Confira 5 passos práticos para obter sucesso e reduzir o tempo de entrega no delivery
Desde que a pandemia se instalou, o delivery foi uma verdadeira salvação para milhares de empresas no Brasil.
De restaurantes a farmácias, todos os estabelecimentos tiveram que se adaptar e encontrar novos modos para continuar atendendo seus clientes.
As restrições complicaram demais a vida — tanto do consumidor quanto do empreendedor — e, com isso, foi necessário buscar novas soluções.
O serviço de entrega por delivery veio como uma nova oportunidade de manter o negócio funcionando e, claro, fomentar a economia.
Especialmente para as farmácias, por atuarem no segmento da saúde, a demanda cresceu nesse período como nunca antes visto.
De itens como medicamentos a produtos de conveniência, as farmácias se tornaram uma opção atrativa e segura para a compra.
Por isso, pudemos observar nos últimos dois anos, o crescimento e a importância do delivery.
Dados de 2021 e tendências para o próximo ano
Além das compras realizadas nas lojas físicas, os consumidores têm aumentado mais o uso do delivery e do e-commerce.
Juntos, esses serviços alcançaram a alta de 72,5% na movimentação das farmácias durante os primeiros seis meses de 2021 (em relação ao mesmo período do ano passado).
Esses dados são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) junto às redes associadas.
O setor farmacêutico deve continuar crescendo nesse segmento em 2022, segundo estima o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos).
Enquanto a expectativa é que, no varejo, seja registrada alta de 10,13% em 2021, para 2022, o percentual pode ser ainda maior, chegando a 10,52%.
Com mais empresas oferecendo esse tipo de serviço, será a hora de você alcançar um novo diferencial para se sobressair neste meio.
E é sobre isso que falaremos a seguir.
A importância de diminuir o tempo de entrega do delivery
Quando se fala em delivery, o tempo é fator primordial.
Se sua farmácia já atende via delivery ou não, as dicas que vamos abordar a partir de agora são igualmente importantes para você.
O primeiro passo para quem trabalha neste tipo de serviço é agilizar o delivery.
Para se destacar perante a concorrência, o seu delivery precisa ser eficiente e focado em obter a plena satisfação do consumidor.
Afinal, quem não gosta de receber um pedido (seja no conforto de casa, do trabalho ou de qualquer outro local) com rapidez e segurança?
Desta forma, uma das maneiras de atingir esse objetivo principal é otimizar e reduzir o tempo de entrega no delivery.
É importante ressaltar que o intervalo desde o momento que o cliente faz o pedido até, de fato, a entrega é um dos principais critérios que leva o cliente a escolher a sua farmácia ao invés da concorrência.
Ou seja, o delivery e todos os fatores que envolvem diretamente esse serviço são determinantes para a retenção e fidelização de clientes.
Abaixo, você encontra estratégias específicas para diminuir o tempo de entrega do delivery e, também, quais pontos melhorar para alavancar mais as suas vendas.
5 Estratégias para reduzir o tempo de entrega no delivery da farmácia
Com o protagonismo do delivery na vida dos consumidores e a busca pela excelência em serviços ágeis, é necessário utilizar-se de estratégias vencedoras para reduzir o tempo de entrega no delivery da sua farmácia.
Confira abaixo as 5 dicas que separamos para você.
1. Realize a gestão do seu estoque
Os pedidos de delivery começam através de um estoque bem cuidado.
A chave para uma entrega rápida também passa pela gestão do estoque.
Contar com uma plataforma que o ajude para essa tarefa é uma ideia inteligente.
Uma área de estocagem bem organizada e devidamente setorizada ajuda e muito a agilizar o delivery e acelera a entrega dos pedidos.
Um bom modo de entender a gestão de estoque como seu aliado é pensar que, se tudo estiver ordenado e em perfeito funcionamento, qualquer imprevisto pode compensar o tempo adicional do entregador, por exemplo.
Outro motivo para você ter uma ótima gestão do estoque é ativar promoções para produtos que estejam próximo ao vencimento (ponto que deve ser claramente identificado para o consumidor).
Essa é uma outra estratégia sagaz para não perder oportunidades de venda em circunstâncias como essa.
2. Cumpra o prazo prometido
Em quanto tempo o delivery deve ser feito?
Não há consenso sobre o tempo ideal, infelizmente.
Mas o que sabemos é que a entrega deve ser realizada o quanto antes for possível.
Uma regra de ouro quando falamos em tempo é: cumpra o prazo prometido.
Não há nada pior para um consumidor do que se sentir enganado, principalmente quando o quesito é prazo.
Portanto, se sua farmácia oferecer uma entrega expressa, por exemplo, tenha certeza que essa demanda poderá ser atendida.
Caso contrário, você verá a reputação da sua farmácia decair com consumidores raivosos.
Também vale lembrar que, na maioria das vezes, as compras realizadas com as farmácias são de itens relacionados à saúde.
Imagine um cliente que pede um remédio para combater uma crise de enxaqueca.
Certamente esse cliente espera ansiosamente a entrega para aliviar a sua dor.
Dessa forma, reforçamos que as entregas que excedem o prazo prometido comprometem drasticamente a experiência do cliente e, por consequência, a chance desse cliente voltar a fazer outros pedidos se torna pequena ou inexistente.
Em outras palavras, assim será muito difícil você converter a fidelização de clientes.
Outro ponto interessante é fomentar o feedback dos clientes, principalmente em plataformas digitais (mas aqui o boca a boca também conta!).
Assim, se espalhará mais fácil o quanto a sua entrega foi rápida e mais potenciais clientes poderão escolher você numa futura compra.
3. Cultive uma cultura focada no cliente
Ter uma empresa cuja cultura é focada no cliente pode trazer diversos benefícios, incluindo o tempo de entrega do delivery.
Um time de profissionais treinados, motivados e orientados a desenvolver suas tarefas, pode fazer a real diferença para sua farmácia.
Portanto, sugerimos que você oriente sua equipe a resolver qualquer situação com rapidez e garantia de satisfação para seus clientes.
Afinal, se a operação é eficiente, o tempo de entrega também pode ser reduzido e certamente aumentará a retenção e fidelização de clientes.
4. Ofereça formas de pagamento diferenciadas
Facilidades na forma de pagamento do delivery podem ser um grande atrativo para os clientes, bem como podem ajudar a agilizar o delivery.
Acompanhe-nos no seguinte raciocínio: o cliente que escolhe pagar pela plataforma de compra (seja app ou e-commerce) não terá que perder tempo adicional ao buscar o seu pedido.
Desta forma, o entregador será mais objetivo na entrega e poderá se deslocar com mais rapidez para o seu próximo destino.
5. Invista na transformação digital para o delivery
Para todos os itens que citamos acima, você pode contar com o uso da tecnologia para aprimorar a experiência dos seus clientes, conquistando ainda mais o seu público-alvo.
Farmácias de todo o país têm investido pesado em infraestrutura digital para atender a essa demanda crescente.
O motivo pelo qual essa transformação está avançando é que gerenciar os pedidos da sua farmácia apenas pelo modo analógico (através de ligações e anotações em papel, por exemplo) pode induzir a erros, retrabalho e queda na produtividade em geral.
Imagine agora a situação de atendimento ao cliente via telefone, onde ele realiza uma série de perguntas.
Primeiro, o farmacêutico terá que procurar pelo produto no estoque, depois informar quanto custa, se vai resolver o problema, se o genérico funciona igual, entre outras dúvidas.
Agora imagine a mesma compra em um ambiente diferente dessa vez: a mesma farmácia com uma plataforma de delivery.
Nessa ocasião, os clientes se tornam elementos ativos que podem escolher entre as diversas opções de produtos, podendo eles mesmos realizar a busca pelo que desejam, verificar informações de cada produto, indicações de uso etc.
Tudo isso, promovendo economia de tempo de atendimento aos balconistas da sua farmácia que podem se dedicar ao atendimento de balcão e não a ficar respondendo perguntas que os clientes podem consultar na loja virtual.
Além de poder comparar imediatamente na concorrência para ver quem vende mais barato ou quem oferece a entrega mais rápida, por exemplo.
Ou seja, no ambiente digital de um e-commerce ou app, por exemplo, o cliente entra, escolhe seus produtos, sua forma de pagamento e solicita a entrega.
Assim, a experiência é muito mais rápida do que as formas convencionais e sem concorrência no mesmo site ou aplicativo.
Caso você esteja pensando em apostar nessa super tendência e deseja saber mais sobre como ultrapassar a concorrência no delivery, assista o vídeo abaixo abaixo:
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Conclusão
Para de fato reduzir o tempo de entrega no delivery, é preciso pensar estrategicamente em todos os pontos que vão desde como e onde você oferece esse serviço até a gestão de estoque da sua farmácia.
Funcionalidades da sua equipe, do seu serviço e do aplicativo são apenas a ponta do iceberg que envolve toda a operação de delivery.
É preciso ir além do delivery em si e entregar mais valor do que produtos.
Só assim você conseguirá ter clientes fiéis à sua marca.
A transformação digital, bem como a integração entre os aplicativos de entregas (sejam plataformas de delivery direto ou marketplaces) vai permitir que o consumidor busque um tipo de produto e encontre o mesmo item por preços diferentes em um único lugar na palma da mão através de smartphones, tablets ou computadores.
E se você quiser garantir que não vai encontrar concorrência dentro de um site ou app que lhe cobra mensalidades para manter sua loja virtual, a solução é contar com uma plataforma de delivery direto!
Afinal, marketplaces incentivam a concorrência dentro do app.
Só plataformas de delivery direto garantem sites e apps exclusivos para cada estabelecimento, onde os clientes não ficam comparando preços de lojas diferentes buscando quem vende mais barato.
Com a plataforma certa, você será capaz de reduzir o tempo de entrega no delivery e ter o foco dos seus (potenciais) clientes exclusivamente na sua marca.
E esse é o objetivo da MyPharma: promover pequenas e médias farmácias através do varejo farmacêutico online, um mercado que até pouco tempo parecia reservado Às grandes redes.
No entanto, você não precisa depender apenas de vendas de balcão enquanto as redes dominam o mercado online.
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