Talvez você nunca tenha ouvido falar em SEO local ou SEO para farmácias, mas a verdade é que este conceito que pode transformar o seu comércio.
Ele está ligado à colocação da sua empresa em resultados de sites de buscas e ao interesse que sua farmácia ou seu site desperta no público online.
Isso pode parecer sem importância em um primeiro momento, especialmente se você ainda está começando e se nem sequer tinha considerado a possibilidade de se inserir no mercado digital.
Porém, este é justamente um dos erros que podem atrapalhar ou até mesmo inviabilizar o crescimento do seu negócio.
O mercado farmacêutico no Brasil está entre os dez maiores do mundo e já estava em crescimento antes mesmo da pandemia do Covid-19.
Nesse sentido, a pandemia apenas intensificou um crescimento que já estava em marcha.
Mas o que mais cresceu durante a pandemia foi o e-commerce, e, particularmente, o e-commerce de varejo farmacêutico.
Uma pesquisa da Criteo mostrou que 56% dos consumidores compraram pela primeira vez no e-commerce durante a pandemia e, destes, 94% pretendem manter o hábito mesmo depois que a pandemia acabar.
Quando um nicho de mercado cresce, como o varejo farmacêutico, vem com isto o aumento da qualidade e da competitividade.
O que representa um número maior de estabelecimentos e concorrência, refletindo em consumidores com mais opções e mais exigentes.
Então, para se inserir nesse mercado, você precisa ter uma boa compreensão dele e ótimas estratégias.
Isso inclui estratégias digitais e, mais especificamente, o SEO para farmácias.
SEO para farmácias aumenta o volume de vendas?
Entre as muitas estratégias que você pode adotar para atrair mais clientes e aumentar suas vendas, o SEO para farmácias é certamente um dos conceitos mais importantes para você conhecer e colocar em prática.
Enquanto novas farmácias e drogarias se modernizam e conseguem chamar a atenção do consumidor, outras ficam paradas no tempo.
E nesse caso, não adianta colocar a culpa na “crise”.
Existem várias estratégias que podem atrair e fidelizar clientes, aumentando o volume de vendas ou o seu ticket médio.
Entre as mais simples podemos focar em uma boa layoutização da farmácia, uma boa precificação e um bom marketing para farmácia.
Mas além disso tudo, existe o SEO, que faz parte de estratégias digitais de venda e divulgação.
Isto vale mesmo que você não tenha uma loja online e sequer esteja pensando em tê-la.
Em outra pesquisa recente do E-commerce Brasil, estimou-se que 97% dos internautas pesquisam na internet antes de comprar em lojas físicas.
Isso demonstra o quanto a forma como o consumidor pesquisa e interage com estabelecimentos físicos mudou.
Antes mesmo de fidelizar seus clientes, a facilidade com que eles encontram e interagem com seu estabelecimento é um fator primordial — as pessoas querem encontrar a solução para o seu problema com o menor esforço possível!
Portanto, o melhor que você pode fazer por sua farmácia neste momento é incluir estratégias de SEO em seu planejamento.
A seguir, você vai entender melhor como essa técnica funciona, como implantá-la e por que ela é fundamental, atualmente, no varejo farmacêutico.
Como o SEO para farmácia pode promover um aumento nas vendas?
Antes de ir pessoalmente à farmácia, as informações que as pessoas mais buscam na internet são a respeito dos produtos que o estabelecimento vende.
Isso inclui, por exemplo, pesquisas de preços, informações/descrições e disponibilidade em estoque, entre outros.
Além disso, normalmente, buscam também informações mais gerais, como endereço e informações de contato da empresa.
E o maior responsável por todas essas buscas é o Google!
Você sabia que 90,97% das pesquisas feitas na internet pelo computador são realizadas no Google? E sabia que esse número sobe para 98% quando falamos de smartphones?
Estes dados são da StatCounter e são importantes para que você, proprietário ou gestor de farmácia, faça uma análise bem séria de como isso impacta o seu negócio.
Para ter chances de prosperar em um mundo onde a maior parte das compras começam online, será preciso estar visível e acessível no meio online.
E isso necessariamente passa por estratégias de SEO, como:
- ranquear no topo do Google, para pesquisas de pessoas que residem na mesma cidade que sua farmácia, através do SEO local;
- ter um excelente site, otimizado para Google, e de preferência que o site esteja integrado com os produtos/estoque da sua loja física;
- ter muita qualidade em ferramentas digitais como: Google Business, Facebook, Instagram e WhatsApp Business.
Quer saber melhor como fazer isso?
Bem, é para isso que estamos aqui!
Google para farmácias: Técnicas de SEO e ranqueamento
SEO significa “Search Engine Optimization”, que traduzido significa “Otimização para Mecanismos de Busca”.
Já o “SEO local” é a otimização para as buscas locais. Ou seja, para seu estabelecimento/site ficar melhor posicionado em pesquisas do Google que ocorrem na sua cidade ou proximidades.
Mas antes de nos aprofundarmos em SEO local para farmácias, vejamos como funciona o Google e como ele faz o ranqueamento de resultados.
O Google é o maior buscador do mundo, e é por meio dele que, hoje, a maior parte das pessoas encontra soluções e estabelecimentos para visitar.
São aproximadamente 4 bilhões de pesquisas por dia!
Nesse sentido, sua farmácia precisa aparecer nos primeiros resultados de pesquisas para sua cidade, senão estará perdendo uma enorme fatia de clientes!
O Google matou os ímãs de geladeira. As pessoas não guardam mais um monte de papel com o contato/telefone de estabelecimentos. Tudo que alguém precisa está no Google! De uma forma muito mais prática e organizada.
Então, como é possível ranquear bem no Google?
Para começar, sua farmácia precisa de um bom site, preparado de acordo com estratégias de SEO local.
Mas para entender como os algoritmos deste buscador trabalham, vamos antes conhecer um pouco mais sobre o Google enquanto empresa e alguns dos seus recursos.
Conhecendo melhor o buscador do Google
A missão do Google, segundo a empresa, é
Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.
E o que podemos deduzir a partir desta missão?
Deduzimos que o Google quer compilar informações relevantes aos seus usuários! O buscador quer resultados de pesquisa que satisfaçam o anseio das pessoas.
E é nisto que seu negócio precisa se pautar: ser e parecer relevante para o Google — e por consequência, para as pessoas.
Para você ter noção do volume de buscas por mês no Google a respeito de farmácias e drogarias, confira os dados a seguir:
Termo | Volume de buscas / mês |
---|---|
Farmácia | 1.000.000+ |
Farmácias | 670.000+ |
Drogaria | 130.000+ |
Farmácia perto de mim | 33.000+ |
Farmácia delivery | 74.000+ |
Além destes, há vários outros termos de pesquisa que somam milhões de buscas por mês só para o varejo farmacêutico físico e online.
É um volume enorme de buscas, representando um público muito grande. Neste cenário, você certamente precisa se destacar em relação à concorrência!
Conheça o Google Business
Já o Google Business, ou “Google Meu Negócio”, é uma ferramenta que serve para facilitar a forma como uma empresa é encontrada no Google.
Em formato de display, esta ferramenta concentra dados como o nome da empresa, as avaliações de usuários, telefone e endereço.
Confira o exemplo do Google Meu Negócio da MyPharma:
O Google Business tem papel fundamental para uma farmácia. Se bem configurado e editado, esta ferramenta pode dar maior relevância ao seu negócio no Google, em comparação à concorrência.
Portanto, veremos agora como usar o algoritmo e técnicas de SEO para ganhar relevância na ferramenta Google.
Usando o algoritmo a seu favor: a otimização SEO
Chegamos agora à parte mais técnica do nosso artigo.
Conforme verá mais adiante, você não precisa entender tudo para aplicar esses conceitos e usá-los a favor do seu negócio.
Portanto, se encontrar muita dificuldade ou não tiver interesse no assunto, pode saltar alguns tópicos, direto para onde explicamos como colocar esses conceitos em prática.
Mas vejamos agora como o Google trabalha a partir dos algoritmos.
Um algoritmo é a junção de processos e fórmulas de linguagem de programação desenvolvidas para resolver problemas, criar softwares e uma série de tecnologias.
O Google tem um algoritmo que faz uma varredura automática por todas as páginas publicadas na web, sites e afins.
Este é o processo que chamamos “indexação do site ao Google”. É o momento em que um novo site começa a ser considerado pelos motores de busca.
Em uma segunda etapa, após indexado o site, o algoritmo do Google começa a considerar os termos que você usou nele. Assim, a partir deles, classifica os graus de importância do site e determina sua posição nos resultados.
Esses termos que ele considera são as palavras-chave usadas no site, desde as que estão na URL (o “domínio”, ou endereço) até as palavras dos textos.
Mas isto é apenas o começo!
Quer dizer, não basta você contratar alguém para fazer um site de qualquer forma, colocar alguns termos-chave e esperar por um milagre.
E é aí que começa o trabalho, as chamadas otimizações on page.
O que é otimização?
Uma otimização está composta por uma série de regras e práticas que seu site deve ter, desde o desenvolvimento do site (códigos de programação), até ajustes mais qualitativos, como:
- erros de código: o site da sua farmácia não pode ter erros ou “sujeiras” de código HTML;
- título da Página: o título da página (title) não necessariamente é o título dentro da página principal do seu site. O título da página, na verdade, é uma propriedade da linguagem HTML e é configurada para o site. Isso faz com que ele apareça como título do seu site no Google.
Confira o exemplo do título da página do site da MyPharma:
Continuando…
-
URL: a URL é o endereço do seu site. É importante que você tenha um bom endereço com o nome da sua farmácia mais a palavra “farmácia” ou “drogaria” antes do nome. Isto ajuda no ranking para os casos de pessoas que buscam por esses termos no Google.
Por exemplo: nomefantasiafarmacia.com.br ou qualquernomedrogaria.com.br
- imagens: todas as imagens do seu site devem pesar o mínimo possível para não tornar o site lento. Uma ferramenta que indicamos para isto é o Imagify. Outra dica: antes de subir a imagem para o site, renomeie-a com um nome significativo, como “logo-nomedasuafarmacia”.
- metadescrição: a metadescrição não tem peso direto com o fator ranqueamento. No entanto, é o texto que aparece logo abaixo do título nos resultados para o seu site, por isso é importante que seja bem feito. Isso aumentará as chances do usuário clicar no link. Então, lembre-se de usar suas palavras-chave nesse campo também.
Estas são algumas das principais otimizações que seu site precisa ter.
Mas nunca foi nossa intenção nos aprofundarmos demais em questões técnicas neste artigo.
Então, se você tiver interesse em conferir mais dicas de otimização e marketing digital, clique na imagem abaixo e confira nosso Guia de Marketing para Pequenas e Médias Farmácias.
E se você estiver achando tudo muito complexo e difícil de acompanhar, não se preocupe, vamos tornar as coisas mais simples a partir daqui.
Melhorias no SEO para farmácias
Apresentaremos agora algumas formas simples e práticas de aumentar a relevância do seu estabelecimento para os sites de busca na internet — em especial ao Google.
Mas como você verá logo em seguida, muitos dos aspectos que viemos apresentando até aqui podem ser solucionados de maneira ainda bem simples. E falando da contratação de serviços especializados.
De fato, a contratação de serviços de SEO para farmácias é não só possível como altamente recomendada. Desse modo, você não precisa ficar quebrando demais a cabeça e se aprofundando em linguagens muito técnicas.
Portanto, apresentaremos a você uma forma muito especial de obter esses serviços em um grande combo que o coloca diretamente no mercado online.
Antes disso, porém, conheça algumas estratégias que você mesmo pode colocar em prática para aumentar a relevância da sua farmácia em seu local de atuação.
Como melhorar o SEO da sua farmácia através de um blog
Criar conteúdo por meio de textos e artigos é uma das melhores formas de ganhar autoridade e tráfego por meio do Google.
Antes, claro, você precisará de um site próprio, onde incluirá uma sessão de artigos. Ou seja, você vai criar um blog para o seu site.
Para disponibilizar bons textos, é necessário estabelecer a sua finalidade: o que você está querendo obter com isso?
A resposta trará aspectos relevantes para a pauta e a linha de raciocínio a ser seguida pelos redatores.
Além disso, o artigo deve ter um tema bem definido, uma proposta específica a partir de sua finalidade geral. E, neste ponto, um planejamento de como desenvolver o seu tema precisa ser realizado.
Redações são projetos que dependem de ideias bem organizadas para que tudo seja exposto da melhor forma e não confunda o leitor ao invés de ajudá-lo.
Com as partes em ordem, é indispensável que o artigo tenha linguagem clara e objetiva. Mas sempre intercalando a criatividade e o tom direto com informações relevantes e bem fundamentadas sobre o tema.
Outra questão é promover e facilitar uma leitura mais dinâmica, objetiva e visualmente atraente, o que garante maior engajamento ao texto.
Nesse sentido, há uma série de práticas ou “regrinhas” que podem orientá-lo, como:
- focar em um termo chave: antes de escolher a pauta ou assunto de um artigo de forma aleatória, procure saber o que seu público está pesquisando no Google. Uma boa ferramenta para isto é o UberSuggest, mas suas funcionalidades gratuitas são limitadas, como todas as ferramentas desse setor;
- não usar sentenças longas: cada sentença de um texto é uma frase que vai de um ponto (.) até outro ponto. Procure não utilizar sentenças com mais de 20 palavras, pois isso torna a leitura mais difícil;
- escrever parágrafos curtos: parágrafos longos tornam a leitura chata e cansativa para o usuário, e o Google entende isto. Não utilize parágrafos longos, prefira criar pontos e espaços entre eles;
- hierarquia entre headings: headings (tags H) são os títulos e subtítulos de um texto e devem estar muito bem editados. Seu artigo jamais terá mais que um H1, por exemplo, já que o H1 corresponde ao título principal do seu texto.
O restante dos H’s (H2, H3 etc), devem estar distribuídos de forma hierárquica. Pense que o título principal será sempre o H1, os subtítulos (de segunda importância) serão H2, e outros subtítulos embutidos dentro dos H2 serão H3. E assim sucessivamente até o limite de tags H6.
Como estão as mídias sociais da sua farmácia?
O que você escreve nas publicações das suas páginas do Facebook e Instagram não contam pontos de SEO. Afinal, o Google não considera os textos HTML de dentro destas redes.
No entanto, como estratégia de marketing digital, é fundamental que você faça um bom trabalho nessas plataformas.
Posts frequentes e campanhas em redes sociais geram maior tráfego para seu site. E isto é muito bem-visto pelo Google, pois ele consegue identificar que o seu site está ganhando novos visitantes.
Outro detalhe que o Google entende são os compartilhamentos que um site tem nas redes sociais. Assim, quanto mais compartilhamentos, maior impacto positivo para o SEO.
Além disso, ainda que posts nas redes sociais não contem para o SEO do Google, eles colaboram para uma estratégia de Customer Experience (CX), ou seja, uma estratégia de experiência dos usuários.
Se você quiser se aprofundar neste assunto e aprender as melhores maneiras de usar o Instagram e o Facebook para o marketing digital da sua farmácia, é muito simples!
Entre no nosso grupo de farmácias que recebem um calendário editorial para redes sociais, com posts prontos para postar e dicas de marketing digital!
Para começar a receber posts prontos para movimentar as suas redes sociais, basta se cadastrar no link do botão abaixo:
WhatsApp Business no SEO para farmácias
O WhatsApp Business foi criado como uma versão incrementada do aplicativo padrão. Nesse sentido, é direcionado a pequenas e médias empresas que pretendem utilizar a plataforma como canal de comunicação com seus clientes.
Além de ser gratuito e fácil de configurar, basta baixá-lo na Google Play ou App Store, instalá-lo no celular da sua farmácia e configurá-lo corretamente.
Na configuração, você poderá preencher o perfil da sua farmácia com endereço, email, site e horários de abertura e fechamento, entre outros.
E o que é importante configurar no WhatsApp Business para complementar sua estratégia de SEO para farmácia?
Além de colocar o link do site no perfil, você também pode programar uma mensagem automática de saudação aos seus clientes, informando-os a respeito do seu site.
Veja a seguir um exemplo de mensagem que você pode utilizar no seu WhatsApp Business:
Olá, tudo bem? Seja bem-vindo (a) ao delivery da NomeDaSuaFarmácia!
Você pode pedir seu delivery aqui pelo Whats, ou então aproveitar nossa novidade❗
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Muito provavelmente, uma mensagem automática de saudação como essa aumentará o tráfego do seu site. Assim, você ganhará alguns pontos de relevância com o Google, além de mais clientes.
Descubra a solução para sites de farmácias!
A esta altura, é provável que você esteja preocupado e ansioso quanto aos muitos aprendizados deste artigo. É normal ficar com a sensação de precisar fazer algo urgente, mas não saber por onde começar.
Mas se você acompanhou tudo até aqui, já está no caminho certo para se destacar em relação à concorrência.
E isso porque, no mínimo, você está estudando e buscando informação para manter seu negócio atualizado e competitivo.
Realmente acreditamos que você, proprietário ou gestor de farmácia, deve estar sempre atento às tendências e mudanças de mercado que estão ocorrendo.
Mas, ao mesmo tempo, compreendemos que sua rotina é pesada e que sobra pouco tempo no final do dia.
Você já tem que se dedicar ao balcão, aos funcionários e à operação da sua farmácia como um todo.
Assim, para você, pode até ser impossível estudar e executar sozinho tudo que viu neste artigo.
Mas tudo bem… você não precisa se preocupar, pois a MyPharma veio solucionar esse problema através de uma combinação entre o que há de melhor em software e metodologia.
A MyPharma já fez com que centenas de sites de farmácias e drogarias tenham excelentes resultados.
E o melhor é que os responsáveis por essas farmácias nunca precisaram aprender e dominar o SEO para farmácias.
Pelo contrário: apenas confiaram no processo e na tecnologia da MyPharma!
Conheça a MyPharma
A MyPharma desenvolveu uma plataforma moderna de criação de sites customizados para delivery de farmácias e drogarias. Esses sites podem ser criados em poucos minutos e já vêm 100% otimizados com SEO para farmácias!
Não precisa contratar programador, designer ou agência, pois já vem tudo pronto!
Conforme o plano contratado, você poderá ampliar sua relevância para ranquear sua farmácia localmente ou até mesmo em nível nacional!
Além disso, a MyPharma oferece aplicativos para farmácias que funcionam como o site e são a própria loja virtual. Nesse sentido, seu aplicativo também receberá estratégias de SEO para ser localizado no Google ou em lojas de aplicativos.
Outra grande praticidade é que o sistema ERP pode ser 100% integrado à sua loja virtual!
Tudo isso de forma rápida e sem complicações, pois a MyPharma conta com integração a dezenas de sistemas ERP de farmácias de todo o Brasil!
Nosso suporte também é um serviço pensado no melhor para você: os parceiros da MyPharma têm à disposição um chat em tempo real para tirar todas as suas dúvidas!
Além disso, todos os nossos parceiros recebem um treinamento prático em estratégias de marketing digital. Isso inclui a configuração do Google Business, Facebook, Instagram e WhatsApp Business.
Como se não bastasse, também desenvolvemos ações de marketing que envolvem criação de materiais para publicação nas redes. Assim, contribuímos para a retenção da audiência e para atrair cada vez mais clientes ao seu comércio.
Enfim, colocamos todos os canais digitais trabalhando em perfeita sincronia, aumentando significativamente as chances da sua farmácia se destacar perante a concorrência!
Em todo o Brasil, centenas de farmácias já se atentaram a isso e se juntaram à nossa relação de associados.
Se quiser saber um pouco mais sobre como a MyPharma funciona, assista ao nosso vídeo:
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Quer conhecer melhor a MyPharma e entender como podemos te ajudar a aumentar o faturamento da sua farmácia?
Então clique no botão abaixo para visitar nosso site:
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