Ações criativas para o Dia das Mães precisam estar alinhadas com as expectativas e poder de compra da população.
O Dia das Mães é, sem dúvida, uma das datas mais movimentadas para o varejo brasileiro. Isso todo empreendedor já sabe.
O que talvez você ainda não saiba é que a data apresenta um dos maiores faturamento do ano, perdendo apenas para o Natal.
Conforme o economista sênior da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Fabio Bentes, o Dia das Mães movimenta praticamente todos os segmentos do comércio, portanto a data é considerada o “Natal do primeiro semestre”.
Um dos grandes motivos pelos quais há esse aumento nas vendas durante o período é o forte apelo cultural do brasileiro, o qual tem a figura materna (tanto da mãe genitora quanto de outras mulheres que representam essa figura familiar) como fonte de retribuição e carinho.
Isso faz com que haja uma grande quantidade de mulheres beneficiadas com presentes que representam um símbolo de homenagem e lembrança pela data.
Por isso, ao longo deste artigo, vamos tratar sobre as particularidades da data, bem como ajudá-los a desenvolver as ações criativas para o Dia das Mães.
Dados do mercado no Dia das Mães
Inicialmente, precisamos falar de alguns números que mostram a dimensão de vendas dessa data comemorativa.
Para se ter ideia do comportamento do mercado neste período, a CNC estimou que, para o Dia das Mães do ano de 2021, haveria um volume de vendas de R$ 12,2 bilhões em todo o país — o que representa aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R$ 8,26 bilhões).
Em relação aos setores que mais se movimentam no período, há grande destaque para os móveis e eletrodomésticos (R$ 2,38 bilhões) e farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 1,52 bilhão).
Acerca do segmento de perfumaria, Fabio destacou em reportagem para a Agência Brasil que
além de ter um apelo natural associado à data, é um segmento de tíquete médio (valor médio das vendas de um período) também baixo.
Em comparação de 2021 com o ano anterior, ainda conforme a Confederação, os setores que apresentaram os maiores aumentos foram os de TV, som e informática (19,2%), joias e bijuterias (14,4%) e flores naturais (13,3%).
Outros principais fatores que impactam diretamente as vendas, não só em maio, mas durante o ano todo, são o desemprego e a inflação.
Por isso, devemos sempre ficar de olho nas oscilações desses indicadores.
A pesquisa do IDados revela que a taxa de desemprego no país deve atingir 11,2% da população brasileira em 2022.
Já segundo o boletim Focus, emitido pelo Banco Central, o mercado financeiro também elevou a projeção de inflação para 5,38% neste ano.
Ou seja, temos ainda previsões nada otimistas e muito duras para o bolso dos brasileiros.
Devido ao comprometimento do poder aquisitivo da população dentro deste contexto, é preciso que você prepare a farmácia para o Dia das Mães e desenvolva soluções criativas para seus clientes aproveitarem a data.
Vamos a elas?
Ações promocionais
Falar de ações criativas para o Dia das Mães é, sobretudo, analisar o comportamento dos nossos consumidores e potenciais clientes.
Tudo começa com bastante planejamento, considerando o mapeamento de datas comemorativas que fazem parte do seu universo e que se convertam em valor agregado para o seu público.
Para pensar estrategicamente no caminho que sua farmácia vai traçar ao longo de 2022, recomendamos que você faça a leitura do nosso artigo sobre o calendário sazonal para descobrir como ele pode ajudar a alavancar suas vendas durante o ano todo.
Acesse-o clicando no botão abaixo:
O Dia das Mães, portanto, faz parte da sazonalidade farmacêutica por também ser uma data de suma importância para o varejo em geral.
Observando os dados que trouxemos anteriormente, há alguns pontos que precisamos nos atentar para criar uma boa estratégia de como vender mais no Dia das Mães.
Resistência com o setor
Um dos primeiros pontos que precisa-se compreender é que o maior desafio para as farmácias está em divulgar o próprio estabelecimento como um lugar que oferece opções genuínas de presentes não somente para essa data, mas como para todas as outras datas do ano.
Atualmente, sabe-se que a farmácia não é mais vista como um mero estabelecimento que vende medicamentos e produtos relacionados à saúde — o que já é uma grande conquista.
Todavia, apesar desta nova imagem, precisa-se ainda trabalhar o posicionamento do setor como um todo e também da sua própria marca.
Para quem ainda não está familiarizado com o termo utilizado no marketing, nós explicamos melhor.
Posicionamento de marca é sobre o lugar que a empresa (no caso, a sua farmácia) quer ocupar emocional e racionalmente em seu público-alvo.
Em termos práticos, pode-se dizer que é a união entre segmentação e diferenciação.
Ou seja, posicionar sua farmácia é trabalhar para que ela alcance o segmento específico de mercado, pois, se não são oferecidos diferenciais, os consumidores não serão fidelizados e optarão pela concorrência.
Por fim, o posicionamento de marca não é uma ação única, mas sim um processo contínuo que deve ser sempre aperfeiçoado.
Portanto, o esforço é fazer com que seu público enxergue a sua loja como um lugar onde ele possa encontrar opções de presentes nos 365 dias do ano.
Pense em diversos públicos
Falando ainda sobre os diferenciais para o Dia das Mães na farmácia, aqui surge um plano criativo para você trabalhar em peso.
É importante estar atento ao cenário econômico do país.
Ele sempre traz um bom termômetro para muni-lo de informações e direcionar o marketing estratégico do seu estabelecimento.
Com o encolhimento do poder de compra da população, é importante criar alternativas que atendam não só à personalidade de diferentes mães, como também oferecer tipos de presentes que sejam acessíveis a diversos bolsos.
Do presentão às lembrancinhas, aqui vale uma gama extensa como presenteáveis para a data.
O que não vale é deixar a data passar em branco!
Agora que você já conseguiu identificar os diversos públicos, é hora de pensar nas ações promocionais para o Dia das Mães.
Confira opções para todos os bolsos, do presentinho ao presentão, a seguir:
Dicas de kits de presentes para o Dia das Mães
Kits de presente são verdadeiros clássicos quando falamos em presentes de modo geral.
Por isso, damos maior foco a eles agora.
Além disso, inserir itens presenteáveis em forma de kits pode ser uma estratégia muito benéfica para sua farmácia e explicaremos o porquê disso.
Esses conjuntos podem trazer o melhor dos dois mundos:
- Mostram o poder de posicionamento da sua marca, trazendo os kits como verdadeiros diferenciais (e, portanto, uma vantagem competitiva frente ao mercado);
- Também podem fazer aumentar o giro de produtos parados no seu estoque.
Em relação ao primeiro item, vale reforçar que, dentro do universo das farmácias, os presentes para as mães têm uma tendência maior de serem voltados para itens da categoria de beleza e de autocuidado.
Nesse ponto, o maior diferencial aqui pode ser desde as marcas com as quais você trabalha, como também os tipos de kits que serão oferecidos.
Como montar kits de presentes para o Dia das Mães
Algumas perguntas que podem ajudar a você pensar nos seus kits são:
- Eles serão kits que já vem montado pelo próprio fabricante ou você pretende fazer kits exclusivos com diversas marcas?
- Caso você opte por montar seus próprios kits, como eles serão vendidos? Será possível investir em embalagens especiais (como a mostrada na primeira imagem abaixo)? Ou você fará cestas, caixas presenteáveis personalizadas?
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Você fará um kit temático?
Você pode desenvolver temas, como: kit de SPA para mães, kit para mães que amam maquiagem, kit de rotina de skincare para mães, kit de cuidados para os pés e mãos, kit de cuidados com o cabelo.
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Como você divulgará os kits?
Aqui recomendamos fortemente que haja o treinamento dos atendentes para promover os kits e fornecer ajuda no âmbito presencial e online. Além, é claro, de trabalhar na divulgação dos produtos, principalmente no digital.
- Como eles ficarão dispostos na loja? Você deixará um espaço exclusivo em alguma gôndola ou prateleira? Fará uma ilha especial dentro da loja? Haverá kits disponíveis no caixa? Qual o destaque que você dará para esses produtos?
Como não errar nos kits
Vale lembrar também que para os kits não pode acontecer venda casada.
Para não configurar essa prática, é preciso que todos os itens dos conjuntos possam ser comprados separadamente, ou seja, é necessário que eles existam na prateleira, independentemente do kit.
Isso não inclui, claro, os kits já montados pelos próprios fabricantes.
Falando agora sobre aumentar o giro de produtos parados no estoque, como mencionamos anteriormente, essa é uma ótima oportunidade para que você desencalhe alguns itens.
Montar kits estratégicos com essa finalidade é olhar para todo o seu mix de produtos e reconhecer desde as “vacas-leiteiras” até aqueles que têm mais dificuldade em sair nas vendas e fazer um cross selling entre eles.
Nesse quesito, você terá que ser bastante criativo para montar esses kits. Por exemplo, se há um esfoliante para os pés que não há muita saída, que tal aliar a um creme para pés que as pessoas procuram mais no dia a dia?
Você também poderia oferecer o produto menos vendável como um brinde para visar fidelização ou até mesmo um modo para que as pessoas conheçam melhor a marca.
Agora, vamos às dicas de presentes?
Utilizando as ideias temáticas que já falamos no tópico anterior, abordamos alguns produtos para você se inspirar e aplicar nas suas ações criativas para o Dia das Mães.
Kit de SPA para mães
Esse kit se encaixa para as mães que adoram se cuidar e, ao mesmo tempo, dedicam um tempinho no dia a dia para evocar um momento de tranquilidade e conexão com elas mesmas.
É importante que os balconistas estejam atentos aos compradores destes presentes (como pais e filhos) e que os argumentos de venda sejam fortalecidos neste sentido, falando sempre sobre autocuidado e bem-estar.
SPA geralmente é um ótimo coringa e cai bem com todos os tipos de mãe, então é uma receita bacana para o sucesso de muitas vendas na sua farmácia.
Aqui, entram itens como:
- esfoliantes
- hidratantes corporais
- aromatizantes (desde aromatizantes para o ambiente quanto velas aromáticas)
- óleos para massagem
- massageadores corporais e faciais (elétricos ou manuais)
- sabonetes etc.
A chave é adicionar todo e qualquer item que ajude a criar uma atmosfera de cuidado e relaxamento com ela mesma.
Kit para mães que amam maquiagem
O kit para o perfil de mães que amam maquiagem também é voltado para o autocuidado, mas diferentemente de como foi trabalhado no item anterior, aqui entra o viés de autoestima, empoderamento e construção de imagem.
Nesse tipo de presente, ele pode ser tanto voltado para as mulheres ousadas quanto às mais discretas.
Isso significa trabalhar todo o espectro de tons (dos quentes aos frios, passando pelos nudes).
Portanto, a chave é trabalhar aqui itens como:
- batons
- brilhos labiais
- sombras
- primers
- máscara de cílios
- pincéis
- esponjas
- necessaires
- entre outros produtos que ajudem a criar uma maquiagem bacana.
Como é uma tarefa árdua analisar tons e subtons de pele para acertar o ideal para cada mulher, sugerimos deixar itens como bases, pós e corretivos de fora do kit.
Kit de rotina de skincare para mães
Já o kit pensado para uma rotina de skincare para mães deverá ser pensado para mulheres que estão amadurecendo suas peles e buscam novas soluções para amenizar ou prevenir a ação do tempo.
Mas, apesar de não ser tão voltado para jovens mulheres, ele pode abranger desde as iniciantes até as avançadas.
Além disso, sua farmácia também pode oferecer kits com rotinas minimalistas, ou seja, com menos itens e produtos multifuncionais, e também rotinas mais extensas.
É importante ficar de olho em marcas que são bastante consolidadas no mercado, bem como nas marcas que trazem inovações em termos de ativos e suas propriedades.
Para montar o kit de skincare, cogite:
- hidratantes faciais e labiais
- cremes para a área dos olhos
- suavizadores de linhas de expressão
- bálsamos
- séruns
- e potentes produtos para deixar a pele saudável.
Kit de cuidados para os pés e mãos
O kit de cuidados para pés e mãos, como o próprio nome diz, é voltado para quem precisa ter uma atenção particular com essas regiões.
Também são verdadeiros coringas e um clássico em forma de presenteável.
Assim como o kit de maquiagem, aqui poderão ser alocados itens menos sofisticados e mais acessíveis para agradar diversas mães.
O mercado evoluiu muito no sentido de desenvolver produtos inovadores para os pés, a exemplo da linha Pink da Granado.
Há itens que garantem o cuidado e relaxamento dessa parte do corpo, como: o gel para pés e pernas cansadas, sachets escalda-pés e manteiga emoliente.
Para turbinar o kit, também podem ser adicionados:
- esmaltes
- óleos secantes
- lixas de unhas etc.
Kit de cuidados com o cabelo
Por fim, o kit de cuidados com o cabelo também pode ser um grande sucesso na sua farmácia.
A chave é que ele atenda os diversos tipos de cabelos e respeite a individualidade de cada mulher.
Seja ele fino, grosso, ondulado, crespo, platinado, com ou sem química, há uma diversidade muito grande de necessidades e elas devem ser atendidas.
Além dos tradicionais cuidados do dia a dia como shampoos e condicionadores, também vale investir em:
- pentes e escovas
- óleos finalizadores
- modeladores (creme, leave-in, pomada, sprays)
- secadores
- máscaras de nutrição e hidratação
- toucas de banho
- acessórios de beleza (fivelas e faixas para cabelo, por exemplo) etc.
Organizando sua farmácia para o Dia das Mães
Após conhecer opções de kits, é hora de pensar sobre como organizar a farmácia para essa data.
Flores, plantinhas, laços, corações, balões, todos esses elementos são os mais tradicionais quando falamos em uma data como o Dia das Mães.
A atmosfera desejada é criar um ambiente acolhedor, que traga o sentimento de carinho e cuidado, e, ao mesmo tempo, um quê de delicadeza, conforto e elegância.
Pensando em como decorar sua farmácia, uma dica que damos é que você estude a vitrine de grandes players do mercado de fora do seu setor, bem como os seus concorrentes diretos.
Vale investigar o que eles fizeram nos anos passados e ter isso em mente para se inspirar.
Como antecipamos anteriormente, é importante pensar também em como você organizará a loja para receber a data.
O próximo passo é definir como toda a sua loja trabalhará o tema.
Para o quesito loja física, é pertinente pensar não em só como você vai apresentar os produtos, mas pensar em toda a ambientação da farmácia.
Vitrine, adesivos de chão, paredes, enfim todos os espaços possíveis deverão trabalhar a temática.
Lembre-se que organização física e o layout de loja também representam uma ótima estratégia para aumentar compras por impulso com o checkout, aumentando assim a visibilidade dos produtos e do tema em geral.
Para o digital, deve ser a mesma ideia e ser uma extensão do espaço físico.
Se você tiver site, que tal fazer um banner falando sobre os kits desenvolvidos para a data ou até mesmo criar um menu específico para essa entrega?
Para as redes sociais, cogite trabalhar conteúdos sobre cuidados femininos, falar sobre os tipos de mães e os kits especiais criados para cada uma delas.
Conclusão
Ao longo deste artigo, falamos sobre como desenvolver ações criativas para o Dia das Mães.
Fomos desde o entendimento do mercado sobre a data, passando pelas projeções para 2022 e terminamos com a abordagem de estratégias promocionais para contribuir com o marketing varejista da sua farmácia.
O ano está passando muito rápido e recomendamos que você não deixe a decisão de trabalhar grandes datas do mercado para a última hora.
Para que você não perca as principais datas comemorativas e sazonalidades do mercado farmacêutico, nós desenvolvemos um calendário de datas especiais para farmácias.
O material é 100% gratuito e está a um clique de você.
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