8 dicas para uma fachada de farmácia que atrai mais clientes e garante o custo-benefício ideal

A fachada de farmácia estabelece o primeiro contato entre o cliente e a loja, sendo decisiva para a escolha de comprar ali ou não.

Por isso, entender os elementos que a compõem e como eles podem interferir na escolha dos clientes é fundamental na hora de montá-la.

Um estudo publicado no 1º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (1º ENANPARQ) mostrou que distintos grupos sociais percebem os elementos das fachadas de diferentes formas. 

Isso impacta grandemente em como os clientes percebem a sua marca e no fluxo de pessoas que entram na sua farmácia ou drogaria.

Pensar a composição dos elementos da fachada ajuda a atingir seu público-alvo da forma adequada e pode aumentar o seu faturamento!

Entenda a seguir como a fachada de farmácia afeta seus consumidores e o que você pode melhorar em sua fachada para usá-la a favor do seu estabelecimento!

A importância da fachada de farmácia

A fachada de farmácia, assim como qualquer tipo de fachada comercial, pode aproximar ou afastar clientes, além de gerar o impulso de compras que faltava.

O estudo que citamos mostra que os consumidores costumam ficar em estado de alerta, observando tudo ao redor e cuidando para não tomar atitudes impensadas. 

Mas as fachadas conseguem causar uma espécie de transe ou “encantamento” que atrai o consumidor às lojas e os incentiva a consumir um produto. 

No caso de farmácias e drogarias, há uma certa limitação nesse sentido, porque não se pode incentivar o consumo de medicamentos sem um diagnóstico prévio. 

Mas produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) podem não só ser livremente comercializados como explorados para aumentar suas vendas.

Assim, saber atrair a atenção dos clientes para esses produtos pode ajudar a aumentar o alcance de novos clientes e o faturamento da sua farmácia.

De toda forma, o impacto da fachada vai além da atração para compras, influenciando a maneira geral como o público se relaciona com sua marca.

Uma pesquisa da Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo) revelou que 59% dos consumidores consideram a fachada suficiente para que eles se identifiquem ou não com uma marca

Portanto, conheça agora como explorar o “encantamento” exercido pela fachada de farmácia sobre o público e como usá-la para atrair e conquistar clientes!

   

Como montar a fachada de farmácia perfeita!

Um erro muito comum entre proprietários(as) ou gestores(as) de farmácia é pensar que buscar “arte para fachada de farmácia” resolve seus problemas.

Uma fachada não é composta apenas pela arte, por uma placa bonita ou uma boa escolha de cores. 

Esses elementos são muito importantes e até essenciais para as fachadas de farmácias modernas, mas não são tudo. 

Uma fachada excede os limites das paredes e inclui tanto o que pode ser visto do interior quanto o entorno do estabelecimento.

Todos os elementos que estiverem à vista do público influenciarão a percepção que os clientes terão de sua marca. 

Assim, entre os elementos que constituem uma fachada de farmácia ou drogaria estão:

  • placa da farmácia
  • vidraria, que pode ou não incluir exposição de produtos em vitrine
  • placas e cartazes com preços de medicamentos e divulgação de ações
  • infláveis e tendas para ações de marketing
  • todo o entorno, incluindo a calçada, piso, estacionamento e gramado
  • iluminação diurna e noturna
  • e o projeto de comunicação visual da sua marca

Todos esses elementos devem ser pensados conforme o público que o estabelecimento quer atingir

Portanto, é essencial que você, como gestor(a) ou proprietário(a), coloque-se no lugar do seu cliente ao observar a fachada e se pergunte:

“Este é um estabelecimento onde eu teria vontade de comprar?”

Se você encontrar dificuldades, pode também perguntar a funcionários e clientes a opinião deles sobre a fachada da sua farmácia.

Sempre, em qualquer circunstância, escutar seu público é fundamental para a saúde do seu negócio!

Até porque seu público definirá as ações de marketing necessárias e até o tamanho do seu estabelecimento!

Confira agora 7 pontos essenciais que você deve observar para construir a fachada ideal para sua farmácia ou drogaria!

 

1. Baseie-se em uma identidade visual bem definida

A identidade visual da sua farmácia ou drogaria é o que faz seus clientes identificarem de longe a sua presença

Uma boa identidade visual é aquela que faz um bom uso da psicologia das cores e da hierarquia de informação, além, claro, da logomarca que compõe a identidade.

Para criar uma identidade visual para a sua farmácia, o ideal é contratar um designer, preferencialmente um que tenha experiência com farmácias e drogarias.

Depois de definir a identidade visual, você pode usá-la em tudo que produzir: anúncios, cartazes, panfletos e todos os elementos que irão compor sua fachada.

De toda forma, é interessante também conhecer o funcionamento da psicologia das cores, para saber como usá-la a favor do seu negócio.

Confira o efeito que algumas cores têm sobre o público ao serem usadas em fachadas de farmácias:

  • Amarelo: apresenta um caráter dinâmico e jovial, atraindo a atenção
 
Fachada de farmácia em amarelo transmite dinamismo e jovialidade
Fonte: RC Farma
  • Vermelho: transmite um sentido de urgência e pode ser associado ao cuidado
 
Fachada de farmácia na cor vermelha transmite urgência e cuidado
Fonte: Casa e Construção
  • Roxo e Preto: trazem um ar de modernidade e sofisticação
 
Fachada de farmácia em preto pode trazer um ar de elegância e modernidade
Fonte: Pinterest
  • Azul, Branco e Verde: transmitem calma e tranquilidade, podendo também ser associados à limpeza — o que aumenta seu uso em hospitais
 
Fachada de farmácia na cor azul transmite tranquilidade
Fonte: Casa e Construção
 

2. Acerte nos produtos expostos e em sua distribuição nas vitrines

Um fator muito importante na criação de vitrines de farmácia ou drogaria é decidir quais produtos serão expostos, quantos incluir e como eles serão dispostos.

Aqui, mais uma vez, ter um bom conhecimento do seu público-alvo é fundamental para se obter sucesso.

Conforme a legislação para propaganda do setor, é proibido usar estratégias que induzam o consumo de medicamentos, portanto o correto é focar nos não-medicamentos.

E nesse sentido, vitrines com produtos expostos são inviáveis para fachada de drogaria, sendo mais comum usar-se vidrarias que expõem o interior da loja.

Mas caso queira e possa expor produtos em vitrines, observe as dicas a seguir para não cometer erros.

Uma vitrine muito cheia faz parecer que a sua farmácia não tem giro de mercadorias e, ainda, ajuda a esconder seu ambiente interno. 

Outro fator importante é a iluminação das vitrines. Na foto a seguir, você pode observar a disposição de produtos e a iluminação dada a eles:

 
Disponha poucos produtos e ilumine-os bem em sua vitrine
Fonte: Vitalpharma

O fator da iluminação tem uma importância ainda maior em vitrines que refletem a luz solar. 

Em casos assim, os clientes precisam se aproximar muito da vitrine para enxergar os produtos. Mas uma boa iluminação pode resolver esse problema de um modo bem simples!

Outra dica é apostar em vitrines temáticas, alteradas segundo fatores como a sazonalidade, promovendo um giro dos produtos em exposição.

Isso chama a atenção dos clientes sempre que a vitrine é alterada e ajuda a estimular o consumo.

 

3. Garanta um conjunto visual atraente

Considerando todos os elementos que compõem a fachada, busque sempre alguma harmonia para que esse conjunto demonstre organização, limpeza e acolhimento.

 
Uma fachada com unidade visual e bem organizada atrai clientes
Fonte: Pinterest

Para atrair a clientela, adequar a fachada de sua farmácia ou drogaria para o público que você pretende atingir é fundamental. 

Se a sua farmácia prioriza as classes A e B, foque em produtos de HPC de marcas famosas nas vitrines, incluindo cartazes desses produtos. 

Se tem como foco as classes C, D e E, exiba cartazes de descontos em medicamentos genéricos ou descontos com o seu plano de fidelidade.

Mas cuidado na quantidade de publicidade para não ofuscar a presença da sua loja! 

A poluição visual é um dos fatores que mais prejudicam as fachadas de farmácias.

Usar muitas placas de valores, cartazes de produtos e folhas A4 com preços na vitrine pode representar um exagero de informações visuais ao seu público. 

Procure utilizar uma quantidade de banners que não impeçam os clientes de ver a sua loja!

O ideal é que até mesmo as vitrines deixem ver a parte interna da farmácia para convidar o cliente a entrar.

 

4. Inclua as informações essenciais 

Há algumas informações indispensáveis de serem expostas na sua fachada:

  • telefone e WhatsApp
  • e-mail
  • site
  • e perfil de redes sociais

Algumas ou todas essas informações podem incluir um QR code que facilite o registro dos seus contatos nos celulares dos seus clientes.

 
O QR Code pode ser usado para transmitir informações importantes de contato
Fonte: Pinterest

Além disso, é essencial informar as formas de pagamento aceitas e se a sua farmácia participa de algum programa como a Farmácia Popular.

 

5. Acerte no slogan da farmácia

Um bom slogan também pode impactar a relação do seu público com sua marca.

Evitar frases prontas ou slogans já conhecidos é essencial para mostrar quão única é a sua farmácia.

Para encontrar o melhor slogan para a sua farmácia ou drogaria, utilize o nosso Gerador de Slogan

Baixe-o gratuitamente preenchendo o formulário abaixo:

6. Escolha os materiais adequados 

Outro fator que pode impactar as vendas da sua farmácia são os materiais que compõem a sua fachada.

Existem vários materiais bastante utilizados em fachadas comerciais de um modo geral, entre eles:

  • ACM (alumínio composto – Aluminum Composite Material)
  • pedras
  • madeiras
  • porcelanato
  • azulejos
  • vidros
  • revestimentos
  • e composições variadas desses materiais

O estudo citado na introdução deste artigo relata que a escolha desses materiais varia muito conforme a classe social a que se direciona o estabelecimento.

Assim, usar porcelanato em uma fachada de farmácia pequena dificilmente vai compensar o alto custo do material.

Além disso, usar um material fino pode criar um sinal de alerta em seus clientes, que passam a ver seu estabelecimento como um “local caro”. 

Ao mesmo tempo, utilizar materiais com pouca qualidade e durabilidade pode afastar qualquer público da sua farmácia. 

Atualmente, a fachada em ACM é uma ótima aposta, pois consegue atender às expectativas de todas as classes sociais. 

 
Fachada de farmácia em alumínio composto (ACM) é uma tendência de baixo custo e alta durabilidade
Fonte: Casa e Construção

As fachadas em ACM são compostas por 2 chapas de alumínio, miolo de polietileno e pintura em poliéster ou super-poliéster. 

A durabilidade do ACM é alta, necessitando apenas de uma nova pintura em uma média de 3 a 5 anos devido à ação solar. 

E a limpeza desse material pode ser feita apenas com água e sabão neutro, o que diminui o custo de manutenção. 

Nesse sentido, seja qual for o material escolhido, inclua sempre os fatores “durabilidade” e “manutenção” no cálculo do custo do material.

 

7. Trate o entorno da farmácia como parte da fachada 

Ter um entorno bem cuidado pode ajudar até uma fachada mal planejada! 

O fato é que não adianta investir numa vitrine perfeita, placas, iluminação, mas não ter um bom cuidado com o seu ponto comercial de farmácia.

Por isso, todo o seu terreno precisa seguir um padrão de limpeza e passar a mesma informação que você quer transmitir com sua fachada.

Assim, cuide bem do gramado e do estacionamento usando placas de sinalização de estacionamento preferencial. 

Se você tem uma farmácia ou drogaria pequena, a dica vale para que você pense na calçada em frente à loja também como parte da fachada!

Além disso, garanta uma boa iluminação externa para a sua farmácia. 

Afinal, durante a noite, seus clientes precisam se sentir seguros! 

 
Cuide da iluminação noturna em sua fachada e arredores para dar segurança ao público
Fonte: Pinterest

Com um entorno bem cuidado e a iluminação certa, as chances da sua farmácia causar uma boa primeira impressão são muito maiores. 

 

8. Atente-se à legislação 

É importante verificar se em sua cidade há algum regulamento para fachadas de comércio

Muitas cidades desenvolveram legislações específicas para impedir a poluição visual e restringir o uso de placas e banners em ambientes externos.

Uma vez permitido pelo município, você pode explorar a área externa de seu estabelecimento de diversas formas.

 
Atente-se à legislação para explorar mais recursos em sua fachada de farmácia
Fonte: Casa e Construção

Além disso, já mencionamos aqui a legislação que dispõe sobre a propaganda e publicidade de medicamentos

O descumprimento dessas legislações pode gerar multas e sérios prejuízos ao seu negócio.

Portanto, certifique-se de não transgredir as leis relacionadas à organização da sua fachada, incluindo as diversas formas de divulgação dos seus produtos!

   

Checklist da fachada perfeita

Para não cometer erros ao construir sua fachada de farmácia, faça a checklist dos pontos mais importantes a serem observados:

✔️ Manter a identidade visual: use os padrões de cores e formas escolhidas para a identidade visual de sua farmácia. Pode se basear também na psicologia das cores.

✔️ Organizar a vitrine: exponha poucos produtos, baseando-se em seu público-alvo ou tema (sazonalidade). Cuide para que a iluminação favoreça a visão externa e lembre-se de não induzir o uso de remédios!

✔️ Organizar todos os elementos da fachada: busque harmonia entre os elementos, demonstrando organização e limpeza. Evite o excesso de informações e a poluição visual.

✔️ Dar informações importantes: informe os principais meios de contato de sua farmácia (telefone e internet). Especifique os programas de que participa e formas de pagamento aceitas.

✔️ Escolher o material certo: baseie sua escolha no tipo de público que pretende atingir e leve em conta as questões de durabilidade e manutenção para o cálculo de custos.

✔️ Lembrar que o entorno também é fachada: cuide de todo o terreno ou calçada em torno de sua loja, e garanta também uma boa iluminação noturna.

✔️ Respeitar as leis: conheça e observe as legislações sobre fachadas comerciais (Lei Municipal) e o que pode ou não na divulgação de medicamentos (Lei Federal).

   

Conclusão: quando a fachada de farmácia leva além

A principal função de uma fachada de farmácia é atrair o público e despertar seu interesse em entrar na loja para fazer compras.

Para isso, entre os diversos pontos a se observar, o primeiro e fundamental é conhecer seu público-alvo e aquilo que realmente terá efeito sobre ele.

Mas este é só um dos muitos pontos em que a construção de uma boa fachada está ligada a aspectos e estratégias próprias do marketing.

A escolha de cartazes e informações visíveis ao público, para citar outros exemplos, assim como os trabalhos com sazonalidade também dependem de conhecimentos de marketing.

Por isso, é uma necessidade básica de todo(a) gestor(a) e proprietário(a) de farmácia conhecer estratégias de marketing aplicadas ao seu ramo.

Para conhecer estratégias já testadas e aprovadas por centenas de farmácias clientes da MyPharma, clique na imagem abaixo!

imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias

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