A logomarca da farmácia é equivalente a um sorriso: ela é o cartão de visitas do seu estabelecimento.
Por isso é tão importante entender a relevância desse elemento na concepção de marca do seu empreendimento.
E quando se fala em concepção de marca, a logomarca de farmácia é sem dúvidas um dos principais elementos que podem ser utilizados ao seu favor.
Isso porque, muitas vezes, a logo é mais percebida que o próprio nome da farmácia, dado o alto poder de fixação desse elemento na mente dos clientes.
Além disso, quando bem representada, a logomarca atribui conceito à marca e pode ser o diferencial do seu negócio.
Precisa criar uma logomarca de farmácia incrível e não sabe como?
Então acompanhe a leitura e saia daqui com os próximos passos detalhados!
Mas, antes de entendermos como montar uma logo de farmácia, é preciso entender as diferenças entre logo, logotipo, símbolo e logomarca.
O que é uma logomarca?
Logomarca é um termo utilizado incorretamente para aquilo que designamos “logo”.
Em geral, as definições são as seguintes:
No entanto, no senso comum é muito comum utilizarmos o termo “logomarca” para representar tanto a logo quanto o logotipo e o símbolo.
Por isso, aqui, usamos o termo logomarca como sinônimo dos outros 3.
O que uma logo de farmácia precisa ter?
Ao definir o que precisa aparecer numa logo, não nos referimos ao nome e símbolo que formam o logotipo da farmácia.
Nos referimos às sensações que sua logo precisa transmitir.
Lembre-se que essa logo é o cartão de visitas da sua farmácia.
Por isso, limpeza, segurança e confiança são apenas alguns dos elementos que sua logomarca precisa refletir.
Como montar a logo de farmácia perfeita?
Com isso em mente, vejamos o que você precisa considerar na hora de criar o logotipo da sua farmácia.
1. Escolha o elemento certo para a logomarca
Quais elementos visuais vêm à sua mente quando você pensa na sua farmácia?
Uma cruz? Ícones da natureza? Comprimidos?
Em todo o mundo, as farmácias estão ligadas, principalmente, à saúde.
Por isso, são facilmente reconhecidas por um emblema de cruz ou pelo desenho de um medicamento.
Mas não é só isso!
A famosa serpente enrolada em torno de uma taça, folhas que lembram elementos naturais e desenhos relacionados à manipulação também são símbolos que representam empresas do segmento farmacêutico.
Outro detalhe interessante a considerar são os elementos gráficos que podem agregar o logo.
Traços finos e uma moldura mais sutil são adições perfeitas para a logomarca de farmácia.
Uma boa opção é utilizar formas simples e clean, ao invés de elementos ricos e profundamente elaborados.
Desta forma, além de ser esteticamente mais atraente, sua logomarca sempre permanecerá atual e moderna.
2. Escolha a melhor fonte tipográfica para a logomarca de farmácia
Ao criar uma logomarca de farmácia ou drogaria, é necessário pensar na importância da fonte tipográfica.
Isso porque o tipo de letra selecionado será utilizado em textos, peças visuais, propagandas, na própria identidade visual e na comunicação da farmácia em um todo.
Atualmente, o poder do design gráfico possibilitou a criação de inúmeros estilos de fonte… são incontáveis os modelos existentes no mundo, sendo possível, inclusive, contratar um profissional, designer ou publicitário, especializado em criar uma tipografia exclusiva para você.
Mas isso não significa que você deva ir por esse caminho.
A melhor opção é utilizar fontes já existentes que sejam simples e legíveis.
É muito importante que as pessoas olhem e rapidamente identifiquem o nome de sua farmácia.
Tipografias muito elaboradas, letras pequenas e modelos manuscritos podem comprometer a legibilidade e compreensão do texto.
Isso, certamente, pode prejudicar o bom desempenho do logo. Então, pense nisso!
Confira alguns exemplos de tipografia abaixo:
3. Escolha as cores certas para a logomarca de farmácia
Quais cores vêm à mente quando você pensa em “farmácia”?
Vermelho? Verde? Azul?
A cor é um componente fundamental não só do logotipo, mas para a identidade visual da farmácia.
Isso porque ela comunica emoções e sensações diferentes, dá personalidade e fornece sentido à marca.
Neste ponto, a psicologia das cores (estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores) é muito importante e deve ser cuidadosamente considerada.
4. Combine os elementos para uma logomarca de farmácia harmônica
Elemento visual, tipografia e cor são peças diferentes, mas todos têm um papel crucial no logotipo de farmácia e precisam se conectar.
A sinergia dos detalhes presentes em uma logomarca, por mínimos que sejam, é indispensável para que ela se torne harmônica, agradável e faça sentido.
Já pensou em como seria um logo de farmácia composto pelo desenho de uma bola de futebol e um texto manuscrito posicionado na vertical? Nada disso combina.
Além disso, é preciso pensar na posição dos elementos.
5. Use os programas e aplicativos gratuitos para criar um logotipo de farmácia
Você já pensou nos elementos, definiu um estilo de fonte tipográfica, escolheu a melhor cor e está na hora de montar sua logomarca de farmácia?
Então, vamos às ferramentas!
Atualmente, existem softwares, aplicativos e sites que facilitam essa tarefa.
Você pode acessar tudo de forma gratuita e esbanjar criatividade!
O Canva e o Tailor Brands são excelentes exemplos.
Para utilizar, basta acessar os sites online ou baixar os aplicativos gratuitos para iPhone, iPad e Android.
Neles, você encontra ilustrações, símbolos, ícones, texturas, elementos de design, diversas fontes e até modelos de logos prontas para adaptar ou se inspirar.
Agora, se você preferir, também é possível investir em uma logomarca exclusiva e profissional para sua farmácia.
Para isso, basta contratar um profissional especializado.
É importante pensar que a logo é um investimento único que rende benefícios por um longo prazo à marca.
Então analise as opções com atenção e lembre-se: a melhor escolha é aquela que se enquadra em seu plano de negócio.
10 ferramentas grátis para criar logomarca de farmácia
10 bancos de imagens gratuitos para usar na criação da logo de farmácia
6. Registre sua logo de farmácia no INPI
Para legalizar o nome que compõe a logomarca de farmácia, é necessário que ele não pertença a outra empresa.
Portanto, verifique se suas ideias já possuem registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão brasileiro responsável por regular o registro de marcas e patentes.
Além disso, é recomendável acessar o registro.br e averiguar se o nome escolhido por você possui um domínio na internet.
Isso pois, em um mundo digital como o nosso, ter um endereço eletrônico é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Se tudo estiver correto, faça o registro do seu nome o quanto antes para evitar plágios e cópias de sua marca.
7. Contrate um designer profissional quando tiver o conceito da sua logo
Sabemos que, muito provavelmente, você está lendo este artigo com a ideia de não contratar um designer(a) profissional.
No entanto, não seríamos profissionais se não disséssemos como esse(a) profissional pode ser importantíssimo nesse momento.
Afinal, se você está abrindo uma farmácia com um pensamento de expandir algum dia, você não vai querer mexer na sua logo quando ela já estiver conhecida, né!?
Um(a) designer profissional lhe dirá se o conceito que você pensou para a logomarca da sua farmácia já está saturado ou não.
Usar ferramentas gratuitas não é a mesma coisa!
Com esse(a) profissional, você tem um trabalho único que só será utilizado pelo seu empreendimento.
O que você pode fazer nesse caso é contratar um(a) designer apenas após criar o conceito de logo que deseja.
Isso com certeza lhe economizará algumas centenas de reais!
Ideias de logo de farmácia para se inspirar
Agora você já sabe o que precisa considerar na hora de criar uma logo de farmácia!
Vejamos então alguns exemplos de Redes e Franquias para se inspirar.
Note como esses exemplos usam símbolos comuns de formas únicas:
Conclusão: acerte a logo sem errar no nome
Não basta ter um bom conceito de logomarca de farmácia para acertar na sua logo.
Você sabe qual o principal elemento de um logotipo?
O nome! Isso mesmo…
Então não adianta buscar um símbolo bonito, contratar um designer, criar conceito e ter um nome que não funciona.
Por isso, nós te ajudamos com isso também!
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