Transforme seu plano de marketing para farmácias em uma máquina de alta performance!
Atualmente, podemos ver as estratégias de marketing digital sendo utilizadas por empresas de diferentes segmentos.
Isso ocorre, principalmente, por conta das mudanças nos hábitos de consumo de toda a população.
Ou seja, o comportamento do consumidor está se transformando e, com isso, temos que nos adaptar para proporcionar a melhor experiência de compra.
Por conta disso, as empresas que querem crescer e se fortalecer em virtude desse mercado cada vez mais competitivo também precisam se manter atualizadas e ativas nos meios digitais.
Falando em ambiente digital, é possível observar que enquanto algumas estratégias já estão bem consolidadas, outras são mais recentes e ainda estão amadurecendo.
Esse é o caso do marketing farmacêutico.
Para entender um pouco mais sobre como investir em um bom plano de marketing para farmácias, confira as dicas que trouxemos para você neste artigo.
Princípios básicos do marketing para farmácias
Por conta do ramo em que você se encontra, é importante entender que a comunicação com o seu consumidor deve ser diferenciada, pois no plano de marketing para farmácias você também deve lidar com legislação específica da área da saúde.
Essas leis e resoluções que abrangem e regulam as ações dos departamentos de marketing voltado para as farmácias e drogarias é bem particular por visar a proteção geral da população nos aspectos econômico e de saúde.
Um exemplo de uma regulamentação importante para a indústria farmacêutica é a lei 6.224/75, que determina a profissão de propagandista e vendedor de produtos farmacêuticos.
A regulamentação decreta que esse profissional é encarregado pelo contato com os médicos, a fim de promover os produtos disponíveis pelas corporações.
Para esse trabalho, os propagandistas deverão receber treinamentos dados pela assessoria médica para estarem qualificados para a interlocução.
De todo modo, observando a legislação do setor como um todo, esse é o ponto principal e deve permear todas as estratégias dentro do plano de marketing para farmácias.
Ainda assim, temos três princípios básicos que podem fazer a diferença no momento de conquistar novos clientes e fazer o seu negócio crescer, o qual falamos a seguir:
1. Conheça o seu cliente
Como em qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental que as empresas tenham definido a sua persona.
Persona é uma espécie de personagem semifictício, baseado em informações e pesquisas reais, que mostram o perfil de uma pessoa que tem maiores chances de se interessar pelo seu produto.
Nesse momento, é importante definir algumas informações como idade, gênero, emprego, hobbies, grau de escolaridade, renda salarial, frequência de compra, entre outros elementos demográficos e comportamentais.
Apenas após essa construção é possível criar campanhas assertivas e um bom planejamento voltado para aquelas pessoas que mais tem chances de se interessar pelo seu produto, realizando a compra no final.
2. Trabalhe por sua diferenciação no mercado
Buscar a diferenciação no marketing farmacêutico pode ser um grande desafio para as marcas.
Esse passo é essencial para conseguir atrair novos clientes.
Afinal, cada vez mais as farmácias precisam manter um relacionamento próximo com os seus clientes.
Assim, essa é uma maneira de fazer com que eles vejam o seu produto ou medicamento como algo exclusivo e até mesmo único.
Além disso, o mercado farmacêutico é um dos que mais vêm crescendo no Brasil nos últimos anos.
Por isso, destacar-se nesse ambiente pode ser o diferencial para a sua farmácia ou drogaria perante o mercado brasileiro.
3. Invista na fidelização e retenção de clientes
Você sabe a diferença entre retenção e fidelização de clientes?
A retenção de clientes na farmácia ou drogaria é a habilidade em manter os consumidores escolhendo você ao invés dos seus concorrentes.
A fase de fidelização de clientes é um passo mais avançado, o qual engloba a retenção.
Clientes fiéis têm uma relação mais profunda com a marca, pois além de se tornarem consumidores constantes, alcançaram o patamar de “advogados da marca”.
São clientes que entendem o valor da sua marca e que compartilham espontaneamente suas experiências para outras pessoas, numa espécie de defesa da marca.
Finalmente, para não restar nenhuma dúvida: a retenção faz parte da estratégia de fidelização.
Outro ponto importante que você deve ter em mente: conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente fiel.
Philip Kotler, considerado pai do marketing, é quem nos alertou sobre isso.
Isso é algo que a grande maioria das empresas que investem em um plano de marketing para farmácias já perceberam, e é uma ideia que está cada vez mais difundida.
Desta forma, é essencial investir em diferentes estratégias de fidelização, seja através de descontos progressivos, descontos no frete ou através dos benefícios empresariais (como o vale-refeição ou convênio médico, por exemplo).
Além, é claro, de oferecer um atendimento de excelência, que faça o seu cliente se sentir satisfeito em sempre voltar ao seu estabelecimento, fazendo diferentes compras e, muitas vezes, indicando-o a colegas e familiares.
Ou seja, ele deixará de ser um simples cliente para virar um verdadeiro cliente fiel.
Para entender mais sobre o assunto, leia também:
Principais estratégias para farmácias
Invista no inbound marketing
Conhecido também como marketing de atração, o inbound aparece como uma grande evolução do marketing tradicional, pois tenta conquistar os clientes a longo prazo e de maneiras mais sutis.
Como o próprio nome diz, a intenção dessa estratégia é fazer com que o cliente venha até a sua empresa ou negócio, de modo que ele se sinta atraído pelo que você tem a oferecer e não o contrário.
Para conseguir esse resultado, é preciso entender antes que, por conta das vendas digitais, cada vez mais os consumidores estão se acostumando a ter outras relações de compra.
Por exemplo, os clientes estão se concentrando nas descrições e imagens dos produtos, ao invés de poder tocá-los, como se faz nos ambientes físicos.
Com essa mudança, as empresas se especializaram em criar um método imagético e descritivo que uniu o melhor dos mundos: boas fotos com descrições interessantes e detalhamentos específicos.
Para o setor de farmácias isso não é tão diferente.
Exemplificaremos para elucidar melhor: enquanto muitos clientes ainda vão às farmácias esperando que o profissional faça indicações de medicamentos e outros itens de saúde, hoje percebe-se que há também outro comportamento paralelo.
Dentro do ambiente digital, os clientes procuram por seus sintomas em um site médico ou buscadores como o Google, desejando encontrar a mesma informação que antes era fornecida fisicamente na loja.
Ou seja, uma das principais estratégias do marketing farmacêutico é atrair potenciais clientes, utilizando-se do inbound marketing para construir e criar conteúdos que sejam relevantes para a sua persona.
Dessa forma, quando uma pessoa for pesquisar sobre determinada doença, remédios ou até mesmo sintomas, se o seu blog ou conteúdo estiver aparecendo nos primeiros resultados do buscador, automaticamente a sua empresa ou marca vai se transformar em uma referência para o seu consumidor.
Entenda como funciona o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos pilares quando falamos em plano de marketing para farmácias.
Isso se deve também ao fato de que é necessário muito cuidado ao fazer divulgação e propaganda de determinados remédios ou produtos de saúde, assim como saber bem o que se diz sobre eles.
Afinal, quando falamos de remédios, também estamos falando sobre a vida de outras pessoas.
Toda a responsabilidade nesse momento é crucial para garantir a saúde de todos.
Segundo pesquisas, cerca de 72% das pessoas procuram por seus sintomas na internet antes de buscar ajuda de um profissional.
Por isso, criar conteúdo de qualidade e que responda as principais dúvidas dos indivíduos com seriedade e credibilidade é um grande diferencial.
Além disso, todos os conteúdos devem ser adaptados para a jornada do consumidor e, portanto, obedecendo às etapas do funil de marketing.
Visando essa estratégia de marketing, você deve começar no topo do funil.
Nessa fase, a ideia é trazer conteúdos mais abrangentes, para então ir afunilando gradativamente até chegar a artigos cada vez mais especializados, que sejam fundo do funil, ou seja, focados na conversão (compra) de um potencial cliente.
Vamos a um exemplo prático. Em um plano de marketing para farmácias, decidiu-se falar sobre “quanto custa um implante dentário”, uma vez observado que esse é um tema muito procurado pelas pessoas.
Apesar de não ser um assunto focado diretamente ao setor de farmácias e drogarias, pode-se falar dos cuidados no pós-operatório que devem incluir o uso de alguns itens encontrados na farmácia, como uma bolsa térmica para aliviar a dor.
Dessa forma, o indivíduo que fez uma pesquisa sobre isso vai se deparar com o conteúdo em questão.
Esse acesso ao artigo pode ser tanto o primeiro contato dele com a marca como também a confirmação de que a farmácia (cujo artigo é proprietária) é uma referência quando o assunto é cuidado com a saúde.
Por último, um alerta: ler um conteúdo na internet ou fazer perguntas rápidas ao farmacêutico não substitui consultas médicas e odontológicas.
Apenas o profissional da área pode atestar as causas para determinados sintomas e, então, medicá-las.
Faça parcerias com outros profissionais da saúde
Entrar em contato com outros profissionais da área da saúde e fazer networking pode ser o diferencial para o seu negócio, principalmente pensando no plano de marketing para farmácias.
Mas atenção, médicos e dentistas não podem indicar a sua farmácia ao receitar qualquer que seja o remédio.
Esse é o entendimento legal sobre o assunto, o qual declara que a Comissão de Defesa do Consumidor considera crime a obtenção de vantagem pelo médico ou dentista que encaminhe pacientes para laboratórios ou farmácias.
Uma vez que a parceria de encaminhamento e indicação direta não é uma boa prática, há outra estratégia que você pode seguir.
Também é possível encontrar sites e blogs interessantes, que você acredita que sejam relevantes para o seu meio e sugerir parcerias para construção de conteúdos ou até mesmo uma collab.
O termo “collab” vem de collaboration (inglês), que traduzido para o português significa literalmente a palavra colaboração.
“Collab” para o marketing é uma prática utilizada por diversos segmentos com a intenção de unir nomes, personalidades, marcas e empresas visando fornecer serviços diferenciados ou produtos para um certo público.
Desse modo, as duas marcas se beneficiam.
Caso vocês trabalhem via mídias sociais, os seguidores do blog do parceiro passam a também conhecer o seu, aumentando o tráfego de visitas e espalhando a sua marca.
Guia de marketing para te ajudar a chegar mais longe
Até o momento, percorremos os benefícios do plano de marketing para farmácias e o que ele pode fazer pelo seu negócio.
Mostramos a importância das principais estratégias para sua farmácia criar um diferencial e aumentar a sua vantagem no mercado que se torna cada vez mais competitivo.
Do inbound às parcerias, passamos por ideias para você colocar em prática desde já e se tornar referência para seus clientes.
Para que você continue evoluindo e alavanque cada vez mais vendas, recomendamos que você baixe o nosso guia de marketing para farmácias e drogarias.
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Invista em vendas online
Finalmente, mas não menos importante, queremos reforçar que o seu plano de marketing para farmácias deve abranger o investimento em vendas online.
Afinal, os meios digitais tomaram conta de diversos mercados — incluindo o farmacêutico — e são uma verdadeira tendência.
Por isso, uma grande oportunidade para ampliar as suas vendas é através da transformação digital da sua empresa com a implementação de um e-commerce.
Pois, retomando o que mencionamos ao longo deste artigo, para se ter um bom plano de marketing para farmácias, a sua empresa deve oferecer uma experiência adaptada para cada etapa da jornada do consumidor e ser inteiramente voltada para o universo online.
O e-commerce deve ser um complemento da sua loja física e, mais que isso, uma oportunidade adicional para fortalecer a sua marca.
Investir em vendas online é pensar em todos os consumidores que desejam encontrar sua loja a qualquer momento do dia e que buscam mais comodidade, fugindo da tradicional ida às lojas físicas.
Para esse grande passo, há uma forma prática para alcançar o sucesso.
Saiba que criar um e-commerce do zero não precisa ser uma tarefa complexa para você e para o seu time.
Por isso, a MyPharma atua com centenas de farmácias clientes de todo Brasil e é especialista quando o assunto é abrir uma farmácia online.
Trabalhamos constantemente para que nossos parceiros tenham muito sucesso em todas as fases do seu negócio, principalmente quando o assunto é vendas online para farmácias.
Conclusão
Esse é o momento ideal para que o varejo farmacêutico encare a transformação digital com outros olhos, sabendo tirar proveito dos seus meios e de suas estratégias para desenvolver mais farmácias e drogarias no país
Todos os tópicos que trouxemos aqui contemplam estratégias pertinentes e atuais para que você, empreendedor, invista no marketing digital do seu negócio.
Afinal, é muito importante estar sempre atualizado, disposto a aprender novas coisas e a reconhecer a importância das mudanças.
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*Conteúdo produzido por Letícia Eleutério, produtora de conteúdo na Ideal odonto e Leticia Remigio, redatora associada da MyPharma.
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