Com o fim do verão, o outono na farmácia tende a trazer novas necessidades dos seus clientes! Prepare o PDV para as mudanças da estação.
Com a chegada do outono, já podemos sentir uma grande diferença no clima, na temperatura e até mesmo na reação do nosso corpo às mudanças deste período.
Uma vez que há uma mudança natural e inevitável neste sentido, quem trabalha no ramo da saúde deve estar bastante atento e munido de muita informação para se preparar para essa estação.
Isso vale principalmente para quem possui uma farmácia ou drogaria.
Afinal, uma boa gestão farmacêutica deve estar planejada para todos os 365 dias do ano e para os seus principais eventos.
Por isso, com o outono à nossa porta, vale um momento de breve reflexão para o seu negócio através de 3 perguntas que deixamos a seguir:
- Quais são as oportunidades que o outono pode trazer para a sua farmácia?
- Você já se planejou para se adaptar a essa estação?
- Quais são as estratégias que podem ser utilizadas nesse período a favor do seu negócio?
Para essas e outras dúvidas, este artigo vai ajudá-lo(a) a ter um panorama do período e como você pode alcançar a sua vantagem competitiva!
O outono brasileiro e suas principais enfermidades
Para o Brasil e, claro, todo o hemisfério sul, o outono é a segunda estação do ano e refere-se à temporada que contempla o período entre 21 de março e 20 de junho.
Por ser uma estação posterior ao verão e que antecede o inverno, é considerada uma “estação de transição”.
Dessa forma, caracteriza-se por ser um período que apresenta diferentes temperaturas, que são reduzidas gradualmente.
Se o verão é conhecido por ser mais quente, já o outono apresenta clima mais ameno.
Há também a diminuição do tempo de luz diária (ou seja, o período da incidência solar no dia começa também a se reduzir).
A princípio, os dias e as noites têm a mesma duração.
Mas, à medida que o outono avança e se aproxima do inverno, os dias vão ficando mais curtos. Portanto, as noites se tornam mais longas.
Cada estação tem uma particularidade.
É importante saber que, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o outono no Brasil possui características que são típicas da transição entre o verão e o inverno, onde verifica-se um pouco de ambas as estações.
Há mudanças significativas nas condições temporais, como, por exemplo:
- maior incidência de ventos
- diminuição da umidade relativa do ar
- e redução das chuvas em grande parte do país.
Por esse cenário de mudanças climáticas, o outono e seu sucessor, o inverno, são conhecidos como os períodos que agravam as disfunções respiratórias, as alergias e até mesmo doenças cardiovasculares.
O Hospital do Coração (HCor) de São Paulo divulgou um aumento de 30 a 40% no atendimento a pacientes com doenças respiratórias e cardiovasculares durante o outono e inverno.
As crianças e os idosos são os mais vulneráveis no período.
Enquanto as crianças ainda estão com o sistema imunológico em formação, a população mais sênior também pode ter a imunidade mais comprometida.
Dentre os principais males que ocorrem durante essa estação, listamos os quatro principais:
1. Gripe
A gripe é a mais comum das doenças sazonais do outono e também do inverno.
Devido às temperaturas mais amenas e através da aglomeração de pessoas em locais fechados, há uma maior propagação do vírus da gripe.
Entre os seus sintomas principais estão a coriza, dor no corpo e febre.
2. Rinite
A rinite pode ser alérgica ou não, mas ambas acometem a mucosa do nariz e causam sensibilidade na região.
A mudança de temperatura e a alteração de ventos podem potencializar a rinite alérgica, devido ao aumento da exposição à poeira e ácaros.
3. Sinusite
A sinusite, também chamada “rinossinusite”, é uma inflamação repetitiva da região interna dos seios da face.
Pode ser desencadeada por decorrência de ação viral, bacteriana ou por reações alérgicas.
Pedro Genta, pneumologista do Centro de Medicina do Sono do HCor, esclarece que
“As bactérias causadoras da pneumonia e da sinusite muitas vezes se aproveitam da queda da imunidade e das defesas do organismo ocasionadas pelas infecções virais. Portanto, devemos ficar atentos quando um simples resfriado permanece por muito tempo e se associa a febre mais alta e cansaço.”
4. Amigdalite
A temida inflamação das amígdalas é a causa campeã quando o assunto é dor na garganta.
Comum entre crianças e adolescentes, a doença é desencadeada pelo contato com vírus ou bactérias, via oral ou nasal.
Os principais sintomas são: febre, cansaço, rouquidão e até mau hálito.
Para evitar a amigdalite, é fundamental proteger-se da queda de temperatura e evitar compartilhar itens de uso pessoal, como talheres e copos.
Sobre as doenças citadas acima, todas elas têm em comum um ponto:
elas afetam a qualidade de vida da população e podem ser amenizadas com o reforço da imunidade.
Esse é um ótimo gancho quando o assunto é outono na farmácia e sazonalidade farmacêutica, pois pensar na potencialidade dessas doenças que acomete a população no período do outono pode ser a chave do sucesso para seu negócio.
O mercado farmacêutico e a busca pela imunidade
Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com sua saúde.
A busca pela imunidade, sem dúvida, foi uma tendência que ficou mais evidente após a pandemia do Coronavírus (COVID-19).
Afinal, mesmo após esses anos, ainda estamos em um cenário de busca pela cura dessa doença e os impactos sofridos ainda vão reverberar econômica e socialmente por muitos anos.
Há dados que explicam esse fenômeno.
As maiores redes de farmácia do Brasil trazem dados de crescimentos expressivos, reconhecidos como os maiores nos últimos dez anos.
Essas redes fecharam o ano de 2021 com faturamento de 67,5 bilhões de reais — representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior, segundo dados da Abrafarma.
Essa alta se deu por um fator principal:
o aumento nas vendas dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs).
Essa categoria de produtos vendidos em farmácias foi a que mais cresceu, pois obteve um aumento significativo de 22,9% em relação a 2020 e receita de 13 bilhões de reais.
Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, afima:
“Os brasileiros ampliaram sua cesta de compras de MIPs especialmente por causa da preocupação com a imunidade.”
Ações promocionais para o outono na farmácia
As promoções de outono também devem estar presentes, já que os clientes buscam o melhor custo–benefício — o que impacta nas taxas de retenção e fidelização.
Se você está buscando estratégias para aumentar o faturamento apoiado na sazonalidade farmacêutica, uma ótima ideia é aproveitar a estação do outono para vender produtos específicos para esse período.
Assim, é preciso conhecer as tendências da época e entender o seu público.
Você já sabe que os hábitos dos consumidores brasileiros mudam conforme as estações e, por isso, é preciso estar atento, também, à região em que você atua.
Se você atua, por exemplo, na região nordeste, a queda de temperatura provavelmente não será tão brusca quanto na região sul do país.
Portanto, é preciso ter esses detalhes em consideração no planejamento de marketing e de vendas do seu negócio.
É importante que sua farmácia ou drogaria esteja preparada para atender as demandas sazonais a fim de auxiliar seus clientes e, simultaneamente, trazer resultados positivos para seu negócio.
Nessa oportunidade, vale potencializar o seu catálogo sazonal e os canais de venda conforme a estratégia da sua farmácia ou drogaria.
Confira, a seguir, algumas ideias de promoções para o outono na farmácia.
MIPs
Falaremos primeiramente dos MIPs, pois conforme já mencionamos anteriormente, esses itens tiveram um aumento significativo de vendas nos últimos anos.
Para que fique claro, os medicamentos isentos de prescrição são um conjunto de medicamentos liberados para venda livre pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Apesar da sua livre comercialização, eles precisam ter a sua venda aliada à responsabilidade.
Desta forma, é imprescindível que eles sejam oferecidos por intermédio e orientação da própria farmácia.
É importante salientar aqui que a criação de kits de medicamentos é proibida!
Contudo, a ideia de “kits” pode ser utilizada pelo(a) farmacêutico(a) se ela ocorrer dentro de um atendimento específico, configurando um atendimento às necessidades do(a) cliente e não a venda de um kit pré-pronto.
Lembre-se que os sintomas de várias doenças (incluindo a COVID-19) são bem parecidos com as demais patologias típicas da estação.
Portanto, considere sempre orientar seus clientes a passar por uma consulta médica se notar a necessidade.
Por outro lado, é possível realizar a oferta genuína de medicamentos sem interações medicamentosas, pautando-se sempre no princípio de promover a saúde e o bem-estar social (ou seja, no código de ética profissional).
Os medicamentos dispostos na Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP) podem resolver a maioria dos sintomas das doenças que trouxemos no tópico anterior, como gripe, resfriado, sinusite, entre outros.
Entre os medicamentos vendidos sem a necessidade de receita médica, seguem os que mais se encaixam com a estação:
- Vitaminas e aminoácidos (os quais estão intimamente relacionados com o fator de busca pela imunidade. Entre as mais procuradas estão a vitamina C, D, B12, zinco, magnésio e ômega 3. Essas são vitaminas que ajudam a fortalecer a imunidade do organismo, uma vez que muitos indivíduos não conseguem suprir esse consumo através da alimentação habitual);
- Anti-inflamatórios não esteroidais (como, pastilhas para garganta que contém flurbiprofeno, um anti-inflamatório não esteróide que possui potentes propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias);
- Analgésicos em geral e relaxantes musculares (para o alívio de dores no corpo e combate à febre);
- e antibacterianos tópicos para problemas de pele (como a neomicina e bacitracina).
Além disso, há também os não medicamentos como mel e própolis, chás (com e sem componentes medicamentosos) e itens homeopáticos.
Aparelhos de inalação, umedecedores de ar, medidores de temperatura e de pressão também podem ganhar destaque no período.
O mais interessante, neste caso, é ter o mix de produtos mais adequado para o outono na farmácia, conforme enfermidades mais frequentes.
Vacinas
Ainda tratando sobre a tendência de fortalecimento da imunização, pode-se trabalhar estrategicamente em formatos de ações específicas para a estação.
Se a sua farmácia ou drogaria trabalha com serviços extras como aplicação de medicamentos e vacinas, vale considerar a criação de uma campanha contra uma doença reincidente no período, como a gripe.
Assim, você terá uma campanha específica e assertiva para a estação.
Para exemplificar, trouxemos a campanha da Drogaria Raia que oferta serviços de vacinação.
Itens de higiene
A estação do outono também pede a manutenção de hábitos mais higiênicos.
Com a COVID-19, por exemplo, um dos cuidados que veio para ficar foi a importância do reforço da lavagem constante das mãos e da higienização dos itens que manuseamos.
Por isso, vale investir fortemente nos itens de higiene, que aqui podem ser trazidos sem nenhuma restrição, como os kits.
Álcool gel, máscaras de proteção, sabonetes líquidos e lenços umedecidos com propriedade sanitizante são alguns dos produtos que podem reforçar o mix de produtos para o outono na farmácia.
Você pode trabalhar tanto no foco do portátil (para ser levado em viagens e na bolsa) como também em quantidades suficientes para suprir as necessidades de casa e até do ambiente de trabalho.
Produtos de beleza
O setor de beleza também é muito impactado pela mudança de estações.
No outono, não é diferente.
Um exemplo disso é que, com o fator da queda das temperaturas e da umidade relativa do ar, a pele tem uma tendência natural a ressecar mais.
Por isso, é comum que os clientes procurem itens específicos para corpo, face, lábios, mãos e pés com maior frequência.
Hidratantes para essas áreas, bem como óleos, lip balms, protetores e antirrachaduras são opções para ofertar nesse período.
Uma boa oportunidade é trabalhar a necessidade de hidratação da pele não somente como uma necessidade estética, mas principalmente de saúde.
Afinal, uma pele hidratada é fundamental para manter o bom funcionamento das células do maior órgão do nosso corpo.
Uma pele saudável é menos vulnerável, já uma pele seca pode estar relacionada ao desenvolvimento de patologias dermatológicas.
Agora, em relação a outros itens de beleza, eles também sofrem impactos do outono.
Podemos citar como exemplos as maquiagens e esmaltes, os quais geralmente ganham preferência de tons quentes e fechados.
Conforme o artigo da Pantone para a New York Fashion Week, entre as cores que estão em tendência para a estação outono/inverno 2022/2023 estão o vermelho, caramelo-café, verde oliva, laranja, mostarda, rosa-queimado e azul-marinho.
A partir disso, fortaleça a divulgação e o estoque de itens como:
- Maquiagens com as tendências de outono/inverno;
- Dermocosméticos alinhados aos cuidados com o corpo;
- Esmaltes e itens para cuidados com as unhas, mãos e pés;
- Perfumes, colônias corporais e aromas de ambiente com fragrâncias da estação.
Medicamentos e produtos mais vendidos no outono 2022
As listas abaixo foram retiradas das relações de produtos e medicamentos mais vendidos no outono de 2022 por e-commerce em todas as farmácias clientes da MyPharma.
Com mais de 20% de market share, somos a plataforma de lojas virtuais com mais farmácias clientes no Brasil.
Por isso, os dados abaixo conseguem mostrar a relevância de alguns medicamentos e produtos no meio online.
Confira agora a lista de medicamentos mais vendidos no outono:
10 medicamentos mais vendidos no outono 2022
- Neosoro adulto 30ml Neosoro
- BEPANTRIZ POMADA 30G
- Nistatina + Oxido De Zinco pomada com 60 gramas
- Citrato de Sildenafila caixa com 4 comprimidos revestidos
- Histamin 2mg/5ml 100ml
- Pomada P/ Assaduras Babymed Menino 45g Com Vitaminas A e D
- Cimegripe 20 Cápsulas
- DORFLEX 36 CPR
- Loratamed 10 mg c/12 cpr
- Ciclo 21
18 produtos mais vendidos no outono 2022
- COMPRESSA GAZE 7,5X7,5
- MONICA HUGGIES TOALHA UMED 96 UN TR PROT
- MASCARA DESCARTAVEL C/ELASTICO BRANCA
- Toalhas Umedecidas Baby Free C/50
- TESTE DE GRAVIDEZ EM TIRA CONFIRA 1 tira + 1 coletor
- Lenços umedecidos Natural Baby
- Ninho Forti + 380g
- NINHO FASES 1+ PREBIO 1 800g
- Epocler
- Sol Fisiologica Adv
- Hepamed
- Verifik Teste De Gravidez Teste + tubo coletor
- FRALDA PAMPERS C.SEC BAG XG58U
- Teste Gravidez – Grav Test Easy 1 teste + Tubo Coletor
- Fralda Babysec Ultra Mega Tamanho XG Com 32 Unidades
- Leite Nestlé Nan Comfor 2 Com 800g
- FR PAMPERS CONFORTSEC FORTBAG G 60UN
- LIXA MINI P/ UNHA
Como organizar a loja para o outono na farmácia
A organização da sua farmácia impacta diretamente nos resultados das suas vendas.
Preços mais competitivos, localização e atendimento não são suficientes para garantir o sucesso.
Por isso, trouxemos algumas dicas adicionais para ajudá-lo(a) a complementar sua estratégia para o outono na farmácia, confira!
Não descuide do PDV
Trabalhe com a comunicação adequada referente à estação.
Se no verão há a tendência do uso de cores mais vivas e fortes, além de elementos como sol, nuvem, praia, mar e piscina, no outono há uma outra atmosfera.
Nesta estação, elementos florais e de folhagens ganham mais destaque, além de tons terrosos, mais sóbrios e que remetem ao frio.
Estes são detalhes que podem atrair ainda mais a atenção dos seus clientes para a sua loja e, consequentemente, para efetuar mais vendas no período.
Aproveite a data para oferecer um atendimento diferenciado e de excelência para agregar valor para o seu negócio.
Invista esforços para o treinamento da sua equipe voltado especificamente para atuar nos meses desta estação.
Você pode, por exemplo, focar em orientar a sua equipe para fornecer atendimento especial para aumentar as vendas de suplementos e vitaminas.
O pilar de auto-cuidado, sem dúvida, também é um dos primeiros passos para ter sucesso na estação.
Posicione os produtos de modo estratégico durante o outono na farmácia
Seja na vitrine ou dentro da loja, é preciso pensar no posicionamento dos produtos-chave.
Na vitrine, você pode trabalhar a atração, enquanto dentro da loja você pode estimular seus clientes a circularem em seu interior e conhecer outros itens no caminho.
Ilhas de produtos especiais, gôndolas e prateleiras também devem ser trabalhadas especificamente para potencializar suas vendas.
Boa sinalização também é super importante nesse quesito.
Com ou sem a ajuda de seu time de atendimento, seus clientes precisam encontrar produtos e marcas com facilidade.
Portanto, certifique-se que a sinalização está objetiva e inteligível para todo o seu público.
Não deixe de cuidar da organização física de layout para aumentar compras por impulso com o checkout e dar maior visibilidade aos produtos.
O digital é a extensão da loja física
A sua atuação digital pode fazer a diferença, por isso, não esqueça de focar no marketing sazonal.
Fortalecer suas redes sociais, publicar posts informativos em um blog e ativar a base de clientes via e-mail marketing são alguns exemplos do que você pode fazer para garantir a sua presença digital durante o período do outono na farmácia e nos 365 dias do ano.
Você pode criar conteúdos específicos para a época, aproveitando o gancho da pandemia da covid-19, que infelizmente ainda está presente na população, e trabalhar os sintomas da doença que são parecidos com as demais patologias típicas da estação.
Esse conteúdo pode ser exemplificado assim:
“COVID-19 e doenças respiratórias do outono: quais as diferenças?”
Você também pode criar um quiz sobre sintomas que o(a) cliente está sentindo para que ele ou ela reconheça se é gripe, resfriado ou COVID-19 (sem dispensar a consulta médica, obviamente), mas o importante é que traga conteúdo de valor e diferenciais para o seu nicho.
Ainda nesse tipo de conteúdo, uma outra oportunidade é abordar os meses e suas temáticas.
Essa tendência se mostrou uma ferramenta de marketing poderosa para disseminar informações sobre saúde.
Entre as mais famosas estão o “outubro rosa” e “novembro azul”, mas há muito o que se trabalhar também nos outros meses, incluindo março a junho (meses que correspondem ao outono).
Portanto, para a estação temos:
- Março lilás: trabalhando a visibilidade do câncer do colo do útero
- Abril azul: lançando luz sobre o autismo
- Maio roxo: explorando as doenças inflamatórias intestinais
- E o junho vermelho: incentivando a doação de sangue
Ou seja, todos trazem temas sensíveis, mas que têm como objetivo comunicar e garantir mais informação de modo geral para a população.
Diversifique e aposte em novos canais de venda, como anunciar em marketplaces e redes sociais.
Vale também divulgar os kits de produtos, bem como os descontos especiais da estação.
A chave nesse conteúdo focar em conversão é intercalar com os outros conteúdos de valor, como trouxemos acima.
Conclusão
Como você pôde acompanhar, o outono é uma estação repleta de oportunidades de negócio para farmácias e drogarias de todo o país.
Na estação, determinadas categorias de produtos e serviços costumam registrar aumento de demanda, como beleza, cuidados pessoais e medicamentos de patologias decorrentes do período.
Desta forma, inclua no seu planejamento de marketing o mapeamento de ações sazonais para o ano inteiro e não apenas para o outono na farmácia.
Caso você ainda não tenha tido essa oportunidade…
Aproveite para reforçar sua estratégia de negócio com o nosso calendário de datas especiais para farmácias, 100% gratuito e digital!
Preencha o formulário abaixo e garanta boas vendas em 2022!
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!