Uma estratégia que se popularizou nas últimas décadas e hoje representa uma das maiores tendências do marketing mundial é o chamado marketing verde.
Em todo o planeta, cada vez mais empresas adotam a estratégia, atendendo assim aos interesses de um número também crescente de consumidores.
São empresas dos mais variados portes e áreas de atuação, o que demonstra a universalidade desse tipo de marketing e a importância que vem adquirindo.
Mas você sabe o que significa marketing verde?
Hoje, você vai entender o que significa a expressão e encontrará dicas de como aplicar a estratégia para aumentar seus lucros e fortalecer sua marca!
O que é marketing verde?
Também chamado de marketing ambiental e ecomarketing, o marketing verde é um conjunto de ações, posturas e discursos que promovem a sustentabilidade e cuidados ambientais.
Originado em movimentos de defesa à natureza na década de 1960, esse tipo de marketing ganhou força nos anos 1990 por pressão da própria população.
Atualmente, é utilizado por muitas das maiores empresas do mundo e se torna cada vez mais uma exigência dos consumidores.
A prática do marketing verde envolve alguns princípios que detalharemos a seguir, sendo fortemente desaconselhável resumi-la a discursos de preservação não acompanhados de atitudes concretas.
Esse tipo de enganação é chamado greenwashing e, quando descoberto, pode causar danos irreversíveis à imagem de sua empresa!
Os fundamentos do marketing ambiental
Os princípios do marketing ambiental são:
- redução na produção de lixo
- reciclagem
- e reutilização de produtos e embalagens que assim o permitam
Além disso, para agir conforme os princípios da sustentabilidade, uma empresa precisa atuar de um modo que seja:
- culturalmente aceito, promovendo também a igualdade e valorizando a diversidade
- ecologicamente correto, sem agredir a natureza nem esgotar recursos naturais
- economicamente viável, buscando um crescimento econômico que não agrida o meio ambiente
- e socialmente justo, com ética, solidariedade, compreensão e respeito ao próximo
Vantagens de adotar o marketing verde
Adotando a estratégia, você apresenta um diferencial em relação à concorrência, chamando atenção para sua empresa e valorizando sua marca.
Isso impacta em sua capacidade de atrair e conquistar clientes, bem como para cair no gosto de potenciais parceiros comerciais e até mesmo investidores.
A agência de pesquisas norte-americana Union+Webster fez um levantamento revelando que 87% dos brasileiros preferem produtos de empresas sustentáveis.
Além disso, 70% dos consumidores estão até mesmo dispostos a pagar mais caro por produtos e serviços que envolvam cuidados ambientais.
Por outro lado, o marketing verde também representa uma possibilidade de economizar em vários aspectos, devido à natureza das ações envolvidas, conforme veremos mais adiante.
Dados estatísticos e empresas que aplicam a estratégia
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) envolvendo grandes empresas do país revelou que 90% delas preocupam-se com sustentabilidade ao desenvolver produtos e serviços.
Quase todas elas reduzem o impacto ambiental através da reciclagem de resíduos e pela economia de água e da energia elétrica.
Muitas das maiores empresas do mundo aplicam o marketing verde, por exemplo, a Microsoft, que já foi apontada como a empresa mais sustentável do planeta.
Já a Coca-cola promove coleta e reciclagem de garrafas e latas, além de devolver ao meio-ambiente o dobro da água consumida em seus processos produtivos.
Outras empresas que se destacam nesse sentido são a Nike e a Toyota e, no Brasil, a Natura.
Dicas de como aplicar o marketing verde em sua farmácia
Você não precisa desenvolver grandes ações ou fazer grandes investimentos para aplicar o marketing ambiental, o que torna o seu retorno ainda mais interessante.
Algumas das dicas apresentadas abaixo, inclusive, podem representar até mesmo uma economia para sua empresa, a curto ou a longo prazo!
Assim, torna-se possível aplicar simultaneamente várias dessas estratégias, aumentando sua credibilidade e conquistando a simpatia de consumidores conscientes.
Portanto, confira agora o que você pode fazer em sua farmácia ou drogaria para aderir a essa grande tendência da atualidade e destacar sua marca!
1. Economize água e energia
Reduzir o consumo de água e de energia elétrica são as formas mais simples de promover o cuidado ambiental e realizar o marketing verde.
A economia de energia pode ser feita não somente com mudanças na iluminação da loja, mas também buscando-se alternativas para o uso de alguns aparelhos.
Além disso, vale sempre ficar atento(a) ao selo de aprovação do INMETRO em aparelhos elétricos, que identificam a sua eficiência energética.
Outra alternativa é, dentro do possível, utilizar fontes renováveis de energia, como a energia solar.
Embora essa alternativa possa implicar em um investimento inicial maior, ela acabará por representar também uma economia nos gastos com eletricidade.
2. Evite usar produtos e materiais poluentes
Elimine de sua empresa os produtos de limpeza ou materiais em geral que sejam poluentes ou não biodegradáveis.
O uso de sacolas plásticas, por exemplo, pode encontrar alternativas menos agressivas ao meio ambiente.
Também vale tomar cuidado com a quantidade de papel utilizado em processos que podem ser completamente digitalizados, por exemplo, configurando um consumo desnecessário de recursos.
Lembrando ainda que um dos princípios do marketing ambiental é a redução da produção de lixo de modo geral.
Outro princípio, também relacionado ao lixo, refere-se à reciclagem.
3. Descarte lixos e medicamentos corretamente
O descarte de resíduos em farmácias e drogarias é particularmente complexo por envolver as substâncias químicas de medicamentos que eventualmente são nocivas ao meio ambiente.
Mas uma vez que já existe uma mobilização para o descarte correto dos medicamentos, vale também estender esses esforços para o descarte do lixo comum!
É muito simples: separe o material reciclável do não reciclável e dê a cada tipo de resíduo a sua destinação adequada.
E em relação aos medicamentos, é interessante também desenvolver estratégias de conscientização da população, engajando-a no processo de descarte mais apropriado.
Quer conhecer melhor esse processo, entendendo cada etapa do descarte de resíduos em farmácias?
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4. Atente-se aos produtos que comercializa
Cada vez mais, os consumidores têm buscado produtos ecologicamente corretos e provenientes de empresas com produção sustentável.
No setor farmacêutico, isso pode desvalorizar empresas que realizam testes em animais ou utilizam substâncias agressivas à natureza.
Portanto, é bom prestar atenção ao tipo de produtos que está comercializando, evitando aqueles que possam contrariar seu discurso de proteção ambiental!
Eventualmente, isso pode implicar na necessidade de rever as suas relações com alguns fornecedores.
Porém, para implantar a estratégia do marketing verde de forma completa e eficiente, sobretudo, você não pode ter medo de mudanças!
5. Estenda suas ações para além da farmácia
Dentro de suas possibilidades, considere sempre o envolvimento com ações populares, municipais ou mesmo de outras empresas que promovam cuidados ambientais.
Estabelecer parcerias, inclusive, pode facilitar o desenvolvimento de ações realmente impactantes e que darão visibilidade à sua marca.
Mas você não precisa depender dessas parcerias para tais ações.
Por iniciativa própria, você pode promover através de sua farmácia, por exemplo, um mutirão de limpeza de praças, praias ou ruas.
Ou ainda, para apresentar uma alternativa mais simples, pode promover o plantio de árvores em seu bairro.
6. Engaje a população
Para todas as estratégias descritas acima, você pode engajar a população e envolvê-la nas ações desenvolvidas.
Como alternativa, você pode simplesmente distribuir materiais informativos e educativos a respeito da preservação do meio ambiente.
Lembre-se apenas de utilizar materiais sustentáveis ou mesmo concentrar esse tipo de ação nos ambientes digitais, como as suas redes sociais.
Eventualmente, você ainda pode promover eventos como palestras sobre saúde ambiental, atraindo público para a sua farmácia e engajando-a neste tema tão importante.
Conclusão: potencialize as suas estratégias de marketing verde!
Para dar visibilidade a suas ações de proteção ambiental e beneficiar-se do aspecto publicitário do marketing verde, o marketing digital é a estratégia complementar ideal!
Por si mesma, ela já é uma forma de reduzir o impacto ambiental gerado pela produção de peças publicitárias físicas, como panfletos e cartazes.
E ainda, traz a vantagem de ter um grande alcance e possibilitar um contato cotidiano com o público, como o que ocorre nas redes sociais.
Portanto, saiba mais como aproveitar os meios digitais para estratégias de marketing eficientes, potencializando assim suas ações de marketing verde!
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