O mês de novembro ficou conhecido como Novembro Azul devido à campanha global de conscientização, prevenção e cuidados em relação ao câncer de próstata.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), revelam que em 2020 surgiram 65.840 novos casos da doença no país.
Assim, ela corresponde a 29,2% dos casos de câncer entre homens, sendo responsável por 28,6% das mortes por câncer entre eles.
Considerando-se o papel das farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, nada mais coerente do que pensar em ações para o Novembro Azul na farmácia.
A iniciativa serve não apenas para cumprir o papel desses estabelecimentos na promoção da saúde como também configura uma estratégia de marketing realmente promissora.
Aqui, você reúne o que precisa para transformar a ocasião em uma oportunidade de crescimento para os negócios ao mesmo tempo em que promove saúde!
Novembro Azul X Câncer de próstata
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, por iniciativa dos amigos Travis Garone e Luke Slattery, que se inspiraram no Outubro Rosa.
Como em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, escolheram esse mês para uma campanha de conscientização.
Então, promoveram a ideia de deixar o bigode crescer durante novembro como um dos símbolos da campanha — e a ideia se espalhou pelo mundo.
E assim, durante esse mês , inclusive mulheres usam bigodes falsos em referência ao Novembro Azul, além do laço nessa mesma cor.
Tudo isso porque a próstata é uma glândula que somente homens possuem, na região inferior do abdômen, sendo responsável por parte da produção do esperma.
Mas ainda que atinja apenas homens, a doença é o segundo tipo mais comum de câncer no mundo, tendo um índice muito elevado de mortalidade.
Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são o histórico de câncer de próstata na família e a obesidade.
Além disso, 75% dos casos da doença no mundo ocorrem após os 65 anos de idade.
O Novembro Azul no calendário sazonal da farmácia
Desenvolver ações promocionais seguindo o calendário sazonal é uma estratégia eficaz para destacar-se em meio à concorrência e conquistar um bom espaço para sua marca.
Gerando identificação através de datas festivas ou campanhas globais como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul, você pode atrair e conquistar um público amplo.
Em geral, esses são bons momentos para oferecer kits temáticos de produtos ou gerar compras por impulso, aumentando as vendas na sua farmácia.
Quando o evento ou data comemorativa está mais ligado a questões de saúde, apresenta-se uma excelente oportunidade para você trabalhar o posicionamento da sua marca.
Afinal, é nestas ocasiões que você pode demonstrar seu compromisso com a saúde da população e a sua autoridade em questões relacionadas.
Se você não usa o calendário sazonal em sua farmácia ou não conhece as datas que pode explorar, não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
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Ideias para Novembro Azul em sua farmácia
Como o Novembro Azul se trata de um evento relacionado à saúde, sua melhor estratégia será justamente a de se posicionar como um estabelecimento de saúde.
Nesse sentido, há uma série de iniciativas que você pode tomar para cumprir esse papel, sobre as quais apresentamos uma discussão mais detalhada a seguir.
Antes, porém, apresentamos algumas ações gerais que é possível desenvolver no sentido de explorar a data de um modo mais comercial, seguindo o calendário sazonal.
Embora se trate de uma campanha de saúde, ela também ocupa espaço no imaginário popular e tem um apelo emocional similar ao de datas festivas.
Isso abre um bom espaço para tratá-la como festa popular, no sentido de apostar em sua capacidade de gerar identificação e engajamento da comunidade.
Isso sem contar que a temática das cores pode ser explorada de maneiras bem simples e com um grande impacto sobre a população em geral.
E é exatamente por esse ponto que começamos.
1. Adote os símbolos da campanha
A ação mais básica nesse sentido é usar a cor azul no que for possível, desde materiais publicitários à decoração da loja ou uniformes da equipe de atendimento.
Isso sem esquecer do exterior da loja, onde é possível destacar de alguma forma a adesão da farmácia à campanha, por exemplo, usando iluminação azul.
O laço pode ser usado por toda a equipe, bem como estar presente em materiais publicitários e até mesmo ser distribuído entre os clientes.
Se quiser dar um toque de leveza à campanha, adote também o bigode como símbolo, que pode inclusive ser combinado com o laço.
Cabe destacar aqui que este formato de bigode apresentado acima é o que tradicionalmente simboliza o Novembro Azul.
Você pode encontrar moldes gratuitos em sites como o Pinterest e criar bigodes postiços que também podem ser usados pela equipe ou distribuídos entre clientes.
2. Ofereça promoções e brindes
Embora, comparativamente, o Novembro Azul tenha menor apelo comercial que datas comemorativas, ainda é possível pensar-se em oferecer promoções, descontos e brindes.
Associar a campanha a vantagens para clientes homens ajudará a envolvê-los e “quebrar o gelo” em relação a um assunto que para muitos é tabu.
Há uma quantidade significativamente grande de homens que se sentem desconfortáveis em discutir o tema, especialmente quando se aborda a questão do exame de toque.
Nesse sentido, é interessante pensar em promoções especificamente voltadas para o público masculino, envolvendo produtos mais procurados por esse público.
Os brindes podem ser oferecidos a partir de um certo valor de compras, a exemplo do que é feito em diversos programas de fidelidade.
Tudo isso pode ser feito de um modo até mais dissociado do tema, como simples forma de atrair homens à farmácia, reforçando imagens da campanha.
Mas também pode envolver questões específicas, como responder um quiz sobre o câncer de próstata ou ouvir uma explicação do farmacêutico(a) sobre o assunto.
3. Utilize e distribua materiais informativos
De todo modo, é essencial que, ao aderir à campanha do Novembro Azul, a farmácia promova a disseminação de informações confiáveis a respeito do tema.
Isso pode ser feito de diversas formas, desde as publicações cotidianas em redes sociais até promovendo palestras com profissionais da área.
Inclusive, há espaço para informações pontuais e precisas até mesmo em materiais gráficos de divulgação da farmácia ou de preços de produtos.
O aspecto principal dessa ação é cuidar que as informações sejam realmente confiáveis e que cumpram o seu papel de promoção da saúde.
Uma sugestão é consultar os materiais que normalmente são disponibilizados de forma gratuita pelo INCA, órgão oficial e maior autoridade no assunto no Brasil.
Eventualmente, você encontrará também alguns textos e peças visuais que podem ser usados livremente ou, no mínimo, servir de inspiração para produzir seu próprio material.
Mas dentro do possível, entre as alternativas “copiar e colar materiais prontos” ou produzir o seu próprio, prefira a segunda opção, reforçando sua própria autoridade.
O papel da farmácia como estabelecimento de saúde
É muito importante preparar os colaboradores da farmácia para qualquer tipo de ação no Novembro Azul, mas especialmente para abordar o tema com os clientes.
Sendo uma questão muito íntima, em geral, os homens não gostam de falar sobre o assunto, e é preciso acertar no tom da conversa.
De preferência, conduza a questão com leveza — efeito que pode ser facilitado com o uso dos bigodes como símbolo, que produzem até um certo humor.
Para abordagens mais sérias, a intervenção ideal é a do farmacêutico(a), como profissional da área de saúde, podendo começar com perguntas sobre histórico familiar.
Uma vez que sua farmácia disponha de um consultório ou espaço reservado para entrevistas de atenção farmacêutica, é interessante conduzir clientes a esse local.
Ali, pode-se ficar mais à vontade para tratar desse assunto tão espinhoso para os homens.
Confira a seguir algumas questões que são essenciais de serem abordadas em eventuais conversas com os clientes.
Informações importantes sobre o câncer de próstata
Algumas informações básicas podem ser do conhecimento de toda a equipe, como fatores de risco, causas, sintomas e tratamentos do câncer de próstata.
Em geral, deve-se recomendar a procura de um médico(a) e realização de exames, sobretudo para homens acima dos 40 anos.
Há uma particularidade no câncer de próstata que é o fato de que vários de seus sintomas são iguais aos de doenças benignas da próstata.
Naturalmente, o farmacêutico deve saber aprofundar esse e outros temas, e sobretudo saber orientar a respeito da realização de exames.
Isso passa por saber indicar locais e profissionais que realizam os exames, mas também explicar sobre os tipos que existem e como funciona cada um.
Além do exame de toque, existe também um exame de sangue chamado PSA que pode, assim como o primeiro, identificar traços da doença.
Qualquer diagnóstico é confirmado somente por uma biópsia da próstata — exame que só será solicitado conforme o resultado do exame de toque ou de PSA.
O principal argumento a favor da realização de um desses exames é que o câncer de próstata diagnosticado precocemente tem 90% de chance de cura.
Conclusão: promovendo um bom Novembro Azul para todo mundo
Aproveitando nossas dicas e discussões sobre o tema, você está pronto(a) para promover ações eficientes em sua farmácia durante o Novembro Azul.
Destacando uma vez mais o potencial do evento para envolver a comunidade, desenvolver trabalhos realmente importantes na promoção da saúde e ainda fortalecer sua marca!
Campanhas como o Novembro Azul são particularmente interessantes no calendário sazonal, justamente por possibilitarem que seu estabelecimento se afirme como autoridade em saúde.
Assim, desenvolve-se uma estratégia de marketing mais sofisticada e atual, que está muito além da mera propaganda de produtos e serviços prestados.
Se você ainda não aplica esse tipo de estratégia, precisa informar-se a respeito e comprovar na prática os benefícios que ele é capaz de trazer!
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