Ofertar um sistema de delivery através do serviço de motoboy possibilita às farmácias aumentar seu ticket médio, alcançar novos clientes e é, também, um excelente método para aplicar estratégias de marketing.
Essa é uma tendência que vem crescendo bastante frente aos excelentes resultados que tem gerado às farmácias e outros estabelecimentos.
Entretanto, a contratação de um entregador de farmácia costuma gerar algumas dúvidas em quem busca o serviço. Isso porque as diferentes ofertas desse serviço têm seus benefícios e desvantagens.
Entre as perguntas que surgem na hora de abrir um delivery de farmácia online sempre encontramos:
- é vantajoso para uma farmácia oferecer entrega em domicílio?
- quais os custos para contratar um motoboy?
- e os custos para terceirizar o serviço de motoboy?
- quais os prós e contras desse serviço?
- existe alguma empresa que pode facilitar essa contratação?
Se você busca respostas para essas perguntas, está no lugar certo!
Acompanhe a leitura para sanar as principais dúvidas a respeito do serviço de motoboy na sua farmácia!
Talvez te interesse ler também : Devo Oferecer Delivery em Minha Farmácia?
Como funciona o serviço de motoboy?
Antes de decidir contratar um serviço de motoboy para sua empresa, é importante entender como ele funciona, quem é o profissional que o executa e com qual área da sua farmácia ele se relacionaria.
Mas antes de conferir essas informações, baixe a nossa Calculadora Boi de Piranha. Com ela, você pode calcular o valor mínimo de uma compra para ofertar frete grátis ou calcular o frete de acordo com a distância entre sua farmácia, ou drogaria, e seus clientes.
Agora vejamos como funciona o serviço de motoboy!
O que é o serviço de motoboy?
A profissão de motoboy foi regulamentada em 2009 por meio da Lei Nº 12.009 de 2009 que estabelece normas e diretrizes para o registro profissional e a prestação do serviço.
Em geral, o serviço de motoboy é ofertado por um profissional que coleta, transporta e entrega produtos, pacotes, documentos etc.
Além disso, há outras atividades que se enquadram nesse serviço:
- realização de pagamentos, saques e depósitos;
- autenticação de documentos;
- realização de serviços em correios e cartórios; e
- resolução de possíveis imprevistos com as entregas.
Cabe ressaltar que, ainda que o serviço de motoboy tenha diversas naturezas, é importante definir sua área de atuação ao contratá-lo. Com isso, evita-se problemas com a execução de serviços não contratados e suas entregas podem ocorrer sem imprevistos.
Além disso, há profissionais que executam alguns serviços específicos. Nem sempre é possível contratar um serviço de motoboy que resolva suas entregas e suas pendências administrativas; e, às vezes, isso nem é desejável.
Por isso, ao buscar como funciona um serviço de motoboy na sua região, pergunte sobre profissionais que possam resolver suas entregas em domicílio com agilidade e outros que trabalhem com a parte financeira e administrativa de empresas.
Mas antes de pensar em como oferecer serviços de motoboy na sua farmácia e contratar um, veja alguns requisitos exigidos pela profissão para não errar na escolha:
Requisitos para o motoboy:
- ter no mínimo 21 anos;
- ter CNH com a categoria A por, pelo menos, 2 anos;
- ser aprovado em curso específico, nos termos da regulamentação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para o desenvolvimento da atividade.
Além disso, a cada cinco anos, o profissional deve passar por uma reciclagem de conhecimentos e habilidades para manter-se atualizado com relação à legislação de trânsito vigente.
Requisitos para a moto utilizada em serviço de motoboy:
- ter no máximo 15 anos de uso;
- possuir no mínimo 95 cilindradas;
- possuir registro na categoria de veículos de aluguel;
- estar registrada na espécie carga, não passageiro;
- ter placa vermelha;
- contar com protetor de motor mata-cachorro, fixado no chassi do veículo, destinado a proteger o motor e a perna do condutor em caso de tombamento (de acordo com a legislação do CONTRAN);
- ter aparador de linha antena corta-pipas (de acordo com a legislação do CONTRAN);
- contar com faixas refletivas, inclusive no colete e capacete utilizados em horário de trabalho.
Além desses requisitos, a motocicleta deverá ser submetida, anualmente, a uma vistoria visual na Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (CETTRANS); e passar, semestralmente, por uma inspeção mecânica, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Você pode conhecer a lei 12009/09 na íntegra no site do Planalto.
Com qual área da farmácia o motoboy se relaciona?
Depende da necessidade da sua farmácia!
Para realizar entregas de medicamentos e produtos, o motoboy atua diretamente com as equipes de atendimento, logística e comercial.
Já para realizar entregas de documentos e dinheiro ou efetuar serviços administrativos e financeiros, ele atua diretamente com a equipe administrativa.
Por que oferecer serviços de motoboy na sua farmácia?
Mesmo tendo uma previsão de crescimento em 8% para 2021, o mercado farmacêutico é competitivo. E uma alternativa para se destacar entre a concorrência é a oferta de entrega em domicílio.
Excelência no atendimento e uma entrega igualmente boa e ágil é a chave para aumentar o faturamento da sua farmácia!
Com a oferta de serviço de motoboy para retirar as mercadorias é possível perceber um aumento no número de clientes e também suas retenções e fidelizações.
Além disso, os processos internos e externos se tornam mais ágeis e aumenta-se a capacidade de atendimento do estabelecimento. Isso influencia o giro de mercadorias e a evolução das vendas da farmácia ou drogaria.
Como contratar um serviço de motoboy?
Existem três formas de ofertar esse serviço em sua empresa, são elas:
- contratando um profissional autônomo em modelo PJ (pessoa jurídica);
- contratando um motoboy como funcionário interno da empresa em acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); ou
- através de uma empresa de motoboys que terceiriza o serviço;
Entretanto, ao considerar qualquer uma dessas modalidades de contratação é necessário comparar os benefícios e desvantagens de cada um.
De antemão, pode-se dizer que contratar um profissional autônomo não é uma opção interessante para as farmácias, pois o profissional acaba realizando diversos serviços e não fica disponível para a sua empresa.
Ao ofertar um serviço que exige rapidez e uma certa periodicidade do motoboy, contratar alguém em modelo PJ acaba prejudicando esses pontos.
Por isso, geralmente considera-se e indicam-se apenas as contratações de motoboys como funcionários internos ou terceirizados.
Vamos analisar cada uma dessas opções e começamos pela contratação terceirizada através de empresa de entregas!
Terceirizar serviço de motoboy para empresas
Aumentar a taxa de lucro e ter um melhor controle financeiro, trabalhista e administrativo é o desejo de todo gestor de empresas. E terceirizar um serviço de motoboy para empresas pode te proporcionar exatamente isso!
Geralmente, ao contratar um serviço terceirizado, existem custos mensais fixos, mas como o lucro da entrega em domicílio depende muito das vendas realizadas, nem sempre essa é a opção ideal para farmácias.
Por isso, a busca por empresas que oferecem serviços de motoboy baseados no número de entregas tem crescido. E a startup SODE é umas das que vêm inovando nesse ramo.
Através de uma plataforma digital ágil e simplificada, a SODE promove a conexão entre estabelecimentos e motoboys.
Nessa plataforma, as empresas podem entrar em contato com entregadores que oferecem seus serviços.
Uma das vantagens de contratar serviços através da plataforma é não ter gastos com a admissão de funcionários internos.
Entre as regiões atendidas pela SODE estão o Nordeste (em Fortaleza, João Pessoa, Campina Grande, Maceió, Recife, Teresina, Aracaju e Salvador) e o Sudeste (em São Paulo, capital, e Ribeirão Preto).
Eles promovem o conceito de “delivery eficiente e sem complicações” e inserem inteligência logística para aperfeiçoar o gerenciamento de entregas de empresas.
Com isso, eles disponibilizam motoboys preparados e fáceis de serem contatados.
Cuidados ao terceirizar um serviço de motoboys
Ao terceirizar qualquer serviço é muito importante avaliar a empresa.
Nem sempre empresas bem-conceituadas como a SODE estão disponíveis no Brasil inteiro, por isso é muito importante avaliar alguns fatores como:
- conceito, valores e cultura da empresa;
- cases de sucesso;
- disponibilidade de um bom número de motoboys durante todo o dia e noite;
- comportamento profissional dos entregadores; e
- feedbacks dados pelos clientes.
Além disso, é necessário pesquisar os valores cobrados pelos serviços e realizar orçamentos baseados num número X de possíveis entregas para poder comparar a oferta de diferentes empresas.
Equilibrar custos, benefícios e qualidade do serviço é fundamental para obter bons resultados.
Para alcançar tudo isso, é necessário traçar uma ótima estratégia no seu delivery, oferecendo a melhor taxa de entrega e estimulando os clientes a consumirem mais.
Fazer isso não é difícil! E para te ajudar, nós da MyPharma desenvolvemos a Calculadora “Boi de Piranha de Delivery”.
“Boi de piranha” é uma expressão que representa o sacrifício de um bem menor e de pouco valor para que bens maiores não sofram dano.
E é isso que nossa calculadora de delivery faz! Ela calcula o melhor custo de uma entrega para beneficiar o ticket médio da sua farmácia e o valor mínimo de compra para a realização da entrega.
Baixe nossa calculadora de delivery clicando no botão abaixo:
Vantagens ao contratar serviço terceirizado de motoboy
- não precisar contratar funcionários internos;
- utilização do serviço por demanda;
- desoneração de custos fixos;
- variedade de profissionais disponíveis;
- não ter falta causada por problemas pessoais ou de saúde (a empresa terceirizada sempre tem profissionais para a substituição); e
- desoneração com compra de motos, combustíveis, equipamentos de EPI etc.
Desvantagens ao contratar serviço terceirizado de motoboy para farmácia
- possibilidade de contratar empresas com comunicação arcaica e não idôneas com profissionais não treinados.
É importante salientar que essas desvantagens existem, mas acontecem quando não é feita uma boa procura por empresas de serviços de motoboys.
Seguindo as nossas dicas de como ter cuidados na hora de terceirizar o serviço, seguramente você encontrará uma ótima parceria com entregadores de farmácias.
Contratar motoboy como funcionário interno da farmácia
O procedimento para a contratação de um motoboy interno segue o modelo de admissão de qualquer funcionário da farmácia.
Há uma relação de documentos necessários para a admissão que inclui exames e avaliação médica. Os custos com o funcionário são os relacionados à respectiva classe trabalhista dos motoboys.
Na hora de realizar uma contratação interna é necessário buscar um bom entregador de farmácia. Para saber se os candidatos são adequados à vaga você precisa observar alguns fatores.
E para te ajudar a contratar o motoboy certo, separamos as dicas abaixo:
- entreviste vários profissionais: ainda que te tome algum tempo, entrevistar profissionais diferentes te dará alguns parâmetros de comparação que te fará ter uma boa visão sobre cada candidato. Isso facilita a decisão de quem é pessoa certa a ocupar a função;
- realize testes de paciência, calma e simpatia: essas características básicas são necessárias a qualquer entregador de farmácia. É ele quem entrará em contato direto com o cliente e causar uma impressão que marcará o seu negócio. Ou seja, a fidelização do seu cliente depende muito do atendimento prestado pelo motoboy;
- teste o profissional por um tempo predeterminado: senso de cautela, pontualidade e bom trabalho em equipe são fatores que só conseguimos medir depois que o funcionário entra para a equipe. Você pode contratar o motoboy como autônomo por um tempo predeterminado e, só após avaliar esses critérios, decidir por sua contratação efetiva.
Vantagens ao contratar motoboy como funcionário
- criar vínculos entre o profissional e a empresa;
- conhecer a fundo quem é e como atua esse profissional nas suas entregas; e
- ter um funcionário sempre à disposição para efetuar as entregas sem depender da comunicação com a empresa terceirizada (via aplicativo para serviço de motoboy ou telefone).
Desvantagens na contratação de motoboy como funcionário
- possibilidade de faltas no dia de trabalho e falta de assiduidade, gerando a necessidade de terceirizar o serviço no dia; e
- necessidade de contratar 2 ou mais motoboys dependendo do fluxo e horários de trabalho, aumentando os custos com folha de pagamento.
Devo contratar um serviço de motoboy para a minha farmácia?
Sim! Ofertar esse serviço é essencial para aumentar o ticket médio da sua farmácia e reter clientes que acabariam mudando para o concorrente mais próximo.
Vale ressaltar que com o aumento da população idosa no Brasil, cada vez mais é necessário ofertar um serviço de venda e entrega no qual esses clientes não precisem se deslocar até a farmácia.
Ter a possibilidade de receber seus medicamentos em casa representa um crescimento na retenção e fidelização dos seus clientes.
Apenas atente-se às nossas dicas na hora de efetuar uma contratação para esse serviço e, no caso de terceirizá-lo, busque por uma empresa como a SODE.
Procure empresas que atuem de forma moderna, especializada e que se preocupem em facilitar as entregas com tecnologia e qualidade confirmada. Se a SODE ainda não atende a sua região, busque empresas que tenham esse mesmo padrão de qualidade.
Para saber mais sobre como ofertar um serviço de excelência na sua farmácia, recomendamos nosso artigo 8 Dicas para um delivery de farmácia perfeito!
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!