Há um grande número de modelos e estratégias de marketing para farmácia que podem ser explorados para promover o crescimento dos seus negócios.
Para encontrar o modelo ideal, é preciso ter uma boa definição da sua marca (branding) e do seu público-alvo, além de conhecer as alternativas disponíveis.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o maior erro que se pode cometer é não fazer marketing, mesmo (e até especialmente) as pequenas empresas.
Por isso, apresentamos 10 tipos de marketing entre os mais praticados atualmente, modelos tradicionais e tendências que todo gestor(a) e proprietário(a) precisam conhecer.
Como fazer marketing para farmácia
Antes de pensar onde você quer chegar com o marketing para farmácia, o que você precisa para que ele funcione é saber onde você está.
Definir a missão da empresa e em quais tipos de produtos ou serviços ela estará mais focada, bem como compreender seu público-alvo são etapas indispensáveis.
Além disso, você precisa conhecer bem o mercado e estar atento(a) à legislação do setor, especialmente porque há limitações legais para a propaganda farmacêutica.
A partir daí, pode-se começar a delimitar os tipos de marketing mais adequados ao seu negócio e que possam levá-lo(a) além da mera publicidade.
Diferenças entre marketing e publicidade
A publicidade consiste em promover serviços ou produtos que se quer vender, enquanto o marketing é um conceito mais amplo, que inclui estratégias para isso.
Em vez de apresentar uma única definição, o marketing é o que se costuma chamar de “conceito guarda-chuva”, abarcando muitas práticas e conhecimentos diferentes.
Mais do que meramente vender produtos e serviços, o marketing se volta à construção de identidade e relacionamentos, focando na satisfação do desejo dos consumidores.
A seguir, você conhece os principais tipos de marketing da atualidade, podendo assim estabelecer com mais segurança aquele que mais interessa às suas práticas.
Quais são os tipos de marketing?
Além do marketing tradicional, há dezenas de tipos de marketing com aplicações, focos e abrangências muito diferentes.
Grande parte dos modelos mais usados na atualidade se voltam para os meios digitais, onde é possível estreitar as relações com o público consumidor.
Naturalmente, diversos tipos podem ser aplicados simultaneamente, aumentando o alcance da sua estratégia e otimizando o processo de atrair clientes.
Conheça agora 10 tipos muito usados e que têm os maiores potenciais como marketing para farmácia.
1. Marketing Tradicional
Também chamado de Marketing Offline, embora possa incluir ações online, é o marketing que visa fixar a marca na cabeça do consumidor.
Normalmente, isso é feito através de propagandas em rádios, TV, outdoors e mídia impressa, ou ainda em ações pontuais, como eventos promovidos pela empresa.
Outras formas de aplicar esse tipo de marketing é distribuindo brindes ou através do telemarketing.
Além de ser relativamente caro, esse tipo de marketing nem sempre alcança uma grande quantidade de pessoas, principalmente entre as que compõem seu público-alvo.
Portanto, para aplicá-lo, é bom fazer um planejamento cuidadoso, com especial atenção ao orçamento e análise dos resultados.
2. Marketing Digital
Inteiramente voltado aos meios digitais, esse tipo de marketing inclui inúmeras subdivisões, possuindo um grande alcance e excelentes ferramentas de análise de resultados.
Afinal, é possível acompanhar quase em tempo real o desempenho de suas estratégias, possibilitando uma constante readequação para obter os resultados desejados.
Além da presença em redes sociais, que é de suma importância na atualidade, há várias outras formas de aplicar o marketing digital.
Especialmente para esse tipo de marketing, o conhecimento do seu público-alvo é fundamental.
3. Marketing 4.0
Basicamente, o Marketing 4.0 é uma proposta de integração entre os modelos de Marketing Tradicional e Marketing Digital.
O conceito está ligado aos tipos de consumidores, sendo que o consumidor 4.0 está bastante imerso no mundo digital, mas não restrito a ele.
Também chamado de “4a Era do Marketing”, esse modelo tem uma preocupação muito grande com a experiência proporcionada ao cliente.
E nesse sentido, explora uma variedade de canais de atendimento, vendas e relacionamento, buscando uma integração entre todos eles — a chamada estratégia omnicanal.
4. Outbound Marketing
Grosso modo, o Outbound Marketing é só outra forma de chamar o Marketing Tradicional, sendo que os dois se diferenciam por um detalhe conceitual.
O conceito de Outbound está voltado à experiência do público-alvo da ação de marketing, à maneira pela qual sua atenção é chamada para a marca.
No Outbound, a rotina do cliente é invadida pela informação, que é levada a ele sem que ele a procure.
Isso também ocorre no online, mas é mais característico da publicidade na TV, outdoors ou chamadas de telemarketing para um primeiro contato com o cliente.
5. Inbound Marketing
Enquanto no Outbound há uma abordagem ativa da empresa para atrair clientes, o Inbound explora estratégias para que eles descubram a marca por si mesmos.
Também conhecido como “Marketing de Atração”, o Inbound Marketing gera conteúdos do interesse do consumidor para que ele perceba a necessidade que tem do consumo.
Por exemplo, ao promover palestras ou publicações em blogs relacionados ao seu negócio, é possível fazer com que o cliente perceba que tem um problema para o qual você é a melhor solução.
Esse tipo de marketing é menos invasivo, porque não procura pelos clientes, mas responde perguntas dele, tratando de assuntos sobre os quais ele quer saber.
6. Marketing de Relacionamento
Focado na experiência de compra do cliente, o Marketing de Relacionamento aposta na formação de vínculos emocionais para impulsionar a captação e fidelização dos clientes.
Entre suas maiores preocupações, está a de oferecer a cada cliente um atendimento personalizado, sempre consciente de suas preferências e hábitos de consumo.
Para isso, usa estratégias de pós-compra como pesquisas de satisfação, formando um banco de dados bastante detalhado sobre cada um.
Uma das consequências esperadas desse tipo de marketing é que o cliente se torne um promotor da marca, falando bem dela para outras pessoas.
7. Marketing Sazonal
O Marketing Sazonal aplica estratégias associadas a datas e épocas específicas como Dia das Mães, Outono ou Carnaval.
Datas como essas têm um impacto significativo na procura por farmácias ou produtos em particular e, portanto, podem ser exploradas em termos de marketing.
Decoração no ambiente, promoções especiais ou a simples menção à data em materiais de divulgação são formas de se explorar o calendário sazonal.
O Marketing Sazonal também está atento às variações de demanda por determinados produtos ao longo de uma semana, mês ou ano.
Com posse dessas informações, é possível aproveitar melhor os períodos de alta procura e encontrar soluções para as épocas de baixa.
8. Marketing Verde
Um tipo de marketing diferente que vem crescendo bastante nas últimas décadas é o Marketing Verde, também chamado Marketing Ambiental e Eco marketing.
Voltado a questões ambientais e de sustentabilidade, esse modelo cresceu em grande parte devido a pressões da própria população.
Assim, atende a uma demanda de consumidores atentos às ações das empresas para garantir que elas estão realmente preocupadas com o meio ambiente.
É, portanto, um marketing que depende de uma postura real, podendo ter efeitos adversos se o público perceber que tudo não passa de discursos.
9. Marketing Direto
Também chamado de Marketing de Dados, o Marketing Direto utiliza uma base de dados para abordar potenciais clientes que já demonstraram interesse por sua marca.
Tradicionalmente, isso era feito de porta em porta, ou ainda, através do telemarketing ou de mala direta.
Hoje, inclui estratégias como o SMS e o e-mail, sempre buscando uma comunicação individualizada, chamando a pessoa pelo nome para passar uma impressão de exclusividade.
Como o público já conhece a marca, o conteúdo desse marketing pode concentrar-se na chamada à ação, disparando gatilhos de escassez e urgência.
10. Marketing de Busca (SEM)
Uma das principais estratégias do Inbound Marketing e Marketing Digital é o Marketing de Busca, ou SEM (sigla do termo em inglês: Search Engine Marketing).
Ele se dedica a garantir uma boa visibilidade da marca em sites de pesquisa online, como o Google, Yahoo ou Bing.
Assim, sempre que um potencial consumidor pesquisa por algo relacionado a ela, seu link aparecerá nas primeiras posições dos resultados.
Basicamente, há duas formas de fazer isso: com links patrocinados ou otimização de suas páginas online para gerar resultados orgânicos.
Conclusão: o melhor tipo de marketing para farmácia
O melhor marketing para farmácia é aquele que está mais alinhado aos propósitos da sua empresa e melhor dialoga com seu público-alvo.
Porém, considerando-se os novos hábitos de consumo da população, fortemente ligados ao digital, podemos dizer que, hoje, as estratégias que exploram esse meio são indispensáveis.
Por isso, mesmo que você ainda não atue com uma farmácia online, precisa aprender a explorar o marketing digital se quiser sobreviver no mercado atual.
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