Quando se fala em consultoria farmacêutica é normal associarmos a função apenas ao profissional que ajuda a otimizar os processos de uma farmácia ou drogaria.
Entretanto, ainda que com profissionais distintos, uma consultoria farmacêutica pode abarcar todas as necessidades da sua farmácia.
Por isso, hoje te ajudamos a entender quais as principais consultorias que a sua farmácia pode ter para aumentar o seu faturamento através delas.
Acompanhe a leitura e entenda também como uma consultoria em marketing digital é fundamental para a saúde da sua farmácia ou drogaria.
O que faz uma consultoria farmacêutica?
Uma consultoria farmacêutica busca otimizar todos os serviços ofertados pelo cliente (farmácias, drogarias, clínicas, hospitais etc.). Para isso, um(a) consultor(a) farmacêutico(a) precisa realizar um diagnóstico do seu negócio para então começar a adequar seus processos.
Além disso, uma consultoria farmacêutica também busca adequar seus processos sanitários e personalizar o atendimento aos clientes, podendo, inclusive, avaliar a necessidade e o conjunto de medicamentos que lhes são ofertados.
A lei 13.021, de 8 de agosto de 2014, permite que farmácias prestem orientação sanitária e assistência à saúde individual e coletiva. Portanto, um(a) consultor(a) farmacêutico(a) pode avaliar as possíveis interações medicamentosas e personalizar a dispensação de medicamentos aos seus clientes.
Um(a) consultor(a) farmacêutico(a) também pode atualizar sua equipe de farmacêuticos e atendentes sobre as últimas diretrizes da indústria farmacêutica. Afinal, sua expertise está na avaliação e orientação sobre o uso de medicamentos e substâncias controladas.
Atuações do(a) consultor(a) farmacêutico(a)
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), na atuação direta com os clientes de farmácias e drogarias, um(a) consultor(a) farmacêutico(a) pode:
- orientar o(a) paciente sobre como usar o medicamento prescrito pelo(a) médico(a);
- avaliar o conjunto de medicamentos que o(a) paciente está usando, sua dosagem, horário de uso e possíveis interações entre eles;
- comunicar-se com outros profissionais da saúde envolvidos no tratamento do(a) paciente para emitir um parecer farmacêutico e discutir o tratamento;
- encaminhar o(a) paciente para profissionais da saúde;
- conversar com o(a) paciente sobre os sintomas e a evolução de doenças;
- solicitar exames laboratoriais e realizar medidas de pressão e temperatura;
- registrar ações no prontuário do(a) paciente; e
- prescrever medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs ou OTC).
Mas atenção! Um(a) consultor(a) farmacêutico(a) NÃO PODE:
- receitar medicamentos que precisam de prescrição médica;
- mudar os medicamentos prescritos pelo(a) médico(a) – deve entrar em contato com o(a) profissional para discutir o tratamento; e
- executar procedimentos exclusivos da categoria médica.
Como contratar uma consultoria farmacêutica?
Você pode ter uma consultoria farmacêutica atuando exclusivamente no seu negócio, como um funcionário interno, ou realizando apenas consultorias específicas necessárias ao seu negócio.
Um(a) consultor(a) farmacêutico(a) precisa ser graduado(a) em Farmácia ou Bioquímica e sua remuneração varia entre R$3.411,00 e R$6.121,00 de acordo com o site Vagas.
No entanto, você também pode capacitar seus farmacêuticos para essa função através de cursos online ou presenciais. A consultoria Farmacêuticas é apenas uma de várias empresas que ofertam capacitação para consultores farmacêuticos.
Existem outras consultorias farmacêuticas, como a 4Farma e a ICTQ, que podem ser realizadas em modo presencial ou online e aceitam discutir valores via internet.
Entretanto, ressaltamos que os sites citados acima não são nossas indicações de consultoria farmacêutica. Apenas mostramos algumas opções que podem ser facilmente encontradas na internet e que podem nortear a sua busca.
Antes de contratar qualquer serviço de consultoria farmacêutica ou de qualquer natureza, solicite o contato de outros clientes para conversar a respeito do serviço e verifique sites como o Reclame Aqui para saber o que se diz a respeito da empresa que pode lhe prestar o serviço.
Agora que você já sabe o que faz um(a) consultor(a) farmacêutico(a) e como ele(a)pode ajudar na rotina da sua farmácia ou drogaria, vamos ver quais outros tipos de consultorias podem ajudar a promover o seu negócio local e online.
Consultoria financeira para farmácias e drogarias
A saúde de qualquer negócio depende de um bom gerenciamento do fluxo de caixa. Por isso, ter uma consultoria financeira pode ajudar a evitar processos onerosos que dificultem a sobrevivência da sua farmácia ou drogaria nesse mercado tão competitivo.
Entre os objetivos de uma consultoria financeira estão:
- focar na gestão de valores e patrimônio da empresa;
- maximizar o uso dos recursos financeiros e outros ativos da empresa;
- aumentar a lucratividade do negócio; e
- gerar acesso a crédito.
Uma consultoria farmacêutica na parte financeira é importante para analisar os processos em andamento e planejar ações que continuem promovendo seu negócio.
Além disso, a cultura organizacional e as particularidades do seu negócio também entram na análise da consultoria para que possa ser feita uma otimização dos processos que não apresentam retorno financeiro à sua empresa.
Entre as principais atividades que uma consultoria financeira pode proporcionar à sua farmácia ou drogaria estão:
- o planejamento e o controle financeiro
- a gestão de fluxo de caixa
- a precificação dos produtos
- e o investimento em ativos que proporcionem alto rendimento financeiro
Uma das empresas mais conceituadas que oferece esse tipo de serviço atualmente é o SEBRAE que ajuda micro e pequenas empresas a se destacarem a crescerem no mercado.
Consultoria Farmacêutica: Marketing digital
Por fim, podemos discutir uma das consultorias mais importantes para o mercado farmacêutico atualmente: a consultoria de marketing digital.
Se o mercado farmacêutico já vinha crescendo exponencialmente antes da pandemia do novo Coronavírus, durante a pandemia o número de lojas virtuais vem duplicando se comparado aos mesmos meses de 2019.
Junto a esse dado, uma pesquisa realizada pela Criteo revelou que 56% dos consumidores compraram pela primeira vem em um e-commerce na pandemia e 94% pretendem manter esse hábito mesmo após a pandemia.
Você pode acompanhar esses e outros dados sobre o mercado farmacêutico em 2021 no nosso artigo:
Frente a um mercado em expansão no meio digital, é comum vermos empresas sem muito conhecimento técnico se arriscando e cometendo erros que só despendem tempo e dinheiro dos seus caixas.
Por isso, uma consultoria farmacêutica precisa pensar em como atingir um público que agora opta por comprar sem sair de casa.
Marketing digital para farmácias e drogarias
Através do marketing digital para farmácias e drogarias, o seu negócio pode ganhar destaque nas buscas do Google através do SEO local.
Mas o que significa ter destaque local no Google?
Significa que os clientes que buscarem por medicamentos ou farmácias na sua região terão sua farmácia como uma das primeiras indicações do Google.
Se você acredita que não há muita diferença estar entre as primeiras posições, veja o que diz um estudo da Backlinko:
Segundo o estudo que analisou 5 milhões de resultados no buscador mais utilizado do mundo — o Google — a 1ª posição é responsável por ganhar 31,73% de todos os cliques.
A segunda posição tem um total de 24,71% e a terceira 18,66% dos cliques. Da quarta posição em diante, a taxa de acessos só diminui exponencialmente como se vê na imagem abaixo:
Esse estudo ainda revelou que subir apenas 1 posição nas buscas do Google pode representar até 53,2% mais acessos ao seu site.
E é importante salientar que para aparecer nesses resultados, os usuários não precisam pesquisar diretamente pela sua farmácia ou drogaria.
Ao buscar por farmácias ou medicamentos, o Google já lhes mostra todas as opções de estabelecimentos próximos que possam atender as suas necessidades.
Por isso, a função de uma consultoria farmacêutica que visa o marketing digital é posicionar a sua empresa entre os primeiros resultados do Google para promover o seu negócio na internet.
Marketing digital + consultoria farmacêutica para delivery
Diante do crescimento exponencial do delivery de farmácias e drogarias durante a pandemia, oferecer entrega em domicílio já não é mais uma opção, mas uma necessidade às empresas que decidem sobreviver nesse cenário que só fica cada dia mais competitivo.
Entretanto, ofertar um sistema de delivery não significa só vender pelo telefone ou WhatsApp e enviar um motoboy até a casa do(a) cliente.
A experiência do cliente é um fator fundamental que pode tanto reter e fidelizar seus clientes quantos afugentá-los.
Por isso, ter um sistema de delivery que inclui um site e um aplicativo próprios da sua farmácia é a chave para o sucesso digital da sua farmácia ou drogaria.
Com um sistema de delivery, seus clientes podem fazer suas compras sem necessitar do acompanhamento de um balconista da sua farmácia e receber seus produtos e medicamentos no conforto de suas casas.
Existem alguns cuidados que precisam ser considerados na hora de contratar um serviço de motoboy para farmácias, mas já listamos as vantagens e desvantagens desse serviço ser interno ou terceirizado no artigo:
E, com a MyPharma, sua farmácia ou drogaria tem acesso a tudo o que precisa para se destacar na internet!
Conheça a MyPharma: consultoria farmacêutica para marketing digital
A MyPharma já atua no mercado farmacêutico online há 5 anos e atende mais de 350 farmácias e drogarias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Com a nossa experiência, podemos afirmar que nenhuma consultoria é boa o suficiente se não tem apoio de ferramentas práticas para a sua aplicação. E é nisso que a MyPharma investe: num delivery online com site e app integrados ao sistema da sua farmácia!
Com a MyPharma, a sua farmácia ou drogaria tem como vantagens:
- redução de custos operacionais: seus atendentes não precisam realizar as vendas online;
- aumento de vendas: através do aumento de destaque e presença na internet, sua farmácia passa a vender mais no meio online;
- simplificação dos processos: sem designers nem programadores, seu delivery fica pronto em poucos cliques;
- fidelização de clientes: com uma excelente experiência de compra, seus clientes se fidelizarão à sua marca e a recomendarão.
Nosso sistema de delivery ainda oferece:
- site e app 100% customizáveis para o seu negócio e otimizados para o Google;
- base completa com mais de 40 mil itens já catalogados com imagem, nome, descrição, código de barras e categorias;
- integração ao sistema de gestão (ERP) da sua farmácia;
- ações de marketing digital para promover a sua farmácia ou drogaria e fazê-la vender mais;
- loja online totalmente adaptada à legislação da ANVISA para delivery de medicamentos;
- hospedagem do site e app inclusa;
- site responsivo e seguro que funciona perfeitamente em qualquer tela de celular;
- total abertura para a gestão do catálogo;
- configurações para delivery;
- WhatsApp e Chat integrados;
- suporte premium e muito mais!
Só a MyPharma oferece uma consultoria farmacêutica completa centrada no Marketing Digital do seu negócio.
Casos de sucesso
Veja esses 2 testemunhos de casos de sucesso da MyPharma:
Rede Mix+Farma
Na Rede Mix+Farma, o sistema de delivery da MyPharma conseguiu aumentar as entregas em 800% em apenas 2 meses!
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Farmácia Preço Popular do Mato Grosso!
Já o crescimento do delivery da Farmácia Preço Popular do Mato Grosso foi de 300%!
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Esses resultados podem ser seus também!
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