Guia de treinamento para funcionários de farmácia

Ainda há gestores(as) e proprietários(as) que resistem à prática, mas o fato é que o treinamento para funcionários de farmácia favorece os negócios.

Além do que é exigido por lei, oferecer uma preparação adequada à sua equipe traz benefícios facilmente verificáveis no dia a dia da farmácia.

Por isso, apresentamos tudo o que você precisa saber para cumprir as exigências legais e, ainda, organizar treinamentos que realmente trarão resultados aos negócios.

Conheça de forma objetiva as vantagens dos treinamentos e confira nossas dicas para fortalecer o seu empreendimento!

Tudo sobre treinamento para funcionários de farmácia

Em um mercado altamente competitivo, acertar no treinamento para funcionários de farmácia pode ser o diferencial que trará maior destaque para a sua marca.

Como é de conhecimento geral nessa área, há uma obrigatoriedade de capacitação dos funcionários, dada a natureza dos produtos comercializados.

Ainda assim, treinamentos obrigatórios cobrem apenas o mínimo que esses funcionários precisam saber para atuar em estabelecimentos de saúde, como as farmácias e drogarias.

Para oferecer um serviço realmente diferenciado, seguro e de qualidade, há vários outros temas a abordar em treinamentos para a sua equipe.

Veja a seguir os benefícios de se investir nesse tipo de atividade.

 

Vantagens dos treinamentos e da capacitação de funcionários

Por diversos fatores, oferecer treinamento em farmácias e drogarias tende a se refletir em um aumento nos lucros.

Funcionários capacitados apresentam maior produtividade e engajamento com a empresa tanto pelos conhecimentos que adquirem quanto por se sentirem valorizados ao serem alvo de investimentos.

Reduzindo a quantidade de erros cometidos pela equipe, consequentemente, há também uma redução nos custos do seu empreendimento.

Ao mesmo tempo, verifica-se um aumento nas vendas e na satisfação dos clientes.

Assim, ter colaboradores bem treinados se torna uma estratégia bastante eficaz para aproximar-se da clientela e aumentar os índices de fidelização

   

Como fazer o treinamento

Comece listando os treinamentos obrigatórios e aqueles que lhe interessa aplicar, depois elabore um cronograma para a aplicação de todos eles.

Na etapa de planejamento, estabeleça o público-alvo e o objetivo de cada treinamento, especificando todos os temas que serão abordados neles.

Nesse sentido, é interessante elaborar um plano de aula, garantindo que todos os temas sejam trabalhados e que tenham um encadeamento lógico e tempo suficiente.

Se precisar de um tempo mais longo, divida o treinamento em períodos menores e distribua-os em mais de um dia.

Verifique também quais recursos tem disponíveis e quais serão necessários, incluindo eventuais custos com material impresso, aluguel de espaço, coffee-break etc.

É aconselhável que os funcionários sejam convocados ao treinamento (não convidados) para reduzir as ausências.

No dia marcado, prepare tudo com antecedência e revise seu plano de aula.

Mas lembre-se que um treinamento não acaba em sua aplicação, sendo importante acompanhar e avaliar seus resultados.

Vale destacar que todos os treinamentos, inclusive os obrigatórios, podem ser terceirizados.

   

Treinamentos obrigatórios

Conforme a RDC 44/2009,todos os funcionários devem ser capacitados quanto ao cumprimento da legislação sanitária vigente e aplicável às farmácias e drogarias. 

Além disso, precisam ser capacitados em relação aos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do estabelecimento. 

Todo o pessoal, inclusive de limpeza e manutenção, deve receber treinamento inicial e continuado com relação à importância do autocuidado e da higiene

Também precisam de conhecimentos básicos em microbiologia relevantes para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos usuários. 

É obrigatório, ainda, oferecer treinamento inicial e contínuo quanto ao uso e descarte de EPIs e procedimentos em caso de acidente e episódios envolvendo riscos à saúde.

Devem ser mantidos registros dos cursos e treinamentos contendo, no mínimo, as seguintes informações:

I – descrição das atividades de capacitação realizadas

II – data da realização e carga horária

III – conteúdo ministrado

IV – trabalhadores treinados e suas respectivas assinaturas

V – identificação e assinatura do profissional, equipe ou empresa que executou o curso ou treinamento, e

VI – resultado da avaliação

Os registros dos treinamentos devem ser arquivados e mantidos no estabelecimento por cinco anos.

Já a RDC 357/2001 CFF atribui aos farmacêuticos técnicos responsáveis a obrigação de treinar seus auxiliares, apresentando por escrito suas atividades, direitos e deveres compatíveis com a hierarquia técnica.

   

Temas para treinamentos em farmácia e drogaria

Procure estar sempre atento(a) às dificuldades de sua equipe ou do seu negócio, direcionando os treinamentos para a solução dessas deficiências.

E lembre-se que palestras objetivas, dinâmicas e atrativas garantirão maior receptividade e engajamento por parte dos funcionários.

Procure organizar treinamentos, palestras, workshops etc. ao menos uma vez por trimestre, sempre dando espaço para sugestões da equipe quanto ao trabalho diário.

E principalmente, procure garantir a participação de quem realmente precisa.

Veja a seguir algumas dicas de temas a se trabalhar em treinamentos para drogarias e farmácias.

 

1. Ética profissional

Invista no bom relacionamento entre todos os funcionários, pois a boa comunicação na equipe transparece na hora do atendimento. 

Na relação com o cliente, a ética promove um clima de confiança indispensável para a conversão das vendas.

Porém, um vendedor ético não está focado somente em vender, mas preocupa-se também em transmitir informações de qualidade, verdadeiras e seguras.

Além disso, precisa saber manter o sigilo e a discrição, para não constranger ou expor os clientes de nenhuma forma.

 

2. Cultura organizacional

Em termos operacionais, é essencial orientar os funcionários quanto ao organograma de sua empresa, distribuições de funções e como se dão as relações hierárquicas.

É interessante apresentar-lhes a missão da empresa e os valores que ela pretende transmitir e promover.

Pode ser bem útil um treinamento para funcionários que aborde questões de liderança e desenvolva as capacidades individuais nesse sentido.

Em situações específicas, um treinamento com este tema pode orientar sobre estratégias e ações particulares ou novas, como promoções, programa de fidelidade etc.

 

3. Vendas e atendimento 

Este tema inclui desde aspectos práticos do atendimento até noções gerais de comércio ou gestão de compras.

Compreender conceitos do setor, como branding ou ticket-médio, pode fazer toda a diferença para o desempenho dos funcionários em suas funções.

Naturalmente, aprofundar-se em detalhes do bom atendimento, como comunicação e técnicas para vender mais só pode trazer benefícios.

E nesse aspecto, há uma vasta quantidade de temas que podem ser trabalhados, desde a expressão pessoal e corporal até questões mais técnicas de vendas.

 

4. Legislação farmacêutica

Muitos detalhes da legislação que determinam procedimentos padrões em sua farmácia podem ser apresentados com mais cuidado aos seus funcionários.

Afinal, isso reforçará a segurança e autoridade que os clientes identificarão em sua marca.

Aqui, portanto, vale abordar desde os tipos de receitas médicas ao que é permitido ou não em promoções de produtos e propaganda de farmácia

Já as questões de farmacovigilância e do descarte correto de medicamentos favorecem não somente sua marca mas também a saúde pública como um todo.

 

5. Primeiros socorros e doenças mais comuns

Uma farmácia que o público percebe como autoridade cumpre seu papel de estabelecimento de saúde e oferece um bom serviço de atenção farmacêutica.

Por isso, é bom contar com uma equipe capacitada para esse serviço, independentemente da formação específica de cada um dos seus membros.

Além de saber prestar primeiros socorros, é interessante que todos os funcionários tenham noções sobre doenças comuns e frequentes no dia a dia das farmácias.

Isso inclui informações sobre problemas de pressão ou diabetes, por exemplo, mas se desdobra também para a necessidade de se compreender melhor os medicamentos.

 

6. Noções gerais sobre medicamentos

Embora alguns aspectos do comércio de medicamentos sejam vetados a balconistas sem formação em farmácia, nada melhor que eles conheçam bem os produtos que comercializam.

No mínimo, é preciso que eles compreendam as diferentes classes de medicamentos  e saibam diferenciar os MIPs dos medicamentos controlados.

Aprofundando mais o tema, é interessante abordar as diferentes formas farmacêuticas e vias de administração dos medicamentos.

Também é bastante válido aprofundar-se em assuntos como fracionamento e detalhes relacionados a embalagens e bulas de remédios.

 

7. Temas específicos

Aqui, a variedade de temas possíveis para abordar em treinamentos é bem grande e depende absolutamente do seu interesse ou necessidades especiais.

Como exemplo, podemos citar atividades ou tarefas particulares da farmácia como organização ou fechamento do caixa.

Isso sem contar as capacitações já direcionadas a setores específicos, como equipes de marketing ou de T.I.

A especificidade do tema também pode se referir a doenças e outras questões de saúde, como tabagismo ou doenças comuns em determinadas regiões ou épocas do ano. 

   

Conclusão: oferecendo o melhor treinamento para funcionários de farmácia

Um documento obrigatório em farmácias e particularmente útil quando se fala em treinamento para funcionários de farmácia é o POP.

Isso porque ele apresenta de forma geral os procedimentos na farmácia e pode apontar deficiências ou pontos sensíveis que precisam ser trabalhados pela equipe.

Além disso, é bem comum que ele mesmo ou partes específicas dele sejam objeto da capacitação.

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