O “passo adiante” que você precisa dar para que sua loja atenda também como farmácia digital não é tão grande ou complexo quanto pode parecer.
O processo também é simples para pequenas farmácias, em pequenas localidades, e tanto se você já atua comercialmente quanto se está abrindo sua farmácia agora.
O investimento necessário tampouco é desencorajador, ainda mais considerando o potencial de retorno financeiro e de crescimento de sua marca ao estar no varejo online.
Com um bom planejamento e, sobretudo, acertando nas parcerias comerciais com fornecedores de produtos e serviços, você terá tudo para se destacar nesse novo meio.
Entre os recursos necessários, uma boa plataforma de e-commerce é o que mais pode contribuir para seu crescimento, mesmo que você tenha poucos conhecimentos técnicos.
Portanto, hoje, apresentamos pontos essenciais para a abertura de uma farmácia virtual, as vantagens do negócio e algumas das melhores plataformas disponíveis atualmente no mercado.
Acompanhe nossa discussão e tenha segurança para esse “passo adiante” que irá colocar seu negócio no rumo certo das tendências atuais para o comércio!
Alguns pontos importantes sobre a farmácia digital
Há alguns aspectos centrais da farmácia digital que é preciso ter em mente antes de optar por assumir essa modalidade de vendas.
Em geral, ela não exige nada que já não seja obrigatório também na loja física — que, aliás, é indispensável para quem quer vender no mercado online.
A principal diferença entre a loja física e a virtual são algumas restrições em relação ao tipo de produtos que você pode comercializar na internet.
Fica proibida a venda de medicamentos controlados por qualquer meio de delivery, sendo obrigatória a apresentação de receita médica no ato da compra no balcão.
Já a presença de um farmacêutico disponível para atendimento na farmácia, embora exigida também na loja física, tem implicações consideráveis no comércio online.
Isso porque a loja online funciona 24 horas por dia, exigindo que a farmácia disponibilize um profissional para atendimento ao público durante todo esse período.
No entanto, é possível determinar que seu e-commerce só atenda durante o horário comercial, delimitando a atuação do farmacêutico a esse mesmo horário.
No que se refere à propaganda e publicidade da farmácia, a legislação que se aplica é a mesma que você já deve observar em sua farmácia.
Portanto, esteja em dia no seu conhecimento dessa legislação!
4 motivos para ter sua própria farmácia digital
Apresentamos agora algumas das maiores vantagens de se optar por trabalhar com o comércio eletrônico.
Mas vale destacar, ainda, algumas características do tipo de comércio online que temos em mente quando apresentamos essas vantagens.
Quando dizemos “sua própria farmácia digital”, é bom especificar que estamos tratando de sites e aplicativos próprios e não de vendas feitas em marketplaces.
Além disso, todas as vantagens que discutiremos a seguir se referem a deliverys de alcance local e, no máximo, regional.
O processo de abertura e gestão de um e-commerce a nível nacional é muito mais complexo e demandaria um artigo inteiro para discutir suas especificidades.
Mas a mera possibilidade de atuar localmente usufruindo das vantagens abaixo é, em si, uma vantagem para que estabelecimentos de qualquer porte apostem no e-commerce!
1. Acompanhar a maior tendência do mercado no século XXI
O que é fundamental de se compreender quando se atua no varejo é que o comércio online não é o futuro: é uma realidade hoje!
Os números do e-commerce já vinham crescendo na segunda década do século XX e acabaram disparando quando o comércio fechou durante a pandemia da Covid-19.
E ao contrário do que se poderia esperar com a reabertura das lojas, o varejo online continuou crescendo em 2021 e 2022.
No primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 12,6% em relação ao mesmo período no ano anterior, conforme dados da Neotrust.
A quantidade de pedidos também aumentou, sendo que o número de compras registrado no período foi de 89,7 milhões.
E embora o comércio online de medicamentos sofra restrições legais, a venda de itens de saúde e produtos correlatos obteve um dos melhores resultados registrados!
Dessa forma, o avanço do comércio online na área da saúde foi de 38,1%!
Especialistas de todo o mundo entendem que o e-commerce é uma realidade que veio para ficar, e que dificilmente voltaremos aos padrões que conhecíamos antes.
Portanto, inserir-se nesse mercado é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio nos dias atuais.
2. Estar onde seu cliente está
Além das vantagens financeiras que o delivery próprio apresenta em comparação aos marketplaces, você ganha muito mais visibilidade tendo um site próprio.
Isso é fundamental em um ambiente onde a maioria das compras começa com pesquisas em mecanismos de busca.
Além disso, segundo a revista Exame, 77,56% dos consumidores pesquisam produtos na internet antes de realizar qualquer tipo de compra.
Nesse cenário, é imprescindível contar com mecanismos que destaquem sua empresa e possam posicioná-la bem nos resultados das pesquisas.
Para isso, você precisa contar não só com um domínio próprio, mas também marcar presença em ambientes virtuais — por exemplo, em redes sociais.
A boa notícia é que a escolha certa da plataforma para sua farmácia digital deve incluir serviços de otimização que irão justamente destacá-la nas pesquisas.
Por isso, certifique-se de que sua plataforma oferece bons recursos de SEO e uma assistência adequada em relação ao seu marketing digital!
3. Oferecer a melhor experiência de compras
A evolução do comércio digital está tão avançada que, em vários aspectos, simplesmente abrir uma loja virtual já não é mais suficiente.
Há vários conhecimentos, pesquisas e registros sobre essa prática de muitos anos que você precisa aplicar para que obtenha bons resultados em seu negócio online.
Um desses conhecimentos diz respeito aos tipos de consumidores da atualidade e sua relação com o mundo digital.
Diante das transformações nos hábitos de consumo da população, o marketing hoje está bem menos voltado para a exposição das marcas do que para as experiências dos clientes.
Assim, desenvolveu-se um modelo ainda mais avançado de compras que inclui o digital, mas somente para integrá-lo com outros canais de atendimento.
Trata-se do modelo de comunicação e vendas conhecido como omnicanal (ou “omnichannel”, em inglês).
Nesse modelo, uma compra que começa no site pode terminar com a retirada do produto no balcão, passando ainda por um contato via telefone.
Para isso, é preciso que todos os canais estejam integrados, sem planejamentos e operações isoladas para cada um por parte da sua empresa.
Mais do que o mero comércio online, o omnicanal é a verdadeira tendência da atualidade — mas claro, também depende de você possuir seu próprio site.
4. Incrementar métricas importantes
Talvez soe meio vago quando dizemos que a farmácia digital pode aumentar seu faturamento e lucro, então vejamos em maiores detalhes como ela faz isso.
Em comparação a outras formas de delivery, como o atendimento por telefone, a loja virtual tem a importante vantagem de apresentar visualmente os produtos disponíveis.
Isso aumenta consideravelmente a taxa de compras por impulso, uma vez que o sentido da visão é um dos principais responsáveis por esse tipo de comportamento.
E se além disso você fizer um bom trabalho ofertando promoções ou explorando estratégias como a venda cruzada, terá ainda mais chance de aumentar o seu faturamento.
A principal métrica afetada nesse cenário é a do ticket-médio, que se refere ao número de itens comprados em cada operação ou período específico.
Mas outra taxa bem importante que você pode incrementar tendo o seu próprio site é o da fidelização de clientes.
Essa taxa pode aumentar especialmente através do aplicativo próprio, mas já será bem impulsionada com um bom trabalho de marketing digital e características do site.
E assim, mais uma vez, chegamos aqui à questão de qual a melhor plataforma para realizar esse “bom trabalho”.
Encontrando uma plataforma para a sua farmácia online
A melhor plataforma para a sua loja digital será aquela que apresentar os recursos mais adequados ao seu negócio, estando dentro do seu orçamento.
Na discussão acima, apresentamos diversas características da farmácia virtual que dão uma boa ideia do que você precisa para ter um negócio online de sucesso.
Assim, entre os aspectos mais importantes para uma plataforma de e-commerce, podemos destacar:
- otimização para mecanismos de busca
- capacidade de integração com outros softwares e canais de atendimento
- geração de relatórios para acompanhamento de métricas essenciais
- e, claro, um bom custo-benefício
Com isso em mente, apresentamos a seguir algumas das principais plataformas disponíveis hoje no mercado, discutindo suas maiores vantagens e desvantagens.
Nuvemshop
A Nuvemshopp é uma plataforma utilizada em toda a América Latina, sendo uma alternativa eficiente para atender pequenas e médias empresas.
Ela oferece um grande número de layouts facilmente customizáveis, além da necessária compatibilidade com diversos aplicativos — tudo isso sem exigir um grande conhecimento técnico.
Um de seus principais recursos é a possibilidade de automatizar pedidos e entregas, integrando diversos meios de pagamento e formas de envio.
Ela também oferece algumas funcionalidades como a organização dos produtos por catálogos, e é grátis para experimentar por até 30 dias
Os planos pagos apresentam várias opções, sendo que muitas funcionalidades só estão disponíveis para planos mais avançados.
Por exemplo, a compatibilidade com múltiplos idiomas e o atendimento com gerente dedicado à conta não são opções para planos mais básicos.
Além disso, a única forma de contato com o suporte da Nuvemshopp é através de e-mail.
Woocommerce
A WooCommerce também é apresentada como um plugin do WordPress, que é um sistema livre e aberto para gestão de conteúdo na internet.
Dessa forma, está presente em vários países do mundo, contando com uma parcela bem alta dos e-commerces do planeta.
Com um painel bastante intuitivo, ela facilita o trabalho dos iniciantes que desejam abrir uma loja online.
Além disso, o suporte oferecido vem da própria comunidade WordPress, sendo assim um suporte bem amplo e de qualidade.
Uma de suas maiores vantagens é a possibilidade de integrar diversos sistemas e as chamadas “extensões dedicadas”, que permitem uma customização altamente personalizada.
A amplitude dos sistemas compatíveis inclui, por exemplo, qualquer sistema de pagamento disponível em outras plataformas.
Porém, a própria necessidade de instalar muitas extensões para que o site funcione a seu gosto se torna também uma das maiores desvantagens da WooCommerce.
MyPharma
A MyPharma é a única plataforma desta lista que é especializada no setor farmacêutico, atendendo atualmente mais de 600 farmácias e drogarias em todos os estados do Brasil.
Ela apresenta excelente capacidade de integração com outros sistemas de gestão, além de fornecer relatórios regulares sobre o andamento do seu negócio.
Com um painel bastante intuitivo, oferece ainda as opções de entrega e retirada para os clientes, sendo bem flexível em relação a formas de pagamento.
Otimizado para o Google, a MyPharma inclui em seus serviços um bom suporte para o desenvolvimento de estratégias de marketing.
Isso sem contar o suporte técnico oferecido para montar sua loja virtual e para a solução de eventuais problemas, bastante acessível e disponível 24 horas por dia.
Ainda nesse sentido, outro diferencial importante da plataforma é que ela possui um banco de dados com mais de 40 mil itens de farmácia cadastrados.
Com isso, ela dispensa você de ter que cadastrar item por item os produtos do seu catálogo!
Conclusão: tenha uma farmácia digital que se destaque
Agora você já sabe como e por que ter uma farmácia digital e só precisa escolher a plataforma mais adequada ao seu negócio!
Com esse importante passo, estará mais perto de oferecer um diferencial em meio à concorrência, alinhando-se à maior tendência do varejo para o século XXI!
A um custo relativamente baixo, especialmente se comparado ao potencial de retorno, você poderá alcançar mais clientes e aumentar significativamente suas vendas.
Portanto, lembre-se de que a plataforma certa ajuda a promover sua marca na internet, fazendo-a aparecer na hora certa e para o público certo.
A MyPharma tem um compromisso com o marketing digital da sua empresa e as ferramentas ideais para transformá-la em referência no meio online.
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