Quando o mundo inteiro se mobiliza em adesão ao Outubro Rosa, as farmácias e drogarias, enquanto instituições de saúde, não podem ficar isentas.
Porém, mais do que uma obrigação ética ou moral, a ocasião é uma boa oportunidade para promover seu estabelecimento e aproximar-se da clientela.
Assim, ao mesmo tempo em que você presta um serviço importante à comunidade, pode fortalecer sua marca e até mesmo aumentar os lucros!
O câncer de mama representa 24,5% dos novos casos de neoplasia em mulheres.
No Brasil, é também a maior causa de óbito por câncer entre elas.
É nesse contexto que se torna fundamental a intervenção de profissionais como os farmacêuticos(as), que têm contato frequente com pacientes e mulheres em geral.
Para saber como fazer isso e beneficiar-se da atitude para além da consciência limpa por cumprir um compromisso moral, confira o artigo a seguir!
Contextualizando o Outubro Rosa
A primeira grande campanha a atribuir uma cor a um mês do ano foi o Outubro Rosa, que se refere ao câncer de mama.
O movimento nasceu com a criação de um dos maiores símbolos da campanha, o laço cor de rosa, pela Fundação Susan G. Komen, em 1991.
Na ocasião, essa instituição que é hoje a maior do mundo pelo câncer de mama, distribuiu o laço entre participantes da 1ª Corrida pela Cura.
De Nova Iorque (local da corrida) a ideia se espalhou ao longo da década seguinte, até se tornar o movimento global que é hoje.
Seu ponto central é conscientizar e promover ações de prevenção e suporte a mulheres de todo o mundo em relação à doença.
Há vários tipos de câncer de mama, embora o mais comum seja o carcinoma ductal infiltrante, que corresponde a algo entre 80% a 90% deles.
E embora represente uma parcela muito pequena dos casos (cerca de 1%), homens também podem desenvolver a doença!
Dado o seu alto índice de mortalidade — e o fato de que muitos óbitos podem ser evitados com o autocuidado — compreende-se a importância do movimento.
Veja agora como e por que sua farmácia pode fazer parte disso!
Por que aderir ao Outubro Rosa na farmácia?
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis.
O número dá uma boa medida da importância da informação e da promoção da saúde feita por profissionais responsáveis.
Considerando-se as farmácias e drogarias nesse contexto, ações promocionais envolvendo o tema podem beneficiar tanto o seu público quanto os seus negócios.
Farmacêuticos(as) têm um papel central na assistência e atenção farmacêutica, podendo orientar a população quanto aos cuidados e tratamentos relativos à doença.
Assim, o envolvimento na campanha pode gerar a empatia do seu público, servindo como uma forma de atrair, aproximar e até mesmo fidelizar clientes.
É também uma estratégia capaz de diferenciar seu estabelecimento em meio à concorrência, uma vez que muitas farmácias ainda não promovem ações ligadas à ocasião.
Isso tudo sem contar os benefícios de se explorar a sazonalidade como uma estratégia de marketing, conforme detalharemos a seguir.
Utilizando o calendário sazonal
Basicamente, seguir um calendário sazonal significa explorar comercialmente algumas datas comemorativas ao longo do ano que possuem um apelo considerável junto à população.
Assim, pode-se planejar ações para datas propriamente comerciais (Dia das Mães, por exemplo), mas também para eventos que possibilitem promover seus produtos e serviços, como o Início do Outono.
A estratégia tem um grande potencial para aumentar as vendas, estimulando as compras e permitindo combinar produtos em kits específicos para cada ocasião.
Mas além disso, explorar o calendário diz respeito ao posicionamento da marca, e sobretudo, enriquece a experiência que o seu cliente tem com ela.
Escolher o momento certo de se posicionar como referência no cuidado à saúde agrega valor à sua marca e estreita os laços com o público.
Portanto, planejar ações promocionais com base no calendário sazonal é uma estratégia inteligente e eficaz para se destacar e aumentar suas vendas!
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Ideias para Outubro Rosa na farmácia
Conhecer os símbolos e ações habituais do Outubro Rosa, bem como informações precisas sobre o câncer de mama, são os primeiros passos para o sucesso.
Quanto maior o engajamento e aprofundamento em temas relativos à campanha, mais possibilidades de ações você terá, além de maior autoridade em seu posicionamento.
Diante disso, vale observar que, desde 2010, o INCA participa do Outubro Rosa promovendo apresentações, debates e eventos técnicos sobre o câncer de mama.
Um farmacêutico(a) com um bom conhecimento das causas, fatores de risco, sintomas e tratamentos da doença pode ser um diferencial importante em suas estratégias!
A seguir, você confere 4 dicas de como aderir à campanha de maneiras que possam beneficiar tanto seus negócios quanto seu público!
Como você poderá observar, é perfeitamente possível aplicar simultaneamente mais que uma dica, ou mesmo todas — o que fortalece ainda mais cada uma delas!
1. Use os símbolos da campanha
O laço cor de rosa é o símbolo máximo da campanha, podendo ser um acessório utilizado por sua equipe ou mesmo distribuído entre os clientes.
Dentro das possibilidades, é interessante pensar também no uso da iluminação colorida, outro recurso que se tornou comum em referência ao Outubro Rosa.
De toda forma, trata-se de trabalhar no visual de sua loja desde a fachada até a decoração interna, envolvendo todo o ambiente na campanha.
E nesse sentido, vale aplicar algumas noções de layoutização para atrair a atenção do cliente com as peças publicitárias ou decorativas certas nos lugares certos.
Além, claro, de incluir o símbolo e a cor da campanha nos próprios materiais de propaganda da farmácia!
2. Compartilhe materiais informativos
Todo material de divulgação da farmácia, seja ele impresso ou digital, pode incluir informações relevantes sobre o câncer de mama ou sobre o Outubro Rosa.
Nas redes sociais, inclusive, o tema pode render uma série de publicações abordando, cada uma, um aspecto diferente, como fatores de risco, exames e sintomas.
De todo modo, é sempre um diferencial apresentar materiais próprios e exclusivos, sendo indispensável, nesse caso, atentar-se para a confiabilidade das fontes utilizadas.
Ainda com esse mesmo cuidado em relação às fontes, também é possível encontrar diversos materiais visuais e informativos gratuitos na internet!
O próprio INCA, como órgão oficial e maior autoridade no assunto no país, disponibiliza uma grande quantidade de peças, entre panfletos, cartazes, cartilhas e infográficos.
Inclusive, é interessante trabalhar com materiais em diferentes formatos e abordagens do tema, para atingir um público mais amplo e demonstrar seu domínio do assunto.
3. Promova eventos significativos
Há uma variedade relativamente grande de eventos que podem ser realizados para engajar a comunidade na campanha e, consequentemente, aproximá-la de sua marca.
Eles variam em dimensões e podem funcionar melhor ou pior conforme sua localização, portanto o primeiro passo deve ser compreender bem o seu público-alvo.
Em cidades pequenas ou em bairros há mais chances de conseguir engajar a população em eventos públicos maiores, extrapolando o ambiente de sua própria loja.
Por exemplo, é possível reunir um bom público para uma caminhada, ou uma tarde de apresentações culturais — tudo voltado para a conscientização sobre o tema.
Campanhas com uma finalidade social também podem gerar ótimo engajamento, como apoio a instituições que acolhem vítimas do câncer de mama ou desenvolvem tratamentos.
Mas também é possível pensar em ações menores e mais pontuais, como parcerias com profissionais da área que ofereçam palestras ou exames de toque.
Isso pode ser transformado em uma data especial em sua farmácia, por exemplo, o Dia Rosa, mas também depende do espaço que você tem disponível.
4. Ofereça serviços relacionados
Uma alternativa é oferecer serviços direcionados ao público feminino, promovendo sua saúde e monitorando qualquer sinal fora da normalidade.
Nesse sentido, você pode prestar os exames mais cotidianos da farmácia como medição de glicemia e massa corporal ou aferição de pressão.
Mas sobretudo, é bom preparar sua equipe para orientar as mulheres quanto a hábitos saudáveis como cessação tabágica ou prática de exercícios físicos.
Além disso, é bom que a equipe esteja preparada também para orientações mais específicas, incluindo informações sobre causas e sintomas do câncer de mama.
Também é interessante apresentar instruções para a realização do autoexame, especialmente se a farmácia puder contar com um espaço mais reservado para isso.
E ainda, disponibilize informações sobre locais próximos que prestam atendimento e realizam exames como a mamografia.
Conclusão: incluindo o Outubro Rosa em seu calendário sazonal
Conhecendo a importância do Outubro Rosa para a promoção da saúde, e mesmo para salvar vidas, justifica-se qualquer ação em farmácia de adesão à campanha.
Vale destacar os benefícios que essa decisão pode trazer para os seus negócios em termos de aproximação com o público e potencial de vendas.
Portanto, inclua o Outubro Rosa em seu calendário sazonal e aproveite essas e outras datas especiais para criar identificação e familiaridade com seu público.
O calendário sazonal é uma importante estratégia de marketing, capaz de dar um bom destaque ao seu negócio, independentemente do porte de sua empresa.
Para conhecer outras estratégias de marketing eficientes e especialmente pensadas por quem entende para as pequenas e médias empresas, conheça o nosso Guia de Marketing!
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