8 Ideias Inovadoras para Farmácias

Buscando ideias inovadoras para farmácias que façam sentido e não tirem o foco do que é realmente importante?

Aumentar as vendas, o ticket médio, reter e fidelizar clientes… tudo isso precisa ser feito de forma ética e visando o resultado para o paciente.

Mas, muitas vezes, acabamos parados em uma zona de conforto apenas copiando o que a farmácia vizinha fez e deu certo.

Analisar a concorrência não está mal, é o mínimo que precisa ser feito. 

Mas também é preciso pensar ações que se sobressaiam para que você consiga atrair mais clientes.

Mas antes de pensar em ações promocionais e ideias inovadoras para farmácias, precisamos entender que o básico já deve estar sendo bem-feito.

Assim, espera-se que, pelo menos no básico, sua farmácia ou drogaria consiga competir em igualdade com seus concorrentes.

Então entendemos que, para isso, você já conta com um bom sistema para farmácia e um layout que induz seus clientes a circularem por vários setores do seu estabelecimento.

Se seus clientes ficam pouco tempo na sua farmácia, podemos resolvê-las agora. 

Preencha o formulário abaixo para receber um modelo de layout que vai melhorar a circulação dos seus clientes na sua loja. 

Ideias inovadoras para farmácias

As ideias inovadoras para farmácias e drogarias que descrevemos aqui abaixo têm como finalidade lhe ajudar a colocar diferenciais competitivos entre o seu negócio e sua concorrência.

Isso significa que assim que alguém começa a utilizá-la, gestores de outros estabelecimentos começarão a observar seus resultados e, provavelmente, copiarão sua ação ou algum elemento dela.

Esse comportamento é esperado, e o que pode-se fazer é estar atento aos seus concorrentes para saber se suas ações não estão se tornando obsoletas no mercado.

Se parece que seu concorrente já faz isso, ou se você também já faz, altere um elemento, aplique em outro setor da farmácia, ou junte com outra ação.

O que NÃO é recomendado é que sua farmácia vire um simples estabelecimento dispensador de medicamentos. 

Uma pesquisa do Datafolha/ICTQ revelou que apenas 16% da população vê a farmácia como um estabelecimento de saúde

Ou seja, ignorar os demais setores de uma farmácia ou drogaria faz com que seu negócio fique isolado na dispensação, deixando de promover o faturamento com um mix enorme de produtos que pode vender

Confira, agora, 8 ideias inovadoras para farmácias!

1. Como reduzir custos na farmácia

A má gestão de custos podem levar seu negócio à estagnação ou até à falência.

E, muitas vezes, não conseguimos perceber fontes de desperdício porque elas estão muito atreladas a atividades básicas. 

Quer ver 2 exemplos?

O álcool é um elemento volátil que evapora mais rápido do que a água. E aquele furinho na tampa, que ajuda na hora de limpar as prateleiras da farmácia, só faz ele durar menos.

Já as 2ª vias de cartão de crédito/débito que vão para o lixo porque os clientes não querem também estão acelerando o gasto das suas bobinas. 

Perguntar antes de imprimir a via do cartão e manter a tampa do álcool intacta são 2 ações ligadas à rotina diária da farmácia que oneram o caixa se não percebemos seus desperdícios. 

Esses exemplos nos levam à pergunta: você sabe quanto gasta com material impresso e quanto tem de retorno sobre isso?

Já parou para pensar que, enquanto seus clientes estão usando cada vez mais o celular, você continua imprimindo folhetos de promoções?

Na rotina farmacêutica, utilizamos diversos materiais de publicidade (tabloides, folhetos, flyers etc.), mas nem sempre todos são necessários ou sua frequência de impressão poderia ser menor.

Mas como eu iria informar as promoções da farmácia?

Com um tabloide digital!

Tendo um site ou um aplicativo da sua farmácia, seus clientes poderiam verificar, semanalmente, quais são as promoções vigentes, e você não teria tantos gastos com publicidade offline.

Com um tabloide online, você pode diminuir a quantidade impressa desses materiais (talvez não imprimir alguns) e alcançar um público maior no digital. 

2. Como aumentar a fidelização de clientes 

Sabia que é possível fidelizar seus clientes com ideias inovadoras para farmácias?

Isso é possível com um modelo de assinatura!

Produtos e medicamentos de uso contínuo podem ser utilizados para criar um modelo de assinatura que traga comodidade e melhores condições aos assinantes.

Confira alguns fatores que você pode explorar nesse serviço: 

  • combine uma data/janela do mês para que os produtos sejam entregues no modo “automático” na residência do assinante;
  • não cobre taxa de entrega pelo serviço para assinantes;
  • dê descontos diferenciados por tempo mínimo de assinatura, aumente o desconto conforme o tempo de contrato, como 10% para o trimestre, 15% para o semestre e 20% para o anual, por exemplo;
  • escolha muito bem o mix de produtos que entram nos planos de assinatura. Dê preferência a medicamentos de uso contínuo e alguns itens de perfumaria, como fraldas geriátricas, produtos para bebês, cosméticos etc.

Sobre a divulgação do modelo de assinatura, abuse da divulgação interna no PDV, no WhatsApp e redes sociais. 

E, caso tenha uma plataforma de loja virtual, replique o modelo de assinaturas também neste canal.

3. Como aumentar o ticket médio da farmácia

Como aumentar o ticket médio da minha farmácia?

Essa é uma das perguntas que está todo o tempo na cabeça de gestores.

Mas uma ideia inovadora para isso é espalhar kits inteligentes pela loja.

“Inovadora” porque não estamos falando daqueles kits prontos de determinadas marcas, mas kits pensados pela sua equipe e baseados nos históricos de venda da sua farmácia ou drogaria.

Existem várias datas especiais e feriados que podem ser explorados para aumentar o ticket médio e o faturamento de estabelecimentos que estejam dispostos a apostar na venda cruzada.

O ponto mais importante aqui e que não pode falhar é: todos os itens vendidos nos kits também precisam estar disponíveis para sua compra separada.

Se esses itens não puderem ser vendidos separadamente, seu estabelecimento pode acabar multado por práticas de venda casada. E você não quer isso!

Então, tenha kits de produtos que também são vendidos separadamente.

Mas qual a vantagem disso?

Desconto… a palavra mágica que desperta a atenção e interesse de qualquer cliente.

Veja abaixo como montar kits de produtos de forma inteligente para aumentar o ticket médio do seu negócio:

  • o kit precisa passar uma mensagem nítida de economia! Escolha itens que estejam relacionados e embale-os em cestas de vime ou papel cartão com papel celofane e fita ao redor. Deixe o kit pronto para presente e informe o desconto total: “20% de desconto no kit de natal com item A, item B, item C”, por exemplo;
  • você também pode usar a estratégia do “leve grátis”. Ao invés de revelar o desconto do kit, você pode dizer “compre um kit masculino de barbear e leve grátis um pós-barba”.
  • escolha setores-chave da sua farmácia para montar kits especiais. Você pode ter kits para cada setor. Na seção de saúde sexual, você pode criar um kit que junte preservativos com lubrificantes e uni-los com desodorantes e enxaguantes bucais. Assim, você educa seus clientes que eles precisam de todos esses produtos, e mesmo que não comprem em um primeiro momento, a repetição os fará pensar no assunto;
  • Espalhe os kits em seções estratégicas e que façam sentido para o cliente que irá vê-lo. Kits masculinos em seções masculinas, femininos nas femininas, infantis, geriátricos etc. Mas lembre-se também de colocar uma ou duas unidades dos kits em seções complementares. Coloque um kit masculina na seção feminina e vice-versa; isso pode motivar seus clientes a presentearem alguém especial. 

Vale ressaltar ainda que essa estratégia pode ser aplicada em farmácias e drogarias de qualquer porte. 

Em um projeto de drogaria pequena ou grande, o que importa é a melhor organização da farmácia, das gôndolas e do espaço.

4. Não perca as vendas das gerações Y e Z 

As gerações Y e Z são formadas por pessoas nascidas após o advento das tecnologias e da internet!

Na casa dos 15 aos 40 anos, essas gerações também integram o que chamamos de consumidores 4.0 e 5.0

Ou seja, aqueles consumidores que já não conseguem mais se ver sem o uso da internet.

Você tem uma noção de quantos possíveis clientes você perde mensalmente por ter somente canais rudimentares, como telefone e balcão?

Ofereça canais onde os clientes possam ser atendidos e fazer suas compras facilmente.

As gerações Y e Z estão acostumadas a comprar tudo pela internet: comida, transporte, roupas, produtos de saúde e bem-estar, e uma infinidade de outras coisas.

Os canais que sua farmácia deve ter para não perder as vendas para essas gerações são: 

  • WhatsApp, Facebook e Instagram;
  • Loja virtual/delivery online;

Montar uma loja virtual é algo que ainda assusta muitas farmácias. 

No entanto, para fazer isso você não precisa ter uma operação complexa, nem investir milhares com entregas para todo o Brasil.

Você pode, por exemplo, oferecer delivery no site da sua farmácia para os moradores da sua cidade/região comprarem de forma facilitada.

Escrevemos um artigo completo sobre este tema e temos certeza que ele vai te ajudar a entender melhor a importância de ter uma loja virtual para aumentar o faturamento da sua farmácia. 

Clique no botão abaixo para acessá-lo:

 

5. Enxergue outros potenciais na sua farmácia

Essa é uma das ideias mais inovadoras para farmácias: lojas de cosméticos e salões de beleza, costumam ter um mix de perfumaria parecido com o de farmácias.

Por isso, você também pode vender esse mix se fizer uma boa divulgação nas suas redes sociais, no WhatsApp e no balcão

Reserve uma seção da sua farmácia para dispor itens de salões de beleza:

  • shampoos e condicionadores;
  • cremes de tratamento capilar avançados;
  • gel, pastas e pomadas capilares;
  • dermocosméticos e itens de beleza;
  • itens de higiene pessoal, como desodorantes e até perfumes.

Você ainda pode explorar outros artifícios usados por lojas de cosméticos e salões de beleza:

  • faça parcerias com academias, empresas e outros segmentos para oferecer descontos aos colaboradores e clientes destes estabelecimentos;
  • faça eventos onde você dá brindes ou descontos em seções especiais, como maquiagens, cosméticos etc. 

6. Siga as tendências 

Qual o batom da estação? Que marca de maquiagem está sendo mais procurada? Quais são os novos cosméticos que as influencers estão divulgando?

Todos essas perguntas precisam estar atreladas a ações promocionais na sua farmácia ou drogaria.

Se você não consegue ficar por dentro da “blogosfera” e acompanhar as tendências do momento, tenha algum funcionário(a) que execute essa tarefa.

Vale a pena, também, orientar seus balconistas e atendentes a anotarem os produtos que estão sendo buscados, mas ainda não são vendidos no seu estabelecimento.

Se um produto tiver busca suficiente para um pedido mínimo com uma distribuidora, vale a pena ofertá-lo para que seus clientes notem que sua farmácia está atenta ao que eles precisam/buscam.

7. Tenha ofertas do dia

Outra ideia inovadora para farmácias é ofertar descontos em dias específicos!

Quem não se sente atraído a aproveitar as ofertas do dia?

Normalmente, os clientes sentem que se não aproveitarem essas ofertas, só as verão novamente depois de muito tempo.

Isso induz a compra por impulso e aumenta o ticket médio e faturamento da sua farmácia.

Mas CUIDADO!

Não faça ofertas do dia para medicamentos. Faça isso apenas para itens de perfumaria, ou seja, tudo o que não é medicamento (seja MIP ou controlado).

Mas por que não fazer ofertas de medicamento do dia?

Porque algum cliente pode deixar de comprar suas medicações esperando que ela tenha algum desconto especial em um dia específico. 

Isso pode prejudicar seu tratamento ou estimular uma compra exagerada de medicamentos. 

Se não há promoções do dia em torno de medicamentos, você fica livre dessa responsabilidade e não tem risco de prejudicar sua principal função na farmácia: levar saúde e bem-estar aos seus clientes.

8. Invista em marketing digital

Pode ser estranho falar disso em pleno 2021, mas ainda há que não acredite no poder do marketing digital quando o tema é mercado farmacêutico.

O marketing digital não está voltado apenas a estimular que seus clientes conheçam sua loja virtual ou o App da sua farmácia; ele também estimula as vendas de balcão.

Isso porque sua farmácia pode aparecer entre os primeiros resultados no Google para pesquisas sobre farmácias ou medicamentos na sua região.

Tendo essa presença online, muito mais clientes poderão chegar no seu estabelecimento, ou melhor, já realizar suas compras diretamente na internet e as receberem no conforto de suas casas.

Preparamos um Guia de Marketing para pequenas e médias farmácias que te ensina do mais básico, como investir tempo nas redes sociais do seu negócio, ao avançado, como ações promocionais que podem ser criadas para atrair mais clientes.

Para ler esse Guia, basta clicar na imagem abaixo!

imagem com link para baixar o guia de marketing para pequenas e médias farmácias

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