Entenda como a redução de custos na farmácia é fundamental para a sobrevivência do seu estabelecimento!
Após este ano conturbado que nos trouxe diversos aumentos de despesas, ficou claro que precisamos nos adaptar às mudanças.
Com isso, novos hábitos vieram tanto para consumidores quanto para empreendedores. Não teve jeito, todos tivemos que aprender a economizar.
A redução de custos na farmácia deve ser levada muito a sério porque pode ser um fator de mortalidade ou sobrevivência do seu negócio.
De acordo com o SEBRAE, somado a isso, a falta de planejamento e má administração dos recursos de uma empresa é uma das principais “causa mortis” de muitos estabelecimentos.
Para ajudar você a planejar as próximas estratégias de onde reduzir custos na farmácia, trouxemos conceitos e dicas inteligentes para você colocar em prática e fugir de uma possível crise ou do fechamento prematuro da sua farmácia.
Então, quer saber como reduzir os custos? Confira!
O que são custos?
Ainda segundo definição do SEBRAE, custos são todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como:
- aluguel
- água
- luz
- salários
- honorários profissionais
- despesas de vendas
- insumos consumidos no processo de estoque e comercialização
- taxas e impostos federais, estaduais e municipais
- além de outros relacionados ao marketing para divulgar a empresa.
Conforme o instituto, no caso de uma farmácia, o empresário deve reservar pelo menos 3x o valor dos custos fixos para o capital de giro.
Então, agora que ficou claro o que ele significa, fique atento ao próximo conceito que mostra os impactos dos custos na farmácia.
Porque é preciso equilibrar os custos da sua farmácia?
Por um simples motivo: como mencionamos anteriormente, todos os custos que compõem o negócio serão um forte indicador para entender se seu negócio terá sucesso ou não.
Por isso, faz-se necessária a redução de custos na farmácia, a aquisição de produtos e serviços pelo melhor preço.
Além, claro, do controle de todas as despesas internas — o chamado equilíbrio dos custos fixos versus os custos variáveis — presentes em qualquer negócio.
Portanto, lembre-se: quanto menores os custos, maior será a chance de melhores resultados.
Onde reduzir os custos na farmácia?
Agora que você entende qual é a real importância da redução de custos na farmácia, vamos compartilhar 8 dicas para você analisar seu negócio.
1. Para um negócio, controle nunca é demais
Sem um balanço financeiro e um controle de gastos, seu negócio ficará imprevisível e difícil de reverter em bons resultados.
Esse é um trabalho minucioso, mas que precisa ser bem feito. Portanto, o controle de gastos da sua farmácia deve vir em primeiro lugar.
Só depois vem a formação dos preços de venda de cada produto para garantir que estes preços sejam coerentes tanto com o mercado quanto com o tipo de mercadoria, o público-alvo e a estrutura da sua farmácia.
2. Você sabe o real custo de uma contratação errada?
De acordo com essa publicação da Segs elaborada por Celso Bazzola, diretor-executivo da Bazz Consultoria em RH, uma contratação errada pode custar 15 vezes um salário.
Isso pode até não parecer um custo muito alto à primeira vista para alguns, mas pode ter um efeito devastador em uma pequena ou média empresa.
Por isso, é necessário ter muita cautela na contratação de qualquer colaborador.
Um processo seletivo bem desenhado, somado a alinhamento de expectativas de atuação, programa de carreira e treinamento da equipe são algumas das medidas que ajudam a evitar prejuízos nesse quesito.
3. Conheça os tributos farmacêuticos de perto
Os tributos correspondem a uma fatia significativa de gastos para todo negócio.
O regime de tributação varia conforme o seu enquadramento enquanto modelo de farmácia e deve estar alinhado tanto com a legislação vigente quanto com os objetivos da empresa.
Como são muitos, fizemos um compilado para você conhecê-los melhor a seguir:
PRINCIPAIS TRIBUTOS FEDERAIS PARA FARMÁCIAS:
- IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
- Cofins – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
- PIS – Contribuição ao Programa da Integração Social
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
- Previdência Social
- Taxa da Anvisa – Taxa de Licença de Funcionamento da Anvisa
- CPMF – Contribuição Pública de Movimentação Financeira
- FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
PRINCIPAL TRIBUTO ESTADUAL PARA FARMÁCIA:
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços.
PRINCIPAIS TRIBUTOS MUNICIPAIS:
- IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.
- TLIF – Taxa de Licença de Funcionamento
- ISS – Imposto sobre Serviços
- Taxa de Lixo
- Taxa de Iluminação Pública
- Alvará Municipal
OUTROS IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES QUE INCIDEM NO VAREJO FARMACÊUTICO:
- Alvará de Produtos controlados
- Alvará de Vigilância Sanitária
- Alvará da Polícia Federal
- CRF
- Taxa de Lixo de Resíduos de Saúde
Depois dessa lista fica até difícil pensar em como reduzir os custos, mas sim, é possível.
O modelo de farmácia impacta na tributação
Outro ponto importante a salientar é que essas despesas se referem às farmácias físicas.
O mesmo não se aplica para farmácias online, pois nesse modelo incidem menos tributos.
Assim, podemos dizer que o formato virtual de farmácias traz também uma grande vantagem competitiva e promove a redução de custos para seu negócio.
Portanto, é necessário ter muito claro e bem calculado qual regime a sua empresa vai aderir para pagar o mínimo de carga tributária possível. Faça sempre uma escolha inteligente e mais viável para seu plano de negócio.
4. Política de conscientização ambiental
É cada vez mais necessário implementarmos uma política de conscientização ambiental.
Seja dentro de casa ou em um ambiente corporativo, o planeta pede ajuda para reduzirmos os impactos que deixamos sobre ele.
Para você, enquanto empreendedor, é importante ter uma visão 360º sobre todos os gastos que incidem em sua farmácia na geração de resíduos como: papéis, copos plásticos e demais itens de descarte diário.
Nada deve ser considerado irrelevante quando falamos em redução de custos na farmácia, certo?
Algumas perguntas que podem ajudar você a identificar os pequenos (grandes) gargalos são:
- Qual o volume de documentos que são realmente necessários imprimir?
- Quais deles podem ser substituídos por arquivos digitais?
- No caso do arquivo impresso, ele está sendo utilizado em sua totalidade (folha frente e verso)?
- A impressão se fez pelo método de rascunho (que gera mais economia de toner)?
- Qual a vida útil dos copos de plástico que são utilizados por seus colaboradores?
- Podemos trocar os copos de plástico por vidro?
Estas são algumas ideias para inspirar você a repensar seus custos e a investir em políticas de redução de impacto ambiental.
Além disso, saiba que a geração de lixo da sua farmácia impacta até no tipo de tributo em relação à sua taxa de lixo, por exemplo.
Portanto, é economia em dobro e o planeta e seu bolso agradecem!
5. Estoque sem planejamento é estoque perdido
Você acompanha de perto quais são os produtos mais vendidos por sua farmácia?
As chamadas “vacas leiteiras” geralmente são fáceis de reconhecer, mas e os produtos com menos giro? Você também os identifica periodicamente?
A resposta dessa pergunta e quais as medidas que você toma em relação a isso mostrará se sua empresa está conectada com as necessidades do mercado e da sua clientela.
Isso porque os produtos em estoque que ficam para trás são um verdadeiro inimigo contra a sua redução de custos.
Pense conosco: o que não é vendido, traz gastos com armazenamento, se deteriora e, portanto, é capital que fica parado sem nenhuma expectativa de saída.
Para resolver esse problema, uma possível solução é contar com o cálculo CMV que falaremos a seguir, bem como investir em software de controle de estoque e procurar planejar as compras de acordo com suas vendas.
6. CMV: o custo das mercadorias vendidas
Este item é um verdadeiro complemento no tópico anterior, mas separamos em unidades diferentes porque quisemos dar uma atenção especial sobre ele.
Primeiramente, um conceito que você deve entender muito bem é o CMV.
Ele significa Custo das Mercadorias Vendidas e nada mais é do que a soma total de tudo que foi gasto para adquirir, produzir, armazenar e dispensar um produto.
O cálculo do CMV é primordial porque ele pode apontar índices diferentes de descontos, taxa de mercadorias paradas em estoque, perdas de produtos etc.
Ou seja, esse cálculo vai trazer total impacto sobre a redução de gastos na farmácia e ajudar a fazer todos os produtos girarem.
Para saber mais sobre o CMV, indicamos fortemente a leitura do artigo abaixo para que você entenda tudo sobre ele e como calculá-lo.
7. Considere uma consultoria se tiver dificuldades na gestão de recursos
Você não sabe por onde começar ou já tentou aplicar vários dos itens anteriores, mas ainda não conseguiu resultados positivos?
Bem, nem tudo está perdido. Nesse caso, você pode fazer o investimento em uma consultoria adequada ao seu negócio.
Considerando suas particularidades, uma boa consultoria saberá como reduzir custos e analisar oportunidades de novos negócios, ou seja, colocar a casa nos eixos.
A ideia de ter uma consultoria especializada é sempre construir um planejamento mais alinhado com suas expectativas de crescimento.
Por fim, não considere a consultoria como um gasto, mas como um investimento a longo prazo!
8. Suas ações promocionais ainda não dão bons resultados?
Uma boa ação de marketing pode trazer resultados muito positivos, principalmente as ações digitais, que hoje são utilizadas pelos grandes players do mercado como o espaço ideal para atrair um público mais diverso.
Por exemplo, uma campanha de anúncios digital pode trazer à sua farmácia novos consumidores que estão em busca dos produtos e serviços que você oferece.
Outro ótimo exemplo é aproveitar as datas sazonais para oferecer descontos e promoções específicas que casam com a época.
Ficar antenado na jornada de compras da sua clientela pode ajudá-lo a garantir uma melhor chance de converter uma compra.
Estas são algumas das ações promocionais que podemos citar para inspirá-lo a expandir o seu faturamento.
Mas lembre-se que as ações promocionais devem ser sempre acompanhadas de mensuração para transformar e otimizar as suas campanhas.
Se você quer realmente essa virada de chave no seu negócio, clique no botão abaixo:
Conclusão: a principal meta
Para finalizar nossas dicas, saiba que é muito importante que você defina metas de redução de custos na farmácia, mas o mais importante do que qualquer estratégia que você pense é que você envolva toda a sua equipe neste objetivo.
Seus funcionários devem ser seus maiores aliados.
O sucesso no desenvolvimento de uma cultura de redução de gastos certamente resultará em sucesso para o seu negócio.
Afinal, pequenas ações geram grandes resultados!
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!