Entenda o mercado não explorado do Dia dos Avós e aumente o faturamento da sua farmácia

Neste artigo especial, a MyPharma aproveita o dia para não somente contextualizar historicamente a origem e escolha da data para o Dia dos Avós, mas também relembrar que os eles possuem um importante papel na vida familiar. 

Com isso, há oportunidades comerciais que podem ser exploradas no período para as farmácias e drogarias se aproximarem não só deste público, mas de todo o núcleo familiar.

Além disso, como você vai entender a seguir, o dia ainda não é um dos mais valorizados do mercado.

Por isso, é carente de melhores estratégias de marketing que despertem o público em geral para a valorização e reconhecimento da data. 

Quando é comemorado o Dia dos Avós? Conheça as origens históricas e bíblicas

No Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho. 

Essa data foi escolhida pelo Papa Paulo VI, ainda no século XX (20), para homenagear os avós maternos de Jesus — pais de Maria, mãe de Jesus, que se chamavam Ana e Joaquim. 

Historiadores relatam que ambos foram canonizados no século XVI (16) pelo então Papa Gregório VIII.

O motivo: os pais da mãe de Cristo teriam-na concebido por intermédio de uma interferência milagrosa, uma vez que o casal era considerado estéril. 

Ao longo dos séculos, Sant’Ana e São Joaquim foram celebrados em datas diversas ao redor do mundo, mas foi o Papa Paulo VI que decidiu determinar o dia 26 como a data definitiva para essa comemoração.

 
Dia dos Avós: imagem da Festa de Sant'Ana e São Joaquim
Representação dos avós de Cristo e pais de Maria. (Foto: Divulgação. Arquidiocese de São Paulo)

Mas essa data não é um consenso mundial. 

 

Na Itália, a “Festa Dei Nonni” é celebrada no dia 2 de outubro, pois houve a intenção de desconectar o Dia dos Avós da memória religiosa, justamente para enfatizar o caráter civil da celebração. 

Já nos Estados Unidos, comemora-se a data no primeiro domingo de setembro. 

No Reino Unido, a celebração ocorre no primeiro domingo de outubro. 

A França é um caso à parte, separando a data por gêneros: há o Dia das Vovós (primeiro domingo de março) e o Dia dos Vovôs (primeiro domingo de outubro).

 

Por outro lado, houve outra personagem histórica que contribuiu para o reconhecimento da data como o Dia dos Avós aqui no Brasil e em Portugal. 

Nos anos 1980, em Portugal, Dona Aninhas — como era conhecida a senhora Ana Elisa do Couto (1926 – 2007) em Penafiel, pequena cidade localizada na região do Porto —, decidiu se tornar uma verdadeira missionária e defensora da causa e da visibilidade dos avós, porque acreditava que ninguém lhes dava o valor merecido.

 
Placa em homenagem à Dona Aninhas, missionário e defensora que lutou em prol do Dia dos Avós
Placa em homenagem à Dona Aninhas, no Parque da Cidade de Penafiel (Foto: Tiago Daniel Lopes/Riquezas e Tradições de Penafiel).

Portanto, a data está cercada de duas esferas, sendo a primeira dessa origem religiosa que explicamos anteriormente, e outra que resiste e celebra os avós como figuras representativas do seio familiar.

   

Comportamento do mercado no Dia dos Avós

O mercado ainda é carente de dados e estudos específicos voltados para a data, mas é possível observar alguns números importantes sobre o período.

Conforme pesquisa realizada pelo IFEC-RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises), a estimativa era que a data movimentasse em torno de 718 milhões de reais na economia do estado fluminense em 2020. 

Neste estudo, a intenção dos consumidores era gastar, em média, R$ 113,90.

 

Os principais presentes apontados pelos respondentes foram: 

  • cesta de café da manhã: 18,1%
  • flores: 9,4%
  • smartphones e tablets: 6,5%
  • perfumes e cosméticos: 5,6%
  • roupas: 4,3%
  • livros e porta-retratos: 3,4% cada
  • calçados, bolsas e acessórios: 2,7% 
  • joias e bijuterias: 0,7%
 

Outro levantamento do mesmo Instituto mostrou que o Dia dos Avós de 2021 tinha previsão de movimentar R$ 600 milhões na economia do estado do Rio de Janeiro

Comparando os últimos 2 anos, o tíquete médio de 2021 corresponde a R$ 116,34 — um pequeno aumento se comparado à 2020. 

Segundo o estudo, 37% dos consumidores pretendiam presentear os avós, percentual menor que o de 2020: 49,5%.

O hábito de presentear os avós na data ainda é tímido se comparado a outras comemorações, como o Dia das Mães — considerado a segunda maior data do setor, ficando atrás apenas do Natal. 

 

Em entrevista para a BBC News Brasil, Marcel Solimeo, Superintendente Institucional da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) afirma que:

O Dia dos Avós tem um simbolismo grande, mas do ponto de vista comercial não é significativo, não é uma data de peso para o varejo. O impacto é limitado, não chega a alterar os dados de desempenho do comércio.

 

Contudo, as tendências são otimistas. 

Para o mercado varejista em geral, o Dia dos Avós está, historicamente, ganhando força no calendário comercial.

Outras entidades varejistas vêm monitorando os resultados, a exemplo da FCDL-RS (Federação da Câmara Dirigente dos Lojistas do Rio Grande do Sul), que relatou a média de um aumento de 2% anual nas vendas.

Apesar de ter ainda pouca expressividade, o número aponta um cenário mais esperançoso. 

Desta forma, é pertinente sua farmácia ou drogaria dar uma atenção maior para a data, bem como estar atenta para desenvolver essa campanha específica a cada ano.

 

A economia prateada

É inegável que nossa população está envelhecendo e não podemos fechar os olhos para isso. 

De acordo com a Hype50+, empresa de marketing especializada no consumidor maduro, hoje possuímos mais de 30 milhões de brasileiros acima de 60 anos e, ano após ano, essa população cresce 3% no planeta.

 

Em 2050, a previsão é que a geração 60+ represente 30% da população.

 

Intitulada de “economia prateada” pela empresa supracitada, o termo se refere ao mercado voltado às pessoas com mais de 60 anos. 

Eles trazem números expressivos, como, por exemplo, que esse setor possui a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando US$ 7,1 trilhões anuais. 

Nos Estados Unidos, o segmento representa mais de 25% do consumo. 

Já no Brasil, o consumidor maduro movimenta cerca de R$ 1,6 trilhões ao ano, quase 20% do total do consumo do país.

 

Segundo um levantamento da Economist Intelligence Unit, 

APENAS 30% DAS EMPRESAS ESTÃO PLANEJANDO AÇÕES FOCADAS NO PÚBLICO 60+

 

Outro dado importante: conforme a ONU, em 2019 foi a primeira vez que o mundo alcançou um número maior de avós que de netos. 

O Brasil, por exemplo, já não se encontra mais como um país em “nível de reposição”, ou seja, não conta mais com a quantidade de filhos necessária para garantir a substituição das gerações.

Em razão da queda no número dos nascimentos, muitos países (o Brasil incluso) provavelmente terão suas populações encolhidas com o passar do tempo.

Assim, a pirâmide etária começa a apontar um gradual envelhecimento da população brasileira.

Perceba, então, a oportunidade de mercado que pode ser desenvolvida. 

Quando as empresas fazem planos para o futuro, nada deveria ser mais importante do que se preparar para um mundo mais velho. 

A citação acima é de Joseph Coughlin, autor do The Longevity Economy e especialista em cultura da longevidade.

Por isso, a partir dessa visão, precisamos falar sobre como criar campanhas e ações para a sua farmácia ou drogaria ser uma aliada destes consumidores.

Mas, antes, queremos ajudar a lançar um holofote maior no perfil destes avós e como eles se comportam. 

 

Quem são os avós brasileiros? 

Há 73 milhões de avós no Brasil. 

Essa é uma estimativa apontada através de um estudo realizado pela Play Pesquisas em 2021.

 
Infográfico sobre os novos avós:

211 milhões no Brasil, sendo 103,5 milhões de avôs, 108 milhões de avós. 73 milhões entre 40 e 80 anos, sendo 34,5 milhões de avôs e 38,5 milhões de avós. 52 milhões na geração X, sendo 25 milhões de avôs e 27 milhões de avós. 21 milhões na geração baby boomers, sendo 9,5 milhões de avôs e 11,5 milhões de avós.
Fonte: IBGE (2010) projeção 2021. Foto: Divulgação Gente Globo. 

A pesquisa também aponta que os avós possuem várias faixas etárias, identificando dois principais grupos de idade que são avós atualmente, sendo: os de 50 a 70 anos e os de 70 a 80 anos. 

Bem como há, também, a influência de mudanças comportamentais da nossa sociedade ao longo do tempo nestas gerações.

 

O estudo ainda divulga que

Avós de diferentes idades têm costumes diferentes, e também relações diferentes com outras gerações dentro do mesmo núcleo familiar, sejam os filhos ou os netos.

 

Por isso, é um erro associá-los apenas a pessoas idosas, considerando a faixa que compreende os avós de 50 a 60 anos, por exemplo.

De modo geral, o estudo revela outros fatos interessantes, como, por exemplo: 

  • os avós levam uma vida mais ativa e com mais autonomia 
  • a figura dos avós está relacionada à afeição, não havendo distinção em relação à sua geração.
 

No entanto, a percepção dos netos sobre os avós da faixa etária compreendida entre 70 e 80 anos é de 

uma figura mais rígida, por vezes religiosa, que cozinhava mais e com presença maior aos finais de semanas.

Já os avós mais jovens, que estão na casa entre 60 e 70 anos, são vistos como 

mais inseridos no cotidiano das famílias, dividindo os lares em muitos casos. Participam mais das atividades diárias, da educação dos netos e são vistos como mais amorosos. 

Através dessas novas perspectivas de envelhecimento e com um maior entendimento do público potencial que devemos alcançar no Dia dos Avós, vamos às ideias de como sua empresa pode se planejar para essa data.

   

Como fazer da sua marca uma aliada aos avós?

O primeiro passo já foi dado: você está aqui se munindo de informações atuais para considerar a data no seu calendário sazonal e realizar campanhas mais assertivas.

Mas, para ter o Dia dos Avós na farmácia, é preciso ir além e conhecer dicas práticas que compilamos para você a seguir:

 

Comunicação

Como vimos, a data ainda não é a mais relevante em termos de movimentar a economia. 

Por isso, a publicidade em torno dessa data ainda é pouco significativa. 

Para se destacar no período, vale investir nessa comunicação não somente com o público-alvo pretendido (os avós, no caso), mas também os shoppers (que consideramos os filhos e netos dos avós presenteados).

 

Portanto, utilize a sua loja como vitrine para lembrá-los da data através da comunicação visual. 

Adesivos, cartazes, faixas, banners são alguns dos itens que podem incrementar o PDV.

Lembre-se que uma vitrine temática deverá ser produzida com antecedência para despertar a curiosidade e atenção dos consumidores — tanto para despertar a intenção de compra, como para o planejamento das mesmas.

Já no ambiente digital, não deixe de inserir uma temática à data dentro de seu site, redes sociais e até mesmo em contatos via WhatsApp. 

 

É bacana reforçar uma mensagem para o Dia dos Avós que permeia o carinho, cuidado e a lembrança da família para com esses membros. 

Você também pode fortalecer sua comunicação trazendo a história da data, lembretes de compras e até mesmo dando sugestões de presentes, que abordamos mais abaixo.

 

Decoração

Ainda se referindo à vitrine e ao PDV, mas indo além deles, também trouxemos algumas dicas para o quesito decorativo.

 

Um dos principais pontos é:

Tenha cuidado com a estereotipação de avós e não caia no senso comum que são pessoas idosas demais. 

 

É muito importante, inclusive, ter cuidado com os termos utilizados na comunicação em geral, seja no ambiente digital, físico ou nos atendimentos prestados pela sua equipe, por exemplo. 

O ponto é sempre pensar em gerar identificação do público com a sua campanha. 

Por isso, treine sua equipe para entender o perfil da avó ou avô, suas faixas etárias, hábitos e comportamentos. 

Afinal, o melhor presente para os avós é aquele que combina com a personalidade deles!

Assim, suas campanhas serão muito mais assertivas e terão maiores chances de sucesso em fechar mais vendas.

 

Presenteáveis

A relação entre netos e avós é muito especial e o presente que vão escolher deve refleti-la!

Por isso, ajude os netos a esquecerem presentes genéricos como porta-retratos, panos de prato, jogo de toalhas, canecas, jogo de baralho e afins.

Aposte em produtos que causem emoção e expressem sentimentos. 

Neste caso, itens de beleza (incluindo cosméticos e perfumaria) tendem a ser mais atrativos para o público. 

 

Para esses itens, sua farmácia ou drogaria pode desenvolver kits de presentes, como por exemplo: 

Para a avó moderna, pode ser oferecido um kit que contenha produtos de beleza, como sérum suavizadores de expressão e rotinas de skincare. 

Para o avô moderno você pode ter um kit de cuidados masculinos com pós-barba e até mesmo um barbeador elétrico. 

Para a avó Zen, aposte num kit de SPA, com máscaras faciais, hidratante, sais de banho e esfoliante corporal. 

Para arrematar os kits presenteáveis, forneça itens personalizáveis como caixas, cestas, embalagens e até cartões com mensagens.

   

Vale ressaltar que os kits não podem configurar venda casada. 

Por isso, é fundamental que todos os itens dos conjuntos ofertados possam ser comprados separadamente.

Ou seja, é necessário que eles sejam oferecidos na prateleira de modo unitário, independentemente do kit.

Outra dica muito interessante é aproveitar o momento para aumentar o giro de produtos parados no estoque. 

 

Mas como aumentar o giro do estoque parado? 

As vendas planejadas para determinadas épocas podem não ser tão altas quanto se espera, mas essa pode ser uma oportunidade para eliminar o estoque de produtos encalhados.

Inclusive, o Dia dos Avós pode ser o momento ideal para isso.

Oferecer ações promocionais para a data é um dos caminhos, uma vez que os consumidores podem estar dispostos a incrementar suas compras. 

Explicamos como! 

 

Se houver algum produto encalhado que não se encaixe como item presenteável para os avós, que tal oferecer algo como: 

 

Compre um presente para seus avós e ganhe um de brinde para você!

 

Para isso, você pode estabelecer faixas de valores consumíveis, onde conforme forem atingidos, os clientes ganham os brindes para si.

Seguem exemplos dessas ações: 

 

A cada R$50 em compras, leve de brinde o produto X

ou 

Compre um kit presenteável para o Dia dos Avós e ganhe o produto X de brinde. 

 

Desta forma, as ações podem ser muito atrativas para os consumidores, já que a sua motivação de compra aumenta. 

Além disso, o brinde também será um fator que ajudará a sua farmácia ou drogaria a fidelizar a sua clientela.

 

Outras ações especiais

Pensando em fortalecer o branding da sua marca, você, enquanto gestor(a), também pode proporcionar outras ações durante o mês de julho que visam o bem-estar e o cuidado da população mais madura aliada ao Dia dos Avós. 

Oferecer checkups rápidos (como a aferição de pressão arterial ou glicemia) pode ser uma ótima ação para o mês de julho. 

Se for possível, reserve um espaço dentro da sua loja ou monte uma tenda no estacionamento do seu estabelecimento para oferecer esses serviços. 

Isso trará uma ótima visibilidade para o seu estabelecimento.

 

Uma ação solidária também pode ser uma alternativa de proporcionar o bem para a população idosa mais vulnerável. 

Que tal promover a arrecadação de itens de higiene ou alimentos para idosos de uma determinada instituição da sua cidade ou do seu bairro? 

Para inspirar, trouxemos um exemplo de campanha solidária realizada pela CDL de Campo Bom-RS.

 
Campanha da CDL Campo Grande do Rio Grande do Sul
(Foto: Divulgação CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Bom-RS)

Você também pode incentivar a doação de valores simbólicos no ato da compra para serem revertidos a essas instituições. 

Você também pode melhorar as vendas no checkout, impulsionando as compras por impulso e aumentando o seu ticket médio!

 

Itens não medicamentosos

Por último, mas não menos importante, também precisamos lembrar dos itens não medicamentosos que são amplamente consumidos pela população mais madura. 

É importante salientar que, principalmente por influência da COVID-19, houve um interesse maior nos produtos para a manutenção geral da saúde, bem-estar e imunidade.

A priorização de promoção para estes produtos essenciais (bem como itens de higiene pessoal para o público mais idoso como fraldas geriátricas, por exemplo) também pode ser uma ótima chance de alavancar mais vendas durante todo o mês de julho.

Por isso, aposte em ações promocionais para os não medicamentos, como vitaminas e suplementos alimentares voltados para a saúde sênior. 

Contudo, lembre-se: ofereça-os sem dispensar a indicação médica para o consumo desses produtos.

   

Conclusão: aumente as vendas no Dia dos Avós na farmácia

Neste artigo, falamos sobre a importância não somente do Dia dos Avós, da sua história emblemática e sua evolução, mas também revelamos a extrema relevância da visibilidade do mercado que a população sênior está conquistando no Brasil e no mundo.

Trouxemos dicas essenciais para você colocar em prática diversas estratégias de marketing para sua farmácia ou drogaria ir além do trivial e alcançar a vantagem competitiva que você precisa para sair à frente da concorrência.

 

Se você começou a se planejar agora, não perca mais tempo e confira as principais datas comemorativas e sazonalidades do mercado farmacêutico para 2022.

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