente e confortável. 

Mas quando falamos em organização da farmácia, não é somente sobre o espaço físico que estamos falando.

Afinal, colocar ordem na administração do negócio também é uma maneira de fortalecê-lo e garantir maiores rendimentos.

Por isso, além de abordar a questão do layout e organização dos produtos, apresentamos também algumas dicas de como organizar o setor financeiro.

Confira a seguir nossas 5 dicas para arrumar a farmácia de um modo eficiente e com maior potencial para aumentar seus lucros!

   

1. Acerte no visual, incluindo layout e gerenciamento por categorias

Comece montando os móveis e prateleiras de modo que os corredores fiquem livres e espaçosos, facilitando a passagem dos clientes, colaboradores e atendentes.

Os pontos mais fortes para exposição de produtos são os que se encontram no final das passagens — as chamadas pontas de gôndolas. 

Nesses locais, os consumidores são forçados a fazer a curva e a deter-se diante dos produtos por mais tempo

Por isso, dê uma atenção maior a este cantinho.

Para organizar melhor seu espaço, é importante conhecer bem suas medidas e saber como aproveitá-las.

Então, elabore uma planta de sua farmácia, criando uma espécie de “mapa”, tendo em mente como ficarão dispostos os móveis, balcões, cestos, prateleiras e gôndolas.

Para te ajudar, preparamos um exemplo de modelo de layout interno que você pode usar como inspiração:

 
A imagem mostra um modelo de layout para farmácia e serve para sinalizar como organizar uma farmácia.
 

Organização dos produtos

Uma medida importante na organização da farmácia é separar e categorizar bem os produtos, cada um com sua respectiva etiqueta, sem confusão ou mistura.

Uma alternativa é arrumar as caixas por tamanhos ou cores, separando tudo de acordo com tipo, marca e modelo. 

Categorize e lembre-se de quebrar a monotonia!

Além disso, cuide para que a ordem seja mantida, reorganizando constantemente os produtos espalhados, virados ou deitados.

Já a identificação dos setores e tipos de produtos deve estar sempre no campo de visão dos clientes e ser de fácil compreensão.

Prepare placas com nomes, marcas e valores dos produtos em letras legíveis e tamanhos consideráveis. 

Alguns produtos podem ser usados nessa comunicação, por exemplo, colocando um pacote de fraldas em local visível bem acima da prateleira de fraldas. 

E ainda, lembre-se que uma quantidade muito grande de placas promocionais pode confundir o cliente.

Portanto, procure anunciar promoções de modo harmonioso, sem exageros e com anúncios bem posicionados. 

A seguir, você confere uma entrevista com Fátima Merlin, especialista em gerenciamento por categorias, mestre em comportamento do consumidor e CEO da Connect Shopper.

Ela traz outras dicas e informações importantes para se levar em conta na hora de organizar sua farmácia ou drogaria: 

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Confira algumas fotos de farmácias bonitas!

Abaixo, selecionamos algumas fotos de farmácias bonitas de dentro e fora do Brasil, com elementos de layout que fogem do comum para servirem de inspiração: 

 
A imagem mostra uma gôndola de farmácia com um vaso de flores em cima. Detalhe que pode ser interessante quando se pensa em como organizar uma farmácia.
Detalhe no vaso de flor. Lembre-se de fixar muito bem os elementos decorativos e, ainda mais, quando forem de vidro.
A imagem mostra uma perfumaria de farmácia com detalhes e balcão em madeira com elementos em branco, cinza e preto. Elementos como esses são interessantes quando se pensa em como organizar uma farmácia, ainda mais sua perfumaria.
Detalhe no uso da madeira, sobretudo a bancada.
A imagem mostra uma farmácia italiana com detalhes em madeira, prateleiras de vidro e um tapete geométrico na perfumaria. Elementos como esses são interessantes quando se pensa em como organizar uma farmácia e ainda mais um setor como a perfumaria.
Detalhe na madeira e no tapete geométrico.
A imagem mostra uma farmácia com pouca disposição de produtos, mas com uma estética clara e bem iluminada.
Projeto com valorização da iluminação e piso amadeirado.
 

2. Saiba como aproveitar melhor os espaços pequenos 

Saber como organizar uma farmácia pequena é o que pode garantir um espaço mais amplo e confortável para a clientela.

Ao contrário do que muitos pensam, organizar prateleiras em tamanhos exagerados não contribui em nada para a ideia de grandiosidade do estabelecimento. 

Pelo contrário: o que ocorre é a superlotação, mau aproveitamento do espaço e sensação de aperto.

Mas você pode evitar isso adquirindo prateleiras compactas, adequadas às medidas da loja, e organizando-as para que tudo caiba perfeitamente em cada compartimento.

Outra medida importante é eliminar os móveis desnecessários.

Para isso, busque avaliar como está a disposição dos produtos dentro de sua farmácia perguntando-se:

  • Como está a minha setorização?
  • Os móveis estão organizados?
  • Como está a disposição dos produtos?
  • Há espaços vazios que podem ser utilizados sem prejudicar a visibilidade ou ordem do que é vendido?

Verifique também se não há móveis que podem ser substituídos por outros — por exemplo, trocar um cesto por uma prateleira — liberando aquele espaço tão importante!

   

3. Dê atenção especial à perfumaria

A perfumaria é um dos setores mais atrativos da farmácia, sendo bem interessante que sua organização inclua criatividade na arrumação e disposição dos produtos.

Basicamente, a perfumaria é composta pelos chamados “produtos correlatos”, que incluem materiais de higiene e limpeza, cosméticos e beleza, acessórios médicos e odontológicos, etc.

E uma excelente estratégia é dispor as prateleiras dessa categoria na parte da frente da farmácia.

O olhar do ser humano é facilmente voltado a objetos que chamam sua atenção, incitam o consumo e despertam nele o desejo de posse.

Em farmácias e drogarias, isso não acontece muito em relação a medicamentos — nem poderia, visto que há restrições legais quanto à indução do consumo de remédios.

Mas com os produtos da perfumaria, acontece bastante! 

Assim, é interessante garantir que, ao entrar na loja, o olhar do cliente seja imediatamente direcionado a esses produtos.

Mas atenção! 

Em geral, o consumidor anda entre 3 e 4 metros antes de encurtar o passo e começar a dar atenção às gôndolas e mercadorias.

Portanto, leve isso em conta e não coloque as prateleiras tão à frente assim!

 

Aumente o poder de atração dos itens de perfumaria

No layout da perfumaria de farmácia, é importante manter tudo bem visível.

Os nomes dos produtos devem estar nítidos, e as embalagens devem estar de pé e com a face voltada para a frente. 

Além disso, mantenha também os preços sempre visíveis, o que torna as compras muito mais práticas.

Outra estratégia que pode dar ótimos resultados é disponibilizar amostras.

Muitas vezes, o cliente passa o olho no produto e fica interessado, mas por não ter uma amostra para prová-lo, acaba deixando de comprar.

Isso é bem comum na perfumaria, uma vez que muitos produtos do setor precisam de prova, como loções hidratantes, maquiagens e perfumes.

Portanto, para não perder mais vendas, disponibilize pequenas amostras!

E ainda, procure trabalhar com produtos e marcas conhecidas e líderes em vendas.

 

Conheça os produtos de perfumaria mais vendidos em farmácia

Confira o produtos de perfumaria mais vendidos em farmácias do Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec):

  • linha de cabelos: xampus, cremes, condicionadores e tinturas
  • masculina: lâminas e espumas para barbear
  • dental: creme dental, escovas e itens de higiene oral
  • descartáveis: fraldas e itens de higienização pessoal
  • cremes para a pele: protetores e bronzeadores
  • sabonetes, desodorantes, maquiagens e talco

Para saber mais sobre produtos de perfumaria, incluindo dicas para montar seu mix inicial, clique no botão abaixo e confira nosso artigo sobre o tema:

     

4. Organize os medicamentos da melhor forma

A organização de medicamentos na farmácia é crucial para que todos os setores estejam em perfeita harmonia.

Isso porque, com a seção de medicamentos organizada, o farmacêutico terá mais facilidade para encontrar os produtos na hora da venda.

Além disso, com as embalagens bem posicionadas, o cliente poderá localizar o que precisa e até mesmo encontrar outros medicamentos de seu interesse.

Inclusive, apesar das já citadas restrições à propaganda ou à indução ao consumo de medicação, também é interessante conhecer os remédios mais vendidos no Brasil.

Outra vantagem de uma boa organização do setor é que até mesmo o administrativo da farmácia acabará tendo um melhor controle dos medicamentos! 

Afinal, os dados serão encontrados com mais praticidade e as contagens de estoque poderão ser realizadas mais rapidamente.

O uso de prateleiras de vidro também é uma forma de facilitar essa organização, dando maior visibilidade aos produtos.

A seguir, você confere alguns critérios que podem ser utilizados para otimizar a organização dos medicamentos.

 

Critérios para categorização e organização dos medicamentos

Naturalmente, conhecer o uso de cada medicação — para quais tratamentos são indicadas — já é um primeiro passo para segmentar a seção de medicamentos.

Mas existem outros critérios que podem ser usados para isso, tanto em substituição a este quanto de maneira combinada.

Por exemplo, a disposição dos grupos ou seções de medicamentos nas prateleiras pode ser feitas da seguinte forma:

  • grupo de comprimidos, drágueas, cápsulas, pastilhas e pílulas
  • ampolas injetáveis e orais
  • medicamentos líquidos, suspensão, geleias, elixires, sprays, gotas e xaropes
  • cremes, pomadas, supositórios, óvulos, bastões, inaladores e pós granulados
  • envelopes de comprimidos ou pós em gavetas e na parte externa, por exemplo: em gôndolas na frente da farmácia

Vale lembrar ainda que medicamentos controlados devem ser mantidos em armário inoxidável, no fundo da farmácia e sob a responsabilidade do farmacêutico. 

Estes são os medicamentos de tarja preta, que necessitam passar por controle pelo SNGPC Anvisa.

Você também pode organizar os produtos por ordem alfabética, formando grupos de acordo com os laboratórios fabricantes e as classes de medicamentos

E, claro, além das considerações acima, é fundamental atentar-se às datas de vencimento dos medicamentos.

   

5. Acerte na organização do financeiro

A parte financeira é a base de sustentação das farmácias e merece atenção especial no que diz respeito à organização. 

Nesse sentido, há algumas ações indispensáveis como a elaboração de planilhas e o arquivamento de documentos, incluindo aí todos os tipos de comprovantes.

Outra dica importante é sempre manter separados o dinheiro da farmácia e o pessoal!

Misturar o dinheiro pessoal ao dos negócios pode comprometer profundamente o financeiro, sendo hoje uma causa bem comum de falência das empresas.

Portanto, cuidado! O caixa da farmácia deverá ser aberto somente para questões da farmácia. Fora disso, recorra sempre à sua poupança pessoal.

E para saber tudo sobre gestão de farmácia, do pessoal ao delivery online, temos o artigo certo para você. Clique no botão abaixo e confira: 

   

Elaboração de planilhas

As planilhas são documentos que possibilitam o real controle de débitos e receitas da farmácia. 

Com elas, é possível administrar o que foi vendido mês a mês, quais contas devem ser pagas e o mais importante: garantir o controle do fluxo de caixa.

Então, para iniciar a organização do financeiro, construa as seguintes planilhas:

  • Custos fixos: planilha de contas a pagar, especificando todas as contas fixas mensais da farmácia e incluindo dados e observações importantes como, por exemplo, a data de vencimento do débito.

  • Custos variáveis: contas que aparecem esporadicamente, como consertos de emergência ou equipamentos novos. É bom reservar um dinheiro no caixa para esses débitos e incluir na planilha para não ser pego(a) de surpresa.

  • Contas a receber: embora sejam positivas, essas contas podem gerar transtornos se não controladas. Faça uma lista de tudo que a farmácia tem a receber, com dados dos devedores, incluindo o telefone, para caso seja necessário entrar em contato. Documentar o que a farmácia tem a receber é uma garantia de que tudo será recebido.

A elaboração de planilhas pode ser feita manualmente, mas um bom sistema para farmácia irá agilizar e otimizar essa tarefa. 

 

Arquivo de documentos

Se você tem um ou vários gaveteiros cheios de papéis, comece a organizá-los já!

Descarte a papelada que não necessita ser arquivada e organize tudo aquilo que será mantido conforme o tipo, data, mês e ano.

Use pastas ou envelopes para armazenar cada grupo de documentos, usando etiquetas para identificar essas pastas ou envelopes.

Mantenha tudo em um só lugar, facilitando o acesso e a localização.

E lembre-se que os comprovantes, tanto de pagamento quanto de recebimento, também são documentos muito importantes para as empresas. 

Notas fiscais eletrônicas (NFE-e), recibos de pagamentos e dados do caixa deverão sempre estar devidamente arquivados.

Uma dica é adquirir um caderno ou agenda financeira

Aí, você poderá anotar datas, observações e até anexar comprovantes, mantendo tudo devidamente documentado.

   

Conclusão: sabendo tudo sobre como organizar uma farmácia

Agora que você sabe como organizar uma farmácia, está na hora de arregaçar as mangas e colocar esse conhecimento em prática.

Seguindo as nossas dicas, você otimiza vários procedimentos em seu negócio e ainda oferece à clientela um ambiente agradável e acolhedor.

Isso faz toda a diferença na hora de reter clientes ou até mesmo para o passo seguinte, que é o da fidelização

Então, acerte no visual e garanta que a disposição dos móveis e organização dos produtos favorece as compras.

Para uma ideia ainda mais objetiva de como fazer isso, confira o nosso modelo inteligente de circulação de clientes em farmácias!

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