Atualmente, para se destacar no mercado farmacêutico, é cada vez mais imprescindível oferecer um serviço de entrega de remédios.
A pandemia do coronavírus afetou profundamente os hábitos de consumo dos brasileiros, que passaram a comprar mais pelo delivery em todos os setores do comércio.
Conforme levantamento da Abrafarma, no primeiro trimestre de 2022, o e-commerce farmacêutico cresceu 40% em relação ao mesmo período de 2021, faturando mais de R$ 815 milhões.
Os números refletem um crescimento que se confirma a cada ano, fazendo com que os especialistas tratem essa tendência como algo que veio para ficar.
Portanto, confira agora tudo que você precisa para trabalhar com delivery de medicamentos, oferecendo um serviço competitivo nesse modelo de vendas!
O que é preciso para trabalhar com entrega de remédios?
Há alguns requisitos obrigatórios para quem quer implantar um sistema de delivery e atuar com um serviço de entrega de remédios.
Para atender através desse sistema, é indispensável que sua farmácia tenha uma loja física.
Nada impede, claro, que você planeje o teleatendimento enquanto estiver abrindo sua farmácia, só não poderá operar dessa forma antes da inauguração da loja física.
Além disso, se for implantar uma loja virtual, é obrigatória a disponibilização de farmacêuticos durante todo o funcionamento e período de vendas online para atender à clientela que queira solucionar alguma dúvida.
É importante destacar que a loja virtual é apenas uma das modalidades de teleatendimento e delivery de remédios, que pode oferecer também outros canais de atendimento.
Porém, o atendimento digital é a maior tendência do mercado, e, atualmente, o grande diferencial de um estabelecimento está na adoção de um sistema omnicanal.
A partir desses pontos, você precisa estudar seu público-alvo e a região em que atuará, além de estratégias de precificação.
A seguir, você confere em detalhes outros aspectos da entrega de medicamentos, com as melhores dicas para otimizar o serviço e conquistar seu público.
Canais de atendimento para entrega de remédios
Foi-se o tempo em que o telefone era o principal canal de teleatendimento.
Embora continue sendo necessário manter esse canal aberto, o maior fluxo de pedidos hoje acontece através de meios digitais.
O próprio Whatsapp pode ser um canal de vendas — o que demonstra como até mesmo o telefone oferece um meio digital para os negócios.
Nesse sentido, é indispensável marcar presença no ambiente online, criando perfis em redes sociais como o Facebook e o Instagram e mantendo o engajamento da sua audiência.
Mas o que realmente vai destacar sua farmácia ou drogaria nesses meios é criar uma loja virtual com endereço próprio.
Para isso, há diversas plataformas que oferecem serviços de hospedagem, sendo algumas delas próprias para esse tipo de comércio e já programadas para facilitar seu trabalho.
Você também pode disponibilizar um aplicativo próprio da sua farmácia ou drogaria, facilitando o processo de compras e aproximando ainda mais seus clientes.
Afinal, com o aplicativo instalado, ele não perderá mais tempo consultando a concorrência, procurando sempre seu estabelecimento antes de qualquer outro!
Atendimento e entrega adequados
Há uma série de preparativos e treinamentos que você terá que fazer para garantir a melhor estrutura para seu delivery.
Em atendimentos pelo telefone ou WhatsApp, por exemplo, onde ainda há diálogo com o cliente durante a compra, seu atendente deve ser muito bem orientado.
O atendimento à distância é mais dinâmico que o presencial. Então, o atendente deve ser objetivo, sabendo exatamente o que dizer e quando.
Naturalmente, ele precisa ter um bom conhecimento técnico para fazer a intercambialidade quando o remédio solicitado não estiver disponível.
E também precisa de uma boa orientação estratégica para propor vendas combinadas que possam aumentar o ticket médio.
Além do atendimento, o serviço de entrega também deve ser bem orientado para passar a impressão exata que você quer dar aos seus clientes.
Lembrando que o entregador é quem representa a farmácia junto aos clientes, sendo o único a ter contato direto com eles.
Também é preciso que ele esteja preparado e com a estrutura adequada para transporte de recipientes frágeis ou medicamentos termossensíveis.
Entrega imediata X programada
Há dois tipos de entrega de remédios possíveis: a entrega imediata ou a programada.
Como o nome já diz, a entrega programada ocorre quando o cliente solicita um medicamento e agenda um horário, ou aceita um prazo maior para recebê-lo.
Esse é o cenário ideal para quando o cliente não tem urgência em receber o remédio, e facilita bastante a sua logística de entrega.
Afinal, você pode planejar todas as entregas em uma única viagem do entregador, além de traçar a rota mais econômica.
Trabalhar exclusivamente com esse tipo de entrega pode ser bom para quem está começando, mas também é possível combinar os dois tipos.
Na entrega imediata, o medicamento é enviado ao cliente assim que a compra é confirmada.
Neste caso, o tempo de entrega pode ser um diferencial capaz de conquistar o cliente, da mesma forma que a demora pode fazê-lo perder a confiança em sua farmácia.
Outro detalhe importante da entrega imediata é que ela exige um cálculo mais cuidadoso e específico das taxas de entrega.
Entrega centralizada X descentralizada
Os modelos de entrega centralizada ou descentralizada se aplicam somente a farmácias com mais de uma loja física.
Eles se referem a decisão de usar somente uma das lojas para fazer as entregas ou todas elas, conforme o local dos pedidos.
Assim, na entrega centralizada, por exemplo, você pode decidir que apenas a matriz fará entregas, mesmo quando os pedidos forem feitos na(s) filial(is).
É uma boa alternativa quando o armazenamento dos remédios se concentra em um único local.
Também serve para reduzir custos com a contratação de entregadores, embora possa acarretar despesas maiores nas distâncias percorridas.
Já a entrega descentralizada é quando todas as lojas realizam entregas.
Nesse modelo, independentemente de onde é feito o pedido, o despacho pode ser feito da loja que fica mais próxima ao local de entrega.
Contratar entregadores próprios X terceirizar
Algumas dúvidas podem aparecer na hora de contratar motoboys, sendo a principal delas quanto às diferenças entre contratar os próprios motoboys ou terceirizar a entrega.
Para terceirizar, é possível contar com diversas empresas e aplicativos que disponibilizam motoboys para serviços de entrega.
Essa alternativa é mais prática e mais em conta para quem está começando, mas traz várias desvantagens em termos de autonomia e comprometimento dos entregadores.
Também é possível cadastrar sua farmácia no iFood e optar pela modalidade que inclui o serviço de entrega.
Ao optar pela contratação do próprio motoboy, você terá que decidir se fará um contrato CLT ou PJ, sendo este último para entregadores com MEI.
O contrato PJ pode sair mais barato e é melhor se o seu delivery está só começando ou tem pouco volume de entregas.
Porém, a alternativa ideal é a CLT.
Ela transforma o motoboy em funcionário da empresa — o que garante maior comprometimento dele e representa mais autonomia e possibilidades estratégicas para a sua empresa.
Entrega de medicamentos controlados
Conforme a RDC 44/2009, que institui as Boas Práticas Farmacêuticas e regulariza as vendas do setor, a entrega de medicamentos controlados não é permitida.
Porém, a atualização desse documento pela RDC 357/2020 permite a entrega em domicílio desses medicamentos, e aqui é importante compreender o que isso implica.
Conforme ficou estabelecido, a venda através da internet segue proibida, mas é permitido expor medicamentos controlados em lojas virtuais e levá-los a clientes interessados.
Assim, o cliente faz a solicitação via chat ou telefone e pode receber seu medicamento controlado sem sair de casa!
Primeiro, o entregador vai até a casa do cliente buscar a receita que ficará retida e a leva para o farmacêutico assinar e fazer todos os trâmites necessários.
Depois disso, pode levar o medicamento para o cliente e realizar a cobrança.
O importante, aqui, é que a compra seja feita presencialmente e não através de nenhum meio digital.
Essa liberação foi feita em caráter provisório durante a pandemia do coronavírus e termina em 22 de maio, conforme a Portaria GM/MS nº 913/2022 que encerra a Emergência em Saúde Pública.
Entrega de medicamentos do Programa Farmácia Popular (PFP)
Via de regra, o Programa Farmácia Popular não permite a venda online nem a entrega de remédios.
Para obter os descontos do Programa, os clientes têm que ir até o balcão, ou comprar os medicamentos sem desconto.
A única exceção é a cidade de Mongaguá, no interior de São Paulo, onde uma liminar autorizou a entrega em domicílio de remédios do Programa Farmácia Popular.
A liberação pretende resguardar os idosos e pacientes de doenças crônicas para que não corram riscos desnecessários durante a pandemia do coronavírus.
Assim, trata-se de uma liminar restrita somente à cidade de Mongaguá e ao período de distanciamento social imposto pela Covid-19.
Conclusão: pronto para trabalhar com a entrega de remédios
Você reuniu aqui as principais informações para trabalhar com entrega de remédios e se destacar nesse modelo.
Através do e-commerce, você pode aumentar suas vendas e atrair cada vez mais clientes, inserindo-se em uma tendência que segue crescendo em todo o mundo.
Para aprofundar-se na questão e alcançar ainda mais eficiência no delivery, aliando economia e qualidade no serviço, conheça mais sobre as plataformas de delivery próprio.
Com elas, sua farmácia pode ter o próprio site e aplicativo, garantindo-lhe mais autonomia no comércio online e maior impacto sobre a clientela.
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