Entre as maiores estrelas de qualquer farmácia ou drogaria em termos de potencial de vendas, os medicamentos isentos de prescrição ocupam um lugar de destaque.
Também chamados de OTC (do inglês “Over the counter”, ou “sobre o balcão”), eles constituem um grande mercado que alia autocuidado e vendas com responsabilidade.
Conforme dados do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), houve um aumento de 180% na procura por MIPs devido à pandemia do coronavírus.
A lista desses medicamentos é atualizada periodicamente pela agência reguladora (Anvisa), a fim de acompanhar o uso racional destes fármacos pela população em geral.
Atualmente, ela é composta por 263 medicamentos sintéticos, específicos e biológicos, além de 52 fitoterápicos.
Conhecer essa lista e permanecer atento(a) às suas atualizações é fundamental para explorar esse mercado de maneira responsável e com maiores chances de sucesso.
Por isso, apresentamos informações atualizadas e relevantes sobre os MIPs para ajudá-lo(a) nessa tarefa e, assim, promover uma maior qualidade de vida para todos.
Confira a lista ao fim do artigo ou faça o download preenchendo o formulário a seguir.
O que são medicamentos isentos de prescrição?
Conhecidos pela sigla MIP, os medicamentos isentos de prescrição são os que dispensam a apresentação de um documento formal emitido por profissional de saúde habilitado.
Assim, podem ser vendidos, comprados, solicitados, fornecidos, dispensados ou doados sem obrigatoriedade de qualquer receita ou notificação de receita.
A forma mais fácil de identificá-los é através das embalagens que, nesse caso, não apresentam a tarja preta ou vermelha.
Os MIPs já existem no cenário farmacêutico brasileiro há muitos anos, tendo sido citados pela primeira vez em 1973, na Lei de nº 5.991.
O documento dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Insumos Farmacêuticos e Correlatos.
Já na RDC no 38 de 2003, da Anvisa, eles foram regulamentados oficialmente.
Embora sejam “remédios sem receita”, esses medicamentos são previamente aprovados pelo órgão competente, possuindo alta eficácia e índice terapêutico.
Assim, apresentam bastante segurança para o uso, podendo ser comercializados com mais facilidade e tranquilidade em farmácia e drogarias.
Benefícios dos medicamentos isentos de prescrição
Há diversos benefícios dos medicamentos isentos de prescrição tanto para a sua farmácia quanto para o seu público.
Para os consumidores, os MIPs tratam uma série de problemas e condições de saúde, de agudas a crônicas.
Assim, eles otimizam recursos estatais para medicamentos mais custosos e oferecem menor preço final e facilidade de tratamento, sem a necessidade da consulta médica.
Já para as farmácias, eles representam uma extensa parcela do faturamento.
Dessa forma, saber como trabalhar sua venda, orientação e dispensação pode ser o determinante para destacar sua empresa em meio à concorrência.
Esses remédios podem ficar em áreas não supervisionadas das lojas físicas, além de serem autorizados para vendas através de e-commerces e entregas no delivery direto.
Além de facilitar o acesso, os MIPs diminuem os custos e permitem que sua farmácia conquiste uma maior parcela de mercado com vendas mais escaláveis.
Para os gestores de farmácia que visualizam novos horizontes, os medicamentos isentos de prescrição abrem uma janela para a adoção de uma clínica farmacêutica atuante.
Isso porque, embora não exijam prescrição formal, os detalhes sobre esses remédios nem sempre são do conhecimento dos consumidores, demandando orientação para um consumo responsável.
Ao adotar sistemas de orientação farmacêutica, sua marca se destaca no mercado e aproxima ainda mais a clientela, facilitando a sua fidelização.
Critérios de classificação de MIPs
Nas últimas legislações aprovadas, foram determinados fatores essenciais que um fármaco precisa apresentar para ser livremente comercializado no Brasil.
São sete características principais, definidas em 2016, que podem ser revistas e reformuladas.
Atualmente, para que um medicamento seja caracterizado como “isento de prescrição” ele precisa oferecer:
- alto índice terapêutico, promovendo um uso com segurança
- mais de 10 anos no mercado brasileiro
- baixa posologia, ou seja, uso por um pequeno período de tempo
- solução para sintomas facilmente detectáveis por qualquer pessoa
- facilidade na administração, se possível em comprimido ou formas líquidas
- apresentar baixa toxicidade e interação com alimentos e outros medicamentos
- não possuir poder de causar dependência
Assim, podem ser incluídos como MIPs medicamentos para diversas condições mais simples, como gripes, resfriados e dor de garganta.
Eles tratam “dores comuns” dos brasileiros e não apresentam riscos de intoxicação nem dependência.
Apesar disso, é importante acompanhar e orientar seu uso, relatando no VigiMed quaisquer reações adversas causadas por eles.
Diferenças entre MIPs e medicamentos tarjados
Os MIPs são encontrados em diversas áreas de uma drogaria, geralmente ficando acessíveis aos clientes.
Assim, podem ser organizados em gôndolas, prateleiras e acompanhados de outros produtos, como suplementos e até cosméticos.
E este é só um dos aspectos em que eles diferem dos chamados “medicamentos tarjados”, ou controlados, que dependem de prescrição médica.
Quando comparados a medicamentos controlados, os MIPs apresentam posologia abrangente, sendo normalmente aplicados em condições e doenças que podem evoluir naturalmente para a cura.
Assim, são remédios aplicados para a profilaxia (prevenção) das doenças em questão, ou promovendo o autocuidado e a mitigação da dor e outros sintomas.
Outro aspecto importante em que esses tipos de medicação diferem se refere à propaganda, sendo que os MIPs possuem menos restrições que os controlados.
Condições de saúde resolvidas com MIPs
São diversas as condições clínicas que podem ser tratadas com medicamentos isentos de prescrição.
Como vimos, periodicamente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária atualiza sua lista de MIPs, podendo incluir, excluir ou modificar as classes terapêuticas com venda livre.
Os medicamentos dispostos na Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP) resolvem a maioria dos problemas de evolução lenta, como:
- gripes
- resfriados
- cólicas
- lombalgias
- flatulências
- micoses simples
- e ressecamento ocular
Para doenças mais graves ou suspeitas de condições clínicas mais complexas, os MIPS apenas favorecem um tratamento dos sinais mais claros.
Por tratar somente os sintomas dessas doenças, que podem ser facilmente confundidos com outras enfermidades, nem sempre eles terão a capacidade de solucioná-las.
Para estas, é imprescindível recorrer ao acompanhamento médico ou odontológico.
A Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição tem validade a nível nacional e suas atualizações podem ser acompanhadas sempre através das instruções normativas da Agência.
Para baixá-la, clique no botão abaixo:
Quais são os medicamentos isentos de prescrição mais vendidos?
Não é segredo que os medicamentos isentos de prescrição respondem por uma grande parcela de faturamento de uma farmácia ou drogaria.
Segundo pesquisa desenvolvida pela Close-Up Retail Market, foram vendidos mais de 1,3 bilhão de unidades de comprimidos de MIPs no Brasil em 2020.
O mais vendido foi o medicamento Dorflex, para o tratamento de dores gerais e musculares da farmacêutica Sanofi, com quase 25 milhões de unidades pelo país.
Outros medicamentos voltados para o controle de dores, febre, gripes e resfriados, como Novalgina e Neosaldina, também estiveram no topo.
Os remédios sem receita para desconfortos estomacais, rinites, alergias respiratórias, cólicas e resfriados também se destacam nos resultados.
Porém, há questões de sazonalidade e circunstâncias gerais (como no caso da pandemia de Covid-19) que alteram constantemente as relações dos mais vendidos.
Assim, fique atento(a) também às atualizações nas listas de mais vendidos para manter em dia o seu estoque de produtos que estão em alta!
Tipos de medicamentos vendidos sem receita
Algumas das classes de medicamentos que podem ser vendidas livremente no Brasil são:
- vitaminas e aminoácidos
- anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno
- analgésicos em geral, exceto narcóticos
- antibacterianos tópicos para problemas de pele, como a neomicina e bacitracina
- cicatrizantes
- relaxantes musculares
- antiácidos e antieméticos gerais, excluindo-se bromoprida, metoclopramida, mebeverina e inibidores da bomba de próton
- entre outros
Cuidados na dispensação de MIPs
Apesar de possuírem venda livre, os medicamentos isentos de prescrição não estão livres de uma boa dispensação farmacêutica.
Muito pelo contrário!
Aliar a venda desses medicamentos de baixo custo a serviços de orientação ao paciente pode tornar seu estabelecimento uma referência no setor.
Na prescrição farmacêutica, os farmacêuticos têm liberdade para orientar a venda de medicamentos isentos de prescrição de forma ampla e segura.
Com responsabilidade, esses profissionais podem orientar também quanto ao uso, principalmente para os clientes que desconhecem a medicação e que não passaram por consulta médica.
Apostar em uma venda orientada de medicamentos isentos de prescrição é uma ótima opção quando pensamos na fidelização de clientes.
Isso porque eles notam o cuidado do seu estabelecimento até quando seus problemas de saúde parecerem mínimos ou sem importância.
Por isso, ofereça aos seus clientes um cuidado especial com a dispensação de MIPs!
Oriente-os para que sempre confiram as informações dispostas na bula que acompanha o medicamento e direcione-os a um atendimento médico caso os sintomas persistam.
A importância da atenção farmacêutica relacionada a MIPs
De qualquer maneira, é muito importante estimular o autocuidado e a responsabilidade do paciente com sua própria saúde.
Esta é uma das principais diretrizes de reformulação da saúde pública no Brasil: incentivar o indivíduo a esse cuidado antes mesmo de surgirem quaisquer sintomas!
Trata-se de uma postura ativa, que se apoia na oferta de atividades que estimulam o bem-estar e a qualidade de vida da população em geral.
E você pode pode contribuir para isso, beneficiando-se junto à clientela com o serviço de atenção farmacêutica, mesmo no comércio de medicamentos isentos de prescrição!
Vendas de medicamentos isentos de prescrição em supermercados?
Em 2021, o Deputado Federal Darci de Matos apresentou o Projeto de Lei n° 1896/21, que permitiria a venda de MIPs em supermercados e outros estabelecimentos congêneres.
Essa é uma medida polêmica, que não é bem aceita pela comunidade farmacêutica no Brasil.
Segundo o projeto, supermercados e estabelecimentos afins poderiam dispensar MIPs porque, justamente, estes produtos possuem venda livre.
Para o autor da PL, o farmacêutico não é imprescindível, já que os fármacos apresentam uma série de testes e características que certificam sua segurança.
Mas para a comunidade farmacêutica, existem riscos sanitários que se agravariam com esta medida.
Levar os MIPs para um ambiente de consumo externo a um estabelecimento de saúde pode estimular a automedicação irresponsável.
Seria impedir que pessoas com baixo conhecimento sobre estes medicamentos possam sanar suas dúvidas e serem corretamente orientadas sobre seus usos.
Além disso, supermercados e estabelecimentos similares não possuem as mesmas obrigações técnicas de manutenção da qualidade dos medicamentos — obrigações estas que cabem aos estabelecimentos farmacêuticos.
Portanto, essa é uma discussão que ainda vai demandar estudos e adaptações de diversos setores para que consiga ser implementada.
Lista completa dos medicamentos isentos de prescrição (LMIP)
A seguir, você confere a lista completa e atualizada em 2022 dos medicamentos isentos de prescrição, incluindo fitoterápicos.
A tabela publicada pela Anvisa entrou em vigor em 1o de abril de 2022 e apresenta ainda as colunas referentes a:
- Subgrupo terapêutico ou farmacológico
- Forma farmacêutica
- Concentração máxima
Algumas dessas informações foram inseridas na tabela abaixo, dentro da coluna “Fármacos”, para diferenciar os fármacos de mesmo nome.
Já a tabela oficial de fitoterápicos acrescenta a coluna “Classe terapêutica” e, em relação à planta usada para extrair a medicação, a “Parte empregada”.
As tabelas completas, incluindo as colunas omitidas abaixo, constam do documento que disponibilizamos para download.
No | Fármaco | Indicação terapêutica simplificada |
---|---|---|
1 | Aceclofenaco | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
2 | Acetato de hidrocortisona | Dermatites, eczemas, eritema solar, queimadura de primeiro grau e picadas de inseto. |
3 | Acetilcisteína comprimido | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
4 | Acetilcisteína solução nasal | Congestão nasal associada a rinites ou após procedimentos cirúrgicos no nariz. |
5 | Acetilcisteína solução oral | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
6 | Acetilracemetionina + citrato de colina + betaína | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
7 | Ácido acetilsalicílico comprimido | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas com cólicas menstruais e a gripes e resfriados comuns. |
8 | Ácido acetilsalicílico comprimido revestido de liberação prolongada | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas com cólicas menstruais e a gripes e resfriados comuns. |
9 | Ácido acetilsalicílico + ácido ascórbico (Vit. C) comprimido efervescente | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre e cefaleia. |
10 | Ácido acetilsalicílico + ácido ascórbico (Vit. C) comprimido efervescente | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre e cefaleia. |
11 | Ácido acetilsalicílico + cafeína | Dores moderadas a fortes. |
12 | Ácido acetilsalicílico + maleato de clorfeniramina + cafeína | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
13 | Ácido acetilsalicílico + maleato de dexclorfeniramina + cloridrato de fenilefrina + cafeína | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
14 | Ácido acetilsalicílico + paracetamol + cafeína | Dores leves a moderadas, incluindo as associadas com cólicas menstruais e a gripes e resfriados comuns. |
15 | Ácido azeláico creme | Acne vulgar. |
16 | Ácido azeláico gel | Acne vulgar. Rosácea papulopustulosa. |
17 | Ácido benzóico + ácido salicílico + iodo metálico | Micoses superficiais da pele. |
18 | Ácido bórico + ácido salicílico + enxofre + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Brotoeja. Desodorante e antiperspirante de pés e axilas. Prevenção de frieiras e pruridos na pele. |
19 | Ácido salicílico | Tratamento e remoção das verrugas comuns. |
20 | Ácido undecilênico + undecilenato de sódio + ácido propiônico + propionato de sódio + hexilresorcinol | Micoses superficiais de pele e unha. |
21 | Ácido undecilênico + undecilenato de zinco + propionato de cálcio | Micoses de pele, frieira, de unha, vulvar e peniana, dermatite seborreica, pitiríase versicolor. |
22 | Alantoína + triclosana + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Eczemas, brotoejas, queimaduras e outras irritações superficiais da pele. |
23 | Álcool polivinílico | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
24 | Alfaestradiol | Tratamento e prevenção da alopecia androgenética. |
25 | Alginato de sódio + bicarbonato de potássio | Alívio da regurgitação ácida, azia e dor de estômago devido à má digestão. |
26 | Alginato de sódio + bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio comprimido mastigável | Alívio da regurgitação ácida, azia e dor de estômago devido à má digestão. |
27 | Alginato de sódio + bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio suspensão oral | Alívio da regurgitação ácida, azia e dor de estômago devido à má digestão. |
28 | Ascorbato de sódio + colecalciferol + citrato de zinco tri-hidratado | Prevenção e tratamento das infecções do trato respiratório, tais como gripes e resfriados comuns, através do reforço do sistema imune e ação antioxidante. |
29 | Bacillus cereus | Coadjuvante no tratamento da diarreia; coadjuvante em enterocolites crônicas e agudas. |
30 | Bicarbonato de sódio + carbonato de magnésio + carbonato de cálcio + carbonato básico de bismuto granulado | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
31 | Bicarbonato de sódio + carbonato de magnésio + carbonato de cálcio + carbonato básico de bismuto pastilha | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
32 | Bicarbonato de sódio + carbonato de magnésio + carbonato de cálcio + carbonato básico de bismuto pó para solução oral | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
33 | Bicarbonato de sódio + carbonato de sódio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
34 | Bicarbonato de sódio + carbonato de sódio + ácido acetilsalicílico + ácido cítrico | Alívio da azia, dor de estômago e cefaleia devido à má digestão. |
35 | Bicarbonato de sódio + carbonato de sódio + ácido cítrico | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
36 | Bisacodil | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
37 | Bromidrato de dextrometorfano | Tosse seca, sem catarro associada a gripes e resfriados ou à inalação de agentes irritantes. |
38 | Butilbrometo de escopolamina comprimido revestido | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
39 | Butilbrometo de escopolamina solução oral | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
40 | Butilbrometo de escopolamina + dipirona comprimido revestido | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
41 | Butilbrometo de escopolamina + dipirona solução oral | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
42 | Butilbrometo de escopolamina + paracetamol | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
43 | Cânfora | Irritações da pele. |
44 | Cânfora + eucaliptol + mentol + guaiacol | Congestão nasal e tosse associadas a gripes e resfriados. |
45 | Carbocisteína | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
46 | Carbômer + sorbitol | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
47 | Carbômer 940 | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
48 | Carbonato de cálcio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
49 | Carbonato de cálcio + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio comprimido mastigável | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo e vômito. |
50 | Carbonato de cálcio + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio pastilha | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo e vômito. |
51 | Carmelose sódica | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
52 | Cetoconazol creme dermatológico | Micoses superficiais de pele. |
53 | Cetoconazol xampu | Dermatite seborreica. |
54 | Citrato de colina + betaína + racemetionina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
55 | Cloreto de benzalcônio + ácido bórico | Irritação e prurido oculares causados por exposição a agentes irritantes. Higiene dos olhos. |
56 | Cloreto de benzalcônio + óxido de zinco + cânfora | Acne vulgar, frieiras, picadas de insetos, urticárias, ferimentos leves e escoriações, escaras. Desodorante e antiperspirante de axilas e pés. |
57 | Cloreto de cetilpiridínio | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
58 | Cloreto de cetilpiridínio + benzocaína pastilha | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
59 | Cloreto de cetilpiridínio + benzocaína solução | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
60 | Cloreto de cetilpiridínio + borato de sódio + benzocaína | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
61 | Cloreto de cetilpiridínio + cloreto de cetalcônio | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
62 | Cloreto de dequalínio + benzocaína | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
63 | Cloreto de sódio gel nasal | Mucosa nasal ressecada e irritada. |
64 | Cloreto de sódio solução nasal | Congestão nasal. Mucosa nasal ressecada e irritada. |
65 | Cloreto de sódio + gliconato de zinco + glicose + citrato de sódio + citrato de potássio 2,076 + 0,061 + 25 + 0,94 + 2,16 mg/mL | Reidratação ou manutenção da hidratação na diarreia aguda. |
66 | Cloreto de sódio + gliconato de zinco + glicose + citrato de sódio + citrato de potássio 1,757 + 0,06 + 11,88 + 2,892 + 1,506 mg/mL | Reidratação ou manutenção da hidratação na diarreia aguda. |
67 | Cloridrato de ambroxol cápsula dura de liberação prolongada | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
68 | Cloridrato de ambroxol solução oral | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
69 | Cloridrato de amorolfina creme dermatológico | Micoses superficiais de pele. |
70 | Cloridrato de amorolfina esmalte | Micoses de unha. |
71 | Cloridrato de azelastina | Rinite alérgica. |
72 | Cloridrato de benzidamina colutório | Inflamações e dores na mucosa da boca, língua e garganta. |
73 | Cloridrato de benzidamina creme | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
74 | Cloridrato de benzidamina pastilha | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
75 | Cloridrato de bromexina solução oral | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
76 | Cloridrato de bromexina xarope | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
77 | Cloridrato de butenafina | Micoses superficiais de pele. |
78 | Cloridrato de clobutinol | Tosse seca, sem catarro. |
79 | Cloridrato de difenidramina + cloreto de amônio + citrato de sódio pastilha | Tosse. Irritações da garganta, faringites. |
80 | Cloridrato de difenidramina + cloreto de amônio + citrato de sódio solução oral | Tosse. Irritações da garganta, faringites. |
81 | Cloridrato de epinastina comprimido revestido | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. |
82 | Cloridrato de epinastina solução oral | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. |
83 | Cloridrato de fenazopiridina | Dor, ardor, desconforto para urinar. |
84 | Cloridrato de fexofenadina comprimido revestido | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
85 | Cloridrato de fexofenadina suspensão oral | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
86 | Cloridrato de isotipendil | Prurido. Picada de insetos. |
87 | Cloridrato de levamisol | Ascaridíase. |
88 | Cloridrato de lidocaína + cloreto de benzetônio | Ferimentos superficiais na pele. |
89 | Cloridrato de nafazolina + maleato de feniramina | Irritação e prurido oculares causados por exposição a agentes irritantes. |
90 | Cloridrato de nafazolina + sulfato de zinco heptaidratado | Irritação e prurido oculares causados por exposição a agentes irritantes. |
91 | Cloridrato de oxomemazina + iodeto de potássio + benzoato de sódio + guaifenesina | Tosse seca, sem catarro. |
92 | Cloridrato de papaverina + dipirona + extrato fluido de Atropa belladonna | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
93 | Cloridrato de procaína + timol + mentol + cânfora | Alívio da dor de dente. |
94 | Cloridrato de terbinafina creme dermatológico | Micoses superficiais de pele. |
95 | Cloridrato de terbinafina solução dermatológica | Micoses superficiais de pele. |
96 | Clotrimazol creme dermatológico | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana. |
97 | Clotrimazol solução dermatológica | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana. |
98 | Clotrimazol cápsula mole vaginal, comprimido vaginal | Candidíase vaginal. |
99 | Clotrimazol creme vaginal | Candisíase vaginal e peniana. |
100 | Coaltar | Caspa. Oleosidade do couro cabeludo. Dermatite seborreica, psoríase e eczema do couro cabeludo. |
101 | Cobamamida + cloridrato de ciproeptadina | Estimulante do apetite. Estado de fraqueza e diminuição do apetite. Períodos de convalescença. |
102 | Colagenase | Ferimentos leves e escoriações. Escaras. Fissuras da pele. |
103 | Deltametrina | Pediculose, ftiríase, escabiose, infestações por carrapatos. |
104 | Desloratadina comprimido revestido | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
105 | Desloratadina solução oral | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
106 | Dextrana + hipromelose | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
107 | Dextrana + hipromelose + glicerol | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
108 | Diclofenaco dietilamônio gel dermatológico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
109 | Diclofenaco dietilamônio solução dermatológica | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
110 | Diclofenaco sódico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
111 | Dicloridrato de levocetirizina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
112 | Dicloridrato de levocetirizina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
113 | Dipirona comprimido, comprimido efervescente | Dor e febre. |
114 | Dipirona solução oral | Dor e febre. |
115 | Dipirona supositório | Dor e febre. |
116 | Dipirona + cafeína | Cefaleia e enxaqueca. |
117 | Dipirona + citrato de orfenadrina + cafeína comprimido | Dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. |
118 | Dipirona + citrato de orfenadrina + cafeína solução oral | Dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. |
119 | Dipirona + cloridrato de isometepteno + cafeína | Cefaleia, enxaqueca e cólicas abdominais. |
120 | Dipirona + cloridrato de prometazina + cloridrato de adifenina comprimido | Febre e dores leves a moderadas. |
121 | Dipirona + cloridrato de prometazina + cloridrato de adifenina solução oral | Febre e dores leves a moderadas. |
122 | Dipirona + maleato de clorfeniramina + cafeína | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
123 | Dipirona + mucato de isometepteno + cafeína | Cefaleia, enxaqueca e cólicas abdominais. |
124 | Docusato sódico + bisacodil | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
125 | Dropropizina | Tosse seca, sem catarro. |
126 | Ebastina comprimido revestido | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
127 | Ebastina solução oral | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
128 | Essência de terebentina + salicilato de metila + cânfora + mentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
129 | Eucaliptol + terpina monoidratada + mentol | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias. |
130 | Fendizoato de cloperastina suspensão oral | Tosse seca, sem catarro. |
131 | Fendizoato de cloperastina solução oral | Tosse seca, sem catarro. |
132 | Fenol + mentol | Dor de ouvido. Remoção de cerume. |
133 | Flurbiprofeno | Inflamação da garganta. |
134 | Flutrimazol creme dermatológico | Micoses superficiais de pele. |
135 | Flutrimazol solução dermatológica | Micoses superficiais de pele. |
136 | Guaifenesina | Tosse associada a gripes e resfriados. |
137 | Guaifenesina + bromidrato de dextrometorfano | Tosse com ou sem catarro associada a gripes e resfriados. |
138 | Heparina sódica | Flebites e tromboflebites superficiais, hematomas e contusões, dor pós escleroterapia venosa. |
139 | Hialuronato de sódio | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
140 | Hidróxido de alumínio | Alívio da azia devido à má digestão. |
141 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo, vômito e distensão abdominal. |
142 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + carbonato de cálcio comprimido mastigável, pó efervescente | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo, vômito e distensão abdominal. |
143 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + carbonato de cálcio suspensão oral | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo, vômito e distensão abdominal. |
144 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + oxetacaína | Alívio da regurgitação ácida, azia e dor de estômago devido à má digestão e distensão abdominal. |
145 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + simeticona | Alívio da azia, eructação e flatulência. |
146 | Hidroxiquinolina + trolamina | Dor de ouvido. Remoção de cerume. |
147 | Hipromelose | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
148 | Hipromelose + cetrimida | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
149 | Ibuprofeno cápsula gelatinosa mole, comprimido | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
150 | Ibuprofeno comprimido revestido | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
151 | Ibuprofeno suspensão oral | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
152 | Ibuprofeno comprimido revestido de liberação prolongada | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns, musculares, cefaleia, enxaqueca e traumatismos. |
153 | Ibuprofeno + paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns, musculares, cefaleia, enxaqueca e cólicas abdominais. |
154 | Ibuprofeno arginina | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns e traumatismos. |
155 | Iodo + óleo de cade + ácido salicílico | Micoses superficiais de pele. |
156 | Iodopovidona pomada dermatológica | Ferimentos superficiais na pele. |
157 | Iodopovidona sabonete | Higienização das mãos e corpo. Ferimentos superficiais na pele. Afecções cutâneas. |
158 | Lactulose | Laxativo. Prisão de ventre. Encefalopatia hepática. |
159 | Levomentol + cânfora | Congestão nasal. |
160 | Levomentol + cânfora + óleo de eucalipto | Congestão nasal, tosse e dor muscular associadas à gripes e resfriados. |
161 | Loratadina cápsula gelatinosa mole | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
162 | Loratadina comprimido, comprimido revestido | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
163 | Loratadina solução oral | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
164 | Loxoprofeno sódico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
165 | Macrogol + bicarbonato de sódio + cloreto de potássio + cloreto de sódio | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
166 | Magaldrato | Alívio da azia devido à má digestão. |
167 | Magaldrato + simeticona | Alívio da azia devido à má digestão. |
168 | Maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina comprimido revestido de liberação prolongada | Sintomas de gripe, resfriado, rinite e sinusite, alérgicas ou não. |
169 | Maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina solução oral 2 + 2,5 mg/mL | Sintomas de gripe, resfriado, rinite e sinusite, alérgicas ou não. |
170 | Maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina solução oral 0,4 + 1 mg/mL | Sintomas de gripe, resfriado, rinite e sinusite, alérgicas ou não. |
171 | Maleato de clorfeniramina + ácido ascórbico + dipirona monoidratada | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor no corpo, cefaleia e coriza. Sintomas de distúrbios do estado geral decorrentes de alterações climáticas e de abuso de álcool ou nicotina. |
172 | Maleato de dexclorfeniramina comprimido, comprimido revestido | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. Picada de insetos. Conjutivite alérgica. Dermatite atópica. |
173 | Maleato de dexclorfeniramina creme dermatológico | Prurido. Eczemas/dermatites alérgicos. Urticária. Picada de insetos. |
174 | Maleato de dexclorfeniramina comprimido revestido de liberação prolongada | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. Picada de insetos. Conjutivite alérgica. Dermatite atópica. |
175 | Maleato de dexclorfeniramina solução oral | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. Picada de insetos. Conjutivite alérgica. Dermatite atópica. |
176 | Maleato de mepiramina + hidróxido de alumínio + ácido acetilsalicílico + cafeína | Cefaleia e alergias. |
177 | Mebendazol comprimido | Enterobíase, tricuríase, ascaridíase, ancilostomíase, necatoríase, teníase. |
178 | Mebendazol suspensão oral | Enterobíase, tricuríase, ascaridíase, ancilostomíase, necatoríase, teníase. |
179 | Metronidazol | Rosácea. |
180 | Naproxeno | Dores agudas causadas por inflamação; dor e febre, incluindo às associadas a sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares; dor após traumas. |
181 | Naproxeno sódico | Dores agudas causadas por inflamação; dor e febre, incluindo às associadas a sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares; dor após traumas. |
182 | Nicotina adesivo transdérmico | Dependência do tabaco. Sintomas da síndrome de abstinência de nicotina. |
183 | Nicotina pastilha, goma de mascar | Dependência do tabaco. Sintomas da síndrome de abstinência de nicotina. |
184 | Nimesulida | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
185 | Nistatina + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Irritações na região dos órgãos genitais e das nádegas, entre os dedos, nas axilas, sob os seios ou em outras áreas da pele que sofrem atrito em crianças e adultos. |
186 | Nitrato de miconazol creme dermatológico, pó dermatológico | Micoses superficiais de pele e unha. |
187 | Nitrato de miconazol emulsão dermatológica, suspensão dermatológica | Dermatite de fraldas. Micoses superficiais de pele e unha. |
188 | Nitrato de miconazol creme vaginal | Candidíase vaginal e perianal. |
189 | Nitrato de oxiconazol creme dermatológico | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana e infecções mistas por fungos e bactérias. |
190 | Nitrato de oxiconazol solução dermatológica | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana e infecções mistas por fungos e bactérias. |
191 | Óxido de zinco + salicilato de fenila + ácido bórico + enxofre + mentol + cânfora | Dermatite de fraldas. Brotoeja. Desodorante e antiperspirante de pés e axilas. Prevenção de frieiras e pruridos na pele. |
192 | Palmitato de retinol (Vit. A) + colecalciferol (Vit. D3) + acetato de racealfatocoferol (Vit. E) + alantoína | Pele seca e áspera. Irritações da pele de pequena intensidade provocadas pela exposição ao sol. |
193 | Paracetamol comprimido efervescente | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
194 | Paracetamol comprimido mastigável | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
195 | Paracetamol comprimido revestido | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
196 | Paracetamol comprimido revestido de liberação prolongada | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
197 | Paracetamol comprimido | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
198 | Paracetamol pó | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
199 | Paracetamol solução oral | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
200 | Paracetamol suspensão oral | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
201 | Paracetamol + cafeína | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
202 | Paracetamol + carisoprodol + cafeína | Dores musculares leves a moderadas. |
203 | Paracetamol + citrato de orfenadrina + cafeína | Dores leves a moderadas associadas a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. |
204 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
205 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de carbinoxamina comprimido | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
206 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de carbinoxamina solução oral | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
207 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de carbinoxamina + citrato de pentoxiverina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
208 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de clorfeniramina cápsula dura, comprimido | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
209 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de clorfeniramina pó para solução oral | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
210 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de clorfeniramina solução oral | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
211 | Paracetamol + maleato de carbinoxamina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
212 | Paracetamol + propifenazona + cafeína | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas com gripes e resfriados comuns. |
213 | Permetrina 10 mg/mL | Pediculose. |
214 | Permetrina 50 mg/mL | Escabiose. |
215 | Picossulfato de sódio | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
216 | Picossulfato de sódio + Cássia senna 1DH + Polygonum punctatum 1CH + Collinsonia canadensis 1CH | Laxativo. Prisão de ventre. |
217 | Picossulfato de sódio + óleo mineral leve + ágarágar | Laxativo. Prisão de ventre. |
218 | Policarbofila cálcica | Regularização do hábito intestinal. Constipação intestinal ou diarreia associadas a condições como diverticulose e síndrome do intestino irritável. |
219 | Policresuleno + cloridrato de cinchocaína pomada retal | Hemorroidas. Fissuras, prurido e eczemas da região do ânus. Curativo após cirurgias proctológicas. |
220 | Policresuleno + cloridrato de cinchocaína supositório | Hemorroidas. Fissuras, prurido e eczemas da região do ânus. Curativo após cirurgias proctológicas. |
221 | Polissulfato de mucopolissacarídeo | Hematomas e inflamação provocada por varizes e em processos inflamatórios localizados. |
222 | Prometazina | Prurido. Picada de insetos. |
223 | Racemetionina + cloreto de colina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
224 | Racemetionina + cloreto de colina + inositol + cianocobalamina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
225 | Saccharomyces boulardii | Diarreias de diferentes causas. Restauração da flora intestinal. |
226 | Salicilato de etilenoglicol + levomentol + acetato de racealfatocoferol + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
227 | Salicilato de metila + cânfora + levomentol adesivo dermatológico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
228 | Salicilato de metila + cânfora + levomentol pomada dermatológica | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
229 | Salicilato de metila + cânfora + levomentol solução dermatológica | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
230 | Salicilato de metila + cânfora + mentol pomada dermatológica | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
231 | Salicilato de metila + cânfora + mentol solução dermatológica | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
232 | Salicilato de metila + extrato fluido de Beladona + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
233 | Salicilato de metila + iodo | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
234 | Salicilato de metila + levomentol adesivo dermatológico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
235 | Salicilato de metila + levomentol gel dermatológico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
236 | Salicilato de metila + mentol gel dermatológico, creme dermatológico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
237 | Salicilato de metila + mentol pomada dermatológica | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
238 | Salicilato de metila + mentol solução dermatológica | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
239 | Salicilato de metila + óxido de zinco + bálsamo do peru + extrato fluido de Beladona + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
240 | Salicilato de metila + salicilato de etilenoglicol + levomentol + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
241 | Salicilato de metila + salicilato de etilenoglicol + levomentol + cânfora + timol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
242 | Silimarina + racemetionina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
243 | Sorbitol + laurilsulfato de sódio | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
244 | Subgalato de bismuto + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Brotoejas. Irritações da pele de pequena intensidade provocadas pelo vento ou exposição prolongada ao sol. |
245 | Subgalato de bismuto + óxido de zinco + iodeto de timol | Dermatite de fraldas. Brotoejas. Desodorante e antiperspirante dos pés e axilas. |
246 | Sulfato de magnésio + ácido cítrico + bicarbonato de sódio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. Laxante leve. |
247 | Sulfato de neomicina | Infecções bacterianas da pele e mucosas, como impetigo e furúnculo. Eczemas e queimaduras infectados. Úlcera cutânea. |
248 | Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica | Infecções bacterianas da pele e mucosas, como impetigo e furúnculo. Eczemas e queimaduras infectados. Úlcera cutânea. Profilaxia de infecções cutaneomucosas decorrentes de ferimentos cortantes. |
249 | Sulfato de neomicina + tartarato de bismuto e sódio + cloridrato de procaína | Aftas e outras inflamações da mucosa da boca. |
250 | Sulfato de neomicina + tartarato de bismuto e sódio + cloridrato de procaína + mentol | Aftas e outras inflamações da mucosa da boca. |
251 | Sulfato ferroso comprimido revestido | Anemias por deficiência de ferro. |
252 | Sulfato ferroso solução oral | Anemias por deficiência de ferro. |
253 | Sulfeto de selênio | Caspa, dermatite seborreica, micose superficial do couro cabeludo. |
254 | Tintura Matricaria chamomilla L + cloridrato de lidocaína + polidocanol gel | Alívio dos desconfortos bucais da primeira dentição. |
255 | Tintura Matricaria chamomilla L + cloridrato de lidocaína + polidocanol solução | Alívio dos desconfortos bucais da primeira dentição. |
256 | Tioconazol | Micoses superficiais de pele e unha e infecções mistas por fungos e bactérias. |
257 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Dor de garganta. |
258 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina + benzocaína | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Dor de garganta. |
259 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina + cloridrato de lidocaína | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Dor de garganta. |
260 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina + fluoreto de sódio | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Profilaxia da cárie. |
261 | Tribenosídeo + cloridrato de lidocaína creme retal | Hemorroidas internas e externas. |
262 | Tribenosídeo + cloridrato de lidocaína supositório | Hemorroidas internas e externas. |
263 | Ureia | Pele seca e áspera. Espessamento da pele, ressecamento e descamação da pele, eczema e calosidade de mãos, cotovelos, joelhos e pés. |
Lista de fitoterápicos isentos de prescrição (LFIP)
No | Espécie | Indicações terapêuticas e vias de administração |
---|---|---|
1 | Aesculus hippocastanum | Alívio dos sintomas relacionados a inchaços nas pernas, veias varicosas, sensação de peso, dor, cansaço, coceira, tensão nas pernas e câimbras na panturrilha. Restrições: uso oral. |
2 | Aloe ferox+Gentiana lutea | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
3 | Aloe vera | Cicatrizante, destinado ao tratamento de queimaduras térmicas leves. Anti-inflamatório. Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais e dos distúrbios gastrointestinais espásticos (uso oral). Anti-inflamatório (uso tópico). |
4 | Arnica montana | Alívio dos sintomas de equimoses, hematomas e contusões. Uso tópico. |
5 | Atropa belladona | Alívio dos sintomas de cólicas e espasmos gastrintestinais. Uso oral. |
6 | Calendula officinalis | Cicatrizante, destinado ao tratamento de queimaduras térmicas leves. Anti-inflamatório. Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais e dos distúrbios gastrointestinais espásticos (uso oral). Anti-inflamatório (uso tópico). |
7 | Cassia fistula + Senna alexandrina | Constipação ocasional. Uso oral. |
8 | Centella asiatica | Alívio dos sintomas relacionados a inchaços nas pernas, veias varicosas, sensação de peso, dor, cansaço, coceira, tensão nas pernas e câimbras na panturrilha. Uso oral. |
9 | Cinchona calisaya | Estimulante do apetite e para cansaço físico e mental. Uso oral. |
10 | Cinnamomum zeylanicum + Caryophyllus aromaticus | Antiflatulento em casos de problemas digestivos. Uso oral. |
11 | Crataegus oxyacantha + Salix alba + Passiflora incarnata | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
12 | Cynara scolymus | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
13 | Cynara scolymus + Peumus boldus | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
14 | Eucaliptus globulus | Antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante. Broncodilatador. Uso oral. |
15 | Gentiana lutea + Chamaemelum nobile | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
16 | Glycine max | Auxiliar no alívio dos sintomas do climatério. Uso oral. |
17 | Glycyrrhiza glabra | Alívio dos sintomas digestivos incluindo queimação e dispepsia. Uso oral. |
18 | Hamamelis virginiana | Auxiliar no tratamento de hemorroidas externas e equimoses (uso tópico). Alívio do prurido e ardor associados a hemorroidas (uso oral). |
19 | Harpagophytum procumbens | Alívio de dores articulares menores e dor lombar aguda. Uso oral. |
20 | Hedera helix | Expectorante em caso de tosse produtiva. Uso oral. |
21 | Matricaria chamomilla + Gentiana lutea + Nux vomica + Peumus boldus | Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias. Uso oral. |
22 | Matricaria recutita | Cicatrizante, destinado ao tratamento de queimaduras térmicas leves. Anti-inflamatório. Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais e dos distúrbios gastrointestinais espásticos (uso oral). Anti-inflamatório (uso tópico). |
23 | Maytenus ilicifolia | Alívio dos sintomas digestivos incluindo queimação e dispepsia. Uso oral. |
24 | Maytenus ilicifolia + Jateoriza palmata | Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais, principalmente na dor epigástrica. Uso oral. Antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante. Broncodilatador. Uso oral. |
25 | Melissa officinalis | Antiflatulento (combate gases), antiespasmódico e ansiolítico leve. Uso oral. |
26 | Mikania glomerata | Antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante. Broncodilatador. Uso oral. |
27 | Mikania glomerata + Polygala senega + Cephaelis ipecacuanha | Antitussígeno, broncodilatador e expectorante. Uso oral. |
28 | Nasturtium officinale | Antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante. Broncodilatador. Uso oral. |
29 | Operculina alata | Laxativo, nos casos de constipação funcional aguda. Uso oral. |
30 | Panax ginseng | Para cansaço físico e mental. Uso oral. |
31 | Passiflora alata + Erythrina mulungu + Crataegus oxycanta | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
32 | Passiflora incarnata | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
33 | Passiflora incarnata + Crataegus oxyacanta + Salix alba | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
34 | Paullinia cupana | Para cansaço físico e mental. Uso oral. |
35 | Peumus boldus | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
36 | Peumus boldus + Frangula purshiana + Rheum palmatum | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
37 | Plantago ovata | Auxiliar no tratamento de constipação intestinal. Constipação ocasional. Uso oral. |
38 | Plantago ovata + Senna alexandrina | Auxiliar no tratamento de constipação intestinal. Constipação ocasional. Uso oral. |
39 | Polygala senega | Auxiliar no tratamento dos sintomas da bronquite crônica e da faringite. Uso oral. |
40 | Polypodium leucatomos Poir | Anti-inflamatório na profilaxia de irritação da pele agravada pelo sol. Uso oral. |
41 | Rhamnus purshiana | Constipação ocasional. Uso oral. |
42 | Rhodiola rosea | Alívio temporário dos sintomas do estresse, tais como fadiga e sensação de fraqueza. Uso oral. |
43 | Salix alba | Antitérmico, anti-inflamatório e analgésico. Uso oral. |
44 | Senna alexandrina | Constipação ocasional. Uso oral. |
45 | Serenoa repens | Alívio dos sintomas do trato urinário baixo relacionados a hiperplasia prostática benigna depois que condições mais sérias tenham sido excluídas por um médico. Uso oral. |
46 | Silybum marianum | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
47 | Solidago microglossa | Anti-inflamatório nos casos de contusões, dores musculares e hematomas (uso tópico). Anti-inflamatório (uso oral). |
48 | Symphytum officinale | Alívio sintomático de entorses leves e contusões. Uso tópico. |
49 | Trichilia catigua + Croton heliotropiifolius + Paullinia cupana | Para cansaço físico e mental. Uso oral. |
50 | Uncaria tomentosa | Anti-inflamatório. Uso oral. |
51 | Vitis vinífera | Alívio dos sintomas relacionados a inchaços nas pernas, veias varicosas, sensação de peso, dor, cansaço, coceira, tensão nas pernas e câimbras na panturrilha. Uso oral. |
52 | Zingiber officinale | Profilaxia de náuseas causadas por movimento (cinetose) e pós-cirúrgicas. Uso oral. |
Conclusão: faça o download da lista de medicamentos isentos de prescrição completa e atualizada em 2022
Nota-se que o mercado de medicamentos isentos de prescrição é muito amplo e abre diversas possibilidades de atuação e crescimento para sua farmácia e drogaria.
Conhecer melhor os MIPS, suas formas de dispensação orientadas e as diversas possibilidades de explorar esse mercado pode impactar consideravelmente em seu faturamento.
Por isso, mantenha-se atento(a)!
Sobretudo, tenha sempre à mão uma lista atualizada desses medicamentos, e procure manter-se informado(a) quanto a novas alterações.
Para baixar a lista de medicamentos isentos de prescrição, preencha o formulário abaixo!
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!