Você sabia que existem diferentes tipos de consumidor e de marketing?
E sabia que alguns tipos de marketing já não são mais praticados por serem insuficientes?
Hoje, te explicamos os 5 tipos de consumidores que existem e como o marketing evoluiu para satisfazer os seus desejos.
Acompanhe a leitura e entenda como promover a sua farmácia para aumentar o seu faturamento com os tipos de consumidores certos!
Descubra também quais são os 5 tipos de comportamentos dos consumidores na hora das compras!
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Agora sim, vamos lá?
Quais tipos de consumidor existem? E como o marketing se adequa a eles?
Atualmente, existem 5 tipos de consumidores, mas só 4 deles fizeram parte da história da farmácia. Sendo que o 5º tipo deve começar a constituir este setor em breve.
Mas para entender porque isso acontece, acompanhe a evolução dos tipos de consumidor e, consequentemente, do marketing, abaixo:
Consumidor 1.0
O consumidor 1.0 fez parte de uma geração onde o marketing não tinha um entendimento do que era “marca”. A intenção era vender uma solução ao cliente sem importar o valor que ela tinha agregada.
Querer um produto era a única relação que um cliente poderia ter com uma empresa. A relação entre marca e clientes só passou a existir mais tarde.
A questão aqui é que o consumidor 1.0 tinha pouco acesso à informação e um estilo de vida muito mais simples pelos modelos e tecnologias vigentes na época.
Consequentemente, as empresas focavam apenas em produzir produtos diferentes para atender demandas dos clientes.
Com isso, elas buscavam apenas massificar a sua exposição através de meios como o rádio e televisão.
Consumidor 2.0
O consumidor 2.0 passou a existir quando o marketing precisou se reinventar por conta do aumento de concorrência.
Quando os consumidores passaram a ter acesso a produtos semelhantes de marcas diferentes, eles também passaram a pensar em critérios para a escolha.
Com mais marcas no mercado, era possível ter uma favorita e, também, a disputa pelas melhores funcionalidades dos seus produtos e serviços.
Foi nesse período que a segmentação do público começou a existir, pois, as marcas não podiam apenas exibir seus produtos.
Elas precisavam abordar as dores (problemas) dos seus clientes e mostrar porque o SEU produto era a solução.
O sentido mais aguçado e crítico do consumidor 2.0 é o que levou o mercado a continuar evoluindo.
Tipos de consumidor: 3.0
Neste ponto, os consumidores já tinham muitas opções de marcas e suas necessidades subiram ao nível da inclusão.
As marcas precisavam fazer o cliente se conectar a ela. Era como se eles precisassem se sentir em um grupo com a marca que passava a ter personalidade.
É aqui que as pessoas começaram a ser vistas como mais do que apenas compradores. Suas necessidades passaram a se conectar com os valores das marcas.
E este consumidor não está tão distante do que vemos atualmente, dado as exigências que tem e a intimidade que busca com suas marcas favoritas.
O que é Consumidor 4.0?
O consumidor 4.0 é um 3.0 Plus, é uma evolução do tipo de consumidor anterior.
Aqui existem, pelo menos, 2 fatores que causaram essa evolução:
- a tecnologia,
- e a necessidade de estar mais próximo virtualmente.
Ao mesmo tempo que a tecnologia aumentou o contato entre pessoas distantes, ela diminuiu aquele próximo. Com isso, as pessoas passam a ser conectar cada vez mais profundamente com as marcas na internet.
As marcas passam a precisar investir cada vez mais numa personalidade e valores que atraiam seu público-alvo. Ao mesmo tempo, a presença delas na internet é cada vez mais exigida.
O marketing digital se torna a base de uma boa relação marca-consumidores porque seus clientes estão totalmente adaptados ao digital.
Este é o modelo atual que a maioria das pessoas vive e o que mais impacta o setor farma. Isso porque o consumidor 5.0, o próximo, geralmente, tem menos de 15 anos (atualmente).
Tipos de consumidor: 5.0
O consumidor 5.0 é o nativo digital.
Este consumidor não viveu um mundo onde a internet não existia ou não era largamente disponibilizada. Ele, tampouco, viveu um mundo sem smartphones ou não teve amplo acesso às redes sociais.
Por isso, dissemos que eles costumam ter menos de 15 anos.
Ainda que este seja o último dos tipos de consumidor (o atual), ele não configura o perfil de cliente farma porque não é ele quem realiza as compras da família.
Entretanto, em alguns anos ele constituirá uma boa parcela dos clientes. Por isso, a adequação a este tipo de público e ao 4.0 não podem ficar para depois!
Os dois últimos consumidores têm como foco a experiência:
- uma experiência de compra adequada;
- experiência de navegação nas páginas da marca;
- a experiência de conectar-se com a marca;
- e também a experiência de um atendimento omnicanal.
Vale ressaltar ainda que, ainda que os tipos de consumidores tenham evoluído até o 5.0, o marketing continua no 4.0.
Isso porque os tipos 4.0 e 5.0 se diferenciam por sua maior ou menor relação de vida com a experiência digital. Entretanto, o marketing continua em evolução e, em breve, deve ter um novo movimento em direção aos nativos-digitais.
5 tipos de comportamento de compra dos clientes
Outro ponto muito importante que se relaciona com os tipos de consumidores é o tipo de comportamento que eles têm.
E podemos apontar 5 tipos de comportamento que precisamos considerar na hora de traçar nossas estratégias para aumentar as vendas de farmácia e atrair mais clientes.
Confira abaixo:
- Iniciador: é o consumidor que sugere a compra, que dá a ideia inicial. Não importa a idade, até uma criança é um iniciador, pois solicita produtos que os adultos provêm.
- Influenciador: é a pessoa que influencia sobre a decisão da compra. Sejam pais, professores ou qualquer outra pessoa que possa influenciar a compra.
- Decisor: é a pessoa que decide realizar a compra e como e onde realizá-la.
- Comprador: é o consumidor que, de fato, realiza a compra.
- Usuário: é a pessoa que, finalmente, utiliza o produto ou serviço, independentemente, se configurar os comportamentos anteriores ou não.
Agora que você conhece os tipos de consumidores e de comportamentos de compra, vamos entender como atender os clientes que impactam as vendas das farmácias?
Como atender aos clientes 4.0 e 5.0?
Atualmente, é difícil encontrar o consumidor 3.0. A não ser que você viva em uma cidade pequena que não tem tanto acesso a eletrônicos e à internet, você verá muito mais consumidores 4.0.
Assim, para atender a esses 2 tipos de consumidor, é preciso investir em construir uma presença digital, vender pela internet e conectar-se realmente comas necessidades e valores dos seus clientes.
Existem 5 pontos que você precisa executar se quiser manter um bom relacionamento com esses consumidores para aumentar o seu faturamento. Confira-os:
- Oferecer diferentes canais de interação e integração;
- Alinhar seus valores com os buscados pelo público-alvo;
- Personalizar os atendimentos e soluções;
- Dar voz aos consumidores;
- E oferecer uma experiência omnicanal.
Veja alguns dados que comprovam a importância de investir nesses aspectos:
Segundo um estudo da CMO Council, empresas que ofertam uma interação personalizada conseguem reter cerca de 89% dos seus clientes.
Já as empresas que não oferecem essas experiências conseguem reter no máximo 33%. Além disso, 40% dos clientes compram mais quando as marcas têm essa experiência como preocupação.
O Informe de Tendência 2021 da Zendesk também revela que 65% dos clientes querem comprar de empresas que facilitam e agilizam as compras na internet.
Com isso, 75% opta por comprar mais das empresas que agilizam esse processo.
Investir no digital é a resposta para o atendimento adequado aos tipos de consumidor 4.0 e 5.0!
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