Geralmente, a publicidade de medicamentos e a propaganda de farmácia são um desafio para o gestor da farmácia.
Isso porque as propagandas devem ser criativas para atrair o público e obter retornos financeiros, mas ao mesmo tempo, precisam seguir uma legislação específica.
Para não cair na ilegalidade, é indispensável conhecer bem essa legislação e manter a atenção ao colocar em prática suas estratégias de marketing.
E para garantir ações eficientes, nada melhor que aprofundar-se em conceitos de marketing e contar com a orientação de quem tem mais experiência no assunto.
Hoje, trazemos dicas importantes e modelos de textos para propaganda de farmácia que você poderá usar à vontade em ações promocionais da sua farmácia!
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Diferença entre publicidade e propaganda de farmácia
Antes de nos aprofundarmos em legislações e dicas para propaganda de farmácia, é bom estabelecer as diferenças entre publicidade e propaganda.
A confusão entre os termos é muito comum e, geralmente, eles são utilizados como sinônimos, mesmo não sendo!
A publicidade tem por objetivo único promover um serviço ou produto, ou seja, vendê-lo.
Já a propaganda visa transmitir ideias e influenciar o comportamento dos indivíduos.
Embora, na prática, a confusão entre os termos não represente riscos ao negócio, entender essa diferença acrescenta uma perspectiva importante ao criar estratégias de marketing.
Nesse sentido, o conceito de propaganda é mais amplo e oferece possibilidades que não existem quando se está meramente focado(a) em vender algo.
A preocupação maior para o gestor(a) de farmácia, porém, está no conhecimento e cumprimento das legislações vigentes.
Assim, neste artigo, utilizamos os dois termos, considerando-se que tanto publicidade quanto propaganda visam um aumento nas vendas e no faturamento do negócio.
Propaganda de medicamentos: o que diz a lei
Ao fazer propaganda de remédios ou divulgar uma farmácia, é preciso ter uma série de cuidados no que diz respeito à legislação.
A Resolução que dispõe sobre a publicidade e propaganda de medicamentos é a RDC 96/2008, que qualquer varejista do setor precisa conhecer em detalhes.
Um dos pontos principais dessa legislação é que ela proíbe qualquer estratégia que estimule ou induza o uso indiscriminado de medicamentos.
Como consequência, todo planejamento de marketing farmacêutico tem sérias limitações, pois muitas vezes precisa deixar de fora seus principais produtos.
Por exemplo, nenhum fármaco pode ser usado como objeto de pontuação ou brinde em programas de fidelidade, pois isso seria um estímulo ao seu consumo.
Para os anúncios de medicamentos, há restrições quanto ao uso de imagens e termos como “gostoso”, “saboroso”, e ainda, verbos no imperativo, como “use”, “compre”, etc.
Também é preciso incluir advertências e retificações de acordo com o medicamento, sendo que a advertência padrão para anúncios de qualquer medicação é:
“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”
Vale destacar, ainda, que a propaganda de remédios tarjados é totalmente proibida, portanto, todas essas orientações e restrições referem-se apenas a remédios isentos de prescrição.
Para conhecer mais detalhes da legislação e ficar longe de qualquer ilegalidade, clique no botão abaixo e confira nosso artigo específico sobre o tema:
Panfletos de farmácia e flyer
Ao fazer panfletagem e flyer para farmácia, tenha em mente que todas as informações no layout do panfleto devem ser objetivas e de fácil compreensão.
É importante considerar que a propaganda de drogaria envolve questões que vão além de um bom preço ou visual atraente, embora estes aspectos também importem.
Uma das maiores exigências para um bom material de divulgação no setor é que ele consiga passar confiança ao espectador.
Por isso, tenha um slogan que transmita essa confiança ou, pelo menos, use alguma frase com foco nesse resultado.
E naturalmente, atente-se também à qualidade do design.
Evite confeccionar panfletos com excesso de informações (imagens e textos) ou desconexão entre cores.
Confira um modelo de panfleto publicitário que segue esses padrões de qualidade:
Esse modelo é ótimo porque entrega a sua mensagem sem cansar a vista do seu espectador.
Lembre-se que, às vezes, menos é mais.
Se for montar um tabloide, foque em exibir produtos que realmente tenham apelo comercial e que estejam com preços atrativos.
Não adianta incluir dezenas de itens sem apelo ou com preços altos — tudo isso passará uma imagem muito negativa de sua farmácia para o público.
Placas para propaganda de farmácia e drogarias
Além daquela que identifica a farmácia, e simplesmente não pode faltar na fachada, há várias placas que podem ou devem estar presentes em sua loja.
Mas é importante manter em mente que o excesso de placas pode causar uma poluição visual desagradável ao público, que acaba mais confundido que informado.
Portanto, lembre-se de usar esse recurso com moderação, procurando sempre manter a harmonia com a identidade visual e o layout de sua loja.
A seguir, você conhece um pouco mais sobre as placas obrigatórias ou não em farmácia e encontra alguns modelos de placas para promoções e anúncios.
Placas obrigatórias
Conforme a RDC 44/2009, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas, há algumas placas que não podem faltar em seu estabelecimento.
A primeira delas traz informações sobre a empresa como CNPJ e nome fantasia, horário de funcionamento e licença sanitária.
Ela deve incluir o contato de pelo menos dois serviços de saúde próximos ao estabelecimento.
Já a placa de identificação do farmacêutico (responsável técnico) é uma determinação do Conselho Federal de Farmácia através da Resolução CFF no 577/2013.
Uma placa deve informar que o fracionamento de medicamentos deve ser feito sob responsabilidade do farmacêutico, e outra deve apresentar a seguinte advertência:
“MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO.”
Outras mensagens obrigatórias que devem ser apresentadas ao público são:
- “Este estabelecimento possui exemplar do Código de Defesa do Consumidor.”
- “Sonegar é crime! Quem paga por ele? Você. Sua única defesa: Exija a nota fiscal.”
As placas que anunciam preços dos produtos também são uma imposição legal, bem como as que indicam o atendimento preferencial.
Se a sua loja contar com câmeras de segurança, o público deverá ser informado de que está sendo filmado.
É preciso também estar atento(a) às legislações locais no que diz respeito a placas obrigatórias.
No estado de São Paulo, por exemplo, deve haver placas com telefones do PROCON e Polícia Civil e, ainda, proibindo o uso de capacete e o ato de fumar no local.
Placas opcionais
Além das placas promocionais, há muitas outras que podem ser usadas para melhorar a experiência do cliente em sua loja e aproximá-lo de sua marca.
Nesse sentido, as placas de setorização favorecem a circulação no ambiente e a localização de produtos, além de passar uma boa imagem de organização.
Outras bem úteis são as placas contendo informações de contato, que podem incluir um QR code ou link para o site ou loja online.
Naturalmente, não poderão faltar anúncios promocionais ou em relação a algum serviço essencial ou serviço farmacêutico oferecido no local.
Por exemplo, quem trabalha com a Farmácia Popular, precisa apresentar as placas com a arte oficial do programa.
Anúncios com design próprio demandam um cuidado especial em relação à arte e ao conteúdo, pois tão importante quanto fazer ofertas criativas, é divulgá-las adequadamente.
Além disso, o formato e a posição dessas placas na loja são cruciais para o sucesso de sua conversão em vendas.
Confira a seguir alguns modelos mais comuns e que podem ajudá-lo(a) a impulsionar suas vendas!
Modelos de placas promocionais
O Wobbler é uma peça utilizada em ações comerciais que costuma ter entre 14 e 20 cm de diâmetro.
Ela é fixada na estante ou gôndola através de uma haste plástica transparente, causando a sensação de que está flutuando perto da prateleira.
Já o Móbile Promocional fica preso ao teto com um fio de nylon (ou uma linha clara), exatamente sobre o produto que pretende destacar.
Eles podem ter tamanhos e formatos variados e costumam se destacar de qualquer ponto da loja, atraindo os clientes para o ponto em que estão.
Já os displays de balcão são ótimos para realçar itens em promoção que, muitas vezes, podem passar despercebidos por clientes desatentos ou com pressa.
Todas essas opções podem aumentar as compras por impulso, elevando o valor do ticket médio e o faturamento de sua farmácia.
Portanto, foque em utilizar esses recursos nos itens de perfumaria e medicamentos isentos de prescrição com real apelo aos consumidores e preços atraentes.
Textos para propaganda de farmácia
Para fazer uma publicidade em rádio, mídias sociais ou panfletos, você vai precisar de textos atrativos, que passem confiança e sejam persuasivos ao cliente.
E muitas vezes, fazendo textos por conta própria, acaba-se pecando em alguns destes aspectos.
Por isso, o auxílio de profissionais de marketing e publicidade é essencial na elaboração desse material.
No entanto, entendemos que nem sempre é possível contar com esses profissionais, especialmente por questões de orçamento em estabelecimentos novos ou pequenos.
Tendo isso em vista, caso você opte por fazer um texto publicitário por conta própria, considere os seguintes aspectos:
- utilizar uma ortografia adequada à linguagem padrão
- a linguagem precisa ser de fácil entendimento e voltada ao seu público-alvo
- o texto da propaganda precisa ser criativo
- faça testes antes de veicular o texto, perguntando a opinião das pessoas
- e ajuste o texto conforme as opiniões que receber
Confira agora alguns exemplos que podem servir como base para o seu texto ou mesmo ser usados exatamente como estão!
10 frase para usar em propaganda de farmácia
- Os preços altos também estão de férias. Venha curtir o verão com a (nome da farmácia).
- Saldão de aniversário na (nome da farmácia)! Pode vir que a festa é sua!
- Promoção comprou ganhou! Ao escolher qualquer produto da linha X, você recebe um produto Y inteiramente grátis!
- Presente especial para quem fizer nosso Cartão Fidelidade nas próximas horas: DESCONTÃO DE X% EM QUALQUER PRODUTO!
- Tranquilidade e segurança na hora de comprar remédios tem nome: (nome da farmácia).
- Promoção do Dia: produtos da seção X com Y% de desconto. Não deixe para amanhã o que sai mais barato hoje.
- Remédio na hora e direto na sua casa? Acesse (site da farmácia)
- Já baixamos os preços. Que tal baixar o nosso aplicativo?
- Caça ao Tesouro na (nome da farmácia)! Se você levar produtos com a etiqueta X, recebe descontos em todos os outros da mesma seção!
- Não jogue dinheiro nem a sua saúde fora. Venha para a (nome da farmácia).
Quer mais dicas de frases e textos para propaganda de farmácia?
Então, clique no botão abaixo e confira nosso artigo completo sobre o tema!
Conclusão: incremente a sua propaganda de farmácia com o marketing digital
Seja para fazer publicidade ou propaganda de farmácia, é indispensável ser envolvente e, ao mesmo tempo, transmitir segurança ao cliente, sempre de olho na legislação.
Um ponto fundamental nesse sentido é que a propaganda de farmácia só pode ser feita com aqueles medicamentos isentos de prescrição.
Além disso, em qualquer campanha, seja através de panfletagem, mídias sociais ou meios digitais, a qualidade dos textos e imagens é um fator-chave.
Atualmente, a forma mais barata, rápida e mensurável de obter retorno com o marketing para farmácias é, sem dúvidas, é por meio do marketing digital!
Segundo o IBGE, existem hoje quase 120 milhões de brasileiros conectados à internet!
Portanto, para alcançar esses clientes em potencial, é bom se aprofundar nas estratégias digitais e aprender sobre:
- conceitos básicos de marketing digital
- primeiros passos a serem trabalhados
- estratégias orgânicas no google, Facebook e Instagram
- estratégias pagas nestas mesmas mídias
- como medir o resultado e aprimorar-se constantemente
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