A primavera é o momento ideal para ajudar seus clientes a renovar seus cuidados com a saúde conforme os desafios que essa nova estação exige.
É hora de finalmente sairmos da “hibernação de inverno” e deixar a temporada de gripes e resfriados para trás.
Começando oficialmente no mês de setembro, a estação mais florida do ano chega para deixar o clima mais quente.
Em um mercado cada vez mais competitivo e com novos desafios surgindo a cada sazonalidade farmacêutica, é preciso focar no planejamento para preparar a primavera na farmácia.
Mas como fazer isso? É o que você vai encontrar neste guia.
Através deste artigo, você vai poder conferir todas as nossas dicas para alavancar vendas, incluindo ideias para ações e promoções da estação.
Além disso, você ainda confere táticas para fortalecer seu mix de primavera e recomendações para organizar sua loja e otimizar sua presença digital!
Como se caracteriza a primavera brasileira
A primavera é tida como uma estação de transição entre o inverno e o verão.
Após o fim do inverno (que costuma ser mais seco), as chuvas voltam a ter mais intensidade durante a primavera à medida que se aproxima a chegada do verão.
No Brasil, a primavera tem início entre os dias 22 e 23 de setembro e tem seu fim até o dia 21 ou 22 de dezembro.
Em 2022, ela começará no dia 22 de setembro.
Popularmente, a estação é caracterizada pela presença de flores na vegetação, mas outra característica importante do período é que os dias voltam a ficar mais longos e as noites, menores (ao contrário do que ocorre no inverno).
Já os impactos que a primavera tem na saúde dos brasileiros você confere a seguir.
Doenças mais comuns na primavera
Precisamos falar sobre as doenças mais comuns na primavera porque elas se relacionam intimamente com o seu público, que, por sua vez, procurará sua farmácia para conseguir algum produto ou medicamento para ajudar a aliviar seus sintomas.
Portanto, antes de chegar ao mix de primavera, vamos conhecer essas doenças.
Nos meses de setembro a novembro, as alergias são as grandes vilãs porque elas pioram nas estações de transição, tudo por causa de alterações climáticas como o índice de umidade relativa do ar, variação de temperatura e níveis de poluição.
Devido ao tempo seco e à polinização das flores, algumas infecções também podem ter mais incidência.
Com o fim do inverno e a chegada da primavera, começa a temporada das doenças relacionadas à estação (principalmente para os bebês e as crianças em geral).
São elas: rinite alérgica, asma, roséola, conjuntivite alérgica e catapora.
A Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, coordenadora do departamento de Alergia e Imunologia do Sabará Hospital Infantil, explica que
Na primavera podemos ter o impacto de partículas, como os pólens de gramíneas e árvores, dispersas no ar, piorando alergias respiratórias.
Neste caso, o principal modo de prevenção dessas enfermidades é deixar os ambientes limpos, arejados, livres de ácaros e poeira.
Evitar a exposição e contato com plantas em fase de polinização, bem como evitar a exposição à fumaça de cigarro, poeira e outros fatores identificados como desencadeadores de crises também pode ajudar.
Manter a vacinação em dia também é outro fator-chave para afastar as doenças da primavera.
Mix de primavera: o que não pode faltar na farmácia
Para atingir o sucesso de vendas, devemos entender qual é o planejamento para atuar durante a primavera na farmácia.
Conheça a seguir algumas dicas para você abastecer com sucesso o seu mix de primavera.
Planeje-se com antecedência para abastecer suas prateleiras
Um grande indicador sobre o que seu mix de produtos deve ter vem da sua própria loja.
Explicamos: antes de adentrar esse período, vale a pena explorar como base a análise dos números do período no ano anterior.
Entender quais foram os produtos best sellers (também conhecido como “vacas leiteras”) e quais foram os que foram menos vendidos podem dar um norte inicial para o seu planejamento de vendas.
Além disso, essa análise ainda como contribuir com um planejamento de estoque e até mesmo de disposição destes produtos na sua loja.
Mais do que comparar com o ano anterior apenas, você pode traçar um comparativo com outros anos, como os últimos 5 anos, por exemplo.
Lembre-se ainda de observar qual foi o impacto da COVID-19 nessas vendas.
O importante é investigar se houve alguma modificação de comportamento de compra em detrimento da pandemia ou se algum produto relacionado ao contexto climático da primavera se apresentou.
Se você não dispuser de recursos para esse fim, avalie contratar uma ferramenta de gestão de estoque.
Para isso, você pode conferir aqui a nossa discussão sobre os melhores sistemas de farmácia.
Esse recurso ajudará a automatizar o gerenciamento dos seus produtos, permitindo a integração dos setores da sua farmácia, e otimizando o fluxo de informação para realizar análises em períodos específicos.
Caso você não possa contar com essa ferramenta, baseie seu pedido atual no que você fez no ano passado — seu representante de vendas terá um registro disso.
Isso o ajudará a planejar a aquisição de produtos e também a entender quando e comprá-los.
Por exemplo, fazer compras de produtos de primavera ainda no inverno, visando o futuro, pode ajudar a economizar dinheiro, em vez de ter que comprar mais tarde com valor elevado.
Afinal, você vai vender produtos para alergia e cosméticos durante todo o ano de qualquer maneira, ou seja, são produtos de venda perene.
Então uma saída pode ser focar neles.
Desta forma, durante a estação das flores, bem como todas as outras estações do ano, é fundamental que sua farmácia faça o controle de estoque para preparar a primavera na farmácia.
Esse estudo também deve ser vinculado a uma análise de mercado e às necessidades dos seus clientes, para que seja ainda mais assertivo e traga melhores resultados para 2022.
Além disso, por ser considerada uma estação de transição, a primavera também é utilizada para preparar o terreno para a venda vinculada a outros momentos do ano, como o pré-verão e festas de fim de ano como o Natal, Ano Novo e férias.
Pensando nessas datas, você poderá realizar ações para ativar esses momentos de oportunidade.
Por exemplo, em setembro você pode despertar a atenção do seu público para a preparação para o verão.
Para essa ação, sua loja pode trabalhar produtos dietéticos, com redução de calorias e até mesmo whey protein, shakes e suplementos alimentares (que tenham liberação da ANVISA).
Já em novembro, sua farmácia pode começar a enfatizar a venda de produtos voltados para o verão.
Aqui vale expor produtos que podem ser úteis em viagens, como:
- kit de frascos para viagens
- kits de higiene bucal com tamanhos específicos para viajar
- espelhos pequenos
- dermocosméticos “travel size”
- e kit de primeiro socorros compacto
Além dos itens citados, os medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) também podem ser explorados nos pontos de vendas, desde que sem o incentivo da automedicação.
Treine seus atendentes e balconistas a atenderem às necessidades dos seus clientes, não a vender medicamentos.
Alguns deles são medicamentos-chave da estação como:
- antitérmicos
- antialérgicos
- analgésicos
- antiácidos
- laxantes
- antieméticos
- antinauseantes
- antidiarreticos
- e antitérmicos
Também vale lembrar que, com o inverno sendo deixado para trás, as pessoas passam a expor mais o corpo.
Portanto, surge a oportunidade de vender itens para favorecer essa exposição ao sol, como protetores solares, labiais e afins.
Mas, agora, voltando para o planejamento pré-primavera, devemos incluir os cuidados necessários com o estoque e com a disposição dos produtos para que não fiquem parados.
Uma vez que não se trata de uma estação de extremos, é preciso planejar como fazer a exposição de itens que ficaram encalhados na estação anterior, ou seja no inverno.
A consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, pontua que
Apesar de os produtos de inverno não saírem totalmente da farmácia, eles dão lugar para os itens ligados ao verão.
A consultora ainda afirma que
os produtos femininos mais procurados são sabonetes, colônias, talcos, cremes hidratantes para o corpo e mãos, protetores solares, repelentes, xampus, cremes para os cabelos, desodorantes, depilatórios, entre outros.
Para favorecer a queima desse estoque, ofereça promoções ou até mesmo ações de brindes vinculando os produtos de verão com os da primavera.
Realize ações que gerem visibilidade, importância (valor) e acolha as necessidades dos seus clientes.
Afinal, as estações chegam antes para o varejista que para o consumidor.
Portanto, pense em seu estoque e em como trabalhar sua loja.
Lembre-se que, principalmente para o início da estação, ainda há essa transição e observar esse período com cuidado norteará o seu planejamento no período.
Medicamentos e produtos mais vendidos na primavera 2021
As listas abaixo foram retiradas das relações de produtos e medicamentos mais vendidos no outono de 2022 por e-commerce em todas as farmácias clientes da MyPharma.
Com mais de 20% de market share, somos a plataforma de lojas virtuais com mais farmácias clientes no Brasil.
Por isso, os dados abaixo conseguem mostrar a relevância de alguns medicamentos e produtos no meio online.
Confira agora a lista de medicamentos mais vendidos na primavera:
10 medicamentos mais vendidos na primavera 2021
- Neosoro adulto 30ml Neosoro
- Ivermectina 6mg – 4 comprimidos
- Dipirona Sódica 500mg com 10 Comprimidos
- Citrato de Sildenafila caixa com 4 comprimidos revestidos
- Cimegripe 20 Cápsulas
- Dorflex 300mg + 35mg + 50mg – blíster com 10 comprimidos
- Ciclo 21
- MULTISORO MULTISORO KIT 4 VDS 30ML
- Expec Xarope
- Nimesulida 100MG 12 Comprimidos
19 produtos mais vendidos na primavera 2021
- Toalhas Umedecidas Baby Free C/50
- NINHO FASES 1+ PREBIO 1 800g
- TESTE DE GRAVIDEZ EM TIRA CONFIRA 1 tira + 1 coletor
- Teste Gravidez – Grav Test Easy 1 teste + Tubo Coletor
- MONICA HUGGIES TOALHA UMED 96 UN TR PROT
- MASCARA TRIPLA
- Fórmula Infantil Aptamil Premium 2 lata com 800g
- COMPRESSA GAZE DESCARPACK
- DESODORANTE AEROSOL DOVE ORIGINAL 150ML
- Sabonete em Barra Lux BUQUE DE JASMIN 85G
- COMPRESSA GAZE 7,5X7,5
- VITAMINA C GOTAS 200MG 20ML GL
- Verifik Teste De Gravidez Teste + tubo coletor
- Lenços umedecidos Natural Baby
- Papel Higiênico Carinho Premium 12 Rolos 30 metros
- COMPRESSA GAZE 11F C/5 CX C/40 SANFARMA
- Sab Protex PRO HIDRATA AMENDOA C/85G
- Epocler
- Fralda Babysec Ultra Mega Tamanho XG Com 32 Unidades
Como vender mais na primavera com kits
Complementando o tópico anterior, onde já trouxemos algumas ideias de produtos e como liquidá-los, agora trazemos os kits para arrematar o mix de primavera.
Os kits são importantes porque eles podem ajudar em diversos setores na sua farmácia ou drogaria.
Eles podem auxiliar na venda de outros produtos que não têm tanta saída, podem fazer aumentar o ticket médio de consumo de seus clientes e também podem ajudar no faturamento relacionado à sazonalidade farmacêutica.
Por isso, através de muita pesquisa e entendendo melhor as necessidades do seu público, os kits montados pela farmácia devem considerar o preço final em detrimento apenas do número de produtos que vem dentro deles.
Em outras palavras, os kits devem ser planejados e configurados para o público que se destina.
Os kits podem ser apresentados ou vir acompanhados de nécessaires ou pequenas caixas — ou seja, aqui o menos vale mais, pois não se trata de uma estação de muito impacto na vida das pessoas.
Pensando também na questão do transporte mais prático para viagens (principalmente voltado para o período pré-verão) os kits de tamanhos menores são mais bem-vindos para esse fim.
Principalmente as viagens que são feitas de avião, devido à legislação que regulamenta o transporte desses itens.
Por fim, esses kits ainda podem servir como opções de kit de presentes.
Agora, vamos às inspirações que trouxemos para você montar kits de primavera na farmácia.
Cosméticos e perfumaria
No setor de cosméticos e perfumaria, vale apostar em produtos que contenham as cores e tons da estação.
Geralmente essa seção é voltada para o público feminino, que costuma ser mais antenado nesse quesito.
Por isso, essa é uma ótima oportunidade para você mostrar o potencial fashion da sua marca.
Assim, seus clientes saberão que podem encontrar tendências da estação na sua farmácia!
Também saberão que seus produtos são atualizados, pois acompanham as novidades do mercado.
Para exemplificar como aplicar essa ideia, você pode investir em combo de esmaltes contendo as cores que são a tendência do momento, como esse conjunto da Marchetti.
Além dos esmaltes, o kit oferece o tratamento completo para unhas, pois contém bases, esmaltes de tratamentos, amolecedor de cutículas, hidratante de cutículas e unhas e mini lixas.
Outro kit possível seria um kit para unhas voltado às pequenas emergências em viagens.
Esse modelo pode ser oferecido dentro de uma necessaire e pode conter tesoura e alicate de unha, além dos itens já citados.
Pentes e espelhos em tamanho menor para caber na bolsa para o transporte também são uma boa opção.
O kit também pode se expandir a batons, sombras e outros itens de maquiagem que tenham íntima ligação com as cores que estão em alta na estação.
Então, não deixe de sempre pesquisar e analisar bem as tendências.
Ainda tratando sobre a questão de cores/tons da estação, a primavera pode ser uma ótima oportunidade para alavancar as vendas dos itens que cuidam do visual das pessoas, como produtos de coloração de cabelo.
Afinal, após sair do período de inverno, as pessoas podem se sentir inspiradas com as flores para mudar o visual e dar uma repaginada ou retoque em suas madeixas.
Falando no despertar dessa nova estação, assim como já mencionamos anteriormente, o fato de as pessoas mostrarem mais o corpo na primavera, também tem ligação direta com a venda de depiladores e até mesmo repelentes.
Dermocosméticos
Os dermocosméticos também entram nessa lista, pois ao mostrar mais o corpo, os clientes também precisam garantir um maior cuidado com a pele.
Para a primavera e estações ou dias quentes, seus kits podem conter produtos multifuncionais como pó-compacto, bases e batons com fator de proteção solar.
Produzir um kit unindo diversos produtos versáteis e úteis para a praticidade do dia a dia pode ser um investimento inteligente tanto para você quanto para seus clientes.
Suplementação e vitaminas
Observando que no inverno as pessoas utilizam mais camadas de vestimentas e há menos exposição solar para produzir a Vitamina D, não é raro que haja forte indicação para suplementar essa necessidade seus clientes (sem dispensar a avaliação médica, claro).
Nesse caso, um kit com suplementação e vitaminas para ajudar a recuperação do organismo nessa fase de não exposição solar é bem-vinda.
Se for possível, converse com um médico para entender quais são as reposições mais importantes no período para criar esses kits de modo certeiro para sua região.
Dicas extras
- Medicamentos
Ao pensar em kits, a ideia de produzir um conjunto de medicamentos pode vir à mente.
Mas recomendamos fortemente que você não a execute!
Sendo MIPs ou não, essa não é uma boa prática do ponto de vista da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois esse tipo de venda é completamente ilegal e proibida há muitos anos pelo órgão.
Entendendo-se que medicamentos são produtos destinados à saúde e não mercadorias comuns (mesmo que não haja a necessidade de prescrição médica para o seu uso), a venda desses itens segue um conjunto específico de regras.
E regras estão dispostas na Resolução (RDC) nº 96/08, que você pode conferir na íntegra a partir deste link.
Portanto, conforme esse parecer da Agência, a oferta desses kits banaliza o uso dos medicamentos, induzindo à automedicação e a um uso indiscriminado, incorreto e potencialmente nocivo à saúde da população.
Tendo em vista essa interdição, uma alternativa é oferecer uma campanha de descontos.
Mas se você ainda quiser muito trabalhar o formato de kit, outra saída também é ofertar os de primeiros socorros, caixas de organização para medicamentos e porta comprimidos — podendo incluir até outros itens para viagens ou organização pessoal.
- Cuidado com a venda casada
Lembre-se que não importa o tipo de kit, ele não pode configurar de qualquer modo a venda casada.
Para não se enquadrar nesta prática, é importante que todos os itens sejam vendidos separadamente nas prateleiras da sua farmácia.
- Seja criativo e ganhe vantagem competitiva
Use os exemplos que citamos como referência, mas mostre a personalidade e posicionamento da sua farmácia criando seus próprios kits criativos para se destacar perante a concorrência.
Como preparar a farmácia para a primavera em 4 passos
Separamos quatro pilares importantes para você preparar a farmácia para a primavera.
Confira-os abaixo:
1. Decore a loja
Uma decoração de primavera possui diversas possibilidades.
Dentre elas, a chance de brincar com cores, formas e até texturas e, principalmente, de vivacidade.
Com a primavera, a atmosfera fica mais vibrante e os ambientes acabam ganhando um ar mais leve e alegre.
Mais uma vantagem é a versatilidade de se utilizar tons mais abertos (e totalmente opostos ao inverno) e usar detalhes que podem unir a sua marca à estação.
Falando nisso, entre os itens que mais remetem à primavera estão as cores mais vivas como rosa, dourado, verdes, tons pastéis e terrosos.
Outra dica é que não dá pra falar da primavera sem falar dos elementos da natureza.
Aqui podem entrar borboletas, abelhas, flores (muitas flores!), folhagens, frutas da estação, e outros motivos botânicos.
Se for possível, que tal criar um jardim vertical ou colocar vasos suspensos no teto ou pendurados na parede?
Configure dicas visuais ao longo da sua farmácia ou drogaria.
Utilize o calendário sazonal anual para destacar diferentes mensagens de saúde e bem-estar ao longo do ano (inclusive na primavera) e faça o uso correto de materiais sazonais de ponto de venda.
Incentive as pessoas a dar uma olhada nas novidades e passear no máximo de corredores possíveis da sua loja.
Vale criar uma bancada ou ilha especial para os kits de primavera ou para incentivar uma ação promocional.
Um ponto de atenção: não tarde em organizar e decorar sua loja para receber a primavera.
Atrasar em algumas semanas essa decoração pode significar que você não tem o foco correto para os seus clientes — ou até mesmo porque o seu concorrente pode sair na frente.
Ou seja, aqui, planejamento é a chave para fazer dar certo.
Por isso, traremos uma dica muito importante sobre o calendário sazonal ainda neste artigo, no último tópico.
2. Combine o mix de primavera com a sua presença digital
Se você investe tempo para pensar no mix de primavera, também considere pensar como vai trabalhar a sua presença digital.
Para o período, o ideal é falar além das suas promoções, descontos e dos produtos da estação.
Pense em temas de bem-estar para a primavera, fale sobre as doenças mais comuns do período, estimule a conversa com o seu público, faça as pessoas falarem sobre quais são suas maiores preocupações no período.
Vale mostrar também a sua decoração especial, falar sobre os detalhes e quais novidades as pessoas vão encontrar na sua loja.
Você também pode abordar outros temas, pois depois da primavera vem o verão e, após passar o período do inverno, as pessoas estão mais dispostas a se movimentarem e sair mais de casa, procurando por atividades ao ar livre e academia.
Então, que tal comunicar às pessoas como sua farmácia os ajudará nessa nova temporada?
Afinal, seus clientes confiam em seus conselhos.
Informe-os como se manter seguro e saudável durante a temporada de primavera com uma postagem nas suas redes sociais ou blog.
Focando agora no marketing de conteúdo, você pode listar de 5 a 10 dicas úteis e saudáveis para evitar as enfermidades da estação e dentro dele você pode listar medicamentos e outros produtos mencionados no artigo que podem ser adquiridos em sua farmácia.
Por último, mas não menos importante: mantenha contato com seus clientes também no digital.
Garanta a edição de um e-mail mensal para manter seus públicos atualizados com as últimas novidades em saúde.
Nele, você pode informar diversos assuntos, desde o uso adequado de protetor solar, como também consumo seguro de MIPs e vacinas necessárias para manter a saúde impecável no período.
Ações planejadas como essa têm um grande impacto na adesão e retenção do paciente.
Faça questão de observar o que os concorrentes fazem – na loja física e no online.
Não para copiá-lo, é claro, mas para estar atento aos passos que eles estão dando e ajustar a sua rota, caso necessário.
Planeje sua presença digital e estude o melhor horário para suas publicações obterem melhores resultados.
Um outro ponto de atenção é trabalhar campanhas das datas comemorativas do período, como o Dia das Crianças e o Dia do Diabético.
3. Atualize o conhecimento da sua equipe
Certifique-se de que toda a sua equipe revisite as categorias mais relevantes a esta época do ano para atualizar seus conhecimentos.
Você pode pedir apoio a representantes, se for necessário.
Que tal nomear um membro do seu time para revisar os produtos e os conselhos de tratamento mais recentes (para alergias, gripes etc.) e compartilhar com os outros colaboradores.
Em seguida, tome medidas para garantir que a equipe ofereça ativamente esse conselho às pessoas que compram os produtos.
Um exemplo de atendimento dedicado para essa questão, seria: “Você tem alguma dúvida? Há alguma coisa que você gostaria de saber sobre a alergia ao pólen enquanto estiver aqui?”
Esta é a profundidade do conselho que as pessoas esperam da farmácia.
Além disso, é uma ótima oportunidade de aproximar a relação da sua marca com os clientes — ou seja, de fidelizá-los.
Para um atendimento completo, e também pensando em aumentar o potencial de vendas, pense no que mais as pessoas podem precisar.
Se a pessoa está comprando um antialérgico, talvez uma caixa de lenços seja indicada como compra adicional.
4. Invista na transformação digital da sua farmácia
Em um país que possui 152 milhões de pessoas com acesso à internet, as empresas precisam encontrar modos mais inovadores de se destacar da concorrência online.
Por isso, é importante que a sua farmácia se adapte a esta transformação digital e encontre como melhorar esse processo.
Os clientes de hoje querem interagir com as empresas das quais compram com a mesma facilidade, seja por meio de canais presenciais ou online.
À medida que as pessoas se tornam mais dependentes da tecnologia, também procuram soluções digitais convenientes capazes de simplificar suas vidas.
A transformação digital é sinônimo de novas tecnologias para apoiar o foco no cliente e o crescimento geral dos negócios.
E isso deve, inclusive, ajudar as farmácias a oferecer um atendimento mais personalizado, a desenvolver vários fluxos de renda, aumentar as vendas e garantir a eficiência para competir até com as grandes redes.
Ao oferecer serviços digitais de farmácia, você garante o alcance a novos públicos e a satisfação deles.
Atualmente, principalmente com a pandemia, aprendemos que a população em geral precisa de acesso rápido aos serviços de saúde.
Ao criar o seu site, tente adicionar um formulário para atrair novos pacientes para receber suas novidades.
Além disso, você pode usar essa base de clientes para estreitar a comunicação da sua farmácia e até mesmo realizar uma alternativa conveniente ao atendimento presencial.
Através da prescrição digital de medicamentos, você também pode ajudar a aumentar as vendas e atender clientes que preferem ficar em casa.
Conclusão
Ao longo deste artigo, você foi capaz de entender a importância da primavera e de como se planejar para alavancar vendas no período.
Esperamos que ele tenha ajudado a esclarecer suas possíveis dúvidas e que tenha te mostrado como vender mais na primavera.
Para finalizar, é hora de receber o material que vai mudar o modo como você planeja as ações da sua farmácia conforme as sazonalidades.
O Calendário de Datas Especias da MyPharma é um material formulado por uma equipe de especialistas.
Com ele, você não perde nenhuma data importante de 2022.
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