Como fazer o comunicado de reajuste de preço aos clientes de farmácias e drogarias

Todos os anos, os gestores de farmácias se deparam com a questão de como fazer o comunicado de reajuste de preço para os seus clientes.

Nesse momento, precisam lidar com métricas de abandono e satisfação ao mesmo tempo em que são obrigados a reajustar seus preços para manter-se no mercado.

Porém, fazer um comunicado de aumento de preços é menos complicado do que pode parecer à primeira vista. 

Difícil mesmo é conseguir justificar um reajuste quando ele é provocado apenas pelo interesse em aumentar os lucros do estabelecimento. 

Mas quando falamos de farmácias e drogarias, é inevitável lidar com o reajuste de preços de medicamentos que acontece anualmente e afeta todos os comerciantes

Por isso, hoje explicamos o que é esse reajuste e como ele é calculado, além de várias dicas de como informá-lo aos seus clientes.

São orientações de como escrever seu próprio comunicado e frases prontas — e você ainda poderá baixar outros modelos de frases de aumento de preço.

Assim, não precisa mais ficar quebrando a cabeça em busca da melhor maneira de comunicar à clientela sobre essa questão fundamental na relação entre vocês.

Por que fazer um comunicado de reajuste de preço aos clientes?

Um comunicado de reajuste de preço é importante para mostrar aos clientes que o aumento não é causado por seu interesse em aumentar os lucros.

Assim, você mantém a confiança deles e se isenta do aspecto mais negativo da mudança sem esquivar-se de sua responsabilidade para com eles. 

Nenhum cliente gosta de ser pego de surpresa com aumentos de preços, e é consenso geral que os consumidores precisam ser avisados para evitar mal-entendidos.

Dessa forma, o reajuste acaba sendo uma oportunidade inclusive para estreitar sua relação com a clientela, demonstrando transparência e reforçando laços de confiança.

A partir do momento em que você explica aos clientes como acontecem os aumentos, você gera empatia e pode também mostrar-se empático diante da reação dele.

Daí a importância de compreender o melhor possível como funciona o reajuste de preços de medicamentos.

   

O que é o reajuste anual de preços de medicamentos?

O reajuste é um teto de cobrança, permitido pelo Governo, que eleva os preços cobrados pelas distribuidoras e são repassados às farmácias e consumidores finais.

Esse aumento acontece normalmente em 31 de março e é aplicado aos clientes a partir de 1º de abril.

O ano de 2020 configurou uma exceção a essa regra, visto que o reajuste foi adiado pelo Governo por 2 meses por conta da pandemia. 

O reajuste anual de preços de medicamentos depende da autorização da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que estabelece tetos para os aumentos.

Normalmente, ainda, aplicam-se diferentes tetos conforme o tipo de medicação.

Em 2022, porém, todos os níveis de reajuste tiveram o mesmo teto, que foi de 10,89%.

Esse valor foi considerado abusivo por representantes do Legislativo, que apresentaram um Projeto de Decreto para a suspensão da Tabela CMED 2022.

Diante dessas questões, é importante manter-se sempre bem informado(a) a respeito dos reajustes mais recentes para incluir informações específicas nos comunicados aos clientes!

   

Como funciona o aumento anual nos preços dos medicamentos?

O cálculo do reajuste anual não é um pouco complexo, seguindo uma fórmula que traz diversas variáveis. 

Quem calcula e define o percentual de reajuste dos medicamentos é a CMED, conforme o seguinte cálculo:

VPP = IPCA + Fator X + Fator Y + Fator Z

Para compreender essa conta, vejamos em detalhes o que significa cada uma das siglas e fatores da fórmula:

VPP: Variação Percentual do Preço do Medicamento

IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo; inflação oficial do país calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Fator X: mecanismo utilizado para repassar aos consumidores as progressões de ganhos de produtividade das indústrias farmacêuticas. Considera as séries temporais das indústrias em seu cálculo

Fator Y: ajusta os preços relativos entre o setor farma e os demais setores da economia, buscando minimizar o impacto dos custos não recuperados pela aplicação do IPCA. Considera a variação dos custos dos insumos em seu cálculo

Fator Z: promove a concorrência entre os mercados de medicamentos através do ajuste de preços entre mercados mais e menos competitivos. Utiliza uma metodologia de cálculo do nível de concentração de mercado e um índice com base em informações de comercialização informadas pelas empresas

Vale a pena ressaltar que o resultado do VPP não configura um aumento automático dos preços, já que é uma permissão de teto para o reajuste concedido pelo Governo. 

Assim, cada indústria pode optar por utilizar o teto para seu reajuste ou utilizar um índice menor se tiver alguma estratégia comercial.

   

Dicas de como criar um aviso de aumento de preço

A seguir, você confere 4 dicas de como comunicar aos seus clientes que os preços dos seus produtos/serviços serão reajustados.

 

1. Avise com antecedência

Ninguém gosta de ser surpreendido com reajustes que aumentam os preços de produtos ou serviços de uso regular.

Por isso, é necessário avisar aos seus consumidores que ocorrerá uma alteração nos preços com a maior antecedência possível.

Isso significa dar-lhes tempo para aceitar e se preparar para o reajuste

Além disso, também aumenta a retenção e a fidelização de clientes, pois eles veem a preocupação de sua marca e o respeito que tem por eles.

 

2. Respeite a realidade de mercado

Aumentar os preços apenas para ter uma taxa de lucro maior é um erro que todo empreendedor deve evitar.

Os clientes percebem quando um aumento de preço é injustificável.

Até porque, geralmente, as marcas que fazem isso não costumam apresentar qualquer justificativa.

Reajuste seus preços quando houver aumento nos valores de insumos, logística, fabricação, serviços etc.

Ou seja, procure subir os preços somente se for necessário repassar aos consumidores o aumento imposto à fabricação dos produtos ou realização dos seus serviços. 

 

3. Reforce a qualidade do seu produto/serviço

Independentemente do motivo que cause o reajuste de preços aos clientes, é importante ressaltar que sua marca continua melhorando a qualidade dos produtos ou serviços.

Quando você não tem controle sobre o aumento (como no caso do reajuste anual), reforce que sua farmácia busca atendê-los da melhor maneira como forma de compensação.

 

4. Informe o motivo do aumento no comunicado de reajuste de preço aos clientes

Assim como é interessante destacar produtos com descontos usando placas na sua farmácia, é importante também mostrar e explicar os aumentos. 

Então, não deixe de apresentar de modo bem acessível o motivo dos aumentos! 

Se o motivo do aumento for outro que não o reajuste anual, justifique-o da forma mais simples e direta possível. 

Mas se o motivo for o reajuste, fica bem mais fácil justificá-lo aos seus consumidores. 

A seguir, apresentamos alguns exemplos de como justificar o reajuste anual de preços dos medicamentos!

   

11 exemplos de frases de reajuste de preço

Confira agora 11 modelos de frases para informar o reajuste de preço aos seus clientes.

Fique à vontade para usá-las conforme apresentadas abaixo ou reformulá-las como achar necessário.

Também é importante acrescentar sempre algo como “contamos com sua compreensão”, ou “agradecemos a compreensão” após essas frases.

E lembre-se, ainda, de acrescentar informações atuais e dar um “toque pessoal” de sua marca aos textos.

  1. Senhores clientes, a partir do dia __ de _________ o preço dos medicamentos será reajustado conforme determinação do Governo pela Tabela CMED. 

  2. Conforme determinação do Governo (CMED) o preço dos medicamentos será reajustado a partir de __ de _________.

  3. A Farmácia/Drogaria [nome do estabelecimento] comunica aos amigos e clientes que, a partir de __ de _________, o preço dos medicamentos será reajustado conforme determinação do Governo.

  4. Comunicado: A partir do dia __ de _________, os preços dos medicamentos serão reajustados conforme lista repassada pelo Governo (CMED).

  5. Conforme determinação do Governo através da Tabela CMED, a Farmácia/Drogaria [nome do estabelecimento] comunica o reajuste anual dos preços de medicamentos que será aplicado a partir de __ de _________.

  6. Senhores clientes, comunicamos que por determinação do Governo, através da Tabela CMED, os preços dos medicamentos serão reajustados a partir de __ de _________.

  7. Pedimos sua compreensão quanto aos novos preços, já que um reajuste determinado pelo Governo acontece em todo mês de março.

  8. Os preços aumentaram em todos os lugares, mas aqui, continuamos aprimorando o atendimento e a oferta de produtos para trazer opções de qualidade e diversificadas aos clientes amigos.

  9. Comunicamos que os preços dos medicamentos foram reajustados pelo Governo, mas continuamos fazendo o possível para oferecer a você qualidade e preços baixos!

  10. Caros clientes: a partir de __ de _________, a [nome do estabelecimento] irá repassar os reajustes de preços de medicamentos estabelecidos pelo Governo.

  11. Atenção: os reajustes dos preços de medicamentos estabelecidos este ano pelo Governo são de X%, Y% e Z%.
   

Conclusão: acerte no comunicado de reajuste de preço aos consumidores

Como vimos, um bom comunicado de reajuste de preços aos clientes da sua farmácia pode ajudar a conquistar sua simpatia e aumentar sua confiança.

Sem esse comunicado, muitos clientes podem acabar buscando a concorrência por acreditar que seu negócio só está tentando obter mais lucro!

E isso é perfeitamente evitável quando o aumento de preços está ligado ao reajuste anual estabelecido pela Tabela CMED

Nesta situação, é fácil informá-lo aos clientes sem causar grandes desconfortos, conforme vimos em vários modelos de frases de aumento de preço.

Para mais modelos de frases e placas de comunicado, clique na imagem abaixo e receba um arquivo em seu e-mail, gratuitamente e em poucos segundos!

download de modelos de comunicado de reajuste de preço para clientes

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