Como vender mais com o carnaval na farmácia sem cair na ilegalidade dos kits antirressaca

Mesmo com o cancelamento das festividades de rua por conta da pandemia do Coronavírus, ainda será possível sentir os efeitos do carnaval na farmácia. 

Normalmente, nessa época do ano, há um aumento considerável no fluxo de clientes e na procura por alguns medicamentos e produtos específicos

Assim, quando chega fevereiro, as farmácias começam a se preparar para atender a essa demanda e até mesmo para atrair novos clientes.

Atualmente, devido à pandemia, as expectativas quanto a isso estão um pouco reduzidas em comparação a outros anos. 

E como profissionais ligados à saúde, é dever dos farmacêuticos orientar seus clientes principalmente no que toca à observação das medidas de isolamento e prevenção da Covid-19.

Ainda assim, é bem possível encontrar maneiras de aumentar as vendas no carnaval, seguindo estratégias de sazonalidade — mesmo com essas circunstâncias em mente.

Por isso, preparamos este guia de como aproveitar a data para aumentar seus lucros na farmácia de maneira ética e responsável.

Para começar, vejamos com cuidado algumas das restrições à atividade farmacêutica que são importantes, especialmente em épocas de festividades.

O que NÃO fazer durante o carnaval na farmácia

Uma estratégia muito comum utilizada por farmácias durante o carnaval e outras festividades é a venda de kits de medicamentos, especialmente o chamado “kit antirressaca”. 

Em geral, esse kit é composto por uma caixinha ou um saquinho em que se coloca alguns dos medicamentos mais procurados nos períodos de festas.

A questão é que esse tipo de venda é completamente ilegal, proibida há muitos anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Entendendo-se que medicamentos são produtos destinados à saúde e não mercadorias comuns, sua oferta segue um conjunto específico de regras

E essas regras estão dispostas na Resolução (RDC) nº 96/08, que você pode conferir na íntegra a partir deste link.

 

Conforme o documento, oferecer esses kits banaliza o uso dos medicamentos, induzindo à automedicação e a um uso indiscriminado, incorreto e potencialmente nocivo à saúde da população.

A interação entre analgésicos e álcool, por exemplo, causa irritação da mucosa do estômago, podendo levar a hemorragia gastrointestinal e à perda da coordenação motora.

Além disso, a superdosagem de analgésicos e antitérmicos provocam lesões no fígado, e sua interação com anti-inflamatórios aumenta os riscos de intoxicação.

Assim, a oferta do kit antirressaca — ou qualquer mix de medicamentos — é altamente irresponsável, além de infringir as normas. 

 

Kit antirressaca é irregular e antiético

Confira abaixo o que diz o CRF SP sobre a comercialização de kits antirressaca e demais kits de medicamentos:

Não apenas no Carnaval, mas em todos os momentos, o farmacêutico deve alertar os pacientes sobre o risco do consumo de medicamentos sem orientação. Nessa época de Carnaval, em especial, o CRF-SP chama a atenção para a venda nas farmácias do chamado “kit antirressaca”, ou seja, uma combinação de medicamentos isentos de prescrição médica para ser ingerida após o abuso da bebida alcoólica.

Além de antiética, esse tipo de venda é irregular, já que os medicamentos são bens de saúde e não mercadorias que possam ser oferecidas da mesma maneira que outros produtos sujeitos às regras do livre mercado. Propagandas de tais kits estimulam o uso indiscriminado de medicamentos, sem o devido acompanhamento de um profissional de saúde e sem considerar as reais necessidades do paciente e eventuais contraindicações.

Entre os medicamentos mais procurados estão analgésicos, antiácidos e hepatoprotetores. Ao montar “kits”, as farmácias constituem uma nova embalagem, novo produto, num formato não aprovado pela autoridade sanitária.

De acordo com a Lei nº 8.078/90, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, são direitos básicos do consumidor a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

Essa legislação cita como abusiva, a publicidade que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança. Além disso, são abusivas as divulgações que se prevalecem da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.

A orientação do CRF-SP é que o farmacêutico oriente, sempre, o consumidor que vier ao estabelecimento à procura de medicamentos isentos de prescrição e não participe de práticas que induzam o uso indiscriminado de medicamentos.

Fonte: Departamento de Comunicação CRF SP

A alternativa mais segura, neste caso, seria pensar em algum tipo de kit carnaval que não envolvesse medicamentos. Retomaremos a essa questão mais abaixo. 

 

Por fim, vale reforçar também, aqui, que diante do cenário pandêmico, o ideal é que seu estabelecimento oriente o público a evitar festas com aglomeração

Nesse sentido, é importante diferenciar as estratégias de venda que apresentaremos a seguir de um incentivo à transgressão dos cuidados sociais em relação à Covid-19.

   

Como a farmácia pode aumentar o lucro no carnaval

Para além das estratégias comuns para aumentar suas vendas, é possível contar com a sazonalidade e encontrar boas alternativas para o carnaval na farmácia.

De modo geral, o que interessa é oferecer aos clientes uma experiência positiva e condizente com o momento que estamos vivendo.

Assim, é fundamental conhecer os produtos mais procurados nessa época e aqueles com maior potencial para gerar compras por impulso. 

Além disso, há várias estratégias de organização do espaço físico e de aproximação com os clientes que podem ajudá-lo a aumentar as vendas no carnaval.

Então, confira as nossas dicas abaixo e garanta que a sua farmácia ou drogaria saia na frente da concorrência e se destaque durante a festividade.

 

Prepare-se bem

Dos principais produtos procurados em farmácias durante o carnaval, a maioria são medicamentos isentos de prescrição médica — os MIPs

Entre eles, os campeões de vendas são os analgésicos, antiácidos e anti-inflamatórios

Nota-se que são basicamente medicamentos que respondem a sintomas do abuso de álcool, como dores no corpo e queimação no estômago.

Esse período também apresenta um aumento considerável na venda de preservativos e outros não medicamentos, dos quais nos ocuparemos com maior atenção mais a seguir.

A questão central aqui é que você esteja preparado para atender a essa demanda, com a garantia de que não falte qualquer produto seu estoque. 

E para isso, é preciso que o seu controle de estoque esteja em pleno funcionamento.

 

Caso você não tenha experiência em carnavais anteriores para saber quais outros produtos sua farmácia vende mais, informe-se com outros colegas de profissão ou consulte o histórico de vendas do seu ERP ou e-commerce

Analise especialmente as farmácias próximas ou que compartilham com você o mesmo público-alvo. 

Elas darão uma boa ideia quanto aos tipos e quantidades de produtos que você precisa ter disponíveis.

 

Outra questão que vale mencionar é a importância de que tudo esteja funcionando bem em seu delivery

É bem possível que o seu serviço de entregas seja bastante solicitado neste carnaval — tanto pelas circunstâncias quanto pelo crescimento considerável dessa modalidade de compras.

Por isso, vale utilizar estratégias para reduzir o tempo de entrega do seu delivery!

Mas claro, prepare também a sua loja o melhor possível para receber a clientela! 

 

Decoração temática e organização apropriada

Apostar em uma decoração temática é uma boa maneira de se destacar e atrair a atenção de todo o seu público, não só daqueles que estiverem comemorando o carnaval, propriamente. 

Afinal, motivos carnavalescos, em geral, são alegres e coloridos, possuindo grande apelo popular e potencial para gerar engajamento.

Assim, vale a pena pensar não só na decoração do seu espaço como também na inclusão de temas relacionados em materiais de divulgação e embalagens. 

 

A customização de camisetas e acessórios para a equipe de atendimento é mais delicada e deve-se evitar exageros, mas ainda assim é uma alternativa possível com alto potencial de engajamento.

Além disso, há uma série de cuidados que você pode ter em relação à organização e à disposição dos produtos em sua farmácia. 

Isso servirá tanto para proporcionar uma experiência mais agradável aos seus clientes quanto para induzir algumas compras por impulso.

Assim, é bom planejar com atenção a distribuição de produtos-chave em gôndolas ou no checkout. 

Nesse sentido, alguns aspectos fundamentais a serem considerados são os percursos possíveis do cliente na loja e a altura das suas mãos (ponto de pega) e olhos.

Para a comodidade dos clientes antigos, o mais aconselhável é não exagerar nas mudanças. 

Mas mesmo para esses casos, alterações de layout por conta da sazonalidade têm um impacto muito positivo na percepção do público.

 

Como falamos de percursos possíveis dentro da sua farmácia, vale o questionamento:

 

Sua farmácia possui um planejamento para a circulação de clientes?

Seus clientes passam por diversas seções ou vão direto ao produto que querem e depois ao caixa?

Você sabia que induzir o percurso que os seus clientes fazem dentro da sua farmácia pode aumentar o seu ticket médio?

 

Quer saber como planejar um percurso para aumentar as compras por impulso?

Então preencha o formulário abaixo!

 

Atraindo novos clientes e promovendo a sua retenção

E que tal aproveitar a data para conquistar novos clientes e garantir a sua retenção e eventual fidelização

As estratégias que apresentamos até aqui já atuam bastante nesse sentido, mas há outras que podem ser praticadas especialmente para esse fim.

Nesse caso, é interessante pensar, por exemplo, em oferecer uma orientação especial para os clientes em relação aos cuidados com a saúde durante o carnaval — especialmente nesta época de pandemia.

Assim, algumas questões que podem ser abordadas se referem a relações sexuais desprotegidas ou abuso de álcool e outras substâncias tóxicas, além da própria Covid-19. 

Desse modo, você se aproxima ainda mais dos seus clientes e fortalece consideravelmente seus laços de confiança.

Vale lembrar, ainda, que o bom atendimento e a boa experiência do cliente é um aspecto central de todas as principais técnicas de venda

Portanto, qualquer esforço em relação a isso é um investimento que você estará fazendo.

 

Por fim, conhecendo a demanda específica do carnaval, é bom ficar atento às possibilidades mais interessantes de vendas cruzadas e promoções

Além disso, aproveite também o maior fluxo de clientes para oferecer bônus e descontos para uma próxima compra. 

Essa é uma excelente forma de fazer com que seus clientes voltem a comprar com você.

 

Quais kits de produtos vender no carnaval na farmácia?

Alguns produtos de conveniência e perfumaria ganham destaque nesta época e podem ser uma garantia de que sua farmácia conseguirá aumentar o lucro no carnaval. 

Desse modo, é bom estar atento a quais são esses produtos e também quais deles, exatamente, são liberados para venda em farmácia

Afinal, há um controle da Vigilância Sanitária sobre os produtos que podem ou não ser comercializados em nesses estabelecimentos!

 

Conforme já apontamos, a procura por preservativos aumenta consideravelmente no carnaval. 

No entanto, produtos de beleza, como esmaltes, maquiagens e tinturas para cabelo também costumam disparar nas vendas.

Doces e bebidas ajudam a aliviar sintomas da ressaca e podem ser opções interessantes para compor algum tipo de kit carnaval que não envolva medicamentos. 

Há, por exemplo, muitos sucos detox e bebidas que combinam cafeína e glicose com grande potencial de venda para quem se excedeu no álcool.

Todos esses itens podem ser oferecidos em vendas cruzadas ou dispostos no checkout para induzir compras por impulso. 

O resultado, em qualquer dos casos, é um aumento do ticket médio e do faturamento da sua farmácia.

 

Você sabe quais são os 7 Produtos de conveniência que não podem faltar em uma farmácia?

 

Se não sabe, preencha o formulário abaixo e descubra agora mesmo!

Conclusão: aqueça seu negócio com o carnaval na farmácia

Agora você já pode colocar em prática as melhores estratégias para aumentar seus lucros durante o carnaval na farmácia.

Como esperamos ter demonstrado, é bem possível fazer isso de maneira ética e sem abandonar os cuidados que a situação social demanda.

Assim, mesmo mantendo o compromisso com a saúde da população acima de qualquer outro interesse, ainda há muitas maneiras de aumentar as vendas no carnaval.

Entre elas, uma das principais é a aposta em produtos de conveniência e estratégias que induzem compras por impulso.

Você pode se aprofundar nessas questões clicando no botão abaixo!

 

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