Dicas essenciais para garantir muitas vendas no Dia dos Pais na farmácia

Se você é dono(a) ou gestor(a) de uma farmácia ou drogaria, deve entender que é muito importante ficar atento às datas comemorativas mais significativas do ano, como o Dia dos Pais em 2022. 

Afinal, esta é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas no mês de agosto e, de quebra, criar um vínculo ainda maior com seus clientes.

É preciso pensar estrategicamente sobre esta sazonalidade farmacêutica e oferecer um diferencial para a data. 

Por isso, trouxemos dicas e ações táticas para você saber como vender mais no Dia dos Pais!

O Dia dos Pais e sua importância para o varejo farma

Embora a data não alcance níveis de venda e engajamento tão altos como o Natal ou Dia das Mães, o Dia dos Pais aumenta seus patamares de venda e movimenta bastante o mercado varejista ano após ano.

De modo geral, o varejo farmacêutico compreende o potencial da data e o período que antecede o Dia dos Pais.

Porém, muitas farmácias e drogarias ainda não têm aproveitado corretamente esta oportunidade e acabam por perder vendas.

Como um exemplo dessa situação, podemos citar o foco da divulgação. 

Muitos empreendedores acabam focando na divulgação para os pais, enquanto o foco da divulgação deve ser voltado aos filhos, que prestigiariam seus pais na data.

Portanto, a comunicação voltada para essa data deve ter um apelo emocional mais acentuado, incentivando a compra de itens presenteáveis para os pais. 

Este apontamento pode ser algo básico, mas ainda há muitos empreendedores que não focam nesta estratégia em especial.

Com a leitura do nosso material, você será capaz de aproveitar o período para aumentar suas vendas no Dia dos Pais na farmácia, conquistando e retendo novos clientes.

   

Ações criativas para o Dia dos Pais 2022

Farmácias e drogarias devem atrair os clientes ao mostrar mais do que a sua gama de presentes — desde produtos masculinos como fragrâncias, artigos de higiene pessoal e aparelhos em geral, até outras ações criativas para engajar o público. 

É nesse momento que entram alternativas de ações criativas para o Dia dos Pais para você se diferenciar no mercado e alcançar a vantagem competitiva. 

 

Itens extras para um toque personalizado

Para agregar aos kits de presentes (os quais falaremos ainda neste artigo) e deixá-los ainda mais pessoais e individualizados, que tal oferecer cartões de felicitações que possam ser personalizados por aqueles que vão presentear?

Você pode oferecer desde opções digitais como também físicas, mas que mostrem essa possibilidade dos filhos enviarem uma mensagem única para seus pais. 

Presentes fotográficos também são ótimas lembranças. 

Os pais — e certamente os filhos — vão adorar ter um presente fotográfico personalizado e atencioso através de uma memória familiar importante e significativa para a data.

É importante salientar que, para essa operação ocorrer com sucesso, você deve integrar o seu time para atender a essa demanda ou até mesmo deve considerar uma parceria com um outro fornecedor de sua confiança para que os pedidos sejam atendidos assertivamente. 

 

Presentes duplos para pais & filhos: uma oportunidade de incremento

Imagine que uma pessoa entra na sua farmácia para adquirir um produto para si e, através da decoração da sua loja, ela percebe que o Dia do Pais está se aproximando. 

Nessa situação, se esse(a) cliente encontrar itens predispostos que contenham produtos de interesse mútuo, ou seja, que atendam à sua necessidade e a do seu pai, a chance de efetuar uma “compra dupla” é maior. 

Além disso, você ainda pode aumentar o ticket médio de compra no período.

Portanto, vale investir em promoções do tipo: 

“compre um produto X e ganhe outro para presentear o seu pai”. 

Para essa ação, vale investir tanto na categoria feminina quanto na masculina. 

Imagine que uma mulher vai até sua loja para comprar um aparelho depilador para si.

Ela pode encontrar um kit que tenha uma promoção para levar um aparelho de barbear para seu pai.

Assim, você já consegue ativar essa promoção.

Garantir descontos após uma determinada quantia gasta na sua farmácia também pode ser um ótimo incentivo para que seus clientes adquiram um kit ou produto para presentear. 

 

Pais mais saudáveis

Se preocupar com a saúde dos pais também é uma demonstração de carinho e isso faz com que eles tenham uma vida mais longeva e saudável. 

Como já discutimos neste outro artigo, há alguns dados alarmantes sobre a saúde dos homens brasileiros. Eles vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. 

Além disso, eles são mais acometidos por doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e hipertensão arterial.

Nesse sentido, promover uma ação em sua farmácia ou drogaria para informar, alertar e até mesmo oferecer aos seus clientes um check up rápido de pressão e glicemia pode fazer sucesso com seus clientes, chegando ao ponto de fidelizá-los. 

É importante salientar também que, como já apontamos, os compradores dessa época são os filhos e não os próprios pais. 

Portanto, sua farmácia pode oferecer, no momento da compra dos filhos, um agendamento para que os pais venham em uma data específica e possam usufruir deste serviço. 

   

Kits de presentes

O mercado farmacêutico precisa explorar muito mais que os itens essenciais do dia a dia. 

Só dessa forma os consumidores ficarão encantados ao encontrar opções de presentes de alta qualidade para o Dia dos Pais — aumentando as taxas de retenção e fidelização.

A chave dos kits de presentes na farmácia é justamente a facilidade de compra de um item presenteável sem ter que fazer outra parada em seu caminho, ou seja, em outra loja. 

Porém, é preciso oferecer um presente que combine com o estilo único e a personalidade de cada pai. 

Seja ele estiloso, aventureiro, vaidoso ou esportivo, os clientes podem se sentir confiantes em encontrar facilmente algo especial para seus pais na sua farmácia — sejam compras de impulso, planejadas ou aquelas feitas no último minuto.

As pessoas gostam de praticidade!

Logo, encontrar conjuntos prontos são sempre uma boa opção, assim facilitam a sua decisão.

Portanto, faça kits tanto por faixa de preço, quanto por personalidades e hobbies dos pais, facilitando a vida de seus clientes. 

Consumidores com dúvidas sobre o que comprar sentem mais segurança na compra com opções de kits.

Isso fica ainda melhor se o seu time de atendimento estiver a postos para ajudá-los nessa escolha, oferecendo a opção que se encaixa melhor com o pai a ser presentado. 

 

Está sem ideias do que oferecer como kits de presentes para o Dia dos Pais em sua farmácia ou drogaria? 

Então acompanhe as dicas a seguir e tome nota. 

 

Cuidados para todos os pais 

Para agradar pais de todos os tipos, é importante investir em itens indispensáveis para cuidados rotineiros.

Aqui entram produtos que ajudam no cotidiano de todos os homens e que são um verdadeiro curinga para todos os pais. 

Certamente esse kit será uma “vaca leiteira” e sua intenção, portanto, é ser mais “genérico” mesmo.

O objetivo desse kit é alcançar filhos que não querem deixar de presentear seus pais, ou seja, que não querem deixar a data em branco, mas sem deixar de dar um bom presente.

Pensando em funcionalidade, você poderá oferecer um kit para a barba que contém espuma para barbear, barbeadores, loção ou balm pós barba e uma necessaire exclusiva. 

Como exemplo para você se inspirar, trouxemos esse kit da marca Dr. Jones

 
ideia de kit de presente da Dr Jones para o Dia dos Pais
Kit Barbear Clássico. Foto: Divulgação Dr. Jones

Aqui vai um diferencial para o kit: para pais barbudos de longa data, você pode acrescentar itens como shampoos para barba, além de óleos e ceras que ajudam a manter o visual. 

Falando ainda sobre agradar a maioria dos pais, kits para banhos contendo produtos multifuncionais, que garantam hidratação e limpeza ao mesmo tempo por exemplo, também podem ser ótimas apostas.

 

Pais esportivos 

Para os pais que são amantes de esportes como o futebol, que é uma grande paixão nacional, vale a pena trabalhar com itens de times que eles gostem ou, pelo menos, com cores que façam alusão ao time que eles torcem. 

Para os pais palmeirenses, por exemplo, pode-se trabalhar um kit com produtos verdes. Já a cor vermelha pode ser uma ideia para os flamenguistas ou são-paulinos. 

 
Kit com shampoo e condicionador do São Paulo Futebol Clube. Excelente opção de presente para o Dia dos Pais na farmácia
Kit Barbearia Time São Paulo (Foto: Divulgação Arybela)

A ideia aqui é se atentar à região de sua atuação e os times que geralmente seus consumidores torcem na sua localidade.

Por outro lado, se houver perfil de pais que são, de fato, praticantes de esportes, você também pode ter um kit voltado para a manutenção de sua saúde, repleto de barras de cereal, whey protein, suplementos e vitaminas (como ômega 3, vitamina C entre outros).

 

Pais aventureiros

Para os pais que gostam de uma boa aventura, seja uma praia ou fazer caminhadas diárias, um kit abastecido com saborosos alimentos e bebidas funcionais é o presente certo.

Se esse pai gosta de acampar, fazer trilhas e passeios em contato com a natureza, um kit que contenha protetor solar, repelente e protetor labial também pode ser uma boa pedida. 

 

Pais vaidosos

Para os pais vaidosos, há diversas opções de conjunto de presentes masculinos.

Nele, poderá conter ferramentas de cuidados para o homem, contando sempre com opções mais modernas e tecnológicas.

Aqui, poderá entrar cuidados com a pele masculina, desde itens para skincare e até mesmo para o corpo.

 
Gel de limpeza facial de cupuaçu da Natura.
Gel de limpeza facial Cupuaçu. Foto: Divulgação Natura

Também pode ser oferecido um kit com fragrâncias e desodorantes — verdadeiros clássicos de presentes que fazem sucesso para aqueles que não abrem mão do bem-estar.

 

Dica extra: encante o cliente

Para os consumidores que não puderem comprar algum produto diretamente na loja ou tiverem dificuldade de escolher o seu presente, ofereça um(a) assistente especial para essa compra. 

Um exemplo é disponibilizar uma pessoa do seu time que poderá ser consultada através de telefone ou WhatsApp para auxiliar seus clientes a realizarem suas compras.

Neste atendimento, o assistente vai fotografar os kits disponíveis na sua farmácia, informar os preços e o cliente poderá realizar a compra, podendo escolher se recebe o produto em sua casa ou na da pessoa que vai presentear.

Não esqueça também de trabalhar na loja física (caso você tenha uma) com a decoração assertiva, além da disposição de produtos, iluminação e comunicação adequadas. 

Pois elas atraem ainda mais a atenção do shopper e, consequentemente, se convertem em um maior desejo de compra dos produtos da sua farmácia.

   

Dados de mercado, origem e outras particularidades sobre o Dia dos Pais

As sazonalidades do mercado são momentos de extrema importância para os empreendedores do varejo, incluindo as farmácias e drogarias, pois geralmente são sinônimo de aumento das vendas. 

Estas são oportunidades únicas para desenvolver campanhas segmentadas, atrair e fidelizar clientes e, claro, gerar melhores resultados para o negócio.

Com o Dia dos Pais não é diferente!

Mas para entender melhor sobre essa data, precisamos primeiro compreender sua origem.

 

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Aqui no Brasil, sabemos que ela é comemorada no segundo domingo de agosto. 

Entretanto, ela já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos, na Argentina e em outros países, a data é comemorada no terceiro domingo de junho. 

Já em alguns países europeus como Portugal e Espanha, celebra-se o Dia dos Pais em 19 de março. 

A razão disso se dá por diferentes motivos, mas o que importa é entender a data em território brasileiro.

 

Comemorada pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto, a data não foi pensada como forma de homenagem especial e simbólica.

Na verdade, ela tem uma origem muito similar ao Dia dos Namorados, pois ambas as datas foram criadas por publicitários.

Para o Dia dos Pais, o publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo e da rádio homônima nos anos 50, teve o objetivo de criar a data tanto por cunho social quanto comercial. 

Sua tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim (tido na religião católica como pai de Maria, mãe de Jesus Cristo), que por sua vez, é comemorada em 16 de agosto.

Porém, nos anos seguintes, a data também foi postergada para um domingo, mais precisamente o segundo domingo do mês de agosto.

Assim ela permanece até hoje, como conhecemos.

 

Acerte no foco da sua campanha

Abaixo, você confere a nota do Jornal O Globo sobre o primeiro Dia dos Pais no Brasil:

 
Mensagem do Jornal O Globo
Propaganda do “Dia do Papai” no jornal O Globo, nas vésperas da comemoração em 1953

Ainda que a mensagem tenda a um lado social do papel paterno, ela não esconde que a verdadeira intenção do publicitário era aumentar as vendas do varejo.

Isso fica perceptível quando diz: 

São esses os nossos votos nas vésperas da sentimental homenagem. Que cada qual medite no que deve ao pai de proteção na infância, de orientação na mocidade e de carinho e apoio durante a vida toda e obedeça aos impulsos gratos do seu coração. (destaques nossos)

Entendendo que, assim como outras, essa data tem função primordialmente comercial, é importante tentarmos mudar seu significado. 

Atualmente, a percepção dos consumidores sobre datas comemorativas tem aumentado muito quanto à tentativa de lucro.

E isso só vem aumentando com a evolução dos mercados e dos tipos de consumidores que surgem com eles.

Por isso, é fundamental que criemos campanhas nas quais nossos clientes possam se conectar através da emoção, do amor, do carinho, e não apenas pela “obrigação” de “obedecer impulsos gratos”.

 

Quem são os considerados “pais”? 

É importante entender quem são os pais, pois eles certamente são o seu público-alvo, juntamente aos filhos ou que se consideram como um. 

Por isso, precisamos entender esse conceito dos homens que podem ser homenageados na data.

Socialmente, são considerados pais também (além dos pais biológicos) um padrasto, pai adotivo ou até mesmo figuras masculinas familiares que performaram como pais, podendo ser, neste caso, um avô ou tio. 

No mais, em sua comunicação, esteja atento a essas figuras e tente ser bastante diversificado em relação a essa representação. 

Lembre-se que nem sempre as famílias possuem uma formação tradicional. 

Por exemplo, em uma família pode haver um filho e dois pais. Logo, esses pais podem ter perfis extremamente opostos e o filho (que é cliente da sua farmácia) pode buscar presentes diversos para os dois.

O importante é garantir a representatividade de todos e, caso isso não seja possível, tente ser o mais neutro possível para garantir que você abranja todas essas formações familiares. 

Afinal, todos querem ser representados e assim vão se identificar (e se fidelizar) ainda mais com a sua marca. 

Aqui, ainda é importante lembrar que existe a “pãe”, mãe que também é pai. 

Essa configuração familiar é muito comum no Brasil, em lares onde o pai abandonou a família ou a mãe decidiu criar seus filhos sozinha.

Portanto, lembre-se que a campanha da sua farmácia pode abarcar muito mais representações de paternidade que a única normalmente considerada.

 

Dados relevantes 

A data que movimenta o mercado no mês de agosto tem uma expectativa extremamente positiva para 2022. 

E um dos grandes motivos para isso é a constatação de que a atividade econômica comercial tem ganhado fôlego desde o ano passado. 

Isso se dá pelo fato de que a vacinação ganhou força no Brasil e a pandemia de COVID-19 já está melhor controlada.

Nesse cenário, temos lojas abertas em período integral e mais movimentadas, o que gera mais vendas e movimentação do mercado.

Com isso, o varejo farmacêutico se beneficia de certo otimismo para a data. 

 

Dados da Neotrust, referentes à análise do Dia dos Pais 2021 no e-commerce brasileiro, mostram que houve uma mudança no comportamento de compra dos consumidores.

O ambiente digital ganhou uma força surpreendente: 

o faturamento no mercado digital superou R$ 6,2 bilhões em 2021, número 15,99%, maior que na mesma data em 2020.

Neotrust

O aumento nos números também foi identificado no ticket médio, que subiu para R$ 449,14 — 11,24% maior que em 2020.

No número de pedidos não foi diferente: um crescimento de 4,28% representou um alcance de 13,9 milhões.

 

Onde as compras acontecem

Houve ainda a descoberta de um outro dado muito interessante: a maioria dessas compras aconteceram através de um smartphone. 

Duas em cada três visitas em sites de compras são feitas por celulares, segundo informa a SimilarWeb.

Isso demonstra que há um grande potencial em aumentar as vendas através desse meio.

Por isso, vale cada vez mais investir na sua presença digital. 

De redes sociais a anúncios, todos os pontos de contato da sua marca com os consumidores na internet são importantes para atraí-los e conquistar vendas. 

Por isso, o tópico anterior, com dicas extras sobre oferecer atendimento virtual especializado para atender seus clientes nesse período, vem de encontro aos dados da pesquisa que mostramos agora. 

Afinal, o smartphone é muito mais do que um mero dispositivo, é também o meio onde você pode favorecer suas vendas no Dia dos Pais em 2022. 

 

Por último, a pesquisa da Neotrust, entra em detalhes sobre os produtos mais vendidos no Dia dos Pais em 2021 (comparado ao ano anterior).

Ela mostra que os produtos de Beleza e Perfumaria (principalmente para a barba e perfumes) foram campeões.

Os itens que seguem os campeões de venda são Chopeira, Kit Caipirinha e Coqueteleira, mas estes não estão entre os produtos liberados para venda em farmácias ou drogarias.

E ainda de acordo com dados do Instituto Euromonitor Internacional, quando o tema é produtos de  beleza no segmento masculino, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Por isso é que vale a pena investir também nesses tipos de itens na data!

   

Conclusão

Através deste artigo, aprendemos que a sazonalidade de agosto deve abranger o seu espaço (seja físico, digital ou ambos), considerando os produtos e kits de presentes diferenciados que agradem seus clientes e sejam ótimas opções para presentear. 

Ao mesmo tempo, eles devem ter potencial para alcançar grandes margens de venda e até mesmo para funcionar como tema para a data, incentivando a compra por impulso.

Por isso, o Dia dos Pais na farmácia é, acima de qualquer coisa, sobre os seus clientes e seus pais saírem satisfeitos e como atingir esse objetivo. 

Esperamos que essa leitura tenha ajudado a inspirar você e sua marca com ótimas ideias para colocar em prática e garantir muitas vendas em agosto.

 

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