Considerando-se a importância de atuar no mercado eletrônico, atualmente, a estratégia mais acertada para sua empresa é buscar a melhor plataforma de loja virtual.
O advento da internet e sobretudo do comércio eletrônico não é moda, tampouco está engatinhando.
Em 2018, uma pesquisa da Social Miner revelou que 75,7% dos brasileiros já costumavam pesquisar preços online antes de ir até uma loja física.
Desde então, os números do e-commerce no Brasil e no mundo só cresceram, impulsionados principalmente pelas medidas de isolamento social durante a pandemia da Covid-19.
No segmento de farmácias e drogarias não é diferente, e muitas farmácias já estão perdendo espaço por menosprezar a internet e o marketing digital.
Vale ressaltar, ainda, que o custo de abrir novas lojas físicas é muito maior e menos inteligente do que crescer por meio da internet.
Assim, nada melhor que aprofundar-se no tema e optar por esse caminho, seja seu negócio uma farmácia ou drogaria, farmácia de manipulação ou farmácia veterinária.
A seguir, você conhecerá as principais opções de plataformas de e-commerce disponíveis hoje e conhecerá a melhor opção para seu site e aplicativo de farmácia.
Por que procurar a melhor plataforma de loja virtual?
Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é importante não apenas estar online, mas contar com a melhor plataforma de loja virtual.
Naturalmente, a escolha dessa plataforma vai depender de vários critérios, muitos deles relacionados às suas necessidades específicas e funcionalidades que interessam mais.
Porém, há alguns aspectos aos quais se deve prestar atenção para garantir que a plataforma escolhida irá realmente ajudá-lo(a) a destacar-se no meio online.
Daí a importância de optar por uma empresa que não vai somente colocar sua loja online, mas também dará suporte em termos de marketing digital.
Veja, por exemplo, o infográfico da Social Miner que mostra os principais motivos que levam os consumidores a pesquisar e comprar em uma loja virtual:
infogram
Compreender o comportamento dos consumidores na internet e saber direcionar seu marketing da maneira correta é essencial ao abrir uma loja online!
Nesse contexto, a melhor opção para destacar sua marca é ter um site e aplicativo próprios, em vez de concentrar-se em vendas através de marketplaces.
Marketplaces como o iFood para farmácias podem até ser uma boa opção de vendas, mas nunca vão torná-lo(a) realmente competitivo no mercado online.
Para entender melhor como funciona o marketing digital antes de escolher a plataforma certa para o seu negócio, baixe gratuitamente o nosso Guia de Marketing!
Principais opções de plataformas de e-commerce em 2022
Conheça agora algumas das principais opções de plataformas de e-commerce na atualidade, suas vantagens e desvantagens.
1. OpenCart
Com um visual moderno, o OpenCart é altamente intuitivo e com informações bastante facilitadas para que você obtenha um bom desempenho.
Ela ainda possui um código aberto, o que significa que o código fonte pode ser adaptado para uma maior adequação do site ao seu negócio.
Apresenta facilidade para a personalização, podendo ser customizado até mesmo por quem nunca teve uma loja virtual antes.
O OpenCart é um serviço gratuito, com um fórum onde são discutidos os problemas e soluções referentes à plataforma.
Porém, não conta com muitas possibilidades de integração e recursos em comparação a outras plataformas, e muitos dos seus temas podem parecer um pouco desatualizados.
2. Magento
Plataforma de e-commerce da Adobe, a Magento possui um nível bem alto de segurança, capacidade de personalização e desempenho em otimização para sites de busca.
Integrada com todos os tipos de sistemas de pagamento, suporta diversas moedas e taxas de impostos.
Também possibilita a integração com os mais variados temas e plugins, sendo uma boa opção em termos de flexibilidade.
É planejada sobretudo para grandes empresas, mas pode também ser usada para criar pequenos negócios.
A desvantagem é que exige um conhecimento um pouco maior em linguagem de programação, sendo bem pouco acessível para os mais inexperientes.
3. Nuvemshopp
Com um grande número de lojas ativas na América Latina, a Nuvemshopp é uma boa opção para pequenas e médias empresas.
Ela permite automatizar pedidos e entregas, além de oferecer funcionalidades como a organização dos produtos por catálogos.
Oferece também um grande número de layouts customizáveis e compatibilidade com diversos aplicativos.
É grátis para experimentar por até 30 dias, e depois disso, há diversas opções de planos.
A desvantagem é que muitas funcionalidades só estão disponíveis para planos mais avançados, incluindo compatibilidade com múltiplos idiomas e atendimento com gerente dedicado à conta.
Além disso, o atendimento de suporte da Nuvemshopp é feito apenas por e-mail.
4. WooCommerce
A WooCommerce é uma opção diferenciada entre as demais, pois usa o WordPress para construir a loja virtual.
Ela vem se destacando em vários países, tendo escritórios no Reino Unido, Noruega e África do Sul.
Uma de suas principais vantagens é o suporte oferecido pela comunidade WordPress, que é bem vasto e de qualidade.
Já o painel intuitivo da plataforma facilita bastante para que iniciantes abram suas lojas online.
Com o uso de extensões dedicadas, é possível personalizar ainda mais sua loja, oferecendo, por exemplo, qualquer sistema de pagamento disponível em outras plataformas.
Porém, a necessidade de instalar muitas extensões para um site mais personalizado se torna também uma das maiores desvantagens da WooCommerce.
5. Zyro
O Zyro tem uma taxa bem em conta em seu plano mais básico, e oferece domínio grátis em planos mais avançados.
Também tem um construtor de página bem fácil de compreender e utilizar, simplificando todo o processo de colocar seu site online.
Além disso, oferece um grande número de templates para a construção visual de sua loja eletrônica.
A equipe de suporte ao cliente está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
6. Irroba
Empresa brasileira com sede em Franca (SP), tem uma longa experiência no mercado e atende empresas de diversos portes.
Um dos seus diferenciais é que ela permite o dropshipping, modelo no qual é possível terceirizar os processos de estocagem e envio das mercadorias.
Também possui uma boa integração com canais de venda e oferece suporte via telefone, e-mail e WhatsApp.
Sua maior desvantagem é que os planos mensais apresentam valores um pouco acima do mercado.
7. MyPharma
Especializada no setor farmacêutico, a MyPharma atende mais de 600 lojas em todo o Brasil e já soma mais de R$ 10 milhões em vendas.
Com um painel bastante intuitivo, a plataforma ainda oferece um excelente suporte para montar a loja virtual e para a solução de eventuais problemas.
Oferece opções de entrega e retirada para os clientes e é também flexível em relação a formas de pagamento.
Otimizado para o Google, a MyPharma tem também um bom suporte para o desenvolvimento de estratégias de marketing.
Outro diferencial importante da plataforma é que ela dispensa as farmácias de cadastrar item a item os produtos do seu catálogo.
Isso porque já conta com um banco de dados com mais de 40 mil itens cadastrados.
Escolhendo uma plataforma de loja virtual para farmácias
A melhor plataforma de loja virtual é aquela que melhor se encaixa ao seu negócio e às suas metas.
Sendo assim, para abrir uma loja virtual, é necessário ter metas específicas e objetivas para o crescimento de sua farmácia nos próximos meses e anos.
Se este ainda não é o seu caso, trace metas atreladas a métricas concretas, que não sejam muito vagas e abstratas.
Veja alguns exemplos de métricas abstratas:
- abrir mais lojas
- contratar mais funcionários
- aumentar faturamento
- diminuir despesas
Compare agora como ficam essas e outras metas ao se utilizar métricas concretas:
- aumentar as vendas a farmácia em 60%
- diminuir as despesas em 15%
- aumentar a margem de lucro em 10%
- aumentar o ticket médio em 20%
Definindo metas concretas e realistas, você pode analisar melhor onde se encaixa uma estratégia de loja virtual.
Mas além disso, reflita também sobre os maiores riscos ao se montar uma loja virtual, o tipo de estrutura que precisará montar e no que terá que investir.
Um e-commerce com entregas a nível nacional, por exemplo, exige uma ampla estrutura para escalar e manter qualidade no serviço.
Até mesmo grandes redes de farmácia têm dificuldade com este tipo de operação.
Necessidades de um e-commerce para farmácia de nível nacional:
- Estrutura logística integrada com correios e transportadoras
- Estrutura de logística reversa para devoluções
- Planejamento para se precaver às complexidades tributárias e legais relativas à entregas para fora do seu estado
- Estrutura de call center para SAC
- Altíssimo investimento em marketing digital, além de abrir mão de boa parte da margem de lucro para competir em espaço e preço com os grandes e-commerces de farmácias
- Contratar e treinar funcionários para suprir as demandas acima
Como você pode ver, um e-commerce a nível nacional exige um grande capital guardado e uma ampla estrutura.
Caso seja este o seu caso, então talvez valha a pena montar um e-commerce tradicional para sua farmácia, de competição a nível nacional.
Para levantar um site de e-commerce tradicional, você precisará contratar uma plataforma tradicional, como a Vtex, por exemplo, e fazer a customização por conta própria.
Assim, nesse processo, precisará também de uma boa agência e um software house ou um desenvolvedor, além de um designer.
Já para as pequenas e médias farmácias, incluindo redes e franquias, o melhor é começar ganhando espaço nos bairros e cidades onde estão sediadas.
Comece com um e-commerce regional
Muitas farmácias já performam bem no delivery, porém de forma rudimentar.
A tele-entrega convencional, via telefone e, no máximo, por WhatsApp, ainda impera no setor.
Outros setores, como restaurantes e afins, já têm grande inovação e tecnologia em termos de delivery.
Mas é perfeitamente possível oferecer delivery de medicamentos e perfumaria aos moradores da sua cidade, ou sua região, de uma forma 100% online.
A principal vantagem disso é que a maioria dos moradores da sua cidade está à procura de sites de estabelecimentos através do Google e outros buscadores!
Além disso, há muitos outros benefícios no e-commerce regional, como:
- Poder aproveitar sua estrutura logística já existente para o tele-entrega convencional (por exemplo, com motoboys próprios ou terceirizados)
- Não precisar contratar novos funcionários para cuidar do delivery online, já que ele é mais prático e fácil que o delivery via telefone
- Menor investimento em marketing e menor necessidade de ter preços muito agressivos
- Maiores chances de atrair novos clientes
- Possibilidade de aplicar o conceito ‘Omnichannel‘, integrando vários canais de atendimento e oferecendo uma experiência de compra memorável para os seus clientes
Vale destacar, ainda, que o ticket médio de vendas online é muito superior às vendas por telefone.
Isto ocorre porque nos sites de vendas o consumidor tem uma experiência visual.
Os produtos têm imagens, descrições e informações gerais, estimulando a compra por impulso, diferente da tele-entrega convencional!
Conclusão: conheça a melhor plataforma de loja virtual para farmácias
Sendo especializada no mercado farmacêutico, a MyPharma é atualmente a melhor plataforma de loja virtual para o setor.
Cada vez mais, nos últimos anos, ela vem se tornando referência em todo país, com dezenas de farmácias e redes parceiras!
A plataforma permite que sua farmácia tenha um site próprio e customizado, com suas cores, logomarca e produtos já integrados ao seu ERP!
O site criado para sua farmácia também já vem todo otimizado para o Google, por meio da estratégia de SEO Local!
Além disso, há um suporte disponível para a customização do site e, de forma consultiva, para aprender as melhores estratégias de marketing digital!
A MyPharma atende também algumas distribuidoras de medicamentos, facilitando a aproximação e a comunicação entre atacado e varejo.
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