Os avanços tecnológicos têm impulsionado o crescimento de diversos setores, inclusive da indústria farmacêutica criando, assim, a farmácia 4.0.
Como consequência da criação da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial, as atividades industriais passaram a sofrer uma revolução.
Essa revolução, que ficou conhecida como a 4ª Revolução Industrial ou indústria 4.0, uniu a tecnologia da informação à biotecnologia e à inteligência artificial.
A farmácia 4.0 consiste em uma nova tendência do mercado e foi originada a partir do progresso da indústria.
A nova modalidade deve ser acompanhada de perto pelos profissionais do setor farmacêutico, pois pode ser uma grande aliada das vendas.
A tendência é que a tecnologia farmacêutica cresça muito nos próximos anos e, como resultado disso, o faturamento da indústria e das farmácias também crescerá.
Assim, o investimento em tecnologia contribui não só para a produção de medicamentos, mas também para a gestão das empresas.
Por isso, este artigo reúne as principais informações a respeito do conceito de tecnologias farmacêuticas, reforçando a importância de investir nesses serviços.
Para entender melhor o conceito e aumentar as vendas da sua farmácia, acompanhe a leitura!
Por que usar a tecnologia em ações na indústria farmacêutica?
Utilizar a tecnologia para automatizar todas as atividades produtivas é fundamental quando se deseja melhorar os resultados da indústria farmacêutica.
O motivo é simples: a rotina das indústrias farmacêuticas é bastante agitada, necessitando de ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência da produção.
A indústria 4.0, além de descentralizar a produção operacional por meio da inteligência artificial, oferece autonomia operacional às empresas e reduz suas atribuições na configuração das máquinas. Assim, a produção se torna mais fácil e rápida.
Outra vantagem é a possibilidade de detectar falhas no equipamento, informando o que há de errado e facilitando as manutenções.
A eficiência operacional diminui o índice de erros, pois a padronização sistemática dos softwares possibilita a produção das medidas e formas que a empresa precisa.
As tecnologias também podem ser aplicadas em outros setores, como vendas e gestão, digitalizando as ações da indústria.
Atualmente, as vendas do varejo farmacêutico têm apresentado um grande crescimento e, com isso, as farmácias independentes também estão avançando.
Investir em softwares para acelerar esse avanço, portanto, pode alcançar excelentes resultados.
Dicas de softwares para produtividade industrial
Além da computação na nuvem, existem outros softwares que auxiliam a indústria farmacêutica a ser mais produtiva.
Entre os softwares empresariais para as indústrias estão:
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel importante no aumento da produtividade operacional da indústria farmacêutica.
Mas, afinal, qual é o conceito da IoT?
Em resumo, esse conceito se refere à interconexão de objetos físicos, máquinas e veículos com a internet.
A IoT, portanto, cria uma conexão entre os mais variados dispositivos.
Por esse motivo, é possível dizer que o conceito é um dos pilares da farmácia 4.0. Em resumo, a Internet das Coisas incentiva a automação de processos da indústria e do varejo.
Impressão 3D
Também conhecida como manufatura aditiva, a impressão 3D envolve a produção de peças e equipamentos por meio da moldagem em três dimensões.
Esse modelo de produção é muito utilizado para a produção de produtos sob medida, com formas e diâmetros exigidos pelos clientes.
Isso é benéfico para indústrias farmacêuticas conseguirem entender como vender produtos a partir de desenhos complexos com rapidez e eficiência.
Big Data
O Big Data pode ser um grande aliado na aquisição de informações da gestão e até dos processos operacionais.
Em suma, o Big Data Analytics consiste em um sistema capaz de coletar e armazenar uma grande quantidade de informações da indústria farmacêutica, bem como da farmácia 4.0.
Com o Big Data, os dados serão guardados com segurança, além de poderem ser compartilhados através de redes industriais.
Além disso, o Big Data consegue fazer a análise das informações e dar insights das ações necessárias, fatores que auxiliam na tomada de decisão da gestão.
Conclusão
A tecnologia pode ser uma grande aliada da indústria, principalmente no mercado farmacêutico, aumentando a performance de trabalho e a produção de produtos.
Algumas tecnologias como a Internet das Coisas permitem a produção autônoma das máquinas, tornando os processos mais rápidos e ágeis.
Outro fato da tecnologia é o auxílio a gestão de softwares como o Big Data Analytics, que armazena um grande número de dados no mesmo local, sendo um importante aliado na tomada de decisões da empresa.
Com os softwares tecnológicos, a indústria farmacêutica consegue ser mais produtiva e assertiva, inclusive no marketing, produzindo os produtos certos e sob medida para os clientes.
Consequentemente, a sua farmácia vai conseguir saber o que vender para ganhar dinheiro com produtos de qualidade e aumentar a lucratividade da empresa.
* Este artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.
Quer saber mais sobre marketing para a indústria farmacêutica?
Então clique no botão abaixo:
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia da sua farmácia!