Escolher nomes de farmácia pode ser uma tarefa bastante difícil e desafiadora.
Isso se deve ao fato de que um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio é, inevitavelmente, o seu nome.
Além de ser o grande responsável por conectar o público à sua empresa, um bom nome torna sua marca muito mais forte. Afinal, ela será lembrada a partir do seu nome.
Muitos proprietários de farmácia sabem dessa relevância, mas sentem dificuldades ao escolherem o nome certo para os seus empreendimentos.
E isso acontece em um momento em que já há preocupações suficientes, que é o início do processo de abertura de uma farmácia!
Por isso, apresentamos algumas sugestões de nomes e dicas de como criar por si só, sem correr o risco de fazer uma má escolha.
Continue a leitura para conferir a lista completa.
Como criar nomes de farmácia?
Há muitos recursos para escolher bons nomes para farmácia, mas é importante que você conheça os critérios para tornar um nome realmente bom.
Então, mesmo que você escolha entre os nomes sugeridos abaixo, ou qualquer outro, recomendamos que continue lendo este artigo para confirmar esses critérios de adequação.
Independentemente dos processos de escolha utilizados, ainda, é indispensável fazer também uma pesquisa para saber se o nome já está sendo usado.
Afinal, para legalizar um nome de farmácia, é necessário que ele não pertença a outra empresa!
Verifique se as suas ideias já possuem registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão responsável por regular o registro de marcas e patentes.
Inclusive, é bom acessar também o registro.br e averiguar se o nome escolhido por você possui um domínio na internet.
Isso se deve ao fato de que, em um mundo digital como o nosso, ter um endereço eletrônico é essencial para o sucesso de qualquer negócio!
Outra questão fundamental aqui é entender a diferença entre razão social e nome fantasia.
Para isso, veja a seguir o que significa cada um deles.
A razão social é o nome oficial da sua farmácia, aquele que aparecerá nos registros e sobre o qual incidirão todas as questões legais associadas à empresa.
Enquanto o nome fantasia é opcional, a razão social é obrigatória. Assim, a razão social será usada na ausência de um nome fantasia.
Uma vez que aparece em todos os documentos da empresa, sua alteração é um pouco mais complicada e exige alteração de todos os registros e documentos, também.
O que é nome fantasia?
O nome fantasia é como o público conhecerá a sua marca. Serve para promover a empresa e é o nome usado em materiais de divulgação ou na fachada do estabelecimento.
A escolha de um nome fantasia é opcional e, desta forma, eventuais alterações posteriores podem ser feitas sem maiores complicações.
A seguir, você confere 110 exemplos de nome fantasia que valem como sugestões de nomes para sua drogaria ou farmácia independente.
110 ideias de nomes para farmácias e drogarias
1. Abraça Farma
2. Abranda Farma
3. AdociFarma
4. Ainda bem Farmácia
5. Ajuda Drugstore
6. Alívio Drogaria
7. Amém Farmácia
8. Amparo Drogaria
9. Apenas Farma
10. Assim Farmácia
11. Basta Drogaria
12. BemD+ Farmácia
13. Boa Farmácia
14. Brava Drogaria
15. Brilha Farma
16. Cada Cura Farmácia
17. Calma Drogaria
18. Certeza Farma
19. Cidade Farma
20. Contigo Drogaria
21. Droga Amena
22. Droga Cura
23. Droga Fique
24. Droga Flor
25. Droga Nave
26. Droga Simples
27. Droga Via
28. Drogaria Acalma
29. Drogaria Atenção
30. Drogaria Benta
31. Drogaria Dia
32. Drogaria do Bem
33. Drogaria Doma
34. Drogaria Enlace
35. Drogaria Florimed
36. Drogaria Matter
37. Drogaria Sagaz
38. Drogaria Salva
39. Drogaria Senhas
40. Drogaria Sorriso
41. Dona Drugstore
42. Estimafarma
43. Farma Casa
44. Farma Em Conta
45. Farma Lenda
46. Farma Leoa
47. Farma Rara
48. Farma Sábia
49. Farma Seja
50. Farma Sorria
51. Farma Veloz
52. Farmácia Alegre
53. Farmácia Baratinha
54. Farmácia Bom Cuidado
55. Farmácia da Saúde
56. Farmácia de Casa
57. Farmácia Descanso
58. Farmácia Facilidade
59. Farmácia Inteira
60. Farmácia Próxima
61. Farmácia Única
62. Farmatópica
63. Felicifarma
64. Funciona Farma
65. Garante Farma
66. Gosto Farma
67. Gratifarma
68. Holofarma
69. ImediaFarma
70. Ímpar Drogaria
71. Isso Sim Farmácia
72. Já Está Farmácia
73. Liberta Drugstore
74. Lidera Farma
75. Lúcida Drogaria
76. Lume Farma
77. Mais Cura Drogaria
78. Mais Sã Drogaria
79. MedicaSol Farmácia
80. Mega Bem Farmácia
81. Melhora Farma
82. Mimo Farma
83. Não Falta Farma
84. Nítida Farma
85. Opa Drogaria
86. Organiza Farma
87. Pandofarma
88. Perene Drogaria
89. Perfeita Drogaria
90. Pharma Antiqua
91. Porta-Cura Drogaria
92. Quanta Saúde Drogaria
93. Que Haja Farma
94. Querida Farmácia
95. Rei da Cura Farmácia
96. Remedia Farmácia
97. Resolve Farma
98. Saudável Drogaria
99. Saúde Já Farmácia
100. Só Melhora Farmácia
101. Tá Em Farma
102. Tem Remédio Drogaria
103. Tia Farmácia
104. Toda Saúde Drogaria
105. Tudo Passa Drogaria
106. Tranquilíssima Farmácia
107. Trata Farma
108. Vem Cá Farma
109. Viva Drugstore
110. Vívida Farmácia
10 passos para criar seu próprio nome de farmácia
Encontrar um nome único e autêntico para representar o seu negócio exige cuidados, mesmo que você acabe escolhendo em uma lista de nomes para farmácia.
Assim, é importante observar as dicas a seguir, ainda que você não esteja propriamente inventando um nome novo.
Mas se for esse o seu caso, as dicas servem como um check-list de pontos a serem observados para garantir a melhor escolha.
Uma coisa é certa: é pouco provável que o nome definitivo de sua farmácia saia logo de primeira.
Nesse sentido, vale também usar as dicas para fazer uma lista de opções, entre as quais você pode escolher mais tarde e com mais cuidado.
Então, confira os 10 passos essenciais para encontrar o nome perfeito para a sua farmácia.
1. Busque palavras que tenham ligação com o seu negócio
Comece com uma lista de associações simples, mencionando palavras ligadas ao seu negócio, como “remédio”, “solução” etc.
Parece um pouco óbvio, mas é muito comum empresas pensarem em nomes que não têm qualquer relação com o seu ramo.
Assim, você pode achar que um nome como “Casa dos Medicamentos” é totalmente autoexplicativo, uma vez que vende medicamentos.
Mas as pessoas não saberiam disso se a farmácia se chamasse “Casa do João”!
Então, pergunte-se: qual é o ponto forte de sua farmácia? O que define seu modelo de negócio em uma só palavra?
Busque referências e anote tudo!
2. Invista em nomes de farmácia fáceis
É bem importante que as palavras usadas no nome para farmácia tenham um significado acessível e sejam fáceis de pronunciar.
“Esfigmomanômetro” (aparelho usado para medir pressão) pode ter tudo a ver com seu negócio. Contudo, além de ter difícil pronúncia, pouca gente sabe o que é.
O ideal é usar palavras do dia a dia, ou algo de sonoridade mais simples e que possa “colar” na cabeça de quem ouve e pronuncia.
Essas escolhas aproximarão mais o público da sua marca. Para facilitar ainda mais o surgimento desse cenário, é indispensável que você tenha um bom conhecimento do seu público-alvo!
3. Cuidado com os nomes de farmácia longos
MyPharma, Ultrafarma, Cimed, Bayer, EMS… diferentes empresas e uma coisa em comum: um nome curto e simples, além da pronúncia fácil.
O cérebro humano armazena até 1.000 terabytes de dados, mas para informações de curto prazo, como nomes de pessoas ou empresas, sua eficácia é bem menor.
Então, o melhor é não complicar e não se estender demais!
Nomes compostos por palavras únicas, simples, fáceis de soletrar, escrever e digitar são a melhor aposta.
Ao optar por nomes de farmácia curtos, você facilita a memorização e a identificação por parte dos seus consumidores
4. Pense em nomes para farmácia começando com as primeiras letras do alfabeto
A ideia é priorizar nomes que comecem com letras do início do alfabeto, não passando das letras “C” ou “D”.
De qualquer forma, as letras “D” e “F” já acumulam muitos nomes de farmácia, pois são as que iniciam as palavras “Drogaria” e “Farmácia”.
Claro, priorizar as primeiras letras do alfabeto não é uma regra, apenas uma estratégia de marketing que pode ajudar na visibilidade de sua empresa.
Imagine um catálogo de farmácias organizado por ordem alfabética.
Se o seu concorrente tiver um nome iniciado com a letra “A”, será encontrado mais rapidamente pelo cliente!
Além disso, nomes que iniciam com as letras “X”, “Y” e “Z” podem apresentar grafia e pronúncia mais complexas e, como vimos, devem ser evitados.
5. Busque nomes que vendam a identidade da sua farmácia
O melhor nome para sua farmácia será aquele que trabalha o conceito do seu negócio.
Para isso, ele precisa estar intimamente ligado à história que você quer contar às pessoas.
Nesse sentido, um case interessante é o da “Casulo”, empresa do ramo de desenvolvimento pessoal.
O nome faz menção às fases de transformação da lagarta em borboleta. O casulo é o período em que o animal passa pela metamorfose e torna-se mais majestoso.
Ao optar por esse nome, além de contar uma cativante história, a empresa emprega o conceito do serviço que oferece: mudar pessoas, torná-las mais desenvolvidas, maiores e melhores.
No segmento farmacêutico, temos o exemplo da Farma Container.
Essa franquia de farmácias trabalha com unidades no formato de container e tem como principal objetivo aliar mobilidade, praticidade e baixo investimento.
Então, é sempre bom se perguntar: qual história você quer contar? Qual é a origem da sua farmácia?
Novamente, busque referências e anote tudo!
6. Seja criativo nos nomes para farmácia
Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes, a única opção é se diferenciar.
Sendo assim, é importante criar um nome para a sua farmácia que seja o mais inovador possível.
Um nome criativo coloca o seu negócio em uma posição de destaque no mercado, estabelecendo uma identidade corporativa única e exclusiva.
Portanto, pense nas mais diversas alternativas.
Por exemplo: experimente siglas, pesquise palavras em diferentes idiomas, busque nomes que marcaram a história do Brasil e do mundo.
Não há limites para tudo o que você pode explorar. Seja criativo e deixe a imaginação fluir!
7. Cuidado com as tendências
Pensar em um nome para sua farmácia baseado em uma tendência é extremamente perigoso.
Isso porque as tendências só são interessantes enquanto duram!
Se o nome se basear em tendências, você estará em uma situação bem complicada quando elas passarem.
Portanto, pense em nomes para farmácia que façam sentido e agreguem boas relações não só a curto prazo, mas a médio e longo prazo também.
8. Combine nomes com slogan de farmácias
O slogan é aquela famosa frase de efeito que agrega o nome de empresas.
Na maior parte das vezes, o slogan é o grande responsável pela fixação do nome na cabeça dos consumidores.
Por isso, partir dessa frase para a criação do nome da sua farmácia pode ser um bom caminho.
No sentido inverso, não deixe de conferir se um nome escolhido trará boas possibilidades de construção de slogan.
Os melhores slogans são curtos, memoráveis, atraem emoções e resumem o que o negócio pode oferecer.
Confira algumas dicas de slogan para farmácias que preparamos para você!
- “Qualidade tem nome”
- “Compromisso com a sua saúde”
- “Cuida de você”
- “A sua farmácia”
- “Mais saúde para você”
Para outras ideias de slogans e frases para propaganda de farmácia, confira o nosso artigo sobre o tema!
9. Associe nomes a elementos visuais
Escolher nomes de farmácia vai além de letras e linguagem: é preciso considerar a parte gráfica do negócio e tudo o que envolve sua identidade visual!
Pode-se dizer até que um bom nome não existe sem uma boa logomarca de farmácia!
Muitas vezes, a logo é mais visualizada do que o próprio nome da empresa, e os consumidores são capazes de identificá-la apenas por essa representação.
Por isso, acrescente a seguinte pergunta ao seu processo de criação de um nome:
Quais elementos visuais vêm à mente quando você pensa na sua farmácia?
Para responder a isso, não pense apenas em objetos (cruz, elementos da natureza, comprimidos etc.), mas também em cores (vermelho, verde, azul etc.)
Todos os detalhes podem somar na hora de escolher nomes para farmácia.
Então, busque por referências e liste os elementos gráficos que combinam mais com a sua farmácia.
10. Faça um brainstorming
O brainstorming, ou “tempestade de ideias“, é uma atividade desenvolvida em grupo para explorar a potencialidade criativa de uma equipe.
Dinâmica e de execução simples, ela certamente promove mais facilidade na hora de colocar as ideias na mesa.
Para isso, proponha uma reunião e incentive todos os participantes a falarem as palavras que vêm à sua mente.
É importante que todos estejam bem à vontade e sem se preocuparem com ordem ou significados, propondo até mesmo os nomes mais absurdos à primeira vista.
Sem dúvidas, a atividade pode render excelentes opções de nomes criativos para farmácias.
E, nesse sentido, a internet também oferece ferramentas que podem ajudar bastante, que são geradores automáticos de nomes para empresas.
Sites como o Business Name Generator e o Shopify oferecem listas de alternativas com base no tipo de negócios que você está montando, e podem ser boas fontes de consulta.
Conclusão: dos bons nomes de farmácia à conquista do seu público!
Até aqui, você já pode ter reunido inúmeras alternativas de nomes de farmácia com um grande potencial para o sucesso!
Assim, pode começar a pensar nos passos seguintes como o registro no INPI e em como explorar o poder do nome escolhido aliando-o às melhores estratégias de marketing.
Nesse sentido, também já apresentamos aqui um caminho através da criação de slogans e de frases para propaganda de farmácia.
Mas não pare por aí! Destrave seu potencial de atrair clientes conhecendo estratégias, canais e formas de aplicação de marketing para farmácias.
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