A consolidação da assistência farmacêutica no varejo se justifica por números como os mais de 19,6 milhões de testes rápidos da Covid-19 e 6,5 mil farmácias com salas exclusivas para serviços de saúde.
E o futuro desse modelo fundamenta a programação do 3º Congresso de Clínicas.
Organizado pela Abrafarma em formato online, o evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro (quarta e quinta-feira), sempre das 14 às 17h.
A expectativa é reunir mais de 1.500l participantes, entre farmacêuticos, gestores de farmácias e do segmento de saúde.
O CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, ressalta que
O contexto da pandemia evidenciou a relevância do varejo farmacêutico como hub de saúde e o potencial do setor para estimular a adesão aos tratamentos e a jornada do paciente.
A ideia é viabilizar um grande fórum capaz de mobilizar todo o ecossistema que envolve também a indústria farmacêutica, fabricantes de testes, corretoras, operadoras e também startups.
Movimentações importantes na assistência farmacêutica
O congresso acontecerá em um período de importantes movimentações que impactarão o futuro dos serviços clínicos.
Uma delas é a esperada regulamentação, por parte da Anvisa, dos testes laboratoriais remotos nos estabelecimentos farmacêuticos a partir de janeiro.
Outro tema em voga é a autorização das práticas de telessaúde.
A agenda do primeiro dia terá início com a apresentação de indicadores inéditos sobre esses serviços, que será feita por Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica da Abrafarma.
O universo das healthtechs também será alvo das discussões, com as presenças das startups Woove e Isa – esta última, especializada em programas de atendimento em domicílio captou, neste segundo semestre, R$ 90 milhões de investimentos.
O segundo dia será quase inteiramente dedicado às tendências sobre telessaúde e a experiência prática de grandes redes na implementação desse modelo, incluindo Drogaria Araujo, Drogaria Venancio, Farmácias Pague Menos/Extrafarma e RD – Raia Drogasil.
A capilaridade territorial das farmácias e o comprovado preparo técnico dos farmacêuticos, aliados a novas tecnologias e regulamentações que deem segurança jurídica às farmácias, são a porta de entrada para mudarmos a realidade da saúde no Brasil, conclui Barreto.
Confira a programação completa
Com o tema “Serviços de saúde na farmácia: inovando na geração de demanda”, o evento acontece nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022, de forma 100% virtual.
Quarta-feira | 7/12 | das 14h às 17h
Abertura Oficial
Modesto de Carvalho Araujo Neto – Presidente do Conselho Diretivo
Sergio Mena Barreto – CEO Abrafarma
Serviços de saúde na farmácia: números, tendências e oportunidades
Cassyano Correr – Coord. de Assistência Farmacêutica da Abrafarma e Fundador da ClinicaRx
Como levar os serviços da farmácia para mais pessoas: inovando na geração de demanda – Benefícios Saúde: planos de acesso e modelos de assinatura recorrente
Thiago Rocha – CEO e fundador da Woove Saúde Digital
Como levar os serviços da farmácia para mais pessoas: inovando na geração de demanda – Serviços a domicílio: conectando demanda com a oferta das farmácias
Fernando Pares – Sócio Fundador da ISA LAB
Como levar os serviços da farmácia para mais pessoas: inovando na geração de demanda – Remuneração pelas operadoras por desfechos de saúde: o case da Clínica Mais 60 Saúde (MG)
Dr. Fernando César Menezes Assunção – Diretor de Tecnologia e Inovação da Mais 60 Saúde
Como levar os serviços da farmácia para mais pessoas: inovando na geração de demanda – Programas de fidelização de pacientes: Oportunidades de integração de serviços aos programas da indústria
Oscar Teixeira Basto Junior – Diretor de Varejo (CRO) da Interplayers
Encerramento
Cassyano Correr – Coord. de Assistência Farmacêutica da Abrafarma e Fundador da ClinicaRx
Franciscos Celso Rodrigues – Diretor-Executivo de Coordenação Técnica e Comitês da Abrafarma
Sergio Mena Barreto – CEO da Abrafarma
Quinta-feira | 8/12 | das 14h às 17h
Abertura
Sergio Mena Barreto – CEO Abrafarma
Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Open Health & Interoperabilidade: o que podemos esperar para 2023
Neusa Andrade – Head of interoperabilidade Lab e Vice-diretora de educação HL7 Brasil. Professora, Pesquisadora e Especialista em HL7 FHIR. RNDS.
Telessaúde na farmácia: como melhorar a jornada do paciente e gerar novos negócios – Linhas de cuidado: que problemas de saúde do paciente podem ser resolvidos na farmácia por telessaúde?
Carlos Pappini – Co-Fundador e CEO do Conecta Médico
Telessaúde na farmácia: como melhorar a jornada do paciente e gerar novos negócios – Cabines de telemedicina na prática: oportunidades e desafios da telemedicina 100% self-service
Jamil Cade – Médico clínico e cardiologista, fundador da W3.Care
Telessaúde na farmácia: como melhorar a jornada do paciente e gerar novos negócios – Teleinterconsulta na prática: oportunidades e desafios da consulta triangulada: paciente – médico – farmacêutico
Jauri Siqueira Jr – Head Farmacêutico de Serviços de Saúde na ClinicaRx
Painel de Experiências: telessaúde nas redes da Abrafarma
Moderação – Renato Alencar Porto
Drogaria Araujo – Isabel Dias – Gerente Técnica
Drogaria Venancio – Renane Bernardes – Coordenadora de Serviços Farmacêuticos
Farmácias Pague Menos-Extrafarma – Albery Dias – Diretor de Serviços de Saúde e Parcerias Estratégicas nas Farmacias Pague Menos-Extrafarma
RD RaiaDrogasil – Luís Alberto Ratto – Diretor de Novos Negócios
Encerramento
Francisco Celso Rodrigues – Diretor-Executivo de Coordenação Técnica e Comitês da Abrafarma
Renato Alencar Porto – Diretor-Executivo de Relações Institucionais da Abrafarma
Sergio Mena Barreto – CEO da Abrafarma
Fontes: Panorama Farmacêutico, Abrafarma, Redação MyPharma.