Nome, logomarca e cores para farmácia fazem parte de um processo de difíceis decisões quando pensamos em abrir uma farmácia. E, geralmente, essas escolhas não são baseadas apenas em gostos pessoais, mas em aspectos que impactam psicologicamente os clientes.
A psicologia das cores é apenas um dos fatores técnicos que devem ser utilizados na hora de escolher cores para farmácias. No entanto, essas cores não podem ser afastar daquilo que sua marca deseja transmitir só para alcançar mais clientes.
Esses 2 critérios (mensagem + atração de clientes) devem estar combinados em uma marca sólida que conseguirá atrai-los, retê-los e fidelizá-los.
Por isso, hoje explicamos como escolher cores para a sua farmácia ou drogaria e por que é importante utilizá-las em toda a sua estratégia de comunicação.
Acompanhe a leitura e saiba também os impactos psicológicos que as principais cores causam nos seus clientes!
Psicologia nas cores para farmácia
A psicologia das cores é um estudo que busca entender quais efeitos as cores causam sobre o comportamento humano. Isso significa que as cores podem alterar nossos estados de humor, nossos ânimos, sentimentos, necessidades etc.
O exemplo mais claro da aplicação desses estudos são as grandes redes de fastfood que impactam visualmente seus clientes, induzindo-os a consumir seus produtos ainda que saibam que não são muito saudáveis.
Um estudo realizado por Satyendra Singh com a Universidade de Winnepeg revelou que até 90% das decisões de compra de um produto são baseadas apenas pela cor.
Isso nos confirma que uma boa utilização de cores na sua farmácia ou drogaria pode ajudar a aumentar seu faturamento e melhorar a experiência dos clientes.
Entretanto, a escolha de cores para pintar sua loja ou para a logomarca da farmácia não pode abarcar um grande leque. Afinal, isso transformaria a sua marca em um carnaval de emoções e prejudicaria a forma como seus clientes se sentem em relação a ela.
Confira abaixo como funciona um círculo cromático e como utilizá-lo para escolher as cores para o seu estabelecimento.
Círculo cromático
O círculo cromático é composto por 12 cores: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias; e ele funciona como uma representação simplificada de como o olho humano enxerga as cores.
Na imagem abaixo é possível entender como geralmente é realizada a escolha de cores para projetos:
No geral, a escolha de cores envolve umas das 6 formas que estão na imagem:
- cores complementares: opostas no círculo cromático;
- análogas: que fazem parte do mesmo grupo de cor;
- tríade: que formam um triângulo que pode envolver apenas cores primárias;
- semi-complementares: também formam um triângulo no círculo cromático, mas misturam cores primárias com secundárias ou terciárias;
- tetraédricas: forma um retângulo no círculo cromático; e
- em quadrado: o nome é autoexplicativo.
Entretanto, essas não são as únicas possibilidades para a escolha de cores de farmácia. O importante é antes de se aventurar no círculo cromático, você entenda o que algumas cores podem representar ao ser humano.
Assim, você seleciona primeiro as cores que devem compor a sua marca e só depois decide quais espectros do círculo cromático fazem sentido para a sua farmácia ou drogaria.
Confira abaixo o significado das principais cores do círculo cromático:
Significado das cores
O site No Film School fez um compilado com os principais significados das cores e nós traduzimos para ajudá-los nessa escolha. Confira só:
- Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, segurança, limpeza, ordem, tecnologia;
- Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade, natureza, meio-ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade;
- Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão;
- Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excesso;
- Vermelho: paixão, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, perigo, fogo, sangue;
- Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade;
- Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, poder, sensibilidade, intimidade;
- Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
- Preto: poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério;
- Branco: proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve.
- Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnologia; e
- Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.
A partir desses significados é possível pensar em quais opções de cores mais correspondem as sensações que sua marca busca transmitir e escolher um esquema do círculo cromático que as utilize de forma harmoniosa.
Tons e cores para farmácia
Agora que você entende como o círculo cromático é utilizado e quais significados algumas cores transmitem, vamos pensar em como utilizá-las na sua farmácia ou drogaria.
Identidade visual para farmácia
A criação de uma logomarca para farmácia deve considerar toda a identidade visual da sua marca. Afinal, sua logo vai estar estampada em tudo o que se relacione com o seu estabelecimento (fachada da farmácia, sacolas, fôlderes, uniforme dos atendentes etc.).
Além disso, suas redes sociais e o site da farmácia também deverão fazer um bom uso dessas cores.
Aqui abaixo, deixamos um mini círculo cromático que abarca as melhores cores e sensações que podem ser associadas a farmácias e drogarias.
Na MyPharma, por exemplo, o azul é a cor que acompanha toda a nossa estratégia de comunicação, afinal, é a cor que transmite credibilidade e segurança: valores que nossa marca entrega aos nossos usuários. O verde também está presente na nossa logomarca, já que é associado à cura quando trabalhamos com o mercado farmacêutico.
Saúde, credibilidade e segurança = MyPharma. Esse é um lema que nos condiciona, e serve como exemplo na hora de você pensar o que quer transmitir aos seus clientes.
Antes de escolher os valores que quer transmitir, você precisa se atentar a alguns detalhes como o tipo de público que quer atingir e o que sua marca representa.
Depois que entender os valores que quer atingir para determinado público, é hora de colocar a mão na massa e criar a identidade visual da sua farmácia. E existem alguns sites e aplicativos que podem te ajudar nessa missão:
Adobe Color
O Adobe Color fornece paletas com até 5 cores já prontas e permite todo tipo de variação no círculo cromático. Você ainda pode criar paletas personalizadas e o serviço é gratuito;
Canva
O Canva permite que você crie designs (inclusive logomarcas) para todas as mídias sociais. O serviço conta com um pacote gratuito, mas suas funções mais avançadas são liberadas com uma assinatura premium.
Ainda que essas ferramentas sejam excelentes para guiar o processo de criação da identidade visual da sua farmácia ou drogaria, recomendamos que você contrate um profissional (designer) para realizar esse trabalho.
Afinal, a identidade visual da sua farmácia envolve cores, logos, tipografias para o nome da farmácia e conhecimentos técnicos para uma união harmoniosa entre todos esses elementos.
No entanto, o Canva pode ser utilizado tranquilamente para confeccionar as artes que serão postadas nas redes sociais da sua farmácia ou drogaria.
Cores para farmácia: como usá-las no ambiente
Na hora de pensar em cores para farmácia, deve-se pensar também em como utilizá-las nos ambientes da sua loja para melhorar a experiência dos seus clientes.
Por isso, preparamos uma seleção de cores para pintar farmácia que podem ser utilizadas em seções especiais do seu estabelecimento. Confira:
- Amarelo, laranja e vermelho: utilize em seções de ofertas e descontos. Elas causam uma sensação de urgência e nos induzem à ação. Por isso, podem ser excelentes para influenciar as compras por impulso;
- Azul e verde: transmitem sensações de paz e saúde. São excelentes para o ambiente geral da farmácia, pois os clientes precisam dessas sensações quando buscam uma farmácia ou drogaria. Também são excelentes para seções de produtos ortopédicos, naturais, leites e infantis;
- Laranja: transmite sensações de energia e equilíbrio. Portanto, é excelente para seções de bem-estar e auto-cuidado como produtos naturais, vitaminas, cuidados com a forma etc.;
- Preto e marrom: transmitem sensações de requinte e glamour. Então são excelentes para seções de maquiagens, dermocosméticos, espaço fitness etc.;
- Tons bebê: as cores em tons “bebê” são excelentes para categorias de cuidados infantis e produtos relacionados a amamentação;
- Tons pastéis: já os tons “pastéis” transmitem sensações de requinte e harmonia e podem ser utilizados em seções de produtos mais caros.
Acerte na sua estratégia: escolha a MyPharma!
Após escolher as cores para a logomarca, para a fachada e para pintar seções da sua farmácia, é hora de acertar na sua estratégia de farmácia online.
Com a MyPharma você conta com um site e aplicativo totalmente personalizados que podem receber, facilmente, suas cores e logomarca para otimizar a experiência dos seus clientes.
Além disso, com a MyPharma sua farmácia ou drogaria conta com um sistema de delivery capaz de aumentar suas entregas em 800% como fez com a Mix+Farma, em São Luis/MA.
Confira abaixo algumas das mais de 350 farmácias e drogarias que já aderiram à Plataforma de Delivery MyPharma:
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