Farmácia à venda: como escolher a melhor opção?

A busca por uma farmácia à venda costuma apresentar resultados facilmente, mas você sabe como escolher a melhor opção para o seu investimento?

Sites como OLX e Mercado Livre têm opções até para quem busca por farmácia à venda que já esteja cadastrada no Programa Farmácia Popular

Sim, é possível encontrar CNPJs que já estejam cadastrados em PBMs.

Mas será que essas são as melhores opções? 

Quando o processo para abrir uma farmácia é burocrático, talvez comprar um CNPJ ativo pode ser uma boa solução. 

Mas a busca por franquias também pode surgir como uma opção rentável, ainda que seja necessário estar atento a alguns detalhes.

Vamos ver como acertar na escolha de uma farmácia à venda?

Mas antes, se você está pensando em abrir uma farmácia, precisa saber quais medicamentos precisam estar no seu estoque inicial.

Por isso, baixe a nossa lista de medicamentos para abrir uma farmácia.

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O que é preciso saber antes de comprar uma farmácia à venda?

Ao buscar por uma farmácia à venda é preciso tomar alguns cuidados antes de decidir qual comprar.

Atente-se às seguintes perguntas:

  • estou comprando apenas o CNPJ e o ponto ou, também, um estoque?
  • o ponto comercial da farmácia é bom?
  • qual concorrência direta e indireta esse ponto sofre?
  • qual a relação das pessoas do entorno com essa farmácia?
  • essa empresa tem problemas financeiros?
  • quais encargos financeiros serão necessários além do valor da compra do ponto e marca?
  • o ponto pertence ao CNPJ ou é alugado?
  • a documentação da farmácia junto à ANVISA e demais órgãos reguladores está em dia?

São muitas perguntas precisando de respostas e pode parecer difícil, mas não é tanto quanto parece.

Mas as principais perguntas que devem ser feitas à quem põe sua farmácia à venda são: 

  • Por que você está vendendo a sua farmácia? 
  • E quais os pontos positivos e negativos desse ponto comercial?

Com essas perguntas, você pode analisar os pontos levantados pelo vendedor e conferir se eles, de fato, correspondem à realidade do lugar.

É importante descobrir se existem “esqueletos no armário”, ou seja, se existem problemas que o vendedor está tentando ocultar. 

Para evitar esses “esqueletos”, que tal vermos por partes os principais pontos a considerar na busca de uma farmácia à venda?

Farmácia à venda: como escolher um ponto comercial?

Esse é um dos principais pontos que devem ser analisados. 

A localização de um ponto comercial pode determinar muito do sucesso ou fracasso da abertura de uma farmácia.

Mas e quando a farmácia já existe e eu só quero comprá-la para investir em um novo negócio?

Isso não muda nada. 

Você ainda terá que investigar se o ponto comercial é bom ou não, se tem apelo ao seu público, se tem concorrência etc.

É como se você estivesse buscando por um ponto novo, mas, agora, investigando se a farmácia realmente tem um ponto bom ou não.

Existem alguns fatores que precisamos considerar nessa busca. Confira-os abaixo: 

  • a localização e o tamanho do ponto comercial;
  • acessibilidade e fluxo de pessoas;
  • visibilidade do ponto e espaços para placas de identificação;
  • existência de estacionamento próprio ou possibilidade de parcerias com estabelecimentos vizinhos;
  • tipo de área da localização (se residencial ou comercial);
  • segurança da região;
  • tendência de crescimento populacional;
  • posição solar etc.

Algumas dessas questões são muito importantes para ajudar a definir o seu público-alvo e a escolha do modelo de layout para a sua farmácia.

A posição solar do ponto comercial, por exemplo, pode ser responsável pelo aumento e diminuição da sua conta de energia elétrica ou pela manutenção de portas abertas ou fechadas.

Esse é um ponto muito importante que nem sempre é observado na hora de alugar ou comprar uma farmácia à venda. 

Quer conhecer nossas 18 dicas para escolher o ponto comercial perfeito para a sua farmácia? Então clique no botão abaixo:

 

Encargos financeiros da farmácia à venda

Quando se compra uma farmácia, ou qualquer outra empresa, é preciso entender que isso implica assumir os ativos e passivos do negócio

Hoje, o principal risco na hora buscar uma farmácia à venda é encontrar um negócio com dívidas ativas e não saber disso até começara gerir a empresa.

Existem alguns custos para manter uma empresa. Entre eles estão:

  • o passivo fiscal: contribuições, taxas e impostos;
  • passivos ocultos: indenizações devidas a ex-funcionários que podem processar a empresa por um prazo de até 2 anos após seus desligamentos e requerer reparação pelos últimos 5 anos.
  • trabalhistas: INSS, FGTS, indenizações, salários, benefícios etc;

Esse é o principal assunto na hora de comprar um CNPJ ativo de uma farmácia à venda: quais os riscos financeiros para o negócio?

Para evitar qualquer problema, o melhor é contratar uma consultoria farmacêutica, um contador ou um advogado que possa investigar toda a situação financeira da farmácia.

Lembre-se que quando você compra uma farmácia à venda, você se torna sucessor no negócio. 

E, na sucessão empresarial, quem compra a empresa se torna responsável por toda a sua situação fiscal.

Nessa conta também entram as dívidas com fornecedores. Então, é sempre bom ter a lista de fornecedores da farmácia para checar se não existem dívidas em aberto. 

Se a sua consultoria fiscalizar e concluir que essa farmácia à venda não possui passivos tributários e trabalhistas em aberto, debilidade financeira com fornecedores nem dificuldade para alavancar o negócio, talvez, essa seja a farmácia certa!

 

Marca independente ou franquias?

O que difere uma rede de farmácias de uma franquia e marcas independentes?

Uma rede de farmácias abre as suas próprias filiais, encaminha responsáveis técnicos, farmacêuticos e contrato baconistas e atendentes. 

A rede é responsável por encontrar os pontos comerciais que usará para a abertura de uma nova farmácia ou drogaria. 

Entrar para uma rede não é fácil. A não ser que você tenha um excelente ponto comercial na sua região, dificilmente uma rede terá interesse em uma farmácia à venda. 

uma franquia segue uma modelo de Franchising que é regulado pela COF (Circular de Oferta de Franchising).

Nesse modelo, a franqueadora disponibiliza um modelo pronto de negócio. 

Ela cede a marca, o modelo, dá suporte e capacitação para os franqueados e garante a qualidade do negócio para a parceria. 

Já o franqueado é quem administra o direito de uso da marca em uma ou mais filiais e lucra seguindo o modelo estipulado pela franqueadora. 

Por sua vez, as farmácias independentes são aquelas “criadas do zero” pelo empreendedor independente. 

Neste caso, o modelo de negócio, a marca, design (placas, cores, slogan, nome), marketing, contratações entre outros ficam aos cuidados do empresário. 

Definir se você deve investir numa franquia ou em uma farmácia independente não é tão simples. Existem fatores que precisam ser considerados. 

É preciso ressaltar que, na busca por farmácia à venda, você precisa entender se está comprando apenas um CNPJ ativo ou uma farmácia com estoque e ponto comercial. 

O tamanho do estoque é considerável ou você vai precisar de um mix inicial de produtos? O imóvel é próprio da farmácia ou alugado?

No caso de escolher uma franquia, atente-se aos fatores a seguir!

Como escolher uma farmácia à venda com franquia?

Operar uma franquia pode trazer diversos benefícios à sua farmácia ou drogaria.

Entre elas um modelo escalável de negócio e a facilidade de não precisar construir e “edificar” uma marca. 

Com uma franquia, você já conta com a confiança que as pessoas têm na marca.

No entanto, você precisa entender se os ideais dessa marca correspondem àquilo que você espera para o seu negócio.

Nos últimos anos, por exemplo, o varejo farmacêutico online tem ganhado muito destaque, segundo a Abrafarma, teve um crescimento de 137% em 2020, totalizando R$ 1,77 bilhão em vendas.

Com esse cenário, um ponto muito importante é entender se a franquia incentiva ou não o varejo farmacêutico online. 

Em tempos em que as vendas de medicamentos isentos de prescrição médica (MIP ou OTC) em supermercados vêm sendo discutida, é importante conhecer todas as alternativas para que a prática continue restrita aos estabelecimentos farmacêuticos.

Por isso, escolher uma franquia que incentive o varejo farmacêutico online é fundamental. 

Outro fator muito importante é o investimento necessário para utilizar o modelo da franquia.

Hoje, existem opções que pedem investimentos iniciais a partir dos R$ 200.000,00 e com um faturamento médio mensal que varia entre R$ 100.000,00 e R$ 207.000,00. Além disso, o retorno do investimento costuma ocorrer entre 12 e 48 meses.

Quer conhecer 10 opções de franquias de farmácias disponíveis no mercado? Então clique no botão abaixo:

Vale salientar que a indicação do artigo não representa a indicação de investimento no modelo. 

Essa decisão deve ser tomada em conjunto com a consultoria, advogado ou contador contratado para auxiliar na busca por uma farmácia à venda.

Invista no digital

Após encontrar o estabelecimento ideal, é preciso começar a gerir o negócio. E um aspecto importantíssimo para a promoção do faturamento é disponibilizar o delivery de medicamentos aos seus clientes.

Hoje, os clientes 4.0 são os tipos de clientes que mais determinam como uma empresa precisa operar para alcançar o ticket médio e o faturamento ideal para manter o negócio ativo e saudável. 

Esses clientes estão habituados ao mundo digital e já não fazem mais compras sem antes buscar por opções na internet. Veja só:

Um levantamento da Connected Life mostrou que 68% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar em lojas físicas e 74% acabam comprando na internet mesmo. 

Outra pesquisa, da Elife, mostrou que 96% dos brasileiros pesquisa sobre empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las.

A presença do digital já não pode mais ser ignorada, ainda mais quando já encontramos consumidores 5.0 (os nativos digitais) que não sabem viver em um mundo analógico. 

No entanto, investir em uma plataforma online para vendas não é um processo barato, já que exige a contratação de designers, desenvolvedores, UX writers etc.

Mas, para resolver essa questão e apresentar uma solução barata àqueles gestores que querem colocar suas farmácias ou drogarias para vender na internet, apresentamos a MyPharma.

Conheça a MyPharma

Desde 2016, a MyPharma opera no varejo farmacêutico online, entregando lojas virtuais e aplicativos para farmácias que buscam aumentar seu faturamento com as vendas online.

Na MyPharma você conta com uma loja virtual 100% customizável para o seu negócio e com mais de 40.000 itens já cadastrados com foto, descrição, código de barras e categoria.

Com apenas alguns cliques e integrações com seu sistema ERP de gestão de estoque, você começa a vender na internet. 

Quer entender como a MyPharma funciona? Então assista ao vídeo abaixo:

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Conclusão sobre farmácia à venda

A busca por farmácia à venda pode apresentar diversas dificuldades ao empreendedor que busca iniciar em um novo ramo.

No entanto, você pode facilitar o processo contratando uma consultoria, um advogado ou um contador que te auxilie no processo.

Lembre-se que nesse processo, todas as certidões negativas de órgãos públicos e privados precisam ser consultadas. Isso inclui INSS, Receita Federal, SERASA etc.

Confira todos os ativos e passivos financeiros da farmácia à venda e não deixe de consultar todos os fatores referentes à escolha de um bom ponto comercial.

Já para operar no varejo farmacêutico online, que movimentou R$ 1,77 bilhão em 2020, conte com a MyPharma!

Agora, sendo cliente MyPharma, a sua farmácia também pode operar no iFood – o que antes só era possível para redes e grandes farmácias! 

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