Como ser o melhor operador de caixa de farmácia + dicas para contratar e manter esse profissional motivado

Ter ou ser um bom operador de caixa de farmácia é essencial, pois essa função tem uma das maiores responsabilidades na rotina de um empreendimento.

Afinal, essa responsabilidade demanda atenção constante, capacidade de gerenciamento de crises, habilidades com a matemática entre outras aptidões.

Se você chegou aqui, seu interesse nesse tema pode ter duas origens:

  • ou você é um(a) operador(a) de caixa de farmácia e quer se desenvolver nessa função
  • ou você quer contratar o(a) melhor operador(a) de caixa para a sua farmácia

Hoje, nós te ajudamos a solucionar essas duas necessidades!

O que faz um operador de caixa de farmácia?

O operador de caixa é responsável pelo atendimento final aos clientes e, também, receber e processar o pagamento de suas compras. 

Sua rotina completa de trabalho ainda inclui a abertura e fechamento do caixa e um constante relacionamento com o setor financeiro.

Ainda que não seja responsável por toda a experiência do cliente na sua farmácia, a frente de caixa fica responsável por finalizar essa experiência. 

E nesse momento, é importante que a experiência seja fechada com chave de ouro. 

Qualquer erro cometido nesse momento pode apagar toda uma experiência positiva que o cliente havia tido até então e prejudicar sua taxa de retenção e fidelização de clientes.

Ao mesmo tempo, seu operador de caixa de farmácia também pode ajudar a consertar uma frustração que o cliente tenha experienciado na sua loja. 

Por isso, ter a pessoa certa nesse ponto estratégico da sua farmácia é fundamental para a saúde do seu negócio. 

 

Como o operador de caixa de farmácia atua na experiência do cliente

Como já dissemos, o operador de caixa finaliza a experiência do cliente. 

Por isso, esse(a) profissional acaba tendo uma responsabilidade muito grande, pois no caixa existem 4 possibilidades:

  • o cliente teve uma má experiência e o operador de caixa a resolve
  • a experiência foi ruim para o cliente e o operador a piora mais ainda
  • o cliente teve uma boa experiência, mas o operador de caixa a estraga
  • ou a experiência que já havia sido boa, é finalizada com chave de ouro 

O quarto cenário é o que se espera em todo atendimento ao cliente. 

Mas no caso de o cliente não ter tido a melhor experiência de compra, o operador de caixa pode ter uma atuação corretiva para reter o cliente ao estabelecimento.

Lembre que um cliente não representa apenas ele, mas todos os seus conhecidos. 

Então, se um cliente sai insatisfeito da farmácia, vários deixarão de comprar nela.

Para ser um bom operador de caixa de farmácia, é essencial compreender muito bem sua responsabilidade nesse processo e ser capaz de mediar conflitos ou, pelo menos, buscar formas de resolvê-lo. 

   

9 dicas para ser o(a) melhor operador(a) de caixa

Confira agora as nossas 9 dicas de como ser o(a) melhor operador(a) de caixa de farmácia.

E se você está querendo contratar esse(a) profissional, atente-se a essas habilidades na hora da contratação!

 

1. Saiba matemática

Esse é o ponto mais básico dessa função. 

Todo operador de caixa tem que ser bom em matemática. A facilidade com números e com funções de juros é essencial.

Resolva problemas matemáticos frequentemente para continuar treinando sua habilidade mental.

Muito da agilidade na operação de caixa vem de não travar na hora das contas.

 

2. Seja ágil

Um bom operador de caixa de farmácia é ágil conforme a situação pede.

Não se engane achando que você precisa estar “correndo” o tempo todo.

Não é isso!

Pequenas e médias farmácias têm movimentações inconstantes, tendo momentos de muita circulação de clientes e momentos vazios.

Entenda o ritmo da farmácia e se adeque a ele, estando a postos a todo tempo e com a agilidade que a situação pede. 

Os clientes não devem esperar.

 

3. Aprenda tudo sobre o sistema da farmácia

No início, o sistema da farmácia pode assustar, mas bastam algumas semanas para você dominá-lo.

Não existe farmácia sem sistema, e você precisa aprender a mexer nele se quiser ser ágil.

Alguns sistemas de farmácia têm funções mais complexas que outras e alguns se integram com sistemas de delivery.

Por isso, é fundamental que você aprenda a operar todas as funcionalidades dele.

 

4. Tenha foco

Na operação de caixa, quem vive com a cabeça em 4 lugares ao mesmo tempo não se dá bem. 

Trabalhar com dinheiro é uma tarefa difícil, pois exige atenção plena.

Afinal, quem paga as quebras de caixa é o(a) operador de caixa.

Ainda que esse(a) profissional receba a quebra de caixa como acordado na CLT, o valor excedente ao limite sai direto da sua folha de pagamento. 

Por isso, foque!

Enquanto estiver operando o dinheiro, não mantenha conversas paralelas e não desligue sua atenção dessa tarefa.

 

5. Seja assíduo(a)

A assiduidade é outro ponto fundamental, ainda mais em pequenas e médias farmácias.

O que define se a farmácia está aberta não é a porta levantada, mas o caixa estar aberto.

Se você for fazer o segundo turno, isso se torna ainda mais importante, porque a saída do operador anterior depende da sua entrada.

Por isso, atrasos só podem acontecer em situações excepcionais.

 

6. Mantenha uma imagem pessoal limpa

Em qualquer ambiente de trabalho, a higiene pessoal é importante… mas na farmácia, ela é tudo!

Esse ambiente pede organização e limpeza, e esses fatores refletem a postura dos profissionais que ali trabalham.

Por isso, atenção aos detalhes com roupas, uniforme, barba e unhas. 

 

7. Seja multiprofissional

Muito se fala hoje do profissional “T shape”, ou seja, em “forma de T”.

Esse profissional domina um tema profundamente (linha vertical) e consegue resolver várias outras demandas superficialmente (linha horizontal).

Ou seja, um(a) profissional “T shape” é pau pra toda obra!

E na farmácia, não é diferente. Um bom operador de caixa de farmácia precisa estar disposto a ajudar em tarefas de organização e limpeza dentro desse ambiente.

 

8. Relacione-se bem com o público 

Quem atende o público precisa gostar dessa tarefa.

Afinal, não dá pra se esconder da clientela. 

O fundamental dessa tarefa é estar atento às necessidades dos clientes e com ânimo para ajudá-los.

Nesse momento, somente com um bom atendimento é possível aumentar as taxas de retenção e fidelização de clientes. 

Por isso, um sorriso no rosto e um atendimento único são imprescindíveis. 

 

9. Saiba gerenciar crises

Não adianta… Por melhor que seja o seu atendimento, sempre vai aparecer alguém pra complicar.

Por isso, é fundamental saber gerenciar crises e contornar a situação.

Mas isso fica mais fácil se você já tem algumas ferramentas para ajudar.

Abaixo, você confere nossa seleção de principais conflitos e como resolvê-los!

 

Resolução padrão de conflitos na frente de caixa farmácia

No seu Procedimento Operacional Padrão da frente de caixa pode-se incluir algumas “ferramentas” para a resolução de conflitos com clientes.

Uma pergunta muito comum que é encontrada em quase todo atendimento no caixa é: “mais alguma coisa?”. E, geralmente, ela é respondida com: “não, só isso”.

Essa pergunta pode ser facilmente substituída por: “Você encontrou tudo o que precisava?”. Se o cliente não encontrou, esse é um ótimo momento para ajudá-lo e aumentar o ticket dessa compra. 

Além disso, se o produto não estiver disponível ou não é vendido, seu operador pode anotar o nome do produto e dizer ao cliente que vai comunicar o setor de compras para saber a disponibilidade de ofertá-lo em breve. 

Mesmo que sua farmácia não encontre benefícios em comercializar tal produto, o cliente sente que está sendo ouvido e as chances de fidelizá-lo se tornam maiores.

Também pode-se perguntar ao cliente se ele teve algum problema ou dificuldade durante sua compra. 

Se ele teve, pode-se ofertar um folder de feedback para que ele possa relatar a situação a ser resolvida sem que precise se identificar. 

Assim, seus clientes passam a ver que sua farmácia se preocupa com a forma como eles são atendidos e que vai corrigir qualquer problema que encontrar.

Com duas atitudes muito simples é possível finalizar uma excelente experiência de compra ou, pelo menos, reverter uma experiência ruim. 

Agora que você já sabe o que precisa para ser o melhor operador de caixa de farmácia, vejamos o que se deve considerar na hora de contratar um!

   

2 dicas para contratar um operador de caixa de farmácia

Contratar alguém para desempenhar apenas essa função pode não ser a realidade de muitas farmácias pequenas e médias, já que muitas vezes são os próprios atendentes que realizam a cobrança.

Entretanto, isso não é um problema. 

Seus atendentes podem fazer essas operações até que sua farmácia tenha orçamento para um único responsável pela frente de caixa. 

Mas, para evitar que seus atendentes cometam algum erro que onere o fluxo do caixa da farmácia, é importante treiná-los para a função e ter um Procedimento Operacional Padrão (POP) bem estabelecido.

Quer baixar um POP de abertura e fechamento de caixa para ter um caixa de farmácia sem erros?

Então preencha o formulário abaixo e receba-o no seu e-mail agora mesmo!

Você pode tanto ter alguém que treine seus balconistas quanto disponibilizar um curso profissionalizante. 

O Senac EAD é só uma das opções que oferecem curso de operador de caixa online com preço acessível. 

No entanto, há diversas outras opções que podem ser encontradas na internet. 

O importante é: mesmo que você disponibilize um curso aos seus atendentes de farmácia, tenha alguém responsável que os treine e fiscalize na loja. 

Seu farmacêutico ou responsável pelo financeiro podem realizar essa função.

Mas se você pretende contratar um operador de caixa de farmácia, preste atenção nas seguintes dicas!

 

1. Contrate alguém com facilidade para números

Ainda que os sistemas de farmácias já mostrem o valor exato do troco e, dificilmente, um operador de caixa precise fazer essa conta, a base da sua contratação deve estar nesse fator.

No caso de um eventual problema no sistema ou queda de energia (se sua farmácia ainda não conta com Nobreak), seu operador de caixa precisa ter facilidade com números para calcular os valores e não haver divergência negativa no fechamento do caixa.

Vale ressaltar que na divergência de valores, é o operador de caixa quem paga a diferença, por isso ter alguém capacitado para a função é tão importante. 

Se possível, verifique essa competência em um teste técnico no seu processo seletivo. 

 

2. Verifique as experiências e comunicação dos operadores de caixa

Um bom operador de caixa de farmácia precisa ter experiência com público diversificado e, principalmente, público mais velho. 

Seu operador precisa saber como atender a variedade de pessoas que passam pela rotina da farmácia e, pra isso, ele precisa ter habilidade com o discurso. 

Educação e carisma é essencial para o atendimento a pessoas mais velhas que se sentem bem ao serem respeitadas. 

Mas essa mesma linguagem pode não funcionar com públicos mais jovens. 

Por isso, a função do operador de caixa inclui entender como se comunicar com os clientes, já que essa variação na linguagem pode aumentar a satisfação dos seus clientes e sua taxa de retenção e fidelização. 

Saber vender também é um diferencial para essa ocupação, já que o operador pode ajudar a aumentar o ticket médio da sua farmácia oferecendo aqueles itens em promoção que estão no checkout. 

Vale ressaltar também que nem sempre o candidato com mais experiência na função é o melhor para a sua farmácia.

Às vezes, um candidato que precisa ser treinado para a função é o que melhor se destaca, pois se compromete com a empresa. 

Por isso, avalie bem suas qualificações, habilidades discursivas e comprometimento com as funções que já exerceu. 

Assim, você conseguirá entender se o candidato com mais experiência na operação de caixa de farmácia é, de fato, o melhor para a sua loja.

   

5 dicas para manter seu operador de caixa de farmácia motivado

Independentemente do setor, qualquer funcionário que é apenas cobrado acaba se desmotivando. 

E o maior erro que qualquer gestor de farmácia pode cometer é ter operadores de caixa desmotivados, pois a experiência de compra dos seus clientes pode ser prejudicada na última etapa do processo. 

Por isso, ter alternativas para mantê-los motivados é sempre a melhor aposta. 

Confira algumas que separamos:

 

1. Ofereça um salário acima do piso da categoria

Colaboradores que recebem mais do que o piso da categoria veem a empresa de outra forma. 

Isso torna sua farmácia competitiva no mercado e atrai os melhores candidatos para a sua vaga.

 

2. Tenha um bom pacote de benefícios

Oferecer algum benefício que exceda os já obrigatórios pela CLT é uma ótima estratégia. 

Medicamentos a preço de custo, produtos de HPC com um bom desconto e folga no dia do aniversário são só alguns benefícios que podem compor a vaga.

 

3. Capacite seus funcionários

Se você espera que seu operador de caixa de farmácia desempenhe uma ou mais funções, ofereça a capacitação necessária

Seus funcionários precisam perceber que sua farmácia está investindo neles e não só cobrando seus desempenhos.

 

4. Trace metas individuais e para a equipe

Metas tangíveis são essenciais para não desmotivar a sua equipe. 

Não adiantar traçar objetivos inalcançáveis para estimular seus funcionários se eles acabam desmotivados por ser impossível. 

Foque em metas reais e baseadas em cenários que sua farmácia já vivenciou num período semelhante e bonifique o alcance dessas metas.

Uma atitude que também motiva seus funcionários é bonificar o funcionário que mais se destacou no último mês. 

Você ainda pode ter um quadro de destaques na área de funcionários para incentivá-los.

 

5. Tenha um ambiente de trabalho adequado

Operadores de caixa de farmácia passam longas horas sentados ou no mesmo lugar. 

Por isso, é fundamental que eles estejam num lugar agradável onde se sintam confortáveis.

Ofereça cadeiras confortáveis e um ponto de venda (PDV) fácil de organizar. 

Lembre-se que uma boa configuração de checkout de farmácia não é cheia de produtos acumulados no caixa. 

Acesse nosso artigo sobre checkout de farmácia e saiba como preparar o seu para o aumento do faturamento, clicando aqui.

   

Conclusão

Se você quer ser o melhor operador de caixa de farmácia ou contratar o melhor, agora já tem o que precisa.

Mas independentemente da sua intenção, uma coisa é necessária: saber como fechar o caixa da farmácia sem erros!

Por isso, clique no botão abaixo e confira as nossas dicas de como fazer o caixa da farmácia sempre bater.

 

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