Sempre que falamos em ideias de marketing para farmácias, aparece alguém dizendo:
“Mas para investir em marketing para farmácias, precisa de muito dinheiro, tem que contratar uma agência, profissionais de marketing, fazer publicidade paga. Não vale a pena!”
Errado!
Se você é uma dessas pessoas, precisa urgentemente desconstruir essa imagem do marketing, pois ela está te impedindo de promover seu negócio de maneiras que podem alavancar as suas vendas.
Não acredita?
Então acompanhe a leitura, pois, hoje, te explicamos os diferentes tipos de marketing e como usá-los para atrair novos clientes, aumentar suas vendas e ter uma alta taxa de fidelização.
Aprenda também algumas das mais criativas ideias de marketing para farmácias que podem ser utilizadas em redes sociais sem qualquer complicação!
Marketing para farmácias: do tradicional à atração
Em termos gerais, existem 2 tipos de marketing e diversas práticas dentro deles que podemos utilizar: o outbound marketing e o inbound marketing.
Antes de falar neles, porém, vejamos rapidamente algumas estratégias internas e outras ideias de marketing para farmácias que posteriormente você pode combinar com esses dois conceitos.
Para começar, destacamos a importância de cuidados com o layout e com a estrutura da farmácia. Isso inclui atenção aos elementos da fachada e das placas e, até mesmo, com as cores utilizadas.
Em relação à organização interna, é interessante conhecer os benefícios de um checkout bem planejado e as melhores maneiras de montá-lo.
Vale ressaltar também que não há melhor propaganda que um atendimento eficiente e um cliente satisfeito.
Portanto, dedique a devida atenção à sua equipe de farmacêuticos, atendentes e balconistas!
Outra boa estratégia é pensar em ações promocionais e campanhas como, por exemplo, as relacionadas a datas comemorativas ou outras circunstâncias locais.
Por fim, quando tratamos da publicidade propriamente dita, é sempre bom estar atento às legislações e órgãos reguladores dessas atividades.
Mas vejamos agora o que são o outbound e o inbound marketing e como você pode utilizá-los para atrair mais clientes à sua farmácia ou drogaria.
O que é Outbound marketing?
É aquele marketing tradicional, onde a empresa paga para exibir seus produtos aos potenciais consumidores, e esses escolhem se querem ou não comprar o produto.
Mas não se engane, o outbound marketing não parou no tempo!
Ele continua evoluindo juntos aos diferentes tipos de consumidores e, atualmente, já tem uma relação muito mais próxima com eles.
Pode-se notar, inclusive, traços de relacionamento no outbound marketing que vêm do inbound marketing (nosso próximo tópico).
Provavelmente, você já reparou que, hoje em dia, as publicidades da Coca-Cola vão muito além de apenas mostrar o produto.
Eles mostram pessoas em situações diversas consumindo seus produtos.
A felicidade dessas pessoas sempre está associada ao consumo da marca.
Assim, elas criam um reforço positivo e um laço com seus consumidores.
Nas propagandas de margarina, isso não é diferente!
Sempre vemos uma família reunida em torno da mesa, feliz, comendo um pão tostado com margarina derretendo.
Sabemos que a margarina faz mal para a saúde, assim como os refrigerantes, mas o marketing tradicional dessas marcas usa de elementos do inbound para atrair e fidelizar seus clientes.
Eles pagam para alcançar o consumidor, mas não dizem apenas que seu produto é o melhor, dizem que ele traz momentos de alegria.
O produto está em segundo plano, o foco é o “bem” que ele faz quando consumido.
Assim, os clientes passam a querer consumir esses produtos.
O que é Inbound marketing?
No inbound marketing, as empresas produzem conteúdos que ajudam seus potenciais clientes a sanarem suas dúvidas.
Com isso, vão construindo uma relação com esse público e mostrando que seus problemas têm solução. Mas vão além:
Mostram que seus produtos SÃO a solução.
Assim, o potencial cliente passa pelo que chamamos “funil de vendas”.
Ele é composto por algumas etapas básicas que englobam, cada um, diversos procedimentos.
Essas etapas do funil de vendas são:
- Topo de funil: é o momento da descoberta, em que as pessoas tomam consciência de que têm um problema precisando de solução.
- Meio de funil: momento de aprendizagem, onde as pessoas buscam solucionar seus problemas. Aqui a marca começa a aparecer como solução. No entanto, ainda é um momento de “educar” o público, não de tentar uma venda forçada.
- Fundo de funil: nesse momento, os leitores já entenderam seus problemas e o que pode resolvê-los. Esse é o momento da venda. É aqui que o seu produto precisa ser explorado em detalhes para convencer o consumidor a comprá-lo.
Fidelização
Muitas agências de marketing tratam o funil de vendas nessas 3 etapas, mas aqui na MyPharma, seguimos uma cultura que vai além!
Para nós, o funil de vendas não acaba até que o cliente esteja fidelizado. Por isso, adicionamos uma quarta etapa:
- Fidelização: após passar pelo funil de vendas e comprar um produto, o cliente passa pelo processo de pós-venda. Ele precisa ter todas as ferramentas necessárias para usar seu produto e criar uma relação ainda mais confiante com a sua marca.
Nesse estágio, o cliente passa a apresentar notas 9 e 10 de NPS e abaixa a taxa de churning do seu negócio.
Mas você não sabe o que é NPS e churning, e como eles podem estar prejudicando a sua farmácia ou drogaria?
Então clique no botão abaixo e confira a explicação dessas métricas em detalhes!
Marketing digital para farmácias
Já apresentamos aqui algumas ideias de marketing para farmácias e explicamos os tipos de marketing praticados atualmente.
Agora, focaremos no marketing digital, pois, numa era de consumidores 4 e 5.0, não podemos deixar de considerar um dos meios mais importantes de contato com eles.
Para que os consumidores 4 e 5.0 pudessem existir, um fenômeno precisou acontecer e se “solidificar”: a internet.
Com ela, muitos espaços foram criados e, se formos espertos o suficiente, conseguiremos utilizá-los para promover nossos negócios.
Dizemos “espertos o suficiente” porque não faltam exemplos de pequenos e médios empreendedores que ligam suas imagens pessoais às de suas marcas.
E isso é um equívoco na grande maioria dos casos, como veremos mais abaixo.
A questão é que, com o boom da internet, desenvolveu-se também o marketing digital.
E, com ele, surgiram novas ferramentas para promoção de marcas, novos formatos de venda e uma infinidade de boas estratégias e ideias de marketing para farmácias.
Por isso, agora, apresentamos alguns exemplos de como utilizar o marketing digital a favor do seu negócio!
Marketing de conteúdo
As melhores ideias de marketing para farmácias no meio digital são estratégias voltadas para as redes sociais.
Essas estratégias ligam-se ao marketing de conteúdo e têm como objetivo atrair a atenção de potenciais clientes sem parecer que você está tentando vender algo.
Nas redes sociais, a melhor forma de chamar atenção para a sua marca é criar conteúdo relevante e valioso, sem pedir nada em troca.
Quanto mais conteúdo você posta, mais curtidas (likes) e engajamento você ganha.
Os clientes tendem a não gostar de páginas que só fazem propaganda e publicidade de produtos.
Mas ATENÇÃO: o conteúdo precisa ter valor para o seu potencial cliente e precisa estar relacionado ao seu nicho.
Mas…
O que é conteúdo de valor?
Conteúdo de valor é um conteúdo que agrega algo ao seu seguidor; ajuda-o com suas dúvidas ou a resolver problemas, etc. Tudo relacionado ao seu nicho, claro!
Vale a pena ressaltar que frases inspiradoras e motivacionais se adéquam a qualquer nicho.
A única questão importante neste caso é ter certeza de que elas não pareçam um ataque a outra pessoa.
Isso porque o ponto que precisa de mais atenção aqui é: não misturar vida pessoal e vida profissional.
Se o seu produto não está ligado diretamente à sua imagem pessoal — o que não é o caso de farmácias e drogarias —, não tenha um perfil que misture trabalho e casa.
Tenha um perfil do seu negócio, onde você não discute temas que não estejam diretamente ligados a ele.
Nesse perfil, você fala dos seus produtos, da rotina da empresa, do atendimento, dos serviços que presta etc.
No seu perfil pessoal, evite falar do seu negócio.
De preferência, mantenha esse perfil fechado para que você possa ter controle de quem pode vê-lo.
Isso ajuda a evitar que pessoas mal-intencionadas e, talvez, a concorrência, usem algo da sua vida privada para prejudicar seu negócio.
No marketing de conteúdo, tudo é válido e tudo está sendo observado. Por isso, é preciso estar atento com o uso das redes sociais.
Frases para status de farmácia
Sabendo disso, você pode criar conteúdos interessantes para a sua audiência e usar frases para status que “caem como uma luva”.
As frases para status como ideia de marketing para farmácias funcionam em qualquer rede social. Você pode usá-las no Instagram, Facebook, WhatsApp, etc.
E o melhor disso é que você não precisa ficar criando essas frases para status porque já pensamos nisso por você!
Criamos um artigo com 50 frases para status de farmácia e você pode usá-las livremente.
Para conferi-las, clique no link acima!
Ferramentas e formatos de venda
Dentro do marketing de conteúdo, podemos usar as seguintes ferramentas de marketing digital para farmácias:
- redes sociais: Instagram, Facebook, WhatsApp, LinkedIn etc.
- site e aplicativo
- e blog
Já os formatos de venda disponíveis são:
- o e-commerce
- e o delivery, que pode ser feito através de lojas virtuais ou vendas em redes sociais
Veremos algumas dessas ferramentas e formatos mais detalhadamente.
Ideias de marketing para farmácias: usando as redes sociais para atração
As melhores ideias de marketing para farmácias vão além de criar perfis no Facebook ou Instagram, ou então contratar uma agência para criar um site.
Isso é apenas o básico!
O que vamos apresentar a seguir são ideias criativas para trabalhar sua publicidade nesses meios.
Ou seja, antes disso, você precisa estar executando o básico da maneira correta!
Então, se você não sabe se está fazendo o básico da forma certa, comece por esse ponto!
Para facilitar, criamos um Guia de marketing para pequenas e médias farmácias que pode te ajudar a começar com o pé direito ou consertar os rumos das redes sociais do seu negócio.
Para acessá-lo, clique na imagem abaixo!
Confira, a seguir, as ideias mais criativas de marketing para farmácias nas redes!
Como atrair clientes no Facebook?
Sair gastando com posts patrocinados sem antes fazer um estudo de público-alvo, segmentações e interesses, não vale a pena.
Aqui, no entanto, é preciso considerar também o tamanho do seu público-alvo.
Se a sua cidade é muito pequena, com uma quantidade abaixo de 60 mil habitantes, por exemplo, não vale a pena segmentar demais.
Uma leve segmentação por idade é o suficiente, do contrário, você ficaria com uma audiência muito pequena.
De acordo com os dados e experiências que temos com nossas farmácias parceiras, uma boa faixa de idade para o público de uma farmácia é entre 22 e 55 anos, no Facebook.
Agora, se você está em uma cidade média ou grande, já começa a valer a pena partir para uma estratégia criativa de segmentação de público-alvo.
Abaixo, damos uma ideia diferenciada e criativa de segmentação que vai te ajudar a encontrar pessoas dispostas a gastar como os seus melhores clientes.
Para implementar esta ideia criativa, você precisará:
- ter um histórico de clientes que já compraram em sua farmácia (no seu sistema de gestão (ERP), por exemplo);
- ter o e-mail destes clientes, ou a maior parte deles, nesse histórico;
- filtrar (ou separar manualmente) aqueles clientes que possuem o maior ticket médio, ou maior recorrência de compras;
- criar um novo arquivo com as informações acima seguindo este modelo.
Mas para que tudo isso?
Com o arquivo criado, podemos indicar ao algoritmo do Facebook que estamos buscando um público semelhante aos seus melhores clientes.
Assim, o algoritmo encontrará as pessoas da sua região que mais gastam e assistem publicidade de farmácia para apresentar-lhes o seu conteúdo.
Portanto, atrairá a atenção deles para a sua marca!
Instagram para farmácias e drogarias
Sabemos que, infelizmente, o Instagram não permite o uso de links nos posts.
Para superar essa limitação, o que muitos acabam fazendo é deixar o famoso “link na bio” (biografia) na legenda do post.
No entanto, um truque que podemos utilizar é inserir o @ da sua farmácia junto à sua frase. Veja o exemplo:
Link na bio da @mypharma (clique no link para ver como funciona no Instagram)
Outro ponto importante do Instagram é que ele permite apenas 1 link na bio.
E isso prejudica em caso de você querer colocar mais links, como o link do seu Whatsapp, do blog e do site, por exemplo.
Mas existe uma solução simples que já utilizamos, inclusive, no Instagram da MyPharma: o LinkTree.
Com essa ferramenta, é possível criar uma página onde estejam diversos outros links anexos a ela.
Sabia que usar hashtags (#), potencializa o alcance das suas postagens?
Sobretudo quando estamos falando do Instagram! Nele, as hashtags são importantíssimas, tanto nas postagens quanto nos stories.
No entanto, o uso de muitas hashtags nas imagens dos stories não fica esteticamente atraente, pois aparenta um grau de amadorismo.
Ainda assim, é bem comum encontrarmos isso, já que os perfis precisam conseguir alcance para ter seguidores.
Portanto, aprenda a “burlar” essa estética e usar hashtags escondidas nos stories.
Confira o passo a passo de como esconder hashtags nos stories do instagram:
- entre na função de criar stories no Instagram e selecione a imagem que quiser usar;
- sobre a imagem, escreva as hashtags que deseja usar;
- usando a barra lateral esquerda, que aumenta ou diminui o tamanho da fonte do texto, diminua as hashtags para o menor tamanho possível, como na imagem abaixo:
- escolha uma figurinha que se relaciona com o seu post e coloque-a sobre as hashtags, como a seguinte abaixo:
Pronto! Agora você pode usar quantas hashtags quiser nos seus stories sem parecer amador!
Google para farmácias e drogarias
A forma mais eficiente de marketing digital é ranquear sua farmácia ou drogaria nos primeiros resultados do Google.
Afinal, o Google é o maior buscador web existente, concentrando mais de 92% de todas as pesquisas realizadas diariamente.
Além disso, uma pesquisa da Elife revelou que 96% dos brasileiros pesquisa sobre uma empresa na internet antes de visitá-la ou ligar para ela.
Por isso, estar entre as primeiras posições do Google para os negócios da sua região é muito importante.
Veja, abaixo, como conseguir um ranqueamento orgânico no Google, ou seja, atrair naturalmente seus clientes, sem precisar pagar por anúncios:
- Tenha um site bem otimizado para o Google;
- produza conteúdos e artigos relevante em um blog da sua marca;
- crie uma conta e configure-a corretamente para o Google Meu Negócio.
Ficou perdido(a) ou não sabe do que estamos falando?
Não se preocupe! Temos um artigo especial sobre como ranquear sua farmácia ou drogaria no Google.
Clique no link acima para conferi-lo!
Ideias de marketing para farmácias: site, app e iFood
Ao falar de ideias de marketing para farmácias e de marketing digital, não podemos esquecer do e-commerce farmacêutico.
Afinal, o segmento alcançou 1,77 bilhão de reais em vendas em 2020, conforme dados da Abrafarma. E, em 2021, as compras pela internet no Brasil só aumentaram.
Um dos aspectos mais importantes a se considerar na hora de montar uma loja virtual é a integração dela com o ERP da farmácia.
A loja online precisa estar integrada ao sistema de vendas offline (no balcão) e ao estoque, para não vender itens que não estão disponíveis.
Além disso, ela precisa se comunicar com sua equipe farmacêutica para que todo o processo de venda, entrega e pós-venda ocorra sem falhas.
Outra excelente ideia de marketing para farmácias é ter um aplicativo próprio. Isso faz seus clientes abandonarem as pesquisas no Google para buscarem o que precisam diretamente na sua farmácia.
Assim, você evita que eles acabem comparando seus preços com a concorrência. Afinal, mesmo tendo um excelente atendimento e uma ótima relação com os clientes, o fator preço ainda é relevante na hora da compra.
Por fim, não é possível pensar em varejo online hoje em dia e não considerar o iFood.
O iFood é a maior plataforma de lojas online da América Latina, e ficar de fora dela significa deixar de promover o seu negócio.
O único problema é que, até junho de 2020, apenas grandes redes e franquias de farmácias podiam entrar na plataforma.
A boa notícia é que a MyPharma fechou uma parceria com o iFood e, agora, todos os clientes MyPharma têm suas lojas cadastradas no aplicativo com apenas alguns cliques.
Portanto, se você é um(a) pequeno(a) ou médio(a) empresário(a) (ou se está apenas começando), conheça a MyPharma, pioneira em levar pequenas e médias farmácias e drogarias do Brasil para o iFood!
Outbound marketing: usando o tráfego pago para atrair clientes
Depois que suas redes sociais estiverem bem trabalhadas, você pode usar uma estratégia do marketing tradicional.
Usamos o tráfego pago para alcançar mais potenciais clientes e fechar mais negócios.
Se você tem uma visão de que pagar por publicidade em redes sociais é caro, já podemos adiantar que você está enganado.
Com uma margem de apenas 5 reais por dia, já é possível alcançar muito mais usuários em qualquer rede social.
Use esse recurso para gerar mais alcance a publicações importantes, como promoções e conteúdos relevantes sobre o seu negócio.
Não o gaste, por exemplo, com posts de frases inspiradoras e motivacionais, pois elas não atrairão mais clientes.
Lembre-se que a função delas não é criar a relação deles com a sua marca, apenas aprofundá-la.
Assim, invista apenas naquilo que realmente tem potencial para atrair clientes!
Conclusão: coloque em prática essas ideias de marketing para farmácias (e outras mais)
Por fim, você já reuniu várias ideias de marketing para farmácias, estratégias e conhecimentos para turbinar suas ações de marketing e atrair cada vez mais clientes.
Portanto, agora está na hora de colocar tudo isso em prática!
Mas se quiser mais ajuda com o marketing nas suas redes, conheça o nosso Calendário Editorial para Redes Sociais de Farmácias!
Com ele, metade do trabalho de atração está pronto. Basta postar!
Nunca foi tão fácil encontrar um material que siga exatamente as dicas que apresentamos aqui para capturar a atenção do público e aprofundar a relação dele com a sua marca!
Clique no botão abaixo e RECEBA POSTS PRONTOS PARA AS REDES DA SUA FARMÁCIA TODOS OS MESES!
Você também pode se interessar por: Frases para propaganda de farmácia
Ou: Como promover sua marca com o marketing verde
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!