O varejo farmacêutico no Brasil tende a ser bem mais favorável para quem possui ou faz parte de uma rede de farmácias.
Atualmente, as grandes redes detêm cerca de 56% do mercado farmacêutico no país, embora representem só uma pequena parcela das mais de 90 mil lojas no país.
Mas o que exatamente é uma rede de farmácias? E é possível fazer parte de uma?
Hoje, você vai encontrar respostas para estas e outras perguntas neste artigo especial sobre o assunto.
O que é uma rede farmacêutica?
Uma rede de farmácias é um conjunto de lojas composto por uma loja matriz e, no mínimo, uma filial.
A matriz é a sede da empresa, sendo a primeira loja aberta e normalmente centralizando a gestão de estoque e outras decisões das filiais.
Já as filiais são as lojas abertas depois da matriz, sendo que a maior rede do país, atualmente, possui cerca de 2.500 lojas.
Porém, o termo “rede de farmácias” também costuma ser usado para tratar de algo muito diferente, que são as redes associativas, como veremos a seguir.
Rede privada X rede associativa de farmácias
Normalmente, quando falamos em rede de farmácias, estamos falando em redes privadas, que são um conjunto de lojas conforme descrevemos acima.
Elas seguem um único modelo de gestão e possuem a mesma base de CNPJ, pertencendo, assim, a um mesmo titular.
Já as redes associativas são agrupamentos de empresários independentes, geralmente de menor porte, além de organizações familiares.
Esse tipo de grupo farmacêutico se forma para garantir melhores condições com fornecedores ou fortalecer estratégias de marketing, entre outras vantagens da união de forças.
Diferença entre rede e franquia de farmácia
Outro modelo de negócio, geralmente confundido com as redes, são as franquias de farmácia.
Afinal, uma franquia de farmácia também se caracteriza por uma quantidade de lojas com um mesmo nome e identidade visual.
A diferença se encontra no fato de que as redes se expandem a partir de uma matriz com filiais abertas pelo mesmo proprietário(a) dela.
Na franquia, porém, empresários independentes encontram a possibilidade de montar uma loja com uma marca já estabelecida, sob condições que variam conforme o caso.
Mas basicamente, o empresário(a) recebe os lucros como qualquer proprietário de lojas, pagando royalties para utilizar a marca e recebendo orientações e suportes variados.
8 maiores redes de farmácias do Brasil
Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou que quatro das 20 maiores empresas do varejo em pontos de venda são farmácias.
Já as 20 farmácias entre as 300 maiores empresas varejistas do país em 2021 movimentaram, juntas, R$ 72,49 bilhões.
Isso representa um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior.
A seguir, você conhece um pouco mais sobre cada uma das 8 primeiras colocadas no ranking de maiores redes de farmácias do Brasil.
1. Raia Drogasil
A Raia Drogasil surgiu da fusão de duas outras grandes redes, que eram a Droga Raia e a Drogasil.
A fusão ocorreu em 2011, e no ano seguinte, a empresa assumiu a primeira colocação neste ranking — posição que nunca abandonou desde então.
Sendo a sétima maior empresa varejista do Brasil, a Raia Drogasil possui, atualmente, 2.490 lojas e faturou R$ 24,2 bilhões em 2021.
2. Drogarias DPSP
A rede DPSP também nasceu em 2011 da fusão de outras duas grandes redes, no caso, a Drogarias Pacheco e a Drogaria São Paulo.
A rede é formada por 1.392 lojas em todo o país, tendo faturado R$ 11,7 bilhões em 2021.
3. Farmácias Pague Menos
Pioneira no Brasil a adotar o conceito de drugstore, a Farmácia Pague Menos foi fundada em Fortaleza, no ano de 1981.
Em 2006, a empresa contribuiu para a criação do programa Farmácia Popular, atuando em parceria com o Governo Federal.
Atualmente, possui 1.165 lojas no país e, no ano passado, alcançou um faturamento de R$ 8,1 bilhões.
4. Panvel
A Panvel é resultado da fusão das duas maiores redes farmacêuticas do Rio Grande do Sul em 1973: a Panitz e a Velgos.
Em 2021, ultrapassou a marca de 400 lojas distribuídas entre São Paulo e os três estados do Sul do país, alcançando um faturamento de R$ 3,2 bilhões.
5. Drogaria Araújo
A Drogaria Araújo surgiu em 1913, em Belo Horizonte, quando um jovem balconista de sobrenome Araújo comprou a farmácia em que trabalhava.
Hoje, a rede conta com mais de 300 unidades, todas no estado de Minas Gerais, tendo encerrado o ano de 2021 com um faturamento de R$ 3 bilhões.
6. Clamed
Fundada em 1919, a Drogaria Catarinense mudou seu nome para Cia. Latino Americana de Medicamentos em 2006.
Com sede em Joinville, a Clamed controla diversas marcas como a Farmácia Preço Popular e a própria Drogaria Catarinense.
Com mais de 500 lojas em todo o país, a Clamed faturou R$ 2,7 bilhões em 2021.
7. Extrafarma
A história da Extrafarma começou em 1960, na cidade de Belém do Pará, inicialmente atuando como uma distribuidora de medicamentos no estado.
No ano de 2019, a rede registrou a marca de 416 lojas em 11 estados brasileiros, e em 2021, teve um faturamento de R$ 2,1 bilhões.
8. Nissei
Fundada no Paraná em 1986, a Nissei tem mais de 340 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Sendo a 82a maior empresa de varejo no Brasil, a Farmácias Nissei fechou o ano de 2021 com um faturamento de R$ 2 bilhões.
É possível entrar para uma rede de farmácias?
Como vimos, uma rede privada de farmácias possui um mesmo dono ou conjunto de sócios, então, só é possível entrar para elas como sócio.
Assim, não se trata de “participar de uma rede”, mas de “possuir uma rede”, o que é muito mais fácil de acontecer criando-se uma.
Para isso, você só precisa de uma segunda loja, integrada à primeira e seguindo o mesmo modelo de gestão, e podendo estar na mesma cidade.
Por outro lado, as redes associativas de farmácias, em geral, são grupos abertos que aceitam novos associados, sob condições variadas, mas dificilmente impraticáveis.
A seguir, você conhece um pouco mais sobre as principais redes associativas de farmácias no Brasil e as vantagens de participar de uma.
Principais redes associativas de farmácias no Brasil
A maior rede associativa do país é a Abrafarma, que conta com cerca de 8,5 mil estabelecimentos associados, incluindo 26 das maiores redes privadas.
Já a Febrafar é uma sociedade civil que promove a colaboração entre os associados para fortalecimento de todos através do apoio mútuo.
Outras redes associativas no Brasil que apresentam relevância pela abrangência e número de associados, atualmente, são a ABCFarma, a RMFarma e a Farmarcas.
Embora o associativismo não seja uma garantia de bons negócios para a sua empresa, ele apresenta inúmeras vantagens, conforme veremos a seguir.
Vantagens de participar de uma rede associativa de farmácias
Uma das maiores vantagens do associativismo é um aumento no poder de compra, já que as compras são realizadas em conjunto, garantindo-se preços mais baixos.
Comprando mais barato, você também pode oferecer preços mais competitivos.
Além disso, exibir a marca da rede como “Abrafarma” ou “Farmarcas” no interior ou na fachada da sua farmácia confere mais autoridade ao seu estabelecimento.
E ainda, as redes contribuem para a qualificação das farmácias, capacitando o pessoal e otimizando a gestão, o trabalho e o atendimento em sua loja.
Conclusão: oportunidade de crescer com uma franquia ou rede de farmácias
Embora não seja possível entrar para uma rede de farmácias privada, é possível iniciar sua própria rede ou, então, participar de uma rede associativa.
Neste caso, há inúmeras vantagens e oportunidades para o seu negócio — mas esta ainda não é a única maneira de crescer associando-se a grandes marcas.
Entrar para uma franquia é uma alternativa particularmente interessante pelo fato de exigir um investimento inicial menor do que para abrir sua própria farmácia.
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