Saiba como encontrar e negociar com a distribuidora de medicamentos certa para sua farmácia

Acertar na parceria com uma distribuidora de medicamentos é o que garantirá a qualidade dos seus produtos e que seu cliente encontrará aquilo que procura.

Além disso, é com a distribuidora que gestores precisam se acertar ao abrir uma farmácia ou drogaria se quiserem competir com bons preços no mercado. 

Entrar nessa competição nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais para as pequenas e médias farmácias. 

Por isso, hoje, explicamos como encontrar boas distribuidoras de medicamentos na sua região e negociar o preço dos seus medicamentos e produtos.

Assim, sua farmácia pode oferecer um diferencial nos preços e não depender apenas de bons serviços e atendimento para atrair a clientela.

Acompanhe a leitura e entenda o caminho para se destacar no mercado farmacêutico, começando por uma lista de distribuidoras com experiência e reconhecimento no país.

Principais distribuidoras de medicamentos do Brasil

Abaixo, deixamos uma relação com algumas das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil. 

Ressaltamos que essa relação não é uma indicação direta dessas distribuidoras, mas apenas uma facilitação para a sua farmácia.

Mais adiante, apontaremos diversos fatores que devem ser considerados antes de iniciar qualquer relacionamento. 

 

Começaremos com uma relação de distribuidoras com uma ampla área de atuação:

  • distribuidora Dimebras: tem sede em Cascavel/PR e filial em Cuiabá/MG, no mercado há mais de 40 anos, atende atualmente a 1.146 cidades entre Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso
  • distribuidora de medicamentos Santa Cruz: atuação em 4 regiões brasileiras
  • PanPharma distribuidora de medicamentos: atuação nas 5 regiões do país
  • GAM, com sede em Tubarão/SC: atuação nas 5 regiões do país
  • Servimed, localizada em Bauru/SP: atende 9 estados brasileiros + DF
  • distribuidora Navarro, sediada em São Paulo/SP: atua em toda a região Sudeste, além de Paraná e Santa Catarina
 

Com atendimento mais regionalizado, temos:

  • Prosper, com sede no Rio de Janeiro: atende todo o estado do Rio
  • Distrimed, com sede em Pimenta/MG: atende toda Minas Gerais
  • Meditem, de Patos de Minas/MG: atua em todo o estado de Minas 
  • Vera Cruz, localizada em Ouro Preto/MG: também atua em todo o estado de Minas 
  • Prontomédica Distribuidora, sediada em Natal: atende o RN e PB
 

E a seguir, algumas distribuidoras de medicamentos indicadas por localidade:

   

O que faz uma distribuidora de medicamentos?

Uma distribuidora de medicamentos opera como ponte comercial entre as indústrias farmacêuticas e os estabelecimentos correspondentes

Entre esses estabelecimentos estão os hospitais, clínicas, enfermarias, postos de saúde, farmácias e drogarias.

No entanto, uma distribuidora de medicamentos também pode realizar vendas diretas ao consumidor final, ainda que isso não seja uma prática disseminada no mercado brasileiro. 

 
A imagem mostra um farmacêutico operando o estoque de uma distribuidora de medicamentos.
 

Por operarem com a distribuição de medicamentos, inclusive substâncias sujeitas a controle especial e antimicrobianos, essas distribuidoras precisam seguir regulamentações bem rígidas.

E é com distribuidoras de medicamentos que as farmácias e drogarias negociam os valores dos seus produtos. 

Portanto, é preciso saber negociar e entender as opções que as distribuidoras fornecem ao gestor(a), para que assim sua farmácia alcance o faturamento desejado. 

Mas para negociar seus produtos, antes é preciso saber como encontrar uma boa distribuidora em sua região.

   

Como encontrar uma distribuidora de medicamentos online

Atualmente, encontrar distribuidoras é um processo muito mais simples do que antigamente, por diversos fatores. 

Com a expansão do comércio farmacêutico, não só o número de farmácias e drogarias tem aumentado, mas também o de distribuidoras. 

Assim, uma busca simples no Google por “distribuidora de medicamentos” já deve mostrar todas as disponíveis na sua região. 

Cabe avaliar, então, se essas distribuidoras são boas de fato!

Afinal, não se assume um contrato B2B (de negócio para negócio, do inglês “business to business”) baseando-se apenas na geolocalização. 

Ao encontrar as opções da sua região, busque outras informações sobre elas, incluindo o que se diz sobre elas na internet. 

Procurar pela empresa no Reclame Aqui pode informar se a empresa cumpre seus prazos de entrega, se presta bom atendimento e se respeita seus contratos. 

Outra opção é conversar com farmacêuticos de sua região, pois é bem provável que a distribuidora atenda outros estabelecimentos próximos. 

Pergunte aos colegas se eles conhecem tal distribuidora de medicamentos e o que sabem sobre ela. 

Uma conversa simples, muitas vezes, é o principal filtro para maus negócios. 

Mas além de uma boa indicação para a parceria comercial, você precisa atentar-se a outros detalhes que são essenciais para o bom funcionamento da relação.

   

10 dicas para escolher uma distribuidora de medicamentos

Manter as relações comerciais da sua farmácia ou drogaria com apenas uma distribuidora de medicamentos não é a estratégia mais interessante

Ao depender de apenas uma distribuidora, seu negócio se torna “refém” e pode sofrer com atrasos no futuro. 

Se você mantiver bons relacionamentos com mais de uma distribuidora, na hora em que uma não puder atender seus pedidos, basta chamar à outra 

Assim, ela irá suprir a sua necessidade até que a sua principal parceira reponha seus estoques. 

O SEBRAE propõe alguns critérios para a escolha de fornecedores no comércio em geral, e quase todos eles são bem adequados ao mercado farmacêutico. 

Confira abaixo algumas dicas que podem nortear as suas escolhas:

 

1. Verifique o alvará sanitário e a licença de funcionamento

O principal fator de decisão deve ser a regularização da distribuidora de medicamentos com a legislação brasileira e local.

Isso garantirá mais segurança para os seus negócios e evitará problemas desnecessários com a Lei.

 

2. Avalie como a distribuidora atende às normas de higiene e sanitárias

Além dos cumprimentos legais, verifique também as instalações das distribuidoras para saber se elas seguem as legislações do setor farmacêutico.

É possível solicitar uma visita técnica antes de efetuar qualquer orçamento.

 

3. Não deixe de se pautar pela localização geográfica

Embora não seja o único, a localização é um fator de decisão importante, pois afeta sobretudo o valor dos fretes dos seus produtos.

Porém, este deve ser um critério apenas comparativo, e não determinante. 

 

4. Verifique os prazos de entrega

Esse critério é realmente importante quando o giro de mercadorias na sua farmácia é muito alto. 

Se você tem estoque para esperar um tempo maior quando realiza pedidos, vale a pena economizar no frete aumentando um pouco o prazo de entrega.  

De qualquer forma, conhecer os prazos praticados (e se eles são cumpridos) é importante para assegurar que seus clientes sempre terão os seus produtos disponíveis. 

 

5. Confira a capacidade de fornecimento da distribuidora

Esse critério se relaciona com o prazo de entrega, mas é um pouco diferente. 

Verifique se a distribuidora de medicamentos tem potencial de atender todas as farmácias da região.

Informe-se também quanto ao prazo que eles têm das indústrias para receber novos estoques caso fiquem sem os produtos. 

Isso pode influenciar diretamente no repasse à sua farmácia ou drogaria. 

 

6. Calcule o custo do frete

Embora as distribuidoras de medicamentos mais próximas tendam a oferecer taxas de frete mais baixas, eventualmente, as distribuidoras mais distantes ainda podem oferecer taxas competitivas.

Algumas questões como a quantidade de medicamentos em sua compra podem facilitar ainda mais essa negociação.

Mas naturalmente, as questões de custos não devem se sobressair a fatores que influenciam diretamente na qualidade dos produtos e medicamentos!

 

7. Considere as formas e prazos de pagamento

Como o investimento, geralmente, tende a ser alto a cada orçamento, é importante saber como a distribuidora aceita receber o pagamento. 

Existem opções em que se paga apenas pelos produtos vendidos no período, mas isso envolve um controle dos seus estoques pela distribuidora de medicamentos. 

E essas opções só são realmente interessantes em relacionamentos mais bem consolidados e construídos por uma longa data.

 

8. Compare os preços praticados

Os preços podem variar conforme o tamanho da distribuidora de medicamentos. 

A relação que ela mantém com as indústrias farmacêuticas também pode alterar o preço que ela acaba repassando aos seus estabelecimentos parceiros.

Diante de tantas variáveis, é bom fazer um comparativo, além de calcular todas as questões que envolvem custos para comparar também os valores finais.

 

9. Certifique-se quanto à qualidade dos produtos

Critério relevante principalmente no que diz respeito a produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC)!

É muito importante saber com quais laboratórios seus fornecedores trabalham.

Dependendo do tipo de público que sua farmácia atende, alguns produtos correlatos ou mesmo medicamentos precisam estar ajustados à sua proposta. 

Por isso, sempre consulte quais laboratórios e marcas suas distribuidoras comercializam!

 

10. Verifique os canais de comunicação da distribuidora com seus clientes

Avalie se a distribuidora de medicamentos oferta diferentes canais de comunicação por onde você consiga manter um contato ágil

A oferta de poucos canais ou poucos representantes pode gerar uma sobrecarga ao gerenciamento, o que impacta diretamente em seu atendimento. 

Agora você já sabe alguns critérios que precisa considerar na hora de escolher com quais distribuidoras de medicamentos vai se relacionar. 

Então, vamos ver alguns pontos que precisam ser considerados na negociação entre sua farmácia e seu fornecedor. 

   

Como negociar com distribuidoras de medicamentos

A arte da negociação precisa ser assumida na hora de repor o estoque da sua farmácia ou drogaria. 

 
A imagem mostra uma negociação entre farmácia e distribuidora de medicamentos.
 

Dificilmente, farmácias independentes de porte pequeno e médio conseguem competir em preços com grandes redes ou franquias de farmácias.

Afinal, o estoque que compram tem um tamanho muito inferior ao das redes que abastecem dezenas de estabelecimentos. 

No entanto, participar de uma associação de farmácias pode fazer toda a diferença no seu orçamento. 

Abrafarma é só um exemplo de associação que pode ajudar nas negociações da sua farmácia ou drogaria!

Quando a sua farmácia faz parte de uma associação, seus pedidos passam a fazer parte de um pedido total dos estabelecimentos associados.

Após receber os pedidos totais, ela repassa os medicamentos e produtos aos seus filiados.

Assim, é possível aumentar a quantidade de produtos e negociar valores mais baixos para todas as farmácias da associação. 

Mas também é possível negociar preços mais baixos para uma única farmácia conforme o estoque necessário e ação de marketing que ela possa realizar

 

Mantenha bons relacionamentos com suas distribuidoras

A melhor dica que podemos dar aqui é manter a cordialidade com seu fornecedor. 

Às vezes, uma negociação pode ser difícil e demorada. 

Mas manter a cordialidade, o respeito e não insistir em exigências muito altas pode gerar um relacionamento mais longo e rentável ao seu negócio.

Muitas vezes, bons relacionamentos com fornecedores ajudam a destacar ações comerciais que podem aumentar o giro de produtos e o faturamento do seu estabelecimento.

Se você segue suas orientações de ações comerciais, a relevância do seu estabelecimento cresce para a distribuidora, que passa a vê-lo como um ótimo parceiro. 

Por exemplo, se o distribuidor envia um pack de produtos vendidos em trio, diminuindo o valor de cada unidade para o cliente final, procure seguir essa orientação de venda!

Mesmo que, em suas contas, separar os produtos possa aumentar a margem de lucro com preços unitários maiores. 

O resultado disso pode ser produtos sem giro por terem um valor alto, ou por serem desconhecidos e dependerem da promoção para atrair um público. 

Além disso, prejudica-se a relação com o fornecedor, que precisava aumentar o giro do produto e, por isso, baixou seu preço num pacote promocional. 

Então, não deixe de ao menos tentar executar as ações promocionais indicadas pelos fornecedores: elas certamente têm a sua razão de ser.

Se você notar que a ação não está impactando seus clientes, pode voltar a conversar com seu fornecedor para que ele pense em outra alternativa. 

 

Distribuidora de medicamentos e farmácias podem crescer juntas

Sobretudo, busque sempre estabelecer contratos que beneficiem tanto a sua farmácia quanto a distribuidora

Essa é uma chave fundamental para que seus relacionamentos sejam longos e rentáveis para ambos os lados. 

Busque alinhar metas junto a seus fornecedores para que ambos colham benefícios comuns. 

Só assim é que pequenas e médias farmácias podem competir com grandes redes no fator preço!

   

Conclusão: acertando a relação com sua distribuidora de medicamentos

Agora você já sabe tudo o que precisa para encontrar a distribuidora de medicamentos mais adequada ao seu estabelecimento.

Além disso, é importante manter em mente que o bom relacionamento com essas empresas pode facilitar as negociações e trazer benefícios a ambas as partes.

E ainda, é preciso assumir a responsabilidade pela escolha do seu mix de produtos, incluindo marcas e escolhas entre as classes de medicamentos!

Este é um assunto que demanda um cuidado especial e uma pesquisa apropriada, pois depende absolutamente de você!

Para conhecer a lista dos medicamentos que não podem faltar na hora de abrir uma farmácia, preencha o formulário abaixo!


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